Caldo de Peixe à moda de Cabo Verde

2014-04-07
Fonte: Luso Sabores: Lu Graça
Foto por: Luso Sabores: Lu Graça

 

 Ingredientes:
• 500 g de peixe (pargo, garoupa, etc.)
• 4 batatas
• 2 bananas verdes
• 1 mandioca
• 2 cebolas picadas
• 4 dentes de alho picados
• 1 Folha de louro
• 1/2 Pimento
• 1 colher (de sopa) de vinagre
• 1 chávena de azeite
• 1 pimentão picante.
• sal q.b.

Preparação
Num recipiente, corte o peixe em filetes e tempere com a 1 cebola, 2 dentes de alho, o vinagre, (...)

«Cabo Verde: Viagem pela História das Ilhas», de Germano Almeida

2014-04-07
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

«Cabo Verde: Viagem pela História das Ilhas» não é um guia turístico. Como o seu nome pretende, o livro é o resultado de uma digressão por grande parte do que ao longo dos anos se foi contando sobre Cabo Verde e sobre os cabo-verdianos. Porém, importa desde já ressalvar: como em todas viagens, nem o autor viu tudo que existe, nem vai poder contar tudo que foi vendo.

Artistas de Cabo Verde no Top do World Music Charts Europe'13

2014-04-07
Fonte: Muzika Sapo CV
Foto por: Muzika Sapo CV

 

Seis artistas nacionais estão no Top 250 dos 913 álbuns nomeados como melhores álbuns World Music em 2013.
Entre a vasta lista aparecem os nomes de Cesária Évora, com o álbum póstumo "Mãe Carinhosa", Zé Luis com "Serenata", Neuza com o seu primeiro trabalho "Flor di Bila", Bulimundo com "Djam Brancu Dja", Ceuzany com o álbum "Nha Vida" e ainda Dino d'Santiago com "Eva".
A escolha é feita pelo World Music Charts Europe, tendo em conta o ano de 2013. A lista foi compilada por Johannes Theurer, um nome da World Music Workshop of the (...)

Cabo Verde adere à Africa Finance Coorporation

2014-04-07
Fonte: Governo de Cabo Verde
Foto por: Africa Finance Coorporation

O Governo de Cabo de Verde, representado pela Ministra das Finanças e do Planeamento, Cristina Duarte, assinou no passado dia 25 de março, em Lagos, Nigéria, um acordo de adesão ao Africa Finance Coorporation.

A cerimónia que aconteceu durante o AFC Live, também tem programado a participação da Sra. Ministra num dos painéis de discussão sobre o tema «Growing Together - Connecting the Continent for Commerce».
De realçar que a assinatura deste acordo enquadrou-se numa visita de 4 dias que a governante fez à Nigéria, acompanhada de uma comitiva constituída por empresas do setor privado cabo-verdiano, com o objetivo de apresentarem os seus projetos e atraírem futuros investimentos para o nosso país.
A Africa Finance Corporation (AFC) é uma (...)

Economia de São Tomé e Príncipe deverá crescer 5% em 2014, FMI

2014-04-07
Fonte: macauhub
Foto por: Cortesia de jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

A economia de São Tomé e Príncipe deve registar um crescimento de 5% em 2014, de acordo com a mais recente previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI).

No documento recentemente divulgado em Washington, o FMI afirma que o desempenho económico de São Tomé e Príncipe vai continuar condicionado pelas fracas perspectivas de financiamento externo para os projetos de investimento no país.
O organismo internacional estima que a inflação chegue a 6%, no final de 2014, destacando a “prudente orientação da política fiscal aliada à indexação da moeda local, a dobra, ao euro”.
O FMI adianta que o crescimento da economia em 2013 deve ter atingido 4%, sem alteração relativamente a 2012.

Portugal quer reforçar cooperação ambiental com Macau

2014-04-07
Fonte: macauhub
Foto por: "Diego Delso, Wikimedia Commons, License CC-BY-SA 3.0

Portugal pretende reforçar a cooperação ambiental com Macau, afirmou, no passado dia 27 de março, quinta-feira o secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, que manifestou vontade em alargá-la ao mundo de língua portuguesa.

