Quais foram as estrelas da feira tecnológica de Las Vegas?

2016-02-07
Fonte: Jornal de Negócios
Foto por: CES

Durante quatro dias os principais “players” da indústria tecnológica desvendaram novas soluções que prometem revolucionar o dia-a-dia de milhões de pessoas, tendo os robôs sido os protagonistas do evento.

Todos os anos a cidade de Las Vegas reabre portas à feira-rainha de tecnologia. De ano para ano as expectativas das principais novidades sobre as tendências do sector vão aumentando. E em 2016 não foi diferente.
O palco do Consumer Electronics Show viu nascer várias tecnologias e gadgets associados. Desde o lançamento do VCR, depois o CD, passando pelo DVD e Blu-Ray os visitantes estão habituados a conhecer de antemão as tendências da indústria neste evento.
No caso do entretenimento, o futuro passa pelas plataformas digitais (...)

CE quer harmonizar gestão de espetro e abrir caminho a novos serviços móveis

2016-02-07
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Coretsia de Stuart Miles em FreeDigitalPhotos.net

A Comissão Europeia (CE) apresentou uma proposta para a harmonização de espetro na União Europeia, uma medida que quer garantir largura de banda em quantidade e qualidade para serviços móveis de dados. A ideia é levar as novas regras ao terreno até 2020.

Em causa está um novo regime para a utilização da banda de frequência ultra-alta (UHF – 470-790 MHz), atualmente alocada sobretudo a serviços audiovisuais. Com a proposta a CE quer garantir a disponibilidade de mais espetro para serviços de banda larga móvel e sublinha que a banda dos 700 MHz (694-790 MHz) é a que tem melhores condições para garantir qualidade.
As frequências ultra-altas da banda dos sub-700 MHz (470 694 MHz) devem continuar disponíveis para serviços audiovisuais, defende a mesma proposta, que quer ver esta distinção (...)

Para a Internet ser mais segura todos temos de contribuir. E cada um deve controlar o que partilha

2016-02-07
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Cortesia de SOMMAI em FreeDigitalPhotos.net

Os riscos da partilha da informação e da segurança dos dados online estiveram em foco esta manhã no seminário «Dia da Internet Mais Segura». Cada um tem de fazer a sua parte neste campo, mas é preciso mais formação, e a legislação e os instrumentos técnicos têm que dar uma ajuda.

A maioria dos utilizadores não tem noção do rasto digital que deixa todos os dias através da partilha de informação que faz online, nas redes sociais, nos serviços de alojamento na cloud mas também nas apps, entre outras. Luís Antunes, professor do INESCTEC da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, traçou, na sua apresentação no seminário, um cenário da forma como facilmente se pode aceder a dados que estão armazenados em bases de dados, e lembrou que todos os objetos que estão à nossa volta estão continuamente a partilhar (...)

Indústria pede rapidez à Europa e aos EUA na clarificação de regras para a troca de dados

2016-02-07
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Cortesia de nokhoog_buchachon em FreeDigitalPhotos.net

São quatros as organizações que estão a tentar pressionar as autoridades europeias e norte-americanas para que cheguem a um novo acordo para a troca de dados digitais entre os dois países. O tema ficou em aberto depois de um tribunal europeu ter considerado ilegal o Safe Harbor.

Os grupos, que representam empresas como a Apple, o Facebook ou a Microsoft pedem rapidez na revisão do acordo e sublinham que quem sai mais prejudicado com a falta de um enquadramento legal sobre o tema são os consumidores.
“A questão deve ser resolvida imediatamente ou as consequências podem ser enormes para milhares de empresas e milhões de utilizadores”, destaca a carta dirigida ao presidente Obama, ao presidente da Comissão Europeia e ao presidente do Conselho Europeu.
“Quando estiver concluído este novo acordo é importante que (...)

Da tecnologia aos media: a estratégia da Altice no país

2016-02-07
Fonte: Económico
Foto por: Económico

A dona da PT Portugal escolheu Aveiro para instalar o quartel-general da inovação do grupo, mas a aposta passa pela infraestrutura, pelos media e pelos conteúdos.

Foi em Aveiro que a Altice - grupo francês que em Junho comprou a PT Portugal e está presente em mais 15 países – fixou o seu quartel-general para a inovação e tecnologia. O centro nevrálgico do projeto Altice Labs, instalado na PT Inovação, vai liderar a aposta no desenvolvimento tecnológico do grupo fundado pelo milionário Patrick Drahi.
“Vamos manter o centro de inovação não só para Portugal mas para o mundo”, realçou ontem o fundador e presidente do conselho de administração da Altice, à margem da apresentação do projeto. (...)

