Barcelona, palco das estrelas tecnológicas

2015-03-05
Fonte: Económico
Foto por: World Mobile Congress 2015

Um dos maiores encontros mundiais de telecomunicações e novas tecnologias está a decorrer em Barcelona. E, entre novas aplicações e ‘smartphones', não faltam novidades.

O World Mobile Congress 2015 um dos mais importantes eventos mundiais da indústria das telecomunicações e novas tecnologias e, por isso, não faltam figuras mediáticas (como Mark Zuckerberg, do Facebook), nem novidades nesta área. Como os novos Samsung Galaxy S6 e S6 Edge, a grande aposta do maior fabricante mundial de ‘smartphones' Android. E são uma grande aposta porque, pela primeira vez, a Samsung largou o plástico para apostar no metal e no vidro, o suficiente para lhes conferir um aspeto mais ‘premium'. A consequência negativa é que deixa de (...)

Mark Zuckerberg. A ambição de unir todas as pessoas pela internet continua

2015-03-05
Fonte: Expresso
Foto por: Wikipedia - Elaine Chan/ Priscilla Chan

O fundador do Facebook está na Europa e falou numa conferência em Barcelona sobre a Internet.org. Com este projeto, Zuckerberg quer ligar pessoas com o apoio das operadoras de telecomunicações. Estas, desconfiadas, torcem o nariz a este desafio sem fins lucrativos.

"Para progredir, é necessário conectar pessoas e não aparelhos". Esta foi uma das frases ditas esta segunda-feira em Barcelona pelo fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, o orador sensação da maior conferência de tecnologias do mundo. Esta frase sintetiza o sonho de Zuckerberg com a iniciativa "Internet.org ": unir todas as pessoas através da internet e com a ajuda de operadoras de telecomunicações, que se mantêm céticas sobre o seu projeto sem fins lucrativos.
O plano não é recente, mas é ambicioso. Mark Zuckerberg quer levar a internet a (...)

Europeus deveriam pedir ajuda da África em pagamentos móveis

2015-03-05
Fonte: InfoMoney
Foto por: Cortesia de ponsulak em FreeDigitalPhotos.net

Claudio Chiche tem um conselho para as companhias de telecomunicações na Europa que procuram por uma fatia do provável mercado de milhões de dólares de sistemas de pagamentos móveis: peça ajuda à África.

“Eu pago a minha eletricidade, a água e a TV por cabo pelo celular”, disse Chiche, chefe comercial da companhia moçambicana Mcel, enquanto mexia em dispositivos móveis na Mobile World Congress em Barcelona. “Aqui eu não posso fazer isso”. Tim Cook, Presidente Executivo da Apple, declarou que 2015 é “o ano do Apple Pay” e a Samsung apresentou um serviço semelhante para seus aparelhos na MWC essa semana. Se essas ferramentas virarem tradição, companhias como a Vodafone, a Deutsch Telekon e a Orange devem ficar muito atrás em um mercado que (...)

A Banda larga é a chave para levar a "educação a todos", afirma a Comissão da Banda Larga das Nações Unidas

2015-03-05
Fonte: UIT
Foto por: Cortesia de cooldesign em FreeDigitalPhotos.net

Os dispositivos de banda larga móvel podem ser a solução para levar as oportunidades educacionais do 'primeiro mundo' para as comunidades mais pobres do planeta.

Telemóveis, tablets e leitores de livros digitais com conectividade de banda larga poderão ser o tão procurado remédio no esforço global em levar qualidade e oportunidades educacionais e multidisciplinares a todos os lugares, especialmente às comunidades mais pobres ou mais isoladas do mundo, de acordo com a Comissão da Banda Larga e do Desenvolvimento Digital, que realizou a sua 11.ª reunião na sede da UNESCO, em Paris, no passado dia 27 de fevereiro.
Um relatório sobre a Educação do Grupo de Trabalho da Comissão, liderado pela UNESCO, (...)

EUA aprovam neutralidade da Internet e impedem operadores de discriminar tráfego

2015-03-05
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Cortesia de KROMKRATHOG em FreeDigitalPhotos.net

O tema agitou lobbies durante os últimos meses, mas a decisão acabou por aprovar a neutralidade da Internet, a bem de uma Internet livre e sem discriminação, dizem os defensores. Os operadores contestam.

Recorrendo a uma lei de 1934 (Communications Act), os Estados Unidos equiparam a banda larga à telefonia fixa e deram-lhe estatuto de serviço de utilidade pública, uma medida que retira liberdade à indústria e dá poderes reforçados ao regulador.
O principal objetivo da medida é travar políticas que bloqueiem ou reduzam a velocidade de entrega de determinados serviços digitais em favor de outros e impedir as empresas de telecomunicações de cobrarem para garantir um tratamento prioritário de tráfego.
Definir a banda larga (...)

