«A Comédia Mundana» de Luiz Biajoni

2014-10-08
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

"As três novelas de «A Comédia Mundana» começam da mesma maneira: alguém vai operar. As personagens de Biajoni, que são dignas do melhor Bukowski, operam em nós da mesma maneira que as personagens nos romances de Henry Miller (mas como se fossem escritos por um Chandler brasileiro): expondo-se, abertas, em carne viva, como a ferida humana, carregadas de momentos viscerais e hilariantes", diz João Tordo, autor de «Biografia Involuntária dos Amantes». “«A Comédia Mundana» é um susto no bom sentido. Intrigante, divertido, obsceno. Você tem que (...)

«Creme de Mandioca» moçambicano

2014-10-08
Fonte: Receitas e Menus/ Cozinha Moçambicana
Foto por: Receitas e Menus/ Cozinha Moçambicana

 

 Ingredientes:
• 6 colheres de sopa de farinha de mandioca
• 2 cebolas
• 3 tomates
• 1 alho
• salsa
• peixe cozido que baste
• sal
• azeite
• manteiga

Preparação:
Picam-se as cebolas e o alho que vai ao lume num tacho com uma colher de azeite; deixa-se refogar devagar até alourar. Deitam-se os tomates sem peles e grainhas e a salsa picada. Torna-se a refogar até estar grosso, mexendo sempre.

Rodrigo Leão lança «O Espírito de um País» CD e DVD

2014-10-08
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

Têm sido tempos de exceção para Rodrigo Leão: consagrado múltiplas vezes no grande ecrã - O Mordomo, A Gaiola Dourada -, a música deste compositor tem igualmente merecido os aplausos do público mais exigente e isso justifica que tenha sido escolhido pela Assembleia da República para a homenagem aos 40 anos do 25 de Abril que há três meses transformou a escadaria de São Bento num palco singular.
O resultado desse espetáculo - O Espírito de Um País - é pretexto para um aguardado reencontro com os palcos, num formato especial e diferente (...)

China foi o principal comprador de produtos angolanos no primeiro semestre

2014-10-08
Fonte: Portuguese Independent News/ Macauhub
Foto por: Fabio Vanin/ Wikimedia Commons

A China manteve-se como o principal destino das exportações de Angola no primeiro semestre de 2014, segundo dados estatísticos divulgados no passado dia 6 de outubro, em Luanda, pelo Serviço Nacional de Alfândegas.

Os dados indicam que nos primeiros seis meses deste ano, a China adquiriu a Angola produtos no valor de mais de mil milhões de kwanzas, sendo responsável por mais de 50% das exportações angolanas, à frente dos EUA (12,1%), Índia (6,8%), Taiwan (3,7%) e Portugal (3%).
No referido período, as exportações angolanas registaram uma quebra homóloga de 37,7%, para 2,137 mil milhões de kwanzas (21,706 milhões de dólares).
De acordo com as informações Serviço Nacional de Alfândegas, o valor aduaneiro das cinco principais mercadorias (...)

Xanana Gusmão na ONU com Guiné-Bissau na agenda

2014-10-08
Fonte: Correio da Manhã
Foto por: ONU

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, participou na 69.ª Assembleia-Geral da ONU, com a Guiné-Bissau, e num encontro trilateral com a Indonésia e a Austrália.

"Esforçar-nos-emos, em conjunto com os nossos irmãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em obter os esforços da comunidade internacional para contribuir decisivamente para a estabilização da Guiné-Bissau", afirmou o chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres.
Timor-Leste assumiu a presidência rotativa da CPLP no passado mês de julho, durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo que decorreu em Díli.
Em relação à 69.ª Assembleia-Geral da ONU, Timor-Leste prestou "particular atenção" ao diálogo no (...)

União Europeia apoia Orçamento de Cabo Verde

2014-10-08
Fonte: Macauhub
Foto por: Wikipedia/ Amio Cajander

A União Europeia vai atribuir a Cabo Verde 55 milhões de euros em ajuda ao Orçamento de Estado, ao abrigo do Programa Indicativo de Cooperação (PIC) 2014/2020, anunciou o ministro cabo-verdiano das Relações Exteriores, Jorge Borges.

