Angola Cables adere à AICEP

2015-05-15
Fonte: AICEP
Foto por: Angola Cables

Na sequência da última reunião da Assembleia-Geral, realizada no dia 27 de abril de 2015, em Lisboa, aderiu à AICEP, como novo membro associado, a empresa operadora de telecomunicações angolana Angola Cables, juntando-se, assim aos demais membros associados desta Associação Internacional.

A AICEP saúda a entrada deste seu mais recente membro associado, cuja participação no plano de atividades de formação e de cooperação para o desenvolvimento desta Associação Internacional muito contribuirá para o enriquecimento das referidas atividades.

TVS adere à AICEP

2015-05-15
Fonte: AICEP
Foto por: TVS - Televisão Santomense

Na sequência da última reunião da Assembleia-Geral, realizada no dia 27 de abril de 2015, em Lisboa, aderiu à AICEP, como novo membro associado, a empresa pública de televisão de São Tomé e Príncipe TVS - Televisão Santomense, aumentando, assim, o número de empresas operadoras de conteúdos presentes na vida desta Associação.

A AICEP saúda a entrada deste seu mais recente membro associado, cuja participação no plano de atividades de formação e de cooperação para o desenvolvimento desta Associação Internacional muito contribuirá para o enriquecimento das referidas atividades.

ZAP adere à AICEP

2015-05-15
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Na sequência da última reunião da Assembleia-Geral, realizada no dia 27 de abril de 2015, em Lisboa, aderiu à AICEP, como novo membro associado, a empresa privada de televisão de angola ZAP, aumentando, assim, o número de empresas operadoras de conteúdos presentes na vida desta Associação.

A AICEP saúda a entrada deste seu mais recente membro associado, cuja participação no plano de atividades de formação e de cooperação para o desenvolvimento desta Associação Internacional muito contribuirá para o enriquecimento das referidas atividades.

AICEP participou na reunião das Uniões Restritas da UPU

2015-05-15
Fonte: AICEP
Foto por: UPU

No passado dia 17 de abril teve lugar em Berna, na Suíça, por ocasião da Sessão anual do Conselho de Operações Postais (COP), uma reunião das Uniões Restritas da União Postal Universal (UPU), em que a AICEP esteve representada pelo Dr. Vantuyl Barbosa, Gerente Corporativo de Relações Internacionais dos Correios do Brasil e Vice-Presidente do COP.

O principal ponto tratado foi o informe da Secretaria Internacional sobre a Conferência Estratégica realizada em Genebra, nos dias 13 e 14 de abril, bem como as suas principais conclusões. A Conferência deu o tom do novo Plano Estratégico da UPU a ser submetido à aprovação do Congresso de Istambul, em 2016, e que estará baseado no conceito dos 3I’s: Inovação, Integração, Inclusão.
A importância das Uniões Restritas no processo de planeamento estratégico ficou claramente demonstrada nas discussões que se seguiram, nas quais se procurou (...)

AICEP participou na MOZTECH 2015

2015-05-15
Fonte: Jornal de Notícias Moçambique/ AICEP
Foto por: MOZTECH

Realizou-se, nos passados dias 6, 7 e 8 de maio, no Anfiteatro da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, a 2.ª edição da Feira de Tecnologias de Moçambique (MOZTECH), este ano sob o tema «Tendências Tecnológicas e Oportunidades para Moçambique».

A MOZTECH é um espaço de debate de ideias sobre ciência, tecnologias e inovação, bem como de exposição das novas tendências tecnológicas à escala global e contou com a participação de dezenas de empresas e personalidades moçambicanas e estrangeiras ligadas a estas matérias que não só expuseram os seus produtos – alguns disponíveis no mercado moçambicano – como também, partilharam experiências sobre projetos, produtos e serviços.
No entanto, todos convergem na ideia de que esta iniciativa, que tem como autoria o Grupo SOICO, (...)