Microsoft prepara serviço que permite ter Internet móvel sem estar vinculado a um operador

2016-02-07
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Microsoft

À medida que serviços como o WhatsApp, Skype e Viber vão ganhando terreno no campo das comunicações, ter um plano de dados para muitos é o suficiente para garantir o fluxo de mensagens e chamadas. A Microsoft quer ajudar estes utilizadores.

A Microsoft está, ao que tudo indica, a preparar um serviço próprio que permitirá aos utilizadores ter Internet móvel sem a necessidade de estarem vinculados a um operador de telecomunicações. São vários os sinais que apontam neste sentido, como relata o The Verge e outros meios de comunicação.
Em primeiro lugar está a descoberta de uma aplicação na loja do Windows que dá pelo nome de Cellular Data. Esta App permite que o utilizador contrate serviços de Internet móvel à sua medida.
Para isso será necessário ter um (...)

Google está a testar drones para acesso à internet em 5G

2016-02-07
Fonte: Bit
Foto por: Titan Aerospace/ Fotos Públicas (07.02.2016)

A Google está a testar drones autónomos e alimentados a energia solar capazes de fornecer acesso à internet 5G. O projeto tem o nome de código Skybender.

Os testes estão a decorrer no estado norte-americano do Novo México, no Spaceport America. De acordo com o jornal britânico The Guardian, que obteve documentos relativos ao projeto, os protótipos foram construídos no verão passado. A Google está a ocupar 1400 metros quadrados no terminal Gateway to Space, que foi desenhado por Richard Foster para as viagens espaciais da Virgin Galactic, e tem uma torre de controlo de operações. A empresa está a pagar uma “renda” de mil dólares por dia pelo uso do hangar.
Entre os (...)

Conteúdo original poderá ser aposta da Apple para a Apple TV

2016-02-07
Fonte: iClub
Foto por: Apple

As conversações, mediadas pelo próprio Vice-Presidente para o conteúdo Eddy Cue, começaram o ano passado com a Apple a tentar convencer produtores televisivos e estúdios de Hollywood a investirem em conteúdo televisivo que possa ser oferecido, em exclusivo, aos consumidores do iTunes.

No entanto, e de acordo com o The Street, parece que a empresa não tem sido bem sucedida, não tendo conseguido assinar qualquer acordo até agora. Segundo pessoas com conhecimento do assunto, o objetivo da Apple era adicionar este tipo de conteúdo exclusivo numa possível plataforma de streaming.
A criação de conteúdo exclusivo tem sido uma das principais apostas de algumas das principais empresas mundiais. Netflix e Amazon lideram este processo que incluí várias séries de sucesso como “Orange is the New Black”, “House of (...)

Correios britânicos querem comprar os holandeses? Ações sobem 20%

2016-01-10
Fonte: Jornal de Negócios

O Daily Mail revela que o Royal Mail prepara-se para a avançar com uma oferta de 2,2 mil milhões para comprar os correios holandeses. Os títulos estão a disparar. Registam o maior ganho desde 2012.

O Royal Mail estará a preparar uma oferta de compra sobre o PostNL, a empresa de correios holandesa. De acordo com o Daily Mail, a oferta pública de aquisição (OPA) poderá ascender a um valor de 2,2 mil milhões de euros, o que está a fazer disparar os títulos da cotada dos Países Baixos. Ganham 20%.
Numa sessão marcada pela ausência de muitos investidores, devido à quadra natalícia, está a haver grande movimentação em torno dos títulos do PostNL. As ações seguem a ganhar 13,48% para 3,704 euros, mas chegaram a valorizar um máximo de (...)

O futuro digital das vendas em negócios B2B

2016-01-10
Fonte: Jornal de Negócios
Foto por: Cortesi de Stuart Miles em FreeDigitalPhotos.net

A Roland Berger desenvolveu, em parceria com a Google, um estudo sobre o futuro digital das vendas em negócios B2B (Business-To-Business), no qual explora o contexto atual da estratégia de digitalização das vendas B2B, os seus principais desafios e as alavancas-chave para acelerar o processo de digitalização.

O estudo teve como base um inquérito alargado a empresas e um conjunto de entrevistas junto dos responsáveis de vendas.
A digitalização é cada vez mais um fator disruptivo em negócios B2B e na forma como clientes e empresas interagem. Contudo, o modelo de vendas das empresas não está a acompanhar essa evolução e estas empresas tardam em adaptar-se por forma a tirar partido desta mudança. O crescimento do "online buying market" em negócios B2B enaltece a falta de preparação das empresas, onde muitas ainda não têm uma estrutura digital e (...)