Governo de Moçambique já prepara convergência das telecomunicações

2015-01-15
Fonte: O País
Foto por: O País

O Ministério dos Transportes e Comunicações criou, recentemente, um gabinete para a convergência dos serviços das telecomunicações. Quais são os objetivos deste gabinete?

Como sabe, a plataforma que permite transportar dados para a telefonia móvel, em muitos casos, é a mesma que transporta dados para a telefonia fixa, televisão e internet. Isso quer dizer que, quando esses serviços são providenciados de maneira separada, podemos estar a duplicar, triplicar ou quadruplicar as entidades que prestam esses serviços. E quando os investimentos não são muito bem planeados, podemos duplicar, triplicar ou quadruplicar investimentos. Ora, se a plataforma que presta esses serviços for normalmente a mesma, é lógico que é preciso (...)

2015: Tendências das Comunicações

2015-01-15
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Cortesia de fotographic1980 em FreeDigitalPhotos.net

Mercado de soluções cloud vai crescer mais de 20% em 2015
No próximo ano, a cloud continuará a afirmar-se como tendência incontornável. Segundo as previsões da IDC, este mercado vai valer qualquer coisa como 118 mil milhões de dólares em 2015.

Daqui a três anos, em 2018, as estimativas indicam que a cloud gere negócios no valor de 200 mil milhões de dólares, números que confirmam o crescimento continuado destas tecnologias. Em 2014, o mercado de soluções cloud valeu 95,8 mil milhões de dólares.
Para uma utilização cada vez mais expressiva das soluções cloud, terá contribuído em larga medida a confiança crescente dos utilizadores no modelo, algo que está fortemente relacionado com a capacidade dos fornecedores para darem a melhor resposta às questões relacionadas com a (...)

Programa de trabalho da Comissão Europeia para 2015

2015-01-15
Fonte: ANACOM
Foto por: Comissão Europeia

O programa de trabalho da Comissão Europeia (CE), presidida desde novembro de 2014 por Jean Claude Juncker, define 23 iniciativas no âmbito das 10 áreas políticas prioritárias para 2015, com o objetivo de promover a criação de emprego, o crescimento económico e o investimento.

Uma das prioridades é a criação de um mercado único digital, que nas palavras do Presidente Juncker, ''pode permitir gerar até 250 mil milhões de euros de crescimento adicional''. Nesse sentido, a CE pretende levar a cabo o desenvolvimento em matéria de regulamentação das telecomunicações, proteção de dados, direitos de autor e direitos dos consumidores. Visa também facilitar a criação de empresas por pessoas inovadoras e reforçar a aprendizagem e as competências digitais.

Janeiro 15

 

Congresso argentino aprova lei para abrir mercado de telecomunicações

2015-01-15
Fonte: Administradores
Foto por: Wikipedia GameOfLight

Os legisladores da Argentina aprovaram, no dia 17 de dezembro, uma nova lei que irá permitir que companhias forneçam pacotes de telefone, Internet e TV a cabo, medida que os defensores dizem abrirá o mercado e derrubar os preços.

Os parlamentares votaram 131 a favor e 97 contra a lei que substitui outra datada de 1972, época da ditadura militar no país sul-americano.
A decisão ocorre em um período em que a Argentina tenta recuperar a indústria de telecomunicações, um setor que investiu pouco mas teve um aumento do tráfego com o uso dos smartphones. As operadoras poderão agora obter apenas uma licença para operar serviços de celular, televisão e Internet.
As "Telecomunicações deveriam ser um direito humano", disse o Presidente do Comité de Comunicações, (...)

British Telecom poderá optar pela compra da EE

2015-01-15
Fonte: Jornal de Negócios
Foto por: British Telecom

A companhia britânica de telecomunicações pode anunciar em breve negociações exclusivas com a Orange e a Deustche Telekom donas da EE, revela o jornal Financial Times. A BT poderá oferecer pelo operador móvel 12 mil milhões de libras.

A British Telecom (BT) poderá anunciar em breve as negociações em exclusividade para a compra do operador móvel Everything Everywhere (EE) participada pela francesa Orange e pela alemã Deustche Telekom, segundo avança o jornal inglês Financial Times (FT).
O anúncio deixaria fora do jogo a oferta proposta pela Telefónica, que começou as negociações com a companhia britânica no passado mês de Novembro.
Segundo o jornal, a oferta da BT para a compra da EE pode ser de cerca de 12.000 milhões de libras (cerca de 15.000 milhões de euros) (...)

