Paulo Varela eleito Presidente do Pólo de Competitividade TICE.PT

2014-04-07
Fonte: Visabeira
Foto por: Visabeira

Paulo Varela, em representação do Grupo Visabeira, é o novo Presidente do Conselho Diretor do TICE.PT - Pólo agregador dos setores das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica - que em conjunto, representaram em 2012 8% do PIB nacional e oitenta e três mil postos de trabalho diretos. Com um vasto conhecimento e experiência neste setor, Paulo Varela foi o nome escolhido pelas 53 entidades que o TICE.PT agrega numa plataforma para a competitividade, inovação, partilha de experiências e conhecimento, sucedendo a Rogério Carapuça.

“O setor das TICE ocupa uma posição central e de crescente importância nas economias modernas. Este ponto é inegável e irreversível. Portugal deve, portanto, prosseguir a aposta estratégica no desenvolvimento de uma economia do conhecimento, alicerçada na formação, qualificação, investigação e desenvolvimento. Através da criação de valor acrescentado, Portugal irá afirmar-se cada vez mais como uma ‘start up nation’ a nível europeu, num mundo cada vez mais global e competitivo”, refere Paulo Varela.
O responsável reforça que (...)

Parlamento Europeu aprova novo pacote regulatório

2014-04-07
Fonte: APDC
Foto por: Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu (PE) acaba de aprovar o novo pacote regulatório para as comunicações europeias. Conhecido por ‘Connect Continent', visa criar um verdadeiro mercado único. Até ao Natal de 2015, vão desaparecer as taxas de roaming na UE. E serão introduzidas medidas para reforçar os direitos dos consumidores, promover o investimento e a concorrência. A CE espera que o acordo definitivo ainda este ano.

Tal como se esperava, o Parlamento Europeu aprovou, no passado dia 3 de abril, o novo pacote regulatório para as comunicações eletrónicas, proposto pela Comissão Europeia em setembro do ano passado, votando assim o fim dos custos com o roaming, o reforço dos direitos dos consumidores e um conjunto de medidas para melhorar o setor das comunicações. Para a vice-presidente da CE e responsável pela Agenda Digital, Neelie Kroes, "esta votação é o resultado dos esforços desenvolvidos pela UE em prol dos seus cidadãos. Esse é o principal objetivo da UE: (...)

Accenture identifica seis tendências tecnológicas

2014-04-07
Fonte: APDC
Foto por: Accenture

A Accenture identificou as seis tendências tecnológicas que potenciam a transformação digital dos negócios. Cada vez mais, o domínio das tecnologias digitais será uma competência essencial para que as organizações sejam competitivas. E o estudo antecipa o novo papel disruptivo das grandes empresas nesta transformação e a sua forte aposta na mobilidade, capacidades analíticas e cloud.

O relatório «Accenture Technology Vision 2014» identifica seis tendências tecnológicas que irão permitir às grandes organizações juntarem-se ao grupo das start-ups reconhecidas pela sua capacidade disruptiva nos mercados em que atuam. Este estudo conclui que as organizações líderes estão a apostar em estratégias digitais que se alavancam a mobilidade e nas capacidades analíticas e na cloud para melhorar os processos de negócio, entre outras apostas.
Hoje, as grandes organizações estão a tirar partido da sua dimensão, das suas (...)

Brasil garante Internet móvel em 90% das zonas rurais já em 2015

2014-04-07
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Cortesia de watcharakun / FreeDigitalPhotos.net

A cobertura e utilização de Internet móvel no Brasil dispararam e o Governo quer que o ritmo se mantenha, aproveitando as contrapartidas que impôs às empresas que quiseram avançar para o 4G.

O responsável pela pasta das Telecomunicações revelou, no passado dia 27 de março, na comissão que fazia o balanço das atividades nesta área, que até ao próximo ano a esmagadora maioria das zonas rurais do Brasil devem já conseguir tirar partido do compromisso assumido pelos operadores que garantiram licenças para o 4G.
Nas contrapartidas que estas empresas aceitaram estava a obrigação de reforçar a cobertura de voz e dados móveis nas zonas rurais do país, com tecnologias anteriores ao 4G, como o 3G. Até 2015 essa obrigação estará (...)

Em 2013 cerca de 50% dos consumidores fizeram compras online através de redes sociais

2014-04-07
Fonte: Ecommerce News
Foto por: Cortesia de Stuart Miles/ FreeDigitalPhotos.net

Quase 50% dos consumidores online compraram através das redes sociais durante o passado ano de 2013. Este é apenas um dos dados de recolha que o relatório «Total Retail», elaborado pela PwC, que analisa as expetativas e os hábitos de consumo do comprador online, a partir de 15.000 entrevistas a compradores digitais de todo o mundo, e as implicações para as empresas do setor de distribuição e consumo nos próximos anos.

A internet e as novas tecnologias multiplicaram a influência do consumidor, mas o que estão pedindo às marcas? As novas expetativas e hábitos do consumidor digital terão importantes implicações para as empresas do setor nos próximos anos.
Em primeiro lugar, a confiança é o fator diferencial para este novo consumidor, a disponibilidade do produto mesmo que este esteja com o valor mais elevado. Isto traduz-se num comportamento cada vez mais seletivo com as marcas e na procura de novos argumentos geradores de valor: desde uma boa disposição na (...)

