«Música em Degradé – Da Ópera ao Rock »: um lado diferente de artistas que tão bem conhece

2014-11-08
Fonte: CTT - Correios de Portugal
Foto por: CTT - Correios de Portugal

«Da Ópera ao Rock» será a assinatura que cumprirá a 1.ª edição do «Música em Degradé»: uma marca de concertos cujo conceito pretende tirar das suas zonas de conforto, artistas, espectadores e até os próprios parceiros. O MEO Arena será o palco deste original e diferente espetáculo musical que mistura quatro mundos totalmente diferentes: a ópera, o fado, o pop e o rock.

O espetáculo pretende transportar os espetadores numa viagem a diferentes esferas. Mesmo os mundos mais distantes se conseguirão aproximar de forma harmoniosa! A «Música» a cabo de 4 artistas / bandas de 1.ª linha e o Degradé entregue nas mãos de um aclamado Quarteto de Cordas (Alis Ubbo Ensemble ) possibilitarão este «Música em Degradé» a acontecer no MEO ARENA, dia 20 de novembro de 2014.
A atuação da Elisabete Matos contará com a participação especial da Orquestra do Norte e ainda do Coro Juvenil de Lisboa”.

«Banda do Mar» - o som luso-brasileiro

2014-11-07
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

«Banda do Mar», formada no dia 06 de maio de 2014, é uma banda luso-brasileira composta por Marcelo Camelo, Mallu Magalhães e Fred Ferreira.
«Banda do Mar» é o resultado da amizade franca entre os elementos. Depois de várias viagens transatlânticas, a relação foi sendo cimentada e havia uma necessidade de formalizar um disco. Fred e Marcelo Camelo já tinham colaborado em ocasiões pontuais, mas faltava consolidar a união.
Mallu Magalhães, uma das mais talentosas artistas brasileira da sua geração, impõe no disco toda a (...)

Caldo de Mancarra da Guiné-Bissau

2014-11-07
Fonte: misosoafricapt
Foto por: misosoafricapt

 

Ingredientes:
1 frango
1 cebola grande
1 limão
250 gr. de mancarra (amendoim)
3 tomates vermelhos
1 dl de água
Sal e piripiri

Preparação:
Limpa-se o frango e corta-se aos bocados. Tempera-se com sal piripiri e a cebola às rodelas. Vai ao lume brando, com um pouco de água, para cozer (fica quase sem molho). À parte, pisa-se o amendoim num almofariz, o mais fino possível. Misturam-se os tomates até fazer uma pasta. Deita-se (...)

«Vagas e Lumes» de Mia Couto

2014-11-07
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

"Há quem se deite em fogo para morrer. Pois eu sou como o vagalume: - só existo quando me incendeio." Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi jornalista e professor, e é, atualmente, biólogo e escritor. Está traduzido em diversas línguas. Entre outros prémios e distinções (de que se destaca a nomeação, por um júri criado para o efeito pela Feira Internacional do Livro do Zimbabwe, de Terra Sonâmbula como um dos doze melhores livros africanos do século XX), foi galardoado, pelo conjunto da sua já vasta obra, com o Prémio Vergílio (...)

Albino Carlos vence prémio angolano de cultura e artes em literatura

2014-11-06
Fonte: ANGOP

O escritor Albino Carlos venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes na categoria de Literatura, segundo anunciou, no passado dia 29 de outubro, em Luanda, o júri do prémio.

De acordo com o relatório final lido pelo porta-voz do júri, António Fonseca, a atribuição do prémio é resultado da qualidade estética da sua obra “Issunje”, na qual manifesta uma profunda subtileza na transposição em narrativa de algumas das vicissitudes que determinaram a nossa história mais recente, ao mesmo tempo que manifesta um olhar penetrante na observação dos aspectos mais “tumultuosos” da vida quotidiana do povo angolano.
O júri avança que Albino Carlos distingue-se ainda, nesta obra, pela criação e refundição de (...)

Cooperação lusófona nos direitos de autor deve ser dinâmica

2014-11-06
Fonte: Notícias ao Minuto
Foto por: SPA

A cooperação no âmbito do direito de autor entre os países lusófonos deve ser convergente e dinâmica, sendo um trabalho conjunto para o futuro, defendeu hoje o presidente da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

"A cooperação (entre os países lusófonos) deve ser realizada com tudo que há de inovador e não apenas o lugar-comum. Aquilo que nós pretendemos é que o termo cooperação seja uma plataforma comum, de trabalho convergente e dinâmico para o futuro e não apenas um conceito parado no tempo", disse à agência Lusa José Jorge Letria, presidente da direção e do conselho de administração da SPA.
O escritor e jornalista fez estas declarações à margem do "II Seminário Internacional Cultura, Direito de Autor, Lusofonia e o Futuro", que decorreu (...)

Angola eleita para o Conselho de Segurança da ONU

2014-11-06
Fonte: Público
Foto por: Wikipedia/ Patrick Gruban

Angola assegurou, no passado dia 16 de outubro, um lugar no Conselho de Segurança das Nações Unidas para os próximos dois anos, pela segunda vez na sua história. Venezuela, Malásia, Nova Zelândia e Espanha ocupam os restantes lugares para membros não-permanentes.

A entrada do país lusófono era esperada, uma vez que a candidatura de Luanda era a única proveniente do continente africano. A grande interrogação prendia-se com os dois lugares disponíveis para o continente europeu e outras regiões, para os quais concorreram a Nova Zelândia, a Espanha e a Turquia. O país da Oceânia não teve problemas e foi eleito logo à primeira volta, deixando os dois europeus a disputar a última vaga.
A decisão foi cerrada e foi mesmo necessário recorrer a três votações suplementares, dado que nenhuma das (...)

19.ª Feira Internacional de Macau encerra com assinatura de 130 protocolos

2014-11-06
Fonte: Mavauhub
Foto por: Feira Internacional de Macau

A 19.ª edição da Feira Internacional de Macau (MIF, na sigla em inglês) encerrou domingo com a assinatura de mais de 130 protocolos de cooperação e a realização de mais de 1500 bolsas de contactos, informou o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM).

A entidade organizadora adiantou em comunicado que houve este ano maior número de protocolos e de bolsas de contatos embora o número de pessoas que acorreram ao longo dos quatro dias do certame tenha sido em menor número do que na edição do ano passado.
A vogal executiva do IPIM Irene Lau salientou em declarações à Teledifusão de Macau que o número de contratos assinados ultrapassou o do ano passado, sendo “três a quatro vezes maior.”
Globalmente, o certame, que decorreu nas instalações do Venetian Macau, contou com a presença de (...)

Comércio entre a China e países de língua portuguesa atingiu 102,58 mil milhões de dólares de janeiro a setembro

2014-11-06
Fonte: Macauhub
Foto por: Wikipedia/ Biberbaer

As trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa cifraram-se em 102,58 mil milhões de dólares de janeiro a setembro, um acréscimo homólogo de 4,06%, de acordo com dados oficiais chineses divulgados em Macau.

Nos primeiros nove meses do ano a China vendeu aos oito países de língua portuguesa bens no valor de 33 240 milhões de dólares (+3,98%) e comprou mercadorias no montante de 69 346 milhões de euros (+4,10%), assumindo um défice comercial de 36 106 milhões de dólares.
Com o Brasil, principal parceiro comercial da China em termos mundiais, as trocas comerciais situaram-se em 68 237 milhões de dólares (+1,38%), com a China a vender bens no valor de 25 698 milhões de dólares (-2,58%) e a comprar bens no montante de 42 539 milhões de dólares (...)

«A Comédia Mundana» de Luiz Biajoni

2014-10-08
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

"As três novelas de «A Comédia Mundana» começam da mesma maneira: alguém vai operar. As personagens de Biajoni, que são dignas do melhor Bukowski, operam em nós da mesma maneira que as personagens nos romances de Henry Miller (mas como se fossem escritos por um Chandler brasileiro): expondo-se, abertas, em carne viva, como a ferida humana, carregadas de momentos viscerais e hilariantes", diz João Tordo, autor de «Biografia Involuntária dos Amantes». “«A Comédia Mundana» é um susto no bom sentido. Intrigante, divertido, obsceno. Você tem que (...)