26.º Congresso das Comunicações irá realizar-se em setembro

2016-09-11
Fonte: APDC

 

Tem lugar a 28 e 29 de setembro de 2016, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o 26.º Congresso das Comunicações, subordinado ao tema “Economia e Cidadania Digitais”, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).
Consulte aqui todas as informações e programa.

Setembro 2016

 

«O Samba em Mim | Ao Vivo Na Lapa» de Maria Rita

2016-09-11
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

Gravado ao vivo na Lapa, bairro boémio e cultural do Rio de Janeiro, no concerto de encerramento da digressão “Coração a Batucar”, na Fundação Progresso, “O Samba Em Mim – Ao Vivo na Lapa” é o registo do concerto desta digressão de Maria Rita, sendo editado em DVD e CD, com 13 e 20 temas, respetivamente.
“O Samba Em Mim” reúne uma série de sucessos interpretados ao longo da carreira de Maria Rita, como “Cria” e “O Homem Falou”, além de vários sambas do projeto “Coração a Batucar”.

«Manu salar», o sabor de Timor Leste

2016-09-11
Fonte: Teleculinária
Foto por: Teleculinária

 

Ingredientes
• 1 frango com aprox. 1 kg
• 3 dentes de alho
• 2,5 dl de leite de coco
• Sumo de 1 limão
• Sal e pimenta q.b.

Modo de Preparação
1. Arranje o frango, abra-o ao meio e tempere-o com os dentes de alho descascados e esmagados, sal, sumo do limão e pimenta. Coloque depois numa tigela, regue com o leite de coco e deixe marinar durante cerca de 3 horas, virando de vez em quando.
2. Leve depois o frango a grelhar no (...)

Banco Europeu de Investimento abre linha de crédito para PME de Moçambique

2016-09-05
Fonte: Macauhub
Foto por: Banco Europeu de Investimento

O Banco Europeu de Investimento (BEI) abriu uma linha de crédito de 30 milhões de euros para as empresas moçambicanas, anunciou o banco Millennium bim em comunicado divulgado no passado dia 29 de agosto em Maputo.

O comunicado adianta que a linha de crédito destina-se a financiar 50% do custo total de cada projeto de negócios a ser apresentado por micro, pequenas e médias empresas dos sectores público e privado.
“O objetivo deste programa de apoio é financiar 50% do custo total de cada projeto elegível, de qualquer sector de atividade”, refere o comunicado.
O entendimento, prossegue a nota, insere-se no âmbito do Acordo de Cotonou sobre a assistência à cooperação e desenvolvimento, negociado entre Estados da África, Caraíbas e Pacífica (...)

Guiné-Bissau olha para Macau como portal para investimento chinês

2016-09-05
Fonte: Macauhub/CN/GW/MO
Foto por: AICEP

A Guiné-Bissau debate-se com o impacto orçamental de uma suspensão da ajuda de parceiros de cooperação e, à semelhança de Moçambique, olha para a China como fonte alternativa de capital estrangeiro, através de investimentos, focando esforços de captação em Macau.

Apesar de ser dos países de língua portuguesa politicamente mais instáveis, a Guiné-Bissau é dos que apresenta atualmente previsões de crescimento económico mais elevadas – 4,8% em 2016 e 5% em 2017 – e é também um dos que tem maiores oportunidades, uma vez que, além de necessidade de infra-estruturas e recursos inexplorados (caso da bauxite), está inserido no mercado regional da África Ocidental.
A agricultura é a principal fonte de rendimento, em particular a produção de castanha de caju, sendo também uma das oportunidades de (...)

Moçambique é o país de África a sul do Saara que mais pode ganhar com reestruturação da economia chinesa

2016-09-05
Fonte: Macauhub/CN/MZ
Foto por: Hansueli Krapf/ Wikipedia

O aumento do peso do consumo interno na estrutura económica da China poderá proporcionar maior crescimento económico aos países da África a sul do Saara que apostarem na produção para exportação, afirma um novo estudo patrocinado pelo Banco Mundial.