“A ideia é fazer mais ações além do Relatório do Estado do Ambiente de Macau, que já fazemos, pretendendo nós fazer mais em áreas em que Portugal e Macau têm experiência, nomeadamente a dos resíduos”, disse Paulo Lemos, no final de um encontro com o secretário para os Transportes e Obras Públicas, Lau Si Io.
Citado pela agência noticiosa Lusa, o secretário de Estado disse que, no plano institucional, esse reforço passará sobretudo pelo “intercâmbio entre técnicos e formação”, havendo igualmente uma vontade mútua de alargar (...)

Educação deve formar cidadãos mais do que técnicos

2014-04-07
Fonte: iOnline/ Diogo Vaz Pinto
Foto por: 8.º Seminário Internacional RDP África

Em vez de se esforçarem para dar um contributo para solucionar os problemas locais, muitas empresas usam África como pano de fundo das suas "selfies", mais preocupadas em ficar bem na fotografia. A acusação foi feita ontem pelo catedrático e ex-secretário de Estado português dos Ensinos Básico e Secundário (1992/93), Joaquim Azevedo, entre várias leituras incisivas feitas sobre os desafios do Ensino Superior e da Formação Profissional em África.

Num debate promovido no âmbito do 8.º Seminário Internacional RDP África, a mesa contou ainda com o atual ministro cabo-verdiano do Ensino Superior, Ciência e Inovação, António Correia e Silva, e o também catedrático e diretor científico da Universidade de Lúrio, de Nampula (Moçambique), Tito Fernandes.
O Auditório Agostinho da Silva, na Universidade Lusófona de Lisboa, esteve cheio ontem para acolher a inciativa que a RDP África organiza desde 2007. Entre os presentes, Alberto da Ponte, presidente da RTP, abriu a sessão saudando o (...)

Portugal vai desbloquear 100 milhões de euros para projetos de parceria com Moçambique

2014-04-07
Fonte: macauhub

O montante que vai ser desbloqueado por Portugal no decurso da cimeira com Moçambique, que decorreu em Maputo no passado mês de março, ultrapassa 100 milhões de euros a ser aplicado em projetos de investimento em parceria, noticio o jornal português Público.

No decurso da visita de três dias que o primeiro-ministro português efetuou a Moçambique foram assinados diversos documentos, sendo os mais significativos três no âmbito financeiro e a adenda ao protocolo de apoio ao fundo empresarial de cooperação portuguesa, celebrado em 2009 entre Lisboa e Maputo.
Da agenda constaram, ainda, a assinatura de um programa-quadro de cooperação técnico-militar e um memorando de entendimento entre o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e as autoridades moçambicanas para cooperação no domínio da (...)

«Sangue Bom» da Lusofonia em música de João Afonso

2014-03-09
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

Uma fusão de sonoridades contemporâneas mediadas organicamente com uma instrumentação variada que vai de guitarras a kissanges, de trikitinas e marimbas a violas, temperadas com a voz de João Afonso – isto é «Sangue Bom», o novo trabalho do luso-moçambicano.Na companhia de dois importantes escritores - o angolano José Eduardo Agualusa e o moçambicano Mia Couto - João Afonso cria canções de amizade, fraternidade e amor. Por outras palavras, «Sangue Bom» cruza afetos humanos musicais entre Portugal, Angola e Moçambique.
É um trabalho de (...)

«Atlas do Corpo e da Imaginação» de Gonçalo M. Tavares

2014-03-09
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

«Atlas do Corpo e da Imaginação» é um livro de Gonçalo M. Tavares que atravessa a literatura, o pensamento e as artes, passando pela imagem e por temas como os da identidade, tecnologia, morte e ligações amorosas, cidade, racionalidade e loucura, alimentação e desejo, etc. Centenas de fragmentos que definem um itinerário no meio da confusão do mundo, discursam acompanhados por imagens de «Os Espacialistas», coletivo de artistas plásticos. É um livro para ler e para ser visto e é também, de certa maneira, uma narrativa - com imagens que cruzam, (...)