Mudanças de vulto na Televisão Pública de Moçambique

2015-05-14
Fonte: TVM
Foto por: TVM

O Presidente do Conselho de Administração da TVM Empresa Pública, Jaime Cuambe, conferiu posse aos novos diretores de Informação e de Programas e ao novo chefe de Redação desportiva. Nomeados no quadro da reestruturação em curso da estação pública de televisão, os novos quadros dirigentes comprometeram-se contribuir com suas energias no desafio de tornar a TVM uma referência no mercado de Televisão

Perante membros do Conselho de Administração, diretores quadros da empresa e convidados, os novos diretores de Informação, Gilberto Nhantumbo, de Programas Herculano Thumbo e o chefe da Redacção Desportiva, Joao Chivale tomaram posse diante do Presidente do Conselho de Administração da TVM.
Gilberto Nhantumbo, novo homem forte da Direção de Informação foi até antes de sua nomeação chefe de Redação Desportiva.
Já o novo Diretor de Programas, Herculano Thumbo, Jornalista e editor na Redação Central da TVM.
O novo chefe de (...)

Facebook começa a alojar e a distribuir diretamente notícias de sites de informação

2015-05-13
Fonte: Expresso
Foto por: Facebook

"The New York Times", "The Guardian", BBC, "National Geographic" ou "Bild" são alguns dos meios que entram na fase inicial de distribuição direta de notícias nesta rede social. Meios podem perder tráfego direto nos seus sites, mas ganham visibilidade nos 1,4 mil milhões de utilizadores do Facebook.

O Facebook começou a publicar, no passado dia 13 de maio, as primeiras notícias alojadas diretamente na sua nova plataforma de distribuição de informação produzida por meios de comunicação social. O projeto foi negociado durante vários meses com diversos grupos de media em todo o mundo e promete ser um novo momento de rutura em relação ao modelo de negócio da comunicação social.
O arranque desta nova operação inclui a participação de nove grupos de comunicação social, proprietários de meios como o jornal norte-americano "The New (...)

Netflix a preparar entrada no mercado chinês

2015-05-13
Fonte: Notícias ao Minuto
Foto por: Netflix

O serviço de streaming de vídeos está a preparar-se para se expandir para um dos mercados mais rentáveis do mundo.

A Netflix está presentemente em conversações com operadores de Internet na China para poder começar a oferecer os seus serviços no território.
Diz o MarketWatch que a Netflix que entrar no mercado de uma forma agressiva e impetuosa de forma encontrar rapidamente subscritores do serviço de streaming de vídeo que compensem o crescimento lento que se tem verificado nos EUA.
“Tendo em conta a sua influência global, adorávamos cooperar com a Netflix. Todavia, temos de ter em consideração os obstáculos onde se incluem a política (...)

Portugueses passaram 31 milhões de horas em sites de comércio eletrónico em 2014

2015-04-06
Fonte: Meios e Publicidade
Foto por: Meios e Publicidade

Os dados do Netpanel meter da Marktest indicam que durante o ano de 2014 os sites de eCommerce receberam 5,5 milhões de utilizadores únicos que lhes dedicaram 31 milhões de horas de navegação.

Ao todo foram 5 537 mil os residentes no Continente com 4 e mais anos que acederam a sites de eCommerce a partir de computadores pessoais, um número representa 91.7% dos internautas nacionais e uma média diária de 575 mil utilizadores únicos. Ao longo do ano, assistiu-se a uma tendência de subida no número de visitantes destes sites, que passaram de 4,6 milhões no primeiro trimestre do ano para os 4,8 milhões no último. No total, foram visitadas 3,5 mil milhões de páginas de sites comerciais, uma média de 624 por utilizador, e os (...)

Guiné-Bissau: Governo realiza 1.ª Conferencia Nacional sobre telecomunicações

2015-04-06
Fonte: Jornal Digital/ (c) PNN Portuguese News Network
Foto por: Wikipedia/ AlbertHerring

Com o objetivo de identificar os principais pontos de estrangulamento das duas empresas de telecomunicações Estatais da Guiné-Bissau, a Guiné-Telecom e a Guinétel, o Governo Guineense, através da Secretaria de Estado dos Transportes, organizou a 1.ª Conferencia Nacional sobre Telecomunicações.

Em exclusivo à PNN, Eunice Queta Esteves, Presidente da Comissão de Gestão e Reestruturação das duas empresas, a Guiné-Telecom e a Guinétel, disse haver a necessidade de participação de toda a sociedade assim como dos representantes de diferentes instituições ligadas às telecomunicações, de forma a dar a estas empresas os seus valores no domínio das telecomunicações na Guiné-Bissau.
Por outro lado, a responsável informou que estas empresas já se encontram nas suas fases de finalização de reestruturação, que teve início em 2010, (...)