Livro reúne gastronomia dos países lusófonos, “tão boa ou melhor” que outras cozinhas

2016-04-07
Fonte: Observador
Foto por: Sabores da Lusofonia

 

O chefe de cozinha Luís Simões estudou e reuniu exemplos da gastronomia dos países lusófonos, que diz ser "tão boa ou melhor" do que outras no mundo. Guiné Equatorial foi o "mais problemático". Depois de passar por São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste, o chefe de cozinha Luís Simões decidiu reunir em livro exemplos da gastronomia dos países lusófonos, que, acredita, é “tão boa ou melhor” que outras cozinhas conhecidas mundialmente.
O livro “Sabores da Lusofonia”, agora lançado em Portugal, está (...)

Mostra Internacional Agustina Bessa-Luís, Vida e Obra no Brasil

2016-04-07
Fonte: Observatório de Língua Portuguesa
Foto por: wikipedia - Twice25

 

A mostra é uma iniciativa e realização do Instituto Camões (Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. – instituição ligada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal) e sua exibição é fruto de uma parceria com o Consulado-Geral de Portugal em São Paulo.
De 4 de abril a 6 de maio, o “Shopping Light”, em parceria com o Museu da Língua Portuguesa, promove, gratuitamente, a Mostra Internacional Agustina Bessa-Luís, Vida e Obra. Este acervo já esteve exposto no Museu da Língua Portuguesa, de 16 de dezembro de 2014 (...)

"Restart": a voz de Aurea

2016-04-07
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

O que é que leva uma artista com uma carreira consolidada a começar de novo? É que é de começar de novo que falamos, quando falamos de “Restart”, o novo disco de Aurea.
Para trás ficou a segurança de uma fórmula que lhe valeu várias Platinas: a Soul inspirada nos clássicos anos 60, nos heróis Otis Redding, Aretha Franklin ou Al Green. A procura de um lugar só seu falou mais alto.
Um lugar sem tempo, sem género vincado que, sem nunca se desviar das origens que a inspiram, sejam Soul ou Jazz, sejam Pop ou Rock, seja o seu mais fiel (...)

Catedrais de Portugal em novo livro dos CTT

2016-03-09
Fonte: CTT - Correios de Portugal
Foto por: CTT - Correios de Portugal

 

Os CTT destacam a riqueza arquitetónica nacional de função religiosa com um novo livro intitulado “Catedrais de Portugal”. Esta edição limitada dos CTT toma por base a emissão filatélica Rota das Catedrais, emitida em 2012, 2013 e 2014.
A cerimónia de lançamento do livro realizar-se-á na próxima segunda-feira, dia 29 de fevereiro, na Sé Catedral da Guarda.
Esta edição, da autoria do arquiteto António Saraiva e design do atelier “Folk Desing”, valoriza e dá a conhecer o património único de Portugal no que toca à (...)

"Outras Histórias" dos Deolinda

2016-03-09
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

Chama-se “Outras Histórias” o 4.º álbum de estúdio da banda, sucessor de “Mundo Pequenino” (2013). "Outras Histórias", registado em coprodução com João Bessa, traça alguns caminhos que ainda não haviam sido explorados no repertório e estilo da banda.
Para provar que “Outras Histórias” está mesmo repleto de outras histórias, a banda desafiou um leque surpreendente de convidados a enriquecer o repertório, com evidente destaque para a participação de Manel Cruz (Ornatos Violeta), que aparece em dueto com Ana Bacalhau, no tema (...)

Muzongué: o sabor de Angola

2016-03-09
Fonte: Sabores Sapo
Foto por: Rotas Turísticas

 

Ingredientes
Para o Muzongué
• Peixe fresco (goraz ou pargo) 1000 g
• óleo de palma 100 ml
• Batata doce 500 g
• Peixe seco (corvina) 250 g
• cebolas 2
• litros de água 2
• tomates 3
• molho de espinafres cozidos 1
• Sal q.b.
• Gindungo q.b.
Para o funge
• Fuba de mandioca 300 g
• água 500 ml

Preparação
Põe-se a água ao lume com o óleo de (...)

Literatura infanto-juvenil da Lusofonia volta a reunir-se em Lisboa

2016-02-07
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: Lusofonia - O Século

 

Portugal, Angola, Brasil e Cabo Verde. Diferentes países, a mesma língua
Depois da adesão do ano passado, o Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia volta para a sua 2.ª edição.
O certame, organizado pela fundação O Século, vai decorrer entre os dias 22 e 27 de fevereiro, e irá contar com a presença de escritores, ilustradores e contadores de histórias de toda a Lusofonia.
Com o objetivo de promover o debate sobre a literatura lusófona, este encontro vai contar com sessões em algumas das escolas que preenchem a zona (...)

"Moura": o novo álbum da fadista Ana Moura

2016-02-07
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

O novo álbum de Ana Moura foi gravado por Ângelo Freire na Guitarra Portuguesa e Pedro Soares na Viola de Fado, músicos portugueses que costumam acompanhar a artista ao vivo. Na lista encontramos ainda músicos internacionais de renome, cujas colaborações demonstram o seu talento e versatilidade: Dan Lutz no Baixo, já gravou com Lizz Wright e Michael Bublé; Dean Parks nas Guitarras, participou nas gravações de estúdio de artistas como Madonna, Stevie Wonder, Elton John e Diana Ross; Pete Korpela na Percussão, já trabalhou com Robbie Williams e (...)

Singa de Camarão: o sabor de Timor-Leste

2016-02-07
Fonte: Teleculinária
Foto por: Teleculinária

 

Ingredientes
1 kg de camarões com casca
1 cebola
3 dentes de alho
6 colheres (sopa) de molho de tamarindo
2 colheres (sopa) de banha
4 grãos de pimenta preta
1 ramo de hortelã
Sal e piripiri q.b

Confeção
1. Descongele e descasque os camarões, deixando-lhes apenas a ponta da cauda. Leve um tacho ao lume com a cebola cortada em rodelas finas, os dentes de alho descascados e esmagados e a banha e deixe cozinhar até a cebola (...)

«Boas Festas» de Luís Morais classificado património cultural de Cabo Verde

2016-01-10
Fonte: CFF // APN/ Lusa/ Sapo

 

O Governo Caboverdiano classificou, no passado dia 18 de dezembro, como património histórico e cultural de Cabo Verde o álbum em vinil "Boas Festas", do músico Luís Morais, falecido em 2002, o disco mais ouvido de sempre no país.
"O Governo decidiu classificar como património histórico e cultural nacional o LP "Boas Festas", de Luís Morais, gravado em 1967, editado em Rotterdam-Holanda, pela Casa Silva, com o selo da Morabeza Records e composto por doze faixas", adianta o executivo Caboverdiano no comunicado da reunião do Conselho de Ministros (...)