Depois do E-commerce, o TV-commerce também tem espaço da Televisão

2018-04-13
Fonte: PC Guia/ E-commerce Brasil
Foto por: Yubuy

A yubuy é a startup responsável pela plataforma de TV-commerce que traz para a televisão mais uma oportunidade de comércio de produtos e serviços.

A yubuy surgiu em 2015 como uma aposta de estratégia do grupo InnoWave. Através das boxes das diferentes operadoras, é possível que os utilizadores recorram à televisão para fazer compras, dispensando o computador ou o smartphone.
De acordo com os fundadores da empresa, a yubuy é «uma plataforma inovadora de comércio eletrónico que permite, com poucos cliques no telecomando, efectuar compras de produtos e serviços directamente na televisão, através de uma aplicação».
É lá que é possível encontrar diferentes catálogos (...)

Concorrência de apps de IM provoca queda nas receitas das operadoras de telecomunicações

2018-04-13
Fonte: O Expresso das Ilhas
Foto por: Cortesia de Stuart Miles em FreeDigitalPhotos.net

A utilização dos serviços denominados OTT (Over The Top) como Viber, WhtasApp, Skype, Messenger, entre outros, para fornecimento de áudio, vídeo e outros conteúdos através da Internet revela-se uma ameaça para as operadoras de telecomunicações cabo-verdianas, traduzindo-se em cortes na receita, mas também na inviabilização dos investimentos na rede.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração da CVTelecom, há cinco anos que se verifica a tendência descendente do tráfego de voz e sms, com implicações directas na perda de receitas. “Tem-se registado uma queda à volta dos 30% no tráfego internacional de voz e sms”, revela José Luís Livramento.
As receitas dos tradicionais serviços de voz e de SMS estão a cair a pique. Mesmo o roaming é altamente afectado”, aponta. Mais, as OTT representam uma ameaça inclusive para os investimentos feitos pela empresa na (...)

A iniciativa do Telegram para criar uma “nova Internet”

2018-04-13
Fonte: Shifter
Foto por: TON

A internet de hoje é em teoria descentralizada mas na prática bastante centralizada. Quer isso dizer que é “gerida” por apenas meia dúzia de tecnológicas, do Facebook à Amazon, da Google ao Twitter. Por outras palavras, os produtos e serviços destas empresas satisfazem as nossas principais necessidades humanas, permitindo-nos encontrar a informação que procuramos, receber notícias, manter o contacto com os amigos ou partilhar ficheiros. Podemos viver nesse ecossistema, não precisamos de mais, e mesmo os menos hábeis à tecnologia percebem como essas plataformas funcionam, isto é, aprendem-nas facilmente.

Se a centralização da internet a descomplica em termos tecnológicos, ao mesmo tempo dá lugar a monopólios que são controlados por grandes empresas e não pelas pessoas. As consequências disso sentem-se quando essas firmas mudam as regras para, acima de tudo, proteger os seus negócios. É neste contexto que surge o Telegram e o seu proposto TON.
O Telegram é uma aplicação de mensagens encriptadas como o WhatsApp, que saltou para o círculo mediático aquando da invasão online do ISIS. O facto de ser uma app que permite comunicar sem que essas (...)

HoneyBot: conheça o robot criado para enganar hackers de IoT

2018-04-13
Fonte: Computerworld
Foto por: Computerworld

A segurança de dispositivos de internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) é um dos grandes desafios no mundo da tecnologia, ameaçando o comércio global, a privacidade e a infraestrutura básica da sociedade moderna.

Pesquisadores da Escola de Engenharia Elétrica e de Computação da Georgia Tech, nos EUA, lançaram o robot HoneyBot, que tem como missão proteger fábricas e outras grandes instalações contra hackers. Ele funciona como uma espécie de "canário na mina de carvão digital", trazendo avisos antecipados de que alguém está tentando comprometer os sistemas de uma organização.
O HoneyBot é projetado para se parecer com um robot controlado por controlo remoto perfeitamente comum para qualquer pessoa que tente acessá-lo remotamente, (...)

Europeus já podem aceder a conteúdos digitais em toda a União Europeia

2018-04-13
Fonte: Jornal de Notícias
Foto por: UE

Os cidadãos europeus podem aceder, desde o passado dia 01 de abril, em qualquer local da União Europeia (UE), a conteúdos digitais que tiverem subscrito em casa graças à entrada em vigor de um novo regulamento.

A medida assegura que os europeus que comprem ou subscrevam filmes, séries de televisão, emissões desportivas, música, 'e-books' ou jogos no seu país de origem possam aceder a estes conteúdos quando viajem ou permaneçam temporariamente noutro Estado-membro da UE.
Em comunicado, a Comissão Europeia anunciou que as regras são "aplicadas aos serviços pagos, mas os fornecedores de conteúdos gratuitos poderão aderir a elas, assim como os fornecedores de conteúdos digitais, que já não terão de adquirir licenças para os outros territórios (...)

