Búzio com caril e leite de coco, o sabor de Cabo Verde

2015-07-15
Fonte: Sabores Sapo
Foto por: Sabores Sapo

 

 Ingredientes

• Búzio limpo 2000 g
• Cebolas 2 grande
• Alho 1 cabeça
• Leite de coco cremoso 1 lata
• Louro 2 folha
• Azeite q.b.
• Pimenta malagueta A gosto
• Sal e salsa q.b.
• Caril a gosto

Preparação
A primeira tarefa é lavar e limpar o búzio, retirando o excesso, espécie de “gordura sebosa”. Após esse processo de limpeza colocar numa panela de pressão (...)

"Tratamento Acústico" de Luís Represas

2015-07-15
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

Chama-se "Tratamento Acústico" e nasce da cumplicidade da voz com o piano e o contrabaixo: a noite mágica que Luís Represas partilhou com amigos no Centro Cultural de Belém em 2014 chega agora a uma edição com 2 CDs e um DVD.
Para além das canções do seu mais recente disco, "Cores", Represas e os seus companheiros re-descobrem clássicos como "Feiticeira", "125 Azul", "Perdidamente" ou "Hora do Lobo", resumindo alguma da sua história com uma nova roupagem. A eles juntam-se como convidados o moçambicano Stewart Sukuma e o fadista Ricardo (...)

"Poemas Canhotos" de Herberto Helder

2015-07-14
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

 "Poemas Canhotos" é o último livro de poesia de Herberto Helder, que o terminou pouco antes de falecer. Esta edição inclui uma bibliografia completa dos livros publicados pelo autor, cuidadosamente preparada por Luís Manuel Gaspar. «A amada nas altas montanhas o amador ao rés das águas».

«O Angolano que Comprou Lisboa, (Por Metade do Preço)», crónicas de Kalaf Epalanga

2015-06-05
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

Reparem, a seguir a Luanda, o lugar onde todas as idiossincrasias deste povo ganham maior visibilidade é Lisboa. Daí, mesmo que eu quisesse, é impossível ficar imune a essa banga, basta alguém identificar-me o sotaque (ou a ausência dele). A verdade é que a vaidade angolana já se tornou monumento de fama internacional. Uma atração turística ambulante, que onde quer que estejam angolanos, uma multidão de curiosos aparece para tirar fotografias, entregar currículos ou propor negócio, como me aconteceu recentemente. Quando terminava o meu almoço, (...)

Compota Brasileira de Abóbora e Côco

2015-06-05
Fonte: Canela Moída/ Sabores do Sapo
Foto por: Canela Moída/ Sabores do Sapo

 

Ingredientes
• Abóbora descascada e cortada em cubos 1000 g
• Açúcar 500 g
• Canela 1 pau
• Cravos da Índia 4
• Coco ralado 1/2 chávena

Preparação
Numa panela de pressão, coloque a abóbora, o açúcar, o pau de canela, os cravos e o coco. Tape e leve ao lume médio.
Quando começar a ferver, conte 15 minutos e depois desligue (pode demorar mais tempo, depende das panelas).
Guarde em frascos esterilizados e saboreie um (...)

«Riû» de Cuca Roseta

2015-06-05
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

O novo disco de Cuca Roseta chama-se “Riû”, e nele, tendo como base o fado, a cantora e compositora amplia as suas influências musicais e estéticas. É fácil reconhecer naquele que é o 3.º disco de estúdio de Cuca um encontro entre a canção portuguesa e a música popular brasileira ou entre a pop e a morna.
Conduzida pela batuta de Nelson Motta, o prestigiado produtor brasileiro que assinou discos de Elis Regina, Marisa Monte ou Daniela Mercury, Cuca tem o condão de aqui cantar aquilo a que o produtor intitula como “world fado”, um fado (...)

