"Se o Passado Não Tivesse Asas" de Pepetela

2016-07-13
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

Himba, treze anos acabados de fazer, perde-se do resto da família, vendo-se de repente sozinha no mundo. Sem outros meios que não sejam a sua inteligência, consegue chegar a Lunda, onde conhece Kassule, um menino de dez anos que perdeu uma perna devido a estilhaços de uma mina. Ambos órfãos vítimas da guerra, dependendo do lixo dos restaurantes, unem-se para conseguirem subsistir, lutando pela sobrevivência dia a dia. Sofia, que há muito aguarda uma oportunidade para mudar de vida, aceita gerir um restaurante, onde também dá conselhos sobre temperos. (...)

O sabor doce de Cabo-Verde: Queijada de Coco

2016-07-13
Fonte: Receitas e Menus
Foto por: Receitas e Menus

 

Ingredientes:
• 500 gr de açúcar
• 250 gr de coco ralado
• 9 ovos

Preparação:
Batem-se os ovos inteiros com o açúcar, junta-se o coco só a envolver. Vão a cozer ao forno quente, em forminhas untadas com manteiga. Antes de tirar das formas deixam-se arrefecer um pouco.

"Beijo de Luz" pela voz de Yami Aloelela

2016-07-12
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

“Não é fácil falar de um músico tão completo como o Yami.
A sua própria história reflete-se na sua forma de tocar e cantar. Essa mistura entre Portugal e África sente-se em cada nota.
A inteligência de dar o ritmo certo com o sabor correto não é fácil, mas a sabedoria do encantamento da voz, não é para qualquer um. Por isso nele tudo ser único!
Yami tem a luz que aquece as almas com o seu ritmo e voz de encantar. Poder partilhar palcos, música, história, sorrisos e emoções com um músico tão especial faz com que eu (...)

Empresas da Europa têm vantagens em utilizar plataforma de Macau

2016-07-08
Fonte: Macauhub/CN/MP/PT
Foto por: AICEP

As empresas europeias têm toda a vantagem em continuar a utilizar Macau como plataforma de serviços para a cooperação económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa, disse em Bruxelas o presidente do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM)

Em Bruxelas a delegação do “Grupo 9+2” que visita a Bélgica e Portugal o conselheiro adjunto da Comissão para o Desenvolvimento e Reforma da Província de Guangdong, Wei Jizhang, sugeriu a criação de um fundo para a cooperação da Região do Pan-Delta do Rio da Pérolas (9+2), o qual poderia ter como referência o Fundo da Cooperação da União Europeia.
O Pan-Delta do Rio das Pérolas (9+2) é uma região que engloba as regiões administrativas especiais Hong Kong e Macau e nove províncias: Fujian, Jiangxi, Hunan, Guangdong, Guangxi, (...)

Empresários estrangeiros convidados a investir em Timor-Leste

2016-07-08
Fonte: (Macauhub/TL)
Foto por: Nick Hobgood/ Wikipedia

O ministro do Planeamento e Investimento Estratégico de Timor-Leste, Xanana Gusmão, convidou domingo em Dili empresários e investidores estrangeiros a apostarem nas oportunidades existentes no país.

Ao falar na cerimónia de boas vindas a uma conferência internacional de investimento em Timor-Leste, que reúniu mais de uma centena de pessoas em Dili no início do mês de junho, Gusmão salientou que o governo tem estado a criar as bases para atrair investidores.
“O desenvolvimento económico de Timor-Leste é uma prioridade nacional e com a adesão à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) no horizonte, Timor-Leste está a trabalhar para criar uma base sólida para o seu desenvolvimento sustentável”, disse, citado pela agência (...)

Cabo Verde é o segundo melhor país de África para se viver

2016-07-08
Fonte: A Semana
Foto por: Cayambe/ Wikipedia

Cabo Verde é o segundo melhor país de África para se viver, segundo o The Good African Society Index, um estudo da responsabilidade do Mail & Guardian, uma publicação sul-africana especializada em análises do continente africano.

