Potencialidades da CPLP discutidas em Lisboa

2014-12-10
Fonte: CM
Foto por: CPLP

O crescimento do setor privado nos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Timor-Leste e Guiné-Conacri – foram discutido no próximo dia 26 de novembro, no Hotel Ritz, em Lisboa, durante a 1.ª Edição dos Encontros Empresariais da CPLP.

Esta iniciativa centrou-se em "três pilares: melhorar o ambiente de negócios e o clima de investimento, alargar o acesso às infraestruturas sociais e económicas e promover o desenvolvimento das empresas". No evento estiveram presentes representantes governamentais, embaixadores dos vários países, especialistas e empresários da CPLP. Entre os temas em discussão estiveram as oportunidades que a parceria entre África e a União Europeia dá às empresas, os novos desafios para a economia dos países da CPLP e a circulação de pessoas e bens. A 1.ª (...)

Cabo Verde: Arquipélago entre os países mais dinâmicos do mundo na área das tecnologias

2014-12-10
Fonte: ANGOP
Foto por: Wikipedia/ Cayambe

Cabo Verde está entre os países mais dinâmicos do mundo, segundo o relatório da Sociedade de Informação que mede o Índice de Desenvolvimento Global de Tecnologias de Informação e das Comunicações (IDI).

No documento, citado no passado dia 26 de novembro na imprensa cabo-verdiana, a classificação atribuída a Cabo Verde, entre as avaliações feitas em 166 países, é justificada com as melhorias acima da média registadas no IDI ao longo dos últimos 12 meses.
Cabo Verde, Emirados Árabes Unidos, Fiji, Tailândia, Omã, Qatar, Bielorrússia, Bósnia-Herzegovina e Geórgia foram os países que registaram as maiores melhorias no IDI, cujo "ranking" é liderado pela Dinamarca.
No estudo indica-se que mais de três mil milhões de pessoas usam (...)

China aumenta presença cultural em Cabo Verde

2014-12-10
Fonte: Macauhub
Foto por: Wikipedia/ David Trainer

O Instituto Confúcio vai ter uma delegação na Universidade de Cabo Verde e a China vai abrir um Centro Cultural no arquipélago em 2016, disse no passado dia 03 de dezembro, em Pequim, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Jorge Tolentino.

O instituto, organismo criado há dez anos pelo governo chinês para promover a língua e a cultura chinesas no exterior, já tem uma delegação em Maputo e em breve estará também em Luanda.
Jorge Tolentino confirmou que a Guarda Costeira cabo-verdiana receberá em Fevereiro duas embarcações chinesas para “patrulhamento marítimo” e “operações de prevenção e controlo de atividades ilícitas”, nomeadamente pesca ilegal e tráfico de droga.
Quanto ao futuro da cooperação sino-cabo-verdiana, Jorge Tolentino destacou o chamado (...)

Projetos de investimento aprovados em Moçambique representam 3,9 mil milhões de dólares

2014-12-10
Fonte: Macauhub/MZ
Foto por: Wikipedia/ Hansueli Krapf

Os 398 projetos de investimento aprovados de Janeiro a Setembro deste ano em Moçambique representam 3,9 mil milhões de dólares, mais 700 milhões do que no período homólogo de 2013, disse no passado dia 02 de dezembro, em Maputo o porta-voz do Conselho de Ministros.

Henrique Banze, porta-voz e vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, disse ainda que os projetos aprovados foram selecionados de um total de 403 submetidos no período em análise.
Citado pelo jornal Notícias, de Maputo, Banze disse que Sofala lidera a lista de províncias onde mais investimentos foram efetuados, com um total de 1,1 mil milhões de dólares, seguida de Cabo Delgado, com 1054 milhões e, em terceiro, a cidade de Maputo, com mil milhões de dólares.
“Em termos sectoriais os Transportes e Comunicações lideram (...)

Orçamento de Timor-Leste para 2015 comporta despesas de 1,57 mil milhões de dólares

2014-12-10
Fonte: Macauhub/TL
Foto por: Wikipedia/ Nick Hobgood

O governo de Timor-Leste solicitou,em Dili, aos deputados do Parlamento Nacional a aprovação do Orçamento de Estado para 2015 que contempla despesas no montante de 1,57 mil milhões de dólares.

As despesas incluídas no orçamento podem ser desagregadas em salários (184,1 milhões de dólares), serviços e ações de desenvolvimento humano (504,7 milhões de dólares), transferências públicas (340,3 milhões de dólares), capital menor (36,7 milhões de dólares) e desenvolvimento de capital (504,3 milhões de dólares).
O primeiro-ministro de Timor-Leste afirmou que o governo prevê para 2015 uma inflação entre 4% e 6% que vai permitir reduzir a pobreza e aumentar a competitividade das empresas timorenses.
“Uma inflação mais (...)