O comércio gerado por dispositivos móveis alcançará um volume de negócios em 2018 idêntico ao de todo o comércio eletrónico de 2013

2014-04-07
Fonte: Ecommerce
Foto por: Cortesia de cuteimage / FreeDigitalPhotos.net

Segundo o relatório publicado pelo Goldman Sachs, o volume de vendas atribuíveis ao comércio gerado por dispositivos móveis em 2018 alcançará o valor total do comércio eletrónico em 2013, que segundo a empresa investidora estimava-se em 638.000 milhões de dólares (embora outras fontes apontassem para mais de 1.000 mil milhões de dólares). Para 2018, segundo o relatório Goldman, o gasto online em smartphones e em tablets alcançá os 626 mil milhões de dólares.

Em suma, o gasto em comércio eletrónico multiplicar-se-á quase 5 vezes. Passando de um gasto atual estimado de 133 mil milhões de dólares para um suposto gasto de 626 mil milhões de dólares. Atualmente, no mundo existem mais de 1.060 milhões de dispositivos móveis com ligação à internet, capazes de realizar transações online (987 milhões de smartphones e 73 milhões de tablets); e espera-se que em 2018 os números ascendam até aos 2289 milhões de dispositivos (2.108 milhões de smartphones e 181 milhões de (...)

Telefonia móvel em Cabo Verde com taxa de penetração de 97% em 2013

2014-04-07
Fonte: Macauhub
Foto por: Cortesia de cooldesign/ FreeDigitalPhotos.net

A taxa de penetração do serviço de telefonia móvel em Cabo Verde atingiu 97% em 2013, tendo o número de assinantes passado de 466 mil para 499 mil, mais 7% em termos homólogos, informou na Praia a Agência Nacional das Comunicações.

Globalmente, todos os serviços de comunicações no arquipélago registaram crescimento em 2013, com a exceção da rede fixa onde o número de assinantes diminuiu de 70 mil para 66 mil, representando um decréscimo de 5,8%, comparativamente a 2012.
Quanto ao tráfego na Internet, a banda larga móvel foi a que mais cresceu, com o número de assinantes a passar de 212 mil para 234 mil assinantes, ou seja, um aumento de 7,8%, ao passo que a ADSL, outro serviço de acesso à Internet, cresceu 7%.
A televisão por assinatura cresceu 20%, mas ainda (...)

Twitter está a testar uma nova forma de distribuição de conteúdos

2014-04-07
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Twitter

Chama-se Fave People e é um novo separador que vai poder ser encontrado na rede social, ao lado dos que já existem como Descobrir ou Atividade. O Twitter também procura reduzir o ruído das centenas de publicações diárias.

O Twitter está a testar uma nova funcionalidade na versão alpha da aplicação para Android que tem o nome de Fave People. A ferramenta permite acompanhar num separador à parte as publicações de contactos que são marcados como favoritos, ajudando a filtrar esses conteúdos das restantes publicações.
O Twitter é conhecido pela difusão rápida de pequenas mensagens e seguir apenas um punhado de empresas, marcas e pessoas pode significar receber centenas de tweets por dia. Para facilitar a navegação entre mensagens de pessoas que (...)

Canais por cabo voltam a ganhar terreno à televisão em sinal aberto

2014-04-07
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Cortesia de suphakit73 / FreeDigitalPhotos.net

Os portugueses passam mais tempo a ver programas dos serviços de televisão paga do que programas dos canais que emitem em sinal aberto.

Durante o mês de março o tempo passado pelos portugueses nos canais por cabo voltou a superar o tempo gasto em canais que emitem em sinal aberto. Enquanto a televisão por subscrição voltou a ganhar quota de mercado no mês passado, já os três “generalistas” perderam todos audiências.
Os chamados canais temáticos registaram uma quota de 28,9% durante o mês de março, mais 0,9 pontos percentuais relativamente aos resultados conseguidos em fevereiro.
Dos canais que emitem em sinal aberto a TVI é a que apresenta melhores números, com (...)

Aprovado carregador universal de telemóveis

2014-04-07
Fonte: Notícias ao Minuto
Foto por: Cortesia de cuteimage / FreeDigitalPhotos.net

O Parlamento Europeu aprovou, no passado dia 13 de março,uma revisão de uma diretiva para que os telemóveis colocados no mercado passem a ser compatíveis com um carregador comum, simplificando a utilização dos equipamentos e reduzindo os resíduos.

O texto da diretiva já foi acordado entre o Parlamento Europeu e os governos nacionais, devendo ser formalmente aprovado pelo Conselho de Ministros da União Europeia nos próximos meses, tendo sido aprovada esta alteração em Estrasburgo com 550 votos a favor, 12 contra e oito abstenções.
Os Estados-Membros terão depois dois anos para transpor as novas regras para a legislação nacional e os produtores terão um ano adicional para se adaptarem às novas disposições.
"Os telemóveis colocados no mercado deverão ser compatíveis com um (...)