Correios suíços começaram a usar drones

2015-08-07
Fonte: Expresso
Foto por: Swiss Post

A Swiss Post anunciou, no passado dia 7 de Julho, que começou a testar a entrega de encomendas postais através de drones (aparelhos não tripulados), exibindo os aparelhos que espera que daqui a cerca de cinco anos venham a efetuar parte das suas entregas.

“O drone é extremamente leve e tem capacidade para transportar cargas até um quilograma durante mais de 10 quilómetros com um único carregamento de bateria”, refere uma declaração dos correios suíços.
A Swiss Post está a desenvolver o projeto com a Swiss WorldCargo, uma divisão da Swiss International Air Lines. O drone foi concebido pela Matternet, empresa sediada nos Estados Unidos. A rota do voo é seguida com recurso a GPS.
“Até se chegar ao momento do seu uso comercial realista, daqui a cerca de cinco anos, há vários (...)

Fibra ótica regista maior crescimento de sempre e já representa 23,1% dos acessos à internet fixa

2015-08-07
Fonte: ANACOM
Foto por: Cortesia de Stuart Miles em FreeDigitalPhotos.net

A fibra ótica foi a tecnologia que mais contribuiu para o aumento dos acessos à banda larga fixa no primeiro trimestre do ano, ao registar 50 mil novos acessos, o maior crescimento de sempre. No final de março já era responsável por 23,1% dos acessos à anda larga fixa.

 

O segundo maior crescimento nas tecnologias de acesso, 14,7%, pertenceu aos circuitos alugados, satélite e LTE em local fixo, muito embora ainda tenham um peso reduzido no total de acessos (4,4%).O ADSL continua a ser a principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa (37,4% do total), embora tenha sido a única tecnologia em que se verificou um decréscimo do número de assinantes (menos 0,5% face ao trimestre anterior). Em segundo lugar surge o modem cabo, com 35,1%.
No final de março existiam 2,9 milhões de acessos à Internet em (...)

Mercado financeiro móvel em África alcançará os US $14.27 mil milhões em 2020

2015-08-07
Fonte: African Review
Foto por: Cortesia de mapichai em FreeDigitalPhotos.net

Um estudo recente realizado pela MarketsandMarkets, afirma que o mercado financeiro móvel em África irá crescer US $14.27 mil milhões nos próximos 5 anos.

O relatório “As transações no mercado financeiro móvel em África (NFC/Smart Cards, facturação direta móvel, Mobile Web / WAP Pagamentos, SMS, STK / USSD e outros) por Natureza do Pagamento, Localização, Tipo de Compra e por País - Previsão até 2020” diz que é esperado que o mercado monetário móvel no continente africano cresça 39.2% CAGR nos próximos 5 anos, passando de US$2.73 mil milhões, em 2015, para US$14.27 mil milhões , em 2020.
O Quénia é, provavelmente, o maior mercado de dinheiro móvel em termos de dimensão (...)

Estados Unidos esgotam endereços IPV4 nas próximas semanas

2015-08-07
Fonte: Sapo Tek
Foto por: IPV4 mall

Há muito que o fim dos endereços de Internet suportados no protocolo IPV4 está anunciado e em várias regiões do globo o momento já chegou. Agora é a vez dos Estados Unidos se verem forçados a migrar para o protocolo IPV6.

Nos últimos anos a transição para um novo protocolo de Internet tem vindo a ser preparada e hoje a generalidade das grandes empresas e organizações ou pouco por todo o mundo já fizeram a transição. A adoção de um novo protocolo tornou-se obrigatório porque o número de endereços IP disponíveis no protocolo antigo começou a escassear. O momento chegou mais depressa que o previsto com o crescimento acelerado da atividade online, mas também do número de dispositivos conectados.
Em várias regiões o stock de endereços IPV4 já acabou. Na (...)

Telemedicina reduz transferências entre as ilhas de Cabo Verde em 30%

2015-08-07
Fonte: Diário Digital/ Lusa
Foto por: Cortesia de Stuart Miles em FreeDigitalPhotos.net