O ministro disse à Rádio de Cabo Verde que o respectivo acordo foi assinado por si e pelo comissário europeu para a Ajuda ao Desenvolvimento, Andris Piebalgs, à margem da Terceira Cimeira dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento que decorreu neste arquipélago de Samoa.
Jorge Borges, que acompanhou o primeiro-ministro cabo-verdiano, sublinhou que esta disponibilidade da União Europeia demonstra que o estabelecimento da parceria Cabo Verde/União Europeia foi “uma boa opção” por parte das autoridades cabo-verdianas.
Esta (...)

Cabo Verde segundo país no Índice Ibrahim de Governação Africana

2014-10-08
Fonte: Macauhub
Foto por: Wikipedia/Cayambe

Cabo Verde melhorou na avaliação do Índice Ibrahim de Governação Africana (IIGA) de 2014 e recuperou o segundo lugar ao Botsuana, ficando apenas atrás das Ilhas Maurícias, foi divulgado no passado dia 29 de setembro.

Cabo Verde somou 76,6 pontos na avaliação geral dos diferentes critérios, que estão agrupados em quatro categorias: Segurança e Estado de Direito, Participação e Direitos Humanos, Oportunidade Económica Sustentável e Desenvolvimento Humano.
Na avaliação feita a 52 países africanos, Cabo Verde continua a ser o melhor entre os países de língua portuguesa, à frente de São Tomé e Príncipe (12.º), Moçambique (22.º), Angola (44.º) e Guiné-Bissau (48.º).
A Fundação Mo Ibrahim, homónima do milionário sudanês que a criou em (...)

Objetivos do Milénio vão ficar por cumprir em Timor-Leste

2014-10-08
Fonte: Macauhub
Foto por: Wikipedia/ Nick Hobgood

Os Objetivos do Milénio (OdM) vão ficar por cumprir em Timor-Leste até à data prevista de 2015, não obstante os progressos registados desde a independência, em 2002, de acordo com um relatório divulgado em Dili pelo Ministério das Finanças.

“Embora seja possível que nenhum dos OdM seja alcançado, muitos indicadores mostram uma melhoria significativa e sustentada dos níveis de vida em Timor-Leste”, refere o relatório sobre o ponto da situação dos OdM em Timor-Leste em 2014, citado pela agência noticiosa Lusa.
O documento afirma que o progresso registado é “notável”, tendo em conta a situação em que se encontrava o país em 2002, quando foi restaurada a independência, sem quaisquer infraestruturas, serviços e instituições de Estado.
“É improvável que (...)

Cabo Verde pede extensão da plataforma continental de sete países africanos

2014-10-08
Fonte: Macauhub
Foto por: Wikipedia/ David Trainer

Cabo Verde, em nome de sete países da África Ocidental, entregou, no passado dia 25 de setembro, às Nações Unidas o processo de extensão da plataforma continental para além das 200 milhas náuticas, de acordo com um comunicado oficial divulgado no passado dia 24 de setembro.

Na nota, o Ministério das Relações Exteriores lembra que Cabo Verde foi mandatado pela Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri, Mauritânia, Senegal e Serra Leoa para entregar o processo, iniciado em 2009, na divisão das Nações Unidas para Assuntos do Oceano e Direito do Mar, em Nova Iorque.
O processo é uma iniciativa sub-regional de submissão conjunta do projeto e o culminar de uma parceria de cooperação regional, coordenado por Cabo Verde e com o apoio financeiro e técnico da Noruega.
“O estabelecimento pelos sete Estados africanos (...)

Língua portuguesa é a quinta mais usada pelos cibernautas

2014-10-08
Fonte: Expresso
Foto por: Cortesia de Stuart Miles em FreeDigitalPhotos.net

A língua portuguesa é a quinta mais usada pelos cibernautas de todo o mundo, embora represente apenas 4,3% dos utilizadores de Internet, divulgou, no passado dia 2 de outubro, a empresa de estatísticas Internet World Stats.

De acordo com o estudo "Internet World Users by Language" (Utilizadores da Internet no Mundo por Língua), o português é usado por 121,8 milhões de cibernautas em todo o mundo, o que significa menos de 5% dos mais de 2,8 mil milhões de utilizadores de Internet estimados pela empresa.
As línguas mais usadas em todo o mundo são o inglês e o chinês, muito à frente do resto da lista, sendo que a primeira é a preferida de 28,6% dos utilizadores, ou seja, de cerca de 800 milhões de pessoas, enquanto o chinês é usado por 23,2% dos cibernautas, o (...)