Fundo de Cooperação China-Países de Língua Portuguesa terá sede em Macau em 2017

2017-02-12
Fonte: Macauhub
Foto por: Macauhub

A instalação da sede do Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento China-Países de Língua Portuguesa em Macau “está iminente”, disse, no passado dia 25 de janeiro, em Macau a vogal executiva do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), Glória Batalha Ung.

Glória Ung adiantou que o processo de transferência da sede do Fundo está dependente de “procedimentos administrativos e de licenças” mas salientou que deverá ficar concluído em 2017.
A responsável adiantou ainda que a transferência da sede do Fundo de Pequim para Macau vai tornar mais fácil para as empresas locais a obtenção de informações sobre esse Fundo, a procura de financiamento para os respetivos projetos e o desenvolvimento dos mercados dos países de língua portuguesa em cooperação com as empresas da China, ao mesmo tempo que (...)

Cabo Verde é o melhor lusófono no Índice da Democracia divulgado pela EIU

2017-02-12
Fonte: DW/ Lusa
Foto por: Wikipedia/ Cayambe

De acordo com a edição de 2016 do Índice da Democracia, divulgado pela (EIU), Cabo Verde é o país lusófono melhor colocado internacionalmente, na 23.ª posição e a Guiné Equatorial o pior (163.º) entre 167 países e territórios analisados.

Timor-Leste lidera o ranking do Índice da Democracia no sudeste asiático e é o 7.º na Ásia e Oceânia. A pontuação de Timor-Leste no ranking mantém-se inalterada há quatro anos, com 7,24 valores numa escala de 10 e num grupo em que quase metade dos países abrangidos registou quedas nos resultados, entre 2006 e 2016.
Agio Pereira, porta-voz do Governo timorense, destaca o facto de a classificação dar pontuação elevada ao processo eleitoral e pluralismo, "refletindo as eleições livres e justas, o sufrágio universal, (...)

Primeiro satélite de Angola será colocado em órbita no 3.º trimestre de 2017

2017-02-12
Fonte: Macauhub
Foto por: Cortesia de bluebay em FreeDigitalPhotos.net

O Angosat1, o primeiro satélite angolano, deverá ser colocado em órbita no terceiro trimestre do ano, disse, no passado dia 2 de fevereiro em Luanda, o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha.

No decurso de uma visita ao Centro de Controlo e Emissão do Satélite, localizado no município de Cacuaco, em Luanda, o ministro disse que tanto o satélite como o centro de controlo estão prontos “mas os técnicos que irão receber e descodificar os sinais que o Angosat1 irá emitir estão atualmente em formação.”
Com o Angosat1 em órbita, acrescentou José Carvalho da Rocha, as operadoras de telecomunicações ao invés de adquirirem largura de banda em satélites que existem na região vão fazê-lo no satélite angolano, “com (...)

Países da Cplp devem unir esforços em estratégia sobre mares e oceanos

2017-02-12
Fonte: Rádio ONU

A 15 de fevereiro, as Nações Unidas realizam um encontro preparatório sobre Conferência de Apoio à Implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, que também prevê a conservação de recursos marinhos; Portugal é país co-facilitador da reunião em Nova Iorque.

Portugal é o co-facilitador de um encontro preparatório sobre a proteção de mares e oceanos, marcado para 15 e 16 deste mês, na sede da ONU em Nova Iorque.
O chefe da Missão portuguesa nas Nações Unidas, embaixador Álvaro Mendonça e Moura, falou sobre a importância de que todos os países-membros ajudem com a elaboração de uma "chamada à ação" para proteger os recursos marinhos como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Vanguarda
Mendonça e Moura lembrou (...)

Agências da ONU avaliam parceria com Guiné-Bissau até 2020

2017-02-12
Fonte: Radio ONU
Foto por: ONU

As Agências das Nações Unidas reuniram parceiros, representantes da sociedade civil e autoridades para rever e validar o plano trienal de trabalho para implementar o Eixo 3 do Quadro de Parceria entre a Guiné-Bissau e as Nações Unidas, Unpaf.