Banco Mundial anuncia apoio ao Orçamento de Estado de Angola para 2015

2014-12-10
Fonte: Macauhub/AO
Foto por: Wikipedia

O Banco Mundial está a preparar um plano no valor de mil milhões de dólares para apoiar projetos em Angola ligados aos setores dos recursos hídricos e da agricultura, disse, no passado dia 02 de dezembro, em Luanda o diretor para Angola daquele organismo internacional.

Gregor Binkert fez este anúncio durante uma conferência de imprensa que visou dar a conhecer as ações de apoio que o Banco Mundial pretende dar ao Orçamento Geral do Estado para o ano de 2015, visando apoiar a diversificação da economia de Angola e, desse forma, “criar mais postos de trabalho e reduzir a fome e a pobreza no país.”
Binkert, que se encontra em Angola desde 23 de Novembro último na companhia de técnicos da instituição, manteve já vários encontros com dirigentes angolanos para, entre outras questões, serem abordados (...)

Carlos do Carmo é o primeiro português a conquistar um Grammy

2014-12-08
Fonte: Expresso
Foto por: Wikipedia/ José Goulão

 

A Latin Recording Academy anunciou hoje ter agraciado o cantor de "Um Homem na Cidade" com o Prémio à Excelência Musical - "Lifetime Achievement" no original em inglês - uma distinção única que pretende celebrar a carreira de um artista.
Carlos do Carmo tornou-se o primeiro português a ganhar um Grammy e logo numa das categorias mais consideradas, o "Lifetime Achievement", entregue apenas aos artistas pelo conjunto da obra que produziram ao longo da sua carreira e não devido ao êxito que lograram com determinada canção ou álbum.
O (...)

«Uma Menina Está Perdida no Seu Século à Procura do Pai» de Gonçalo M. Tavares

2014-12-08
Fonte: FNAC/ Porto Editora
Foto por: Porto Editora

 

Hanna e Marius, Berlim, Século XX. Marius encontra uma menina perdida à procura do pai. Hanna, rapariga, cabelos castanhos, olhos pretos, catorze anos. Hanna fala com dificuldades, entende mal o que lhe acontece, não percebe o raciocínio dos outros. Está perdida. Marius está com pressa mas muda o seu percurso, acompanha-a. A sua busca leva-os até Berlim, a um hotel com corredores que lembram fantasmas da guerra — e os dois circulam entre as obsessões e os escombros do seu século.
«Mesmo quando parecem fechados na sua conceção quase (...)

Bolo de Cenoura e Laranja de São Tomé e Príncipe

2014-12-08
Fonte: Luso Sabores
Foto por: Luso Sabores/ B. Silva

 

 Ingredientes e quantidades
• 2 Cenouras
• Sumo de 2 laranjas
• 3 Ovos
• 1,5 Chávena de açúcar
• 0,5 Chávena de óleo
• Raspas de um limão
• 3 Chávenas de farinha de trigo com fermento

Preparação
1. Coloque no liquidificador, as cenouras cortadas, o sumo das laranjas, o açúcar os ovos, o óleo, as raspas do limão e bata durante 2 minutos.
2. Coloque o preparado num recipiente e junte a farinha aos (...)

«Música em Degradé – Da Ópera ao Rock »: um lado diferente de artistas que tão bem conhece

2014-11-08
Fonte: CTT - Correios de Portugal
Foto por: CTT - Correios de Portugal

«Da Ópera ao Rock» será a assinatura que cumprirá a 1.ª edição do «Música em Degradé»: uma marca de concertos cujo conceito pretende tirar das suas zonas de conforto, artistas, espectadores e até os próprios parceiros. O MEO Arena será o palco deste original e diferente espetáculo musical que mistura quatro mundos totalmente diferentes: a ópera, o fado, o pop e o rock.

O espetáculo pretende transportar os espetadores numa viagem a diferentes esferas. Mesmo os mundos mais distantes se conseguirão aproximar de forma harmoniosa! A «Música» a cabo de 4 artistas / bandas de 1.ª linha e o Degradé entregue nas mãos de um aclamado Quarteto de Cordas (Alis Ubbo Ensemble ) possibilitarão este «Música em Degradé» a acontecer no MEO ARENA, dia 20 de novembro de 2014.
A atuação da Elisabete Matos contará com a participação especial da Orquestra do Norte e ainda do Coro Juvenil de Lisboa”.