Na era do SMS, funcionários da Coca-Cola abandonam correio de voz corporativo

2015-01-15
Fonte: InfoMoney
Foto por: Cortesia de sippakorn FreeDigitalPhotos.net

Deixar um correio de voz na sede da Coca­Cola, em Atlanta? Esqueça. Em vez disso, mande uma mensagem de texto. O correio de voz corporativo da maior fabricante de refrigerantes do mundo foi desativado “para simplificar a maneira de trabalhar e para aumentar a produtividade”, segundo um memorando interno do diretor de TI da empresa, Ed Steinike.

A mudança passou a vigorar no mês de dezembro e agora uma mensagem padronizada e repetida mantém a pessoa que liga afastada da empresa, dizendo para ela tentar chamar mais tarde ou usar “um método alternativo” para entrar em contato com a pessoa que tenta localizar.
A Coca­Cola é uma das maiores empresas que está descartando o antigo correio de voz, que exige que os usuários apertem botões para navegar pelas mensagens e escutar uma de cada vez. O correio de voz na linha fixa é cada vez mais redundante agora que os smartphones são (...)

Internautas consomem mais conteúdos gratuitos do que pagos, aponta estudo do IBOPE Media

2015-01-15
Fonte: Administradores
Foto por: Cortesia de adamr FreeDigitalPhotos.net

Os conteúdos disponibilizados gratuitamente na internet estão no topo da preferência dos brasileiros que acedem à web, seja no computador de casa ou do trabalho, smartphones ou tablets. É o que a aponta a 26.ª edição da Internet Pop, pesquisa realizada pelo IBOPE Media com o objetivo de mapear os hábitos de consumo da internet em 13 importantes mercados do país.

A pesquisa constatou, por exemplo, que 86% dos internautas que costumam assistir a vídeos pela internet utilizam apenas serviços gratuitos. Da mesma forma, 75% das pessoas que têm o hábito de instalar aplicativos em seus celulares e tablets dizem adquirir apenas aqueles com custo zero.
O levantamento indicou ainda que 70% dos brasileiros já possuem algum tipo de acesso à internet, sendo que 38% não conseguem ficar mais do que algumas horas sem verificar as suas redes sociais. Além disso, 67% daqueles que acedem à internet por meio de um (...)

Google News encerra em Espanha para não pagar conteúdos

2015-01-15
Fonte: Jornal de Notícias
Foto por: Google News

O serviço Google News, com mais de 70 edições internacionais em 35 idiomas, encerrou, no passado dia 16 de dezembro, em Espanha, por recusar pagar aos meios de comunicação a utilização dos seus conteúdos na internet, como estipula a nova Lei de Propriedade Intelectual espanhola.

"Lamentamos informar que o Google notícias encerrou em Espanha (...) devido às recentes alterações na legislação espanhola", lê-se na página para onde são reencaminhados os utilizadores que tentem entrar na edição espanhola do Google News.
Num breve texto, a Google explica que o serviço, "gratuito e apreciado por milhões de utilizadores em todo o mundo", encerra em Espanha porque a nova lei "obriga qualquer publicação espanhola a cobrar, queira ou não, para mostrar o mais pequeno fragmento das suas publicações", o que é "simplesmente (...)

Primeiro carro impresso em 3D estará na estrada ainda este ano

2015-01-15
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Sapo Tek

Está apresentado o primeiro carro impresso em 3D, que deverá ser comercializado ainda este ano pela empresa norte-americana que o produziu e que o apresentou esta semana no Auto Show, EUA.

O carro produzido pela Local Motors chama-se Strati, tem dois lugares e pode atingir uma velocidade de 40 Km/h. Demorou cerca de 44 horas para ser impresso, numa máquina que cabe em qualquer garagem. O Strati vai custar entre 18 mil e 30 mil dólares.
Toda a carroçaria do veículo e os painéis interiores foram impressos em fibra de carbono e plástico. A estas componentes junta-se uma bateria elétrica, o motor e a suspensão que são "tradicionais" e fabricadas pela Renault.
A Local Motors tem planos para fabricar mais carros a partir da (...)

«Media 2020» - Um Mundo de Oportunidades Digitais

2014-12-08
Fonte: Jornal de Negócios
Foto por: Cortesia de Stuart Miles em FreeDigitalPhotos.net

A digitalização está a transformar o nosso dia-a-dia enquanto consumidores e, em paralelo, está a fazê-lo para as empresas de "media".

A evolução tecnológica e a correspondente digitalização dos media estão a provocar uma alteração estrutural nos comportamentos dos consumidores e a romper com os modelos de negócio tradicionais no setor.
No entanto, a Roland Berger acredita que as empresas com estratégias claras e inovadoras terão um lugar na nova realidade digital.
O novo consumidor de "media": "sobre equipado" e ávido de conteúdo
A evolução tecnológica tem permitido a proliferação de equipamentos com acesso à internet (p.e. "smartphones"; "tablets") a (...)