As áreas em destaque incluem o acesso aos serviços de saúde, nutrição e água. Nesses setores estão previstas ações no saneamento, na higiene, na educação e na proteção de qualidade.

Desenvolvimento
Falando no ato inaugural da reunião, a representante da Unicef no país apontou o Unpaf como principal documento entre a ONU e o governo até 2020. Para Christine Jaulmes, o documento reflete a expressão da vontade das duas partes em reforçar ainda mais a parceria existente.

Nova plataforma de ensino da língua portuguesa para ajudar crianças na diáspora

2017-02-12
Fonte: Observador
Foto por: Português Mais Perto

O Ministério dos Negócios Estrangeiros apresentou, no passado dia 7 de fevereiro, uma plataforma de ensino da língua portuguesa para crianças que iniciaram o processo escolar em Portugal e agora vivem no estrangeiro.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros apresentou uma plataforma de ensino da língua portuguesa para crianças que iniciaram o processo escolar em Portugal e agora vivem no estrangeiro, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
É uma plataforma complementar, disponibilizada a partir da Internet, que permite às crianças e aos jovens com processo escolar iniciado em Portugal manterem este contacto com o processo de aquisição de competências e de conhecimentos em língua portuguesa de forma autónoma”, afirmou (...)

Livro sobre o Delta do Rio das Pérolas pretende apoiar países de língua portuguesa

2017-02-12
Fonte: Macauhub
Foto por: Macauhub

 

O Instituto Internacional de Macau (IIM) acaba de lançar o livro “Pearl River Delta – From World Factory to Global Innovator”, que pretende analisar o futuro económico da região do Delta do Rio das Pérolas, sul da China, que de uma zona rural se transformou numa metrópole industrial moderna com 60 milhões de habitantes.
O Delta do Rio das Pérolas é hoje a maior zona urbana do mundo tanto em área como em população.
O livro escrito pelos investigadores Thomas Chan e Louise do Rosário explora o futuro económico da região fazendo (...)

FESTin regressa a Lisboa em março

2017-02-12
Fonte: C7nema
Foto por: Festin

 

O 8.º FESTIn: Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa regressa a Lisboa já no próximo mês de março, entre os dias 1 a 8, convocando uma mostra inteiramente falada em português, com convidados especiais e a Mulher com tema central. Serão mais de 70 filmes, uma seleção lusófona que arranca com O Outro Lado do Paraíso, a obra de Andre Ristum, e encerra com Elis, a cinebiografia da cantora brasileira Elis Regina, dirigido por Hugo Prata, e cuja protagonista, Andréia Horta, marcará presença no festival. Outra presença destacada (...)

Gastronomia Macaense: Chilicote

2017-02-12
Fonte: Crónicas Macaenses
Foto por: Crónicas Macaenses/ Livro de gastronomia macaense de Cecília Jorge

 

Massa
- farinha de trigo (com fermento) – 900 gr
- ovos – 8 gemas, 2 claras
- água – q.b. / a gosto
- sal – q.b. / a gosto
- banha de porco – q.b./a gosto
- óleo ou azeite para fritar

Recheio
Minchi (carne moída) de porco com açafrão – q.b. / a gosto
Peneirar a farinha com um pouco de sal fino e amassar, sobre a mesa, com os ovos. Juntar a banha aos poucos e continuar a amassar até conseguir desligar a massa.

Festival de Macau recompensa lusofonia e cineasta local

2017-01-16
Fonte: As vozes do Mundo
Foto por: Wikipedia/ Diego Delso

 

O palmarés do primeiro Festival internacional de cinema de Macau distinguiu o cinema da lusofonia. Porém o troféu do melhor filme foi atribuído ao argentino "O inverno" de Emiliano Torres. Um certame que recompensou uma jovem cineasta local, Tracy Choi, com dois galardões.
O palmarés deste primeiro festival consagrou, antes de mais, um jovem valor local: a cineasta Tracy Choi e a sua primeira longa-metragem "Sisterhood", a história de amor de duas macaenses em plena transição da soberania de Portugal para a China.
O filme obteve (...)