A Europa continua a apostar nas comunicações eletrónicas

2015-03-05
Fonte: ANACOM/ Sapo Tek
Foto por: Cortesia de twobee em FreeDigitalPhotos.net

BEREC publica 14.º relatório sobre roaming internacional
O Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Eletrónicas (BEREC) divulgou recentemente o 14.º relatório sobre itinerância internacional nas redes telefónicas móveis públicas europeias (roaming). Este relatório apresenta os resultados da 14.ª recolha de dados sobre o roaming que, através das autoridades reguladoras nacionais (ARN), foi efetuada entre abril e setembro de 2014. O documento inclui também informação dos relatórios anteriores, permitindo avaliar a evolução registada.

Esta recolha de dados é efetuada ao abrigo do regulamento sobre roaming - Regulamento (UE) n.º 531/2012, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 13 de junho de 2012, relativo à itinerância nas redes de comunicações móveis públicas da União Europeia (UE). O regulamento é aplicável à UE e ao Liechtenstein, Noruega e Islândia (Espaço Económico Europeu - EEE), estabelecendo, entre outros aspetos, limites máximos para as tarifas reguladas de roaming a nível grossista e retalhista para os serviços de comunicações de voz, serviço de mensagens (...)

Cabo Verde intensifica campanhas para avançar com a TDT

2015-03-05
Fonte: Sapo
Foto por: TDT

Cabo Verde vai intensificar as campanhas para por em prática a Televisão Digital Terrestre (TDT), o que deverá acontecer no segundo semestre deste ano, avançou, no passado dia 27 de fevereiro, fonte oficial.

Em declarações aos jornalistas durante a apresentação de um plano de comunicação para a TDT, o Presidente da Agência Nacional de Comunicações (ANAC), David Gomes, disse que as campanhas vão passar nos diversos meios, desde rádios, televisões, cartazes, 'flyers', Internet e contacto direto e telefónico com os cabo-verdianos.
Segundo David Gomes, o objetivo é levar uma mensagem ao consumidor final, sobre as vantagens, constrangimentos, obstáculos, até ao acompanhamento das emissões.
"O plano comunicacional é fundamental. Explicar (...)

Google vai apostar em rede própria de telecomunicações e continua a apostar na inovação

2015-03-05
Fonte: Jornal de Negócios/ Sapo Tek/ Diário de Notícias
Foto por: Google

É a única certeza: a Google vai mesmo apostar na área das telecomunicações. Os contornos do projeto deverão ser revelados ao longo dos próximos meses. Há quem já tema um novo rival no setor.

A tecnológica Google vai apostar numa rede móvel própria nos Estados Unidos da América. Depois dos recentes rumores, a intenção foi confirmada no Mobile World Congress pelo executivo Sundar Pichai.
Mais pormenores sobre esta rede só deverão ser conhecidos nos próximos meses. Ainda assim, Pichai esclareceu que o projeto será desenvolvido a uma "pequena escala", em algumas cidades americanas.
Para tal, a Google contará com operadoras de telecomunicações norte-americanas como parceiras, através da utilização das suas infraestruturas. (...)

TIM lança plataforma de conteúdos infantis

2015-03-05
Fonte: MetaAnálise
Foto por: TIM

A TIM lançou uma plataforma de entretenimento e educação voltada para o público infantil. O primeiro serviço é o TIM KIDS Brincar, desenvolvido pela Digital Virgo, que oferece atividades, vídeos, livros, músicas e jogos educativos com conteúdo de personagens conhecidos pelas crianças como Galinha Pintadinha, Patati Patata, Meu Amigãozão, Peixonauta e muitos outros. O serviço será tarifado no modelo de assinatura semanal.

“Sabemos que as crianças estão cada vez mais conectadas em celulares e tablets, mas, em muitos casos, não têm acesso a conteúdos de qualidade. O TIM KIDS Brincar oferece diversão e educação ao mesmo tempo, trazendo mais segurança para os pais e fazendo com que o tempo da criança no celular seja mais proveitoso, com livros digitais e jogos educativos, entre outros”, explica Fábio Cristilli, Diretor de Internet, VAS e Aparelhos da TIM Brasil.

Março 2015

Réplica de servidor de internet garante emprego e conhecimento

2015-03-05
Fonte: ANGOP
Foto por: Cortesia de hywards em FreeDigitalPhotos.net

A instalação de uma réplica de servidor de internet em Angola garante a geração de emprego e o aumento de conhecimento, permitindo o acesso de um sinal de qualidade, considerou no passado dia 27 de fevereiro, em Luanda, o administrador da Sistec para Divisão de Sistemas, Carlos de Melo.

De acordo com o responsável, que falava à Angop a propósito da instalação deste servidor secundário pelo Associação Angolana de Provedores de Serviços de Internet (AAPSI), o equipamento vai basear no país os recursos de internet, garantindo três benefícios a prazo ao consumidor final, nomeadamente melhoria da qualidade do serviço, do preço, que pode não ser sentido no momento, e a geração de conhecimento e emprego.
Este dispositivo central vai permitir aos provedores aumentar a qualidade dos seus serviços, porque com o amadurecimento do (...)