O estudo “O Abrandamento e o Reequilíbrio da China: Potenciais Impactos no Crescimento e Pobreza na África a sul do Saara”, dos economistas Csilla Lakatos, Maryla Maliszewska, Israel Osorio-Rodarte e Delfi Go, adianta que Moçambique apresenta-se muito bem posicionado para beneficiar dessa alteração estrutural da economia chinesa.
Os três economistas afirmam igualmente que “o reequilíbrio na China”, com a consumo interno a ganhar peso em relação ao investimento, “deverá ter impactos muito mais significativos sobre o resto do mundo do (...)

Países de língua portuguesa presentes na 52.ª edição da Feira Internacional de Maputo

2016-09-05
Fonte: Macauhub/AO/BR/CV/MZ/PT
Foto por: Facim

O presidente da Confederação Empresarial da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), Salimo Abdula, afirmou que a 52.ª Edição da Feira Internacional de Maputo (Facim) vai ser uma oportunidade para demonstrar que Moçambique pretende substituir as importações por exportações.

Salimo Abdula garantiu que com a Facim Moçambique encontra mais uma oportunidade para receber novas tecnologias de diversos pontos do mundo, mas sobretudo exibir os recursos disponíveis que, explorados, trabalhados e transformados de uma forma sustentável poderão gerar emprego e crescimento económico.
Por tudo isso, o presidente da CE-CPLP disse esperar por uma forte participação dos membros da confederação, com particular destaque para as delegações de Angola, Portugal e Brasil, “que vêm em peso”, e uma delegação menor de Cabo Verde (...)

Economist prevê que economia de Angola cresça 1,3% em 2016

2016-09-05
Fonte: Macauhub/AO
Foto por: Fabio Vanin/ Wikipedia

A previsão de crescimento da economia de Angola para 2016 da Economist Inteligente Unit (EIU) é mais generosa do que a constante na proposta de revisão da lei do Orçamento Geral do Estado para 2016, de acordo com o relatório divulgado no passado dia 20 de agosto.

Enquanto o governo angolano reviu em baixa de 3,3% para 1,1% a previsão de crescimento do PIB, a EIU afirma que o crescimento deverá ser de 1,3%, a mesma taxa anunciada oficialmente em meados de Julho para o ano em curso.
A EIU estima, no seu mais recente relatório sobre Angola, que a economia do país deverá crescer a uma taxa média de 2,7% no período entre 2016 e 2020, com um máximo de 3,5% em 2018 e um mínimo de 1,3% este ano.
A expansão da economia angolana deverá acontecer, de acordo com o governo, com o aumento da produção (...)

"Se o Passado Não Tivesse Asas" de Pepetela

2016-07-13
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

Himba, treze anos acabados de fazer, perde-se do resto da família, vendo-se de repente sozinha no mundo. Sem outros meios que não sejam a sua inteligência, consegue chegar a Lunda, onde conhece Kassule, um menino de dez anos que perdeu uma perna devido a estilhaços de uma mina. Ambos órfãos vítimas da guerra, dependendo do lixo dos restaurantes, unem-se para conseguirem subsistir, lutando pela sobrevivência dia a dia. Sofia, que há muito aguarda uma oportunidade para mudar de vida, aceita gerir um restaurante, onde também dá conselhos sobre temperos. (...)

O sabor doce de Cabo-Verde: Queijada de Coco

2016-07-13
Fonte: Receitas e Menus
Foto por: Receitas e Menus

 

Ingredientes:
• 500 gr de açúcar
• 250 gr de coco ralado
• 9 ovos

Preparação:
Batem-se os ovos inteiros com o açúcar, junta-se o coco só a envolver. Vão a cozer ao forno quente, em forminhas untadas com manteiga. Antes de tirar das formas deixam-se arrefecer um pouco.