Literatura infanto-juvenil da Lusofonia volta a reunir-se em Lisboa

2016-02-07
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: Lusofonia - O Século

 

Portugal, Angola, Brasil e Cabo Verde. Diferentes países, a mesma língua
Depois da adesão do ano passado, o Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia volta para a sua 2.ª edição.
O certame, organizado pela fundação O Século, vai decorrer entre os dias 22 e 27 de fevereiro, e irá contar com a presença de escritores, ilustradores e contadores de histórias de toda a Lusofonia.
Com o objetivo de promover o debate sobre a literatura lusófona, este encontro vai contar com sessões em algumas das escolas que preenchem a zona (...)

"Moura": o novo álbum da fadista Ana Moura

2016-02-07
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

O novo álbum de Ana Moura foi gravado por Ângelo Freire na Guitarra Portuguesa e Pedro Soares na Viola de Fado, músicos portugueses que costumam acompanhar a artista ao vivo. Na lista encontramos ainda músicos internacionais de renome, cujas colaborações demonstram o seu talento e versatilidade: Dan Lutz no Baixo, já gravou com Lizz Wright e Michael Bublé; Dean Parks nas Guitarras, participou nas gravações de estúdio de artistas como Madonna, Stevie Wonder, Elton John e Diana Ross; Pete Korpela na Percussão, já trabalhou com Robbie Williams e (...)

Singa de Camarão: o sabor de Timor-Leste

2016-02-07
Fonte: Teleculinária
Foto por: Teleculinária

 

Ingredientes
1 kg de camarões com casca
1 cebola
3 dentes de alho
6 colheres (sopa) de molho de tamarindo
2 colheres (sopa) de banha
4 grãos de pimenta preta
1 ramo de hortelã
Sal e piripiri q.b

Confeção
1. Descongele e descasque os camarões, deixando-lhes apenas a ponta da cauda. Leve um tacho ao lume com a cebola cortada em rodelas finas, os dentes de alho descascados e esmagados e a banha e deixe cozinhar até a cebola (...)

«Boas Festas» de Luís Morais classificado património cultural de Cabo Verde

2016-01-10
Fonte: CFF // APN/ Lusa/ Sapo

 

O Governo Caboverdiano classificou, no passado dia 18 de dezembro, como património histórico e cultural de Cabo Verde o álbum em vinil "Boas Festas", do músico Luís Morais, falecido em 2002, o disco mais ouvido de sempre no país.
"O Governo decidiu classificar como património histórico e cultural nacional o LP "Boas Festas", de Luís Morais, gravado em 1967, editado em Rotterdam-Holanda, pela Casa Silva, com o selo da Morabeza Records e composto por doze faixas", adianta o executivo Caboverdiano no comunicado da reunião do Conselho de Ministros (...)

Luandino apresentou «Papéis da Prisão»

2016-01-10
Fonte: Diário Digital / Lusa

 

O escritor angolano José Luandino Vieira apresentou, no passado dia 25 de novembro, na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, os seus até agora inéditos «Papéis da Prisão» (Caminho), afirmando: «O que está aqui não é um livro, são 12 anos da vida de uma pessoa».
Avesso a aparições públicas, o autor de "Luuanda", obra que o celebrizou e que o administrador da Gulbenkian Guilherme d'Oliveira Martins hoje classificou como "obra fundadora da moderna literatura angolana", vive retirado em Vila Nova de Cerveira e acedeu a participar na sessão de (...)

Inhame frito com molho picante, o sabor de São Tomé e Príncipe

2016-01-10
Fonte: Teleculinária
Foto por: Teleculinária

 

Ingredientes:
• 600 g de inhame tenro
• 2 ovos
• Sal q.b.
• Farinha para passar
• Óleo para fritar

Para o molho:
• 4 colheres (sopa) de maionese
• 1/2 colher (café) de piripiri moído
• 1 malagueta fresca
• Sumo de 1 limão
• 1 ramo de coentros
• Sal e pimenta q.b.

 

Preparação:
Descasque (...)

“O Amor e Outras Pedras Preciosas” – o Livro Solidário Contra a Leucemia

2015-12-02

 

“O Amor e Outras Pedras Preciosas” é o nome do livro solidário que a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) lançou no passado dia 28 de novembro, no Centro Cultural de Belém (CCB) para ajudar pessoas com cancros do sangue.
A obra da escritora Gilda Nunes Barata, com desenhos da ilustradora Danuta Wojciechowska, foi apresentada pelo Professor Doutor Manuel Abecassis, Presidente da APCL, o qual também leu uma mensagem do Professor António Lamas, Presidente do Conselho de Administração da Fundação CCB.
Este livro, oferecido (...)

Júlio Resende edita «Fado & Further»

2015-12-02
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

O pianista português, galardoado com 5 estrelas "Choc-Disc" pela prestigiada revista CLASSICA - FRANCE, lançou um novo disco no passado dia 6 de novembro com o nome "Fado & Further". É um disco totalmente ao vivo, "como um trapézio sem rede, mas também sem pensar em cair", diz o pianista. Sem as proteções do estúdio, este disco foi gravado durante os concertos da tournée que Júlio Resende realizou entre 2014 e 2015.
O disco conta com duas partes, uma a solo, em que o pianista nos traz novas visões sobre o cancioneiro fadista, um tema (...)

Prémio de melhor do mundo para selo português "Andreas Vesalius"

2015-12-02
Fonte: CTT - Correios de Portugal
Foto por: CTT - Correios de Portugal

 

Portugal, através dos CTT, venceu o prémio de “Melhor Selo do Mundo”, com a emissão conjunta Portugal-Bélgica dedicada a Andreas Vesalius, impressa em talhe doce e cuja folha contendo 5 selos foi posta em circulação em 2014. A distinção foi entregue na gala dos prémios Nexofil, em Madrid.
Andreas Vesalius foi um médico belga considerado o pai da anatomia moderna, sendo sobretudo conhecido pelo seu De Humani Corporis Fabrica, um atlas do organismo humano publicado em 1543.
Espanha obteve o segundo lugar com o selo "Águia Imperial", (...)

Conto inédito de Valter Hugo Mãe editado em

2015-11-09
Fonte: Sic Notícias/ Lusa
Foto por: Wook

 

A Coolbooks, chancela do grupo Porto Editora, que publica exclusivamente no formato "ebook" (livro eletrónico), editou no passado dia 29 de outubro o conto inédito do Valter Hugo Mãe, "A menina que carregava bocadinhos".
Em declarações à Lusa, Valter Hugo Mãe afirmou, sobre esta publicação em "ebook": "Importa que a literatura encontre a sua paz com o futuro".
"A edição digital, que entre nós ainda é residual, precisa de ganhar força, sob pena de se perder um caminho que já é inevitável", realçou, em declarações a partir de (...)