Leis europeias estão a restringir avanços em Inteligência Artificial

2018-04-13
Fonte: Dinheiro Vivo/ Sapo 24/ Sapo Tek
Foto por: Cortesia de thesomeday1234 em FreeDigitalPhotos.net

Google considera que a inteligência artificial (IA) tem sido importante na proteção dos direitos de autor na internet. Mas ainda há muito por fazer.

Porque não usam os vossos super engenheiros e as vossas super tecnologias para combater todos os conteúdos ilegais?”. Esta é uma das questões que mais vezes colocam à Google e, segundo o conselheiro de direitos de autor da empresa, Cédric Manara, que esteve esta quinta-feira em Portugal num evento promovido pela PLMJ, a resposta é fácil: “Porque simplesmente não conseguimos”. A inteligência artificial (IA) tem sido preponderante na remoção de conteúdos ilegais do motor de pesquisa e também do YouTube, mas as (...)

Microsoft investirá US$ 5 mil milhões em IoT nos próximos quatro anos

2018-04-12
Fonte: Computerworld
Foto por: Cortesia de andongob em FreeDigitalPhotos.net

A Microsoft investirá US$ 5 mil milhões em internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) nos próximos quatro anos. O foco da companhia é capacitar os clientes na transformação dos seus negócios com soluções conectadas.

A empresa quer ganhar espaço no promissor mercado de IoT, que, segundo a A.T. Kearney, impulsionará um aumento de produtividade de US$ 1,9 trilhão e a US$ 177 mil milhões em redução de custos até 2020. Esse efeito será generalizado, de casas e carros conectados a fabricantes, cidades e serviços de utilidade pública inteligentes e muito mais.
Julia White, Vice-presidente Corporativa de Microsoft Azure, explica que o investimento apoiará a inovação contínua na plataforma de tecnologia, contemplando programas de suporte. "Continuaremos a (...)

Facebook, Google e outras dotcom: a Europa vai (mesmo) taxar negócio digital e tem duas propostas

2018-04-11
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Cortesia de SOMMAI em FreeDigitalPhotos.net

A Comissão Europeia avançou, no passado dia 21 de março, com a proposta de novas regras para garantir que os negócios digitais sejam taxados de forma justa e sustentável dentro União Europeia, atualizando a economia moderna e a entrada na era digital. A Digital Tax Package foi incentivada pelo boom gerado no negócio digital proporcionado pelas empresas ligadas às redes sociais e outros fornecedores de conteúdos online que em última instância contribuíram para o crescimento económico da zona Euro.

O executivo europeu assume que está a ter um papel pioneiro na definição destas taxas, mas admite que o pacote de propostas pode ser a base para uma norma global. "A Europa pode estar na primeira linha para definir uma resposta global em relação à #FairTaxation. Decidimos assumir a liderança e vamos encorajar os nossos parceiros a seguir [estas medidas]", refere a Comissão Europeia no Twitter.
O problema atual é que as regras de aplicação dos impostos não foram criadas para as empresas globais que partilham o espectro físico e (...)

Millennials alteram forma de trabalhar nas empresas

2018-03-19
Fonte: Expresso
Foto por: Cortesia de David Castillo Dominici em FreeDigitalPhotos.net

Os millennials, a geração nascida entre 1980 e 1996 e que cresceu com a tecnologia, estão a mudar a maneira como se fazem os negócios e a criar um novo paradigma empresarial. Habituados a uma utilização intensiva do digital, são uma maioria nas empresas e representarão, em 2025, 75% da força de trabalho mundial. Para estes profissionais, desempenhar as suas funções de forma remota é natural e a existência de um espaço físico de trabalho não é fundamental.

Muito por força da chegada desta geração às empresas, o espaço de trabalho é hoje muito diferente do que era há uma década, com a mobilidade a ganhar peso na forma como se fazem e gerem os negócios. Uma conclusão comprovada pelo estudo do Expresso e da Microsoft e realizado pela GfK, que revela que em 59% das PME nacionais isto é uma realidade.
Deste conjunto de empresas, 37% asseguram que o desempenho à distância faz parte do dia-a-dia, enquanto 22% admitem estar a trabalhar nesse sentido. Um retrato empresarial que aponta para a (...)

Sol Rogers: “Os smartphones estão mortos, só ainda não sabem disso”

2018-03-19
Fonte: Observador
Foto por: vfx summit

Solomon Rogers é Fundador e Presidente Executivo da Rewind, uma das maiores produtoras de conteúdos para realidade virtual (RV) e aumentada para empresas. Devido ao sucesso que alcançou, é um dos responsáveis pelo BAFTA VR, a secção de realidade virtual da academia britânica de artes de cinema e televisão.

No passado, teve um percurso académico, até que um dia decidiu ter uma empresa de conteúdos com efeitos especiais. Com esse salto, foi dos primeiros a dedicar-se inteiramente à tecnologia de realidade virtual e aumentada, o que fez com que tivesse clientes como a Microsoft, a Lexus, a Nike, a BBC ou a Paramount.
Ao Observador, numa passagem por Portugal, explicou que, atualmente, a Rewind é “a maior empresa a fazer entretenimento em realidade virtual para marketing”. Depois de ter apostado nestas novas tecnologias, Sol Rogers acredita (...)