Angola e Brasil assinam acordos para investimentos na agricultura e energia

2015-04-05
Fonte: Notícias ao minuto
Foto por: Cortesia de PinkBlue em FreeDigitalPhotos.net

Os governos de Angola e do Brasil assinaram, no passado dia 1 de abril, dois novos acordos para facilitar o investimento em áreas como a agricultura e energia, no âmbito da visita do ministro das Relações Exteriores brasileiro a Luanda.

Em causa está um acordo de cooperação e de facilitação de investimentos e um Memorando de Entendimento para se fazerem investimentos específicos em várias áreas, da agricultura à geologia, energia ou serviços.
Os dois acordos, que se inserem nos objetivos da parceria estratégica entre os dois países, foram assinados em Luanda pelos ministros das Relações Exteriores de Angola e do Brasil e para o chefe da Diplomacia angolana "abrem um novo campo".
"Não só para investidores privados, entre a República do Brasil e Angola, mas também (...)

Morreu Herberto Helder, o poeta oculto

2015-04-05
Fonte: RTP
Foto por: Retrato de Herberto Helder por Frederico Penteado - Wikipedia

 

Herberto Helder tinha 84 anos e morreu, no passado dia 23 de março, na sua casa, em Cascais. A Morte sem Mestre foi a última obra publicada - em junho de 2014 - de um autor que sempre optou pelo anonimato e a discrição.
Fonte familiar comunicou à agência Lusa a morte do poeta, na manhã de segunda-feira. As causas não são publicamente conhecidas.
Herberto Helder nasceu no Funchal em 1930 e afirmou-se como um dos maiores poetas portugueses da contemporaneidade. É considerado por muitos o maior nome da poesia portuguesa dos últimos (...)

«Cumplicidades», novo projeto de António Chainho

2015-04-05
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

Para concretizar este novo projeto, o Mestre António Chainho chamou pela primeira vez um grande número de artistas portugueses para com ele colaborarem. Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Paulo de Carvalho, Ana Bacalhau (Deolinda), Sara Tavares, Fernando Ribeiro (Moonspel), Hélder Moutinho Paulo Flores, Kepa Junquera, Raul D’Oliveira ou Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, todos responderam ao desafio de interpretarem com António Chainho uma nova composição do mestre. O mesmo aconteceu com a cantora e compositora brasileira Vanessa da Mata, que (...)

Kue Manco, o doce sabor de Timor-Leste

2015-04-05
Fonte: Sabores Sapo
Foto por: Maria Helena Jerónimo/ Sabores Sapo

 

 Ingredientes
• Farinha de arroz 400 g
• Açúcar 500 g
• Água 500 ml
• Fermento em pó 11 g
• Tinta de doce às cores à escolha

Preparação
Em primeiro lugar, cozer o açúcar com meio litro de água, até o açúcar ficar derretido. Deixar arrefecer.
Pôr a farinha de arroz numa bacia e amassar com a água açucarada já preparada, mais o fermento em pó e a tinta.
Colocar a massa em formas de manco e numa panela (...)

Rodrigo Leão lança "A Vida Secreta das Máquinas"

2015-03-05
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

O projeto "A Vida Secreta das Máquinas" nasceu na sequência de uma vista a Goa de Rodrigo Leão. Os primeiros esboços foram feitos com gravações de velhos eletrodomésticos com o telemóvel e depois ganhou vida no festival Lisb On, que decorreu no Verão no Parque Eduardo VII, e depois passou pelas ideias que o músico dividiu em palco com Olafur Arnolds.
Este projeto, explica Rodrigo Leão, é um trabalho mais ambiental apontando como referências as obras de Brian Eno ou de David Sylvian para as explorações que realizou e que já se haviam (...)

Sabor de Angola: Diongo de Banana

2015-03-05
Fonte: Receitas de Angola
Foto por: Receitas de Angola

 

Ingredientes:
8 bananas
70g de manteiga
Canela para polvilhar
Mel.

Preparação:
Depois de se descascar as bananas, colocar num tabuleiro para levar ao forno.
Polvilhar com a canela e colocar a manteiga em pedaços pequenos por cima das bananas.
Levar depois ao forno a 175º até estarem assadas (ficam com uma cor aloirada).
Servir as bananas cobertas com mel, que deverá ser um pouco aquecido.

"Novas Cartas Portuguesas Entre Portugal e o Mundo", sob a chancela da Leya

2015-03-05
Fonte: Leya
Foto por: Leya

 

«"Novas Cartas Portuguesas: Entre Portugal e o Mundo", a coletânea que agora se publica, tem como objetivo mapear o impacto e a receção nacional e internacional do livro ["Novas Cartas Portuguesas"], relevando a repercussão que ele teve na academia, no trabalho de outros autores (escritores, dramaturgos, atores, tradutores, etc.) e na sociedade em geral.» Ana Luísa Amaral e Marinela Freitas in «Introdução» Esta obra inclui depoimentos e traduções de inúmeros artigos publicados na imprensa estrangeira sobre o Novas Cartas Portuguesa, entre eles o (...)

Abdula toma as rédeas da Confederação da CPLP

2015-03-05
Fonte: Notícias
Foto por: Notícias

O moçambicano Salimo Abdula foi empossado, em Dili, Timor-Leste, para o cargo de Presidente da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Salimo Abdula, empresário e antigo Presidente da Confederação das Associações Económicas (CTA), foi eleito ao cargo na última Assembleia-Geral da confederação, realizada em Novembro do ano passado em Cabo Verde.
A Confederação Empresarial da CPLP foi criada em 2004 e as suas lideranças seguiam o calendário rotativo das presidências políticas. Quer dizer, o país que presidisse a comunidade liderava, também, a confederação.
Em 2013, foi a vez de Moçambique liderar a confederação com um mandato de dois anos, sendo que o primeiro (...)

«O Irmão Alemão» é o novo romance de Chico Buarque

2015-02-15
Fonte: Público

 

Depois de «Leite Derramado», que em Portugal foi editado pela Dom Quixote, Chico Buarque lança novo romance. Cinco anos depois da publicação no Brasil do romance «Leite Derramado», que em Portugal foi editado pela Dom Quixote, Chico Buarque regressa à literatura com «O Irmão Alemão». É o seu quinto romance.
A editora disponibilizou também um booktrailer em que o escritor lê um dos capítulos do seu novo livro que começa assim: “Calma, Ciccio, disse minha mãe, quando já crescido lhe perguntei por que meu pai não escrevia um (...)

Sabor de S. Tomé: Ijogó

2015-02-15
Fonte: Comida de São Tomé
Foto por: Comida de São Tomé

 

Ingredientes:
1 couve-portuguesa
2 cebolas médias
2 dentes de alho
0,5 dl de óleo de palma
1 folha de louro
3 tomates
400 g de peixe fumado
1 colher de sobremesa de farinha
Ossame, pau-pimenta, água, sal e piripiri

Preparação:
Corta-se a couve, como para caldo verde, e coze-se em água temperada com sal.
À parte, vai ao lume, num tacho, o óleo de palma, com as cebolas e os dentes de alho picados, a folha de (...)