«Lua de N'weti», um livro infantil de Sónia Sultuane, autora moçambicana

2014-08-14
Fonte: Grupo de Comunicação Novembro
Foto por: Grupo de Comunicação Novembro

 

Era uma vez N'weti, uma menina moçambicana que vivia na aldeia de Mapulanguene, na província de Gaza, há muitos anos atrás… N'weti vivia dividida entre a atração misteriosa e mágica que sentia pela Lua e os mitos associados às noites de lua cheia que a sua mãe lhe contava. Dizia-se que a Lua era uma feiticeira e que quando olhada diretamente, em noites de lua cheia, lançava feitiços malignos, quebrantos e maldições. Mas que mal lhe poderia fazer a Lua se era, afinal, tão bela? Afinal que fundamentos teriam todos esses mitos? Seriam verdadeiros? (...)

Sabor de Moçambique: Pudim de Mandioca

2014-08-14
Fonte: Receitas e Menus
Foto por: Receitas e Menus

 

 Ingredientes:
• 2 chávenas de açúcar
• 1 chávena de mandioca
• 12 gemas
• 3 colheres de manteiga
• canela em pó
• 1 pitada de noz moscada
• 2 chávenas de queijo ralado

Preparação:
Misture numa vasilha, o açúcar, o queijo ralado, a mandioca cozida e passada em peneira, as gemas, as colheres de manteiga, canela em pó e 1 pitada de noz-moscada.
Depois de misturado, despeje numa forma untada com (...)

«Luso Noir», uma compilação Lusófona

2014-08-14
Fonte: Harmonia mundi store
Foto por: Harmonia mundi store

 

No álbum «Luso Noir», as maiores 11 vozes de Angola, Cabo Verde e Moçambique cantam as várias formas de Saudade, uma comovente expressão musical da herança dos conquistadores portugueses. Tristeza, nostalgia, suave melancolia - nenhuma destas palavras consegue transmitir a profundidade da Saudade. Desde da altura das colonizações de vários países africanos por parte do império português, a Saudade ficou, não como um género musical mas como uma forma de vida, um legado cultural uniforme que não só sobreviveu como prosperou. A perspectiva (...)

Macau com uma população de 624 mil pessoas no final de junho

2014-08-14
Fonte: (macauhub/MO)
Foto por: Wikipedia/ Diego Delso

A população de Macau ascendia a 624 mil pessoas no final de junho, apresentando um acréscimo de 9500 pessoas relativamente ao primeiro trimestre, devido ao crescimento do número de trabalhadores não-residentes, informaram os Serviços de Estatística e Censos.

Do total da população, 50,8% ou 316 800 pessoas eram do sexo feminino, informaram ainda aqueles serviços.
Até ao final do segundo trimestre deste ano havia 155 310 trabalhadores não-residentes, que aumentaram 9618 indivíduos face ao trimestre precedente.

«A Rainha Ginga» de Agualusa

2014-07-12
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

 O novo romance de José Eduardo Agualusa, «A Rainha Ginga», conta a vida fantástica de Dona Ana de Sousa, a Rainha Ginga (1583-1663), cujo título real em quimbundo, “Ngola”, deu origem ao nome português para aquela região de África. É a história de uma relação de amor e de combate permanente entre Angola e Portugal, narrada por um padre pernambucano que atravessou o mar e recorda personagens maravilhosos e esquecidos da nossa história – tendo como elemento central a Rainha Ginga e o seu significado cultural, religioso, étnico e sexual (...)

«A Noite dos Novos Dias» por Mário Rui Silva

2014-07-12
Fonte: Muzikangola
Foto por: Muzikangola

 

"Sentimento curioso de certo estreitamento oferecido à visão. Ligeira vertigem. A gesta nobre deste compromisso para contemplar este entulho!!! Irrealidade ou sonho despertado? Tudo isso para quê? Sem contrição, nem remorso pela sua contribuição à reconstrução desta terra-mãe, o personagem recupera-se e entrega-se à espera. O trovador conta a história."

 

Quiabos Com Camarão à Moda de Angola

2014-07-12
Fonte: Receitas de Angola
Foto por: Receitas de Angola

 

 Ingredientes:
15 quiabos
500 grs de camarão
2 dentes de alho
1 cebola grande
óleo de palma q.b.
2 tomates
sal q.b.

Preparação:
Fazer um refogado com o tomate, a cebola, o alho e o óleo. Cortar os quiabos às rodelas finas, descascar os camarões, juntar ao refogado e deixar cozer em lume baixo.
Simples e apetitoso!

 

Presidência da CPLP vai impulsionar a língua portuguesa em Timor-Leste

2014-07-11
Fonte: Público
Foto por: CPLP

O linguista timorense Benjamim Corte Real afirmou em entrevista à agência Lusa que a presidência de Timor-Leste da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai impulsionar o interesse pela aprendizagem da língua portuguesa no país. O país vai assumir a presidência da CPLP a 23 de Julho.

"Penso que é preciso dar uma nova dinâmica a todo o sistema e a presidência da CPLP durante os dois próximos anos vai servir de propulsor para todos os componentes da sociedade e as diversas instâncias do Estado fazerem da língua portuguesa uma língua do dia-a-dia, uma língua não só falada, mas também dominada na escrita e sobretudo nas escolas, torná-la um instrumento de trabalho eficaz para não mais se invocar a ideia de que uma língua estrangeira está a ser forçada às nossas crianças", afirmou.
Para o diretor do Instituto Nacional de (...)

Guiné-Bissau readmitida na União Africana

2014-07-11
Fonte: Diário Digital / Lusa
Foto por: Wikipedia/ Colleen Taugher

A Guiné-Bissau foi readmitida na União Africana (UA), da qual estava suspensa desde 2012, na sequência do golpe de Estado, afirmou, no passado dia 17 de junho, fonte daquela organização pan-africana.

Devido ao golpe militar de 12 de abril de 2012, que retirou do poder Carlos Gomes Júnior, e o presidente interino, Raimundo Pereira, a Guiné-Bissau tinha sido suspensa da UA.
Este golpe aconteceu após um conflito militar em 2010 e uma tentativa de golpe de Estado falhada em 2011.

Junho 2014

Países de língua portuguesa querem reforço de relações com Sichuan

2014-07-11
Fonte: macauhub/MO/MZ/GW/TL
Foto por: Wikipedia/ Diego Delso

A cooperação empresarial foi a nota dominante da presença em Chengdu de uma delegação de 14 membros do Fórum Macau que participou a 19 de junho na Semana Dinâmica de Macau na capital de Sichuan, segundo nota divulgada pelo Secretariado Permanente da instituição.

Representantes de empresas comerciais de Sichuan estiveram presentes numa palestra sobre cooperação entre os países de língua portuguesa, Macau e Sichuan organizada pelo Secretariado Permanente do Fórum, Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) e Departamento do Comércio da província de Sichuan.
No encontro foi abordado o papel de Macau e das suas instituições como ligação entre a China e os países de língua portuguesa para a promoção de negócios e os incentivos concedidos a investidores estrangeiros.