África lusófona em foco no Festival de Cinema de Locarno

2014-09-14
Fonte: RFI
Foto por: Festival de Cinema de Locarno

 

Começou o 67.° Festival de Locarno e África tem um destaque especial, na mostra "Open Doors", Portas Abertas. Nela foram exibidos filmes já consagrados dos países anglófonos e lusófonos e apresentados projetos de filmes já selecionados, facilitando-se nesta cidade suíça os encontros dos produtores e realizadores com fontes de financiamento. Dois filmes de Angola e um filme de Moçambique foram exibidos: "Por aqui tudo bem", da realizadora Pocas Pascoal, que esteve presente em Locarno. Também de Angola, "Nelisita", de Ruy Duarte de Carvalho. De (...)

Sassate: o Sabor de Timor Leste

2014-09-14
Fonte: Luso Sabores
Foto por: Luso Sabores/ Lúcia Ximenes

 

Ingredientes:

MOLHO DE SASSATE
• 250 g de tamarindo
• 10 dentes de alho
• 1 cebola
• 1/2 chávena de pasta de amendoim
• 1 chávena de molho de soja
• 1 chávena de óleo
• 3 colheres (de sopa) de açúcar
• 1 colher (de sopa) de vinagre
• 1 colher (de chá) de piripiri

SASSATE
• 500 g de carne de cabrito
• Sal q.b.

Preparação

MOLHO DE SASSATE
1. Ponha o tamarindo de (...)

Ondjaki: «Os Vivos, o Morto e o Peixe Frito»

2014-09-14
Fonte: Caminho/ Leya
Foto por: Caminho/ Leya

 

"Neste exercício literário sob a aparência de texto teatral, a reflexão bem-humorada explica muitos dos fatores da convivialidade africana em território europeu.
Estamos perante um exercício puro de ficção e de liberdade: o autor dá voz aos africanos que vivem e viveram em Portugal, de um modo arejado e digno. O lado humano dos personagens africanos sobrepõe-se às suas nacionalidades, mas não aos seus costumes.
Ondjaki deu-nos um texto cómico e sério, como se fosse um simples abraço a todos os que celebram a língua portuguesa de (...)

«Lua de N'weti», um livro infantil de Sónia Sultuane, autora moçambicana

2014-08-14
Fonte: Grupo de Comunicação Novembro
Foto por: Grupo de Comunicação Novembro

 

Era uma vez N'weti, uma menina moçambicana que vivia na aldeia de Mapulanguene, na província de Gaza, há muitos anos atrás… N'weti vivia dividida entre a atração misteriosa e mágica que sentia pela Lua e os mitos associados às noites de lua cheia que a sua mãe lhe contava. Dizia-se que a Lua era uma feiticeira e que quando olhada diretamente, em noites de lua cheia, lançava feitiços malignos, quebrantos e maldições. Mas que mal lhe poderia fazer a Lua se era, afinal, tão bela? Afinal que fundamentos teriam todos esses mitos? Seriam verdadeiros? (...)

Sabor de Moçambique: Pudim de Mandioca

2014-08-14
Fonte: Receitas e Menus
Foto por: Receitas e Menus

 

 Ingredientes:
• 2 chávenas de açúcar
• 1 chávena de mandioca
• 12 gemas
• 3 colheres de manteiga
• canela em pó
• 1 pitada de noz moscada
• 2 chávenas de queijo ralado

Preparação:
Misture numa vasilha, o açúcar, o queijo ralado, a mandioca cozida e passada em peneira, as gemas, as colheres de manteiga, canela em pó e 1 pitada de noz-moscada.
Depois de misturado, despeje numa forma untada com (...)

«Luso Noir», uma compilação Lusófona

2014-08-14
Fonte: Harmonia mundi store
Foto por: Harmonia mundi store

 

No álbum «Luso Noir», as maiores 11 vozes de Angola, Cabo Verde e Moçambique cantam as várias formas de Saudade, uma comovente expressão musical da herança dos conquistadores portugueses. Tristeza, nostalgia, suave melancolia - nenhuma destas palavras consegue transmitir a profundidade da Saudade. Desde da altura das colonizações de vários países africanos por parte do império português, a Saudade ficou, não como um género musical mas como uma forma de vida, um legado cultural uniforme que não só sobreviveu como prosperou. A perspectiva (...)

Macau com uma população de 624 mil pessoas no final de junho

2014-08-14
Fonte: (macauhub/MO)
Foto por: Wikipedia/ Diego Delso

A população de Macau ascendia a 624 mil pessoas no final de junho, apresentando um acréscimo de 9500 pessoas relativamente ao primeiro trimestre, devido ao crescimento do número de trabalhadores não-residentes, informaram os Serviços de Estatística e Censos.

Do total da população, 50,8% ou 316 800 pessoas eram do sexo feminino, informaram ainda aqueles serviços.
Até ao final do segundo trimestre deste ano havia 155 310 trabalhadores não-residentes, que aumentaram 9618 indivíduos face ao trimestre precedente.

«A Rainha Ginga» de Agualusa

2014-07-12
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

 O novo romance de José Eduardo Agualusa, «A Rainha Ginga», conta a vida fantástica de Dona Ana de Sousa, a Rainha Ginga (1583-1663), cujo título real em quimbundo, “Ngola”, deu origem ao nome português para aquela região de África. É a história de uma relação de amor e de combate permanente entre Angola e Portugal, narrada por um padre pernambucano que atravessou o mar e recorda personagens maravilhosos e esquecidos da nossa história – tendo como elemento central a Rainha Ginga e o seu significado cultural, religioso, étnico e sexual (...)

«A Noite dos Novos Dias» por Mário Rui Silva

2014-07-12
Fonte: Muzikangola
Foto por: Muzikangola

 

"Sentimento curioso de certo estreitamento oferecido à visão. Ligeira vertigem. A gesta nobre deste compromisso para contemplar este entulho!!! Irrealidade ou sonho despertado? Tudo isso para quê? Sem contrição, nem remorso pela sua contribuição à reconstrução desta terra-mãe, o personagem recupera-se e entrega-se à espera. O trovador conta a história."

 

Quiabos Com Camarão à Moda de Angola

2014-07-12
Fonte: Receitas de Angola
Foto por: Receitas de Angola

 

 Ingredientes:
15 quiabos
500 grs de camarão
2 dentes de alho
1 cebola grande
óleo de palma q.b.
2 tomates
sal q.b.

Preparação:
Fazer um refogado com o tomate, a cebola, o alho e o óleo. Cortar os quiabos às rodelas finas, descascar os camarões, juntar ao refogado e deixar cozer em lume baixo.
Simples e apetitoso!