Cabo Verde obteve boa pontuação em Segurança, Integridade e Justiça. Conseguiu ainda classificações acima da média em Desempenho Económico, Democracia, Liberdade e Governação, Bem-estar Infantil, Meio Ambiente e Infraestruturas, Segurança, Saúde e Sistemas de Saúde, Integridade e Justiça, Educação e Coesão e Medidas de Sustentabilidade Social.
O estudo "Índice de Qualidade de Vida em África" é liderado pela Tunísia, o que contraria a ideia de que se vive melhor nos países mais ricos, já que os países africanos com o maior PIB são (...)

Macau pode ajudar a Guiné-Bissau a captar investimento da China

2016-07-08
Fonte: Macauhub/CN/GW

A Guiné-Bissau vai participar na próxima cimeira económica entre a China e os países da África, que vai decorrer em Pequim ainda no decurso deste ano, garantiu, no passado dia 24 de junho, em Bissau o primeiro-ministro guineense, Baciro Dja.

A confirmação do chefe do executivo guineense foi transmitida ao embaixador da China na Guiné-Bissau, Wang Hua, durante uma audiência em que foram ainda abordados assuntos ligados às relações de cooperação que ligam os dois países.
O embaixador realçou ainda a importância da presença da Guiné-Bissau na reunião cimeira de Pequim para o desenvolvimento do país, concretamente nos sectores da agricultura, saúde, educação e infraestruturas.
O embaixador chinês disse ainda que o seu governo espera que ao longo da cimeira sejam planeados os próximos passos para (...)

Portugal e São Tomé e Príncipe assinam novo Programa Estratégico de Cooperação

2016-07-08
Fonte: Macauhub/PT/ST

Portugal e São Tomé e Príncipe assinam no passado mês o novo Programa Estratégico de Cooperação (PEC) para quatro anos, no montante de 43,5 milhões de euros, afirmou recentemente o primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada.

O primeiro-ministro, que falava durante o lançamento das obras de construção de um novo mercado de peixe que vai ser erguido em Bobo Forro, a cerca de três quilómetros da capital, referiu-se a “alguma preocupação” das autoridades relativas ao atraso na assinatura deste novo PEC, “uma vez que já devia ter sido assinado há seis meses.”
O anterior Programa Indicativo de Cooperação (PIC), atualmente designado por Programa Estratégico de Cooperação (PEC), abrangia um período de quatro anos (2012-2015), tendo sido assinado em Lisboa, a (...)

A História Mundial dos Jesuítas em Novo Livro dos CTT

2016-06-06
Fonte: CTT
Foto por: CTT

 

Os CTT – Correios de Portugal apresentam um novo livro sobre a história mundial dos “Jesuítas, Construtores da Globalização”, com foco especial na relação dos Jesuítas com a história da globalização portuguesa, pouco mais de duzentos anos após a Restauração da Companhia de Jesus, decretada pelo papa Pio VII em 1814. Esta edição mostra-nos os grandes marcos desta história e acompanha a projeção mundial desta ordem, enfatizando as inovações e os sucessos sem esquecer as fraquezas e os insucessos.
Esta edição, da autoria de (...)

“Raquel” o fado contemporâneo pela voz de Raquel Tavares

2016-06-06
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

Uma das mais importantes vozes do Fado contemporâneo, Raquel Tavares, apresenta o seu novo disco “Raquel”, um registo onde a artista mostra todo o seu mundo.
Raquel canta pela primeira vez com 5 anos de idade, e aos 12 anos já participa em concursos de fado, conquistando 14 primeiros lugares, entre eles o da mítica Grande Noite do Fado, no Coliseu de Lisboa em 1997.
Em 2006 edita o seu disco de estreia “Raquel Tavares”, que lhe vale de imediato os prémios Amália Rodrigues e Casa da Imprensa na categoria revelação.
Desde (...)