Encontro ministerial em Macau reúne China e países de língua portuguesa

2015-06-05
Fonte: Macauhub/CB/MO
Foto por: Wikipedia/ Billy Au

O Encontro Ministerial sobre Infraestruturas entre a China e os Países de Língua Portuguesa decorreu no dia 5 de junho, em Macau, à margem do 6.º Fórum Internacional sobre o Investimento e Construção de Infraestruturas, de acordo com informação oficial.

Organizado pelo Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau), o Encontro Ministerial conta com o apoio da Associação dos Construtores Civis Internacionais da China e da Direção dos Serviços de Economia de Macau.
O encontro tem por objectivo analisar as oportunidades, desafios e modelos de cooperação internacional no sector de infra-estruturas iniciadas pela estratégia estatal chinesa de “Uma Faixa, Uma Rota” e integração económica regional.
Em (...)

China pretende abrir bancos em Angola

2015-06-05
Fonte: Macauhub/AO/CN
Foto por: Wikipedia/ 网友的作品

A China pretende instalar em Angola, a curto prazo, sucursais de alguns dos principais bancos do país, ao abrigo da colaboração económica entre os dois países, informou no passado dia 27 de maio, em Pequim, a secretária de Estado para a Cooperação de Angola.

Ângela Bragança disse à agência noticiosa Angop no final da reunião da V Comissão Mista de Cooperação Bilateral, concluída na capital chinesa, que da parte angolana há interesse em evoluir para a cooperação no setor financeiro.
Disse ainda ter sido entregue à delegação chinesa uma proposta de memorando de entendimento para análise e adiantou estar a ser discutida a promoção e proteção recíproca de investimentos, cujo acordo de formalização deverá ser rubricado ainda em 2015.
A secretária de Estado anunciou ainda estarem em (...)

Guiné-Bissau e Marrocos assinam 16 acordos de cooperação

2015-06-05
Fonte: Macauhub/GW
Foto por: Wikipedia/ Colleen Taugher

A Guiné-Bissau e Marrocos assinaram, no passado dia 28 de maio, em Bissau, 16 acordos de cooperação em setores tão diversos como segurança, negócios estrangeiros, pescas, agricultura, energia e proteção social.

A assinatura dos acordos foi testemunhada pelo Rei de Marrocos, Mohammed VI e pelo Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, tendo sido efetuada por alguns ministros guineenses com os congéneres marroquinos que integram a comitiva do monarca, que horas antes havia chegado a Bissau para uma visita de três dias.
Embora não tenham sido divulgados pormenores sobre o conteúdo de todos os acordos, o relativo aos negócios estrangeiros permitiu aos dois países acordar na supressão dos vistos em passaportes diplomáticos e de serviço.
O (...)

CE-CPLP e UE-CPLP organizam Missão Empresarial a três países

2015-06-05
Fonte: CE-CPLP
Foto por: CE-CPLP

A Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP) e a União de Exportadores da CPLP (UE-CPLP) estão a organizar um périplo a Cabo Verde, Guiné Equatorial e Moçambique. Da delegação farão parte o Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Murade Murargy, o Presidente da CE-CPLP, Salimo Abdula, o Presidente da UE-CPLP, Mário Costa, o Secretário-Geral da CE-CPLP, José Medina Lobato, e o Diretor do Observatório das Atividades Económicas e Empresariais da CPLP, Fernando Lobato, bem como os associados da CE-CPLP e da UE-CPLP que se inscrevam.

As viagens incluem visita a Cabo Verde (dia 11 de junho), Guiné Equatorial (13 de junho) e Moçambique (17 de junho). Os programas contemplam reuniões entre as delegações e as associações empresariais associadas à CE-CPLP (CCISS, COCAF Bioko e CTA, respetivamente), audiências com Chefes de Estado e de Governo dos quatro países, assim como com alguns ministros.
Estão também programados encontros B2B entre a delegação e empresários locais e conferências sob o lema "A CPLP e o Futuro" nos três países.
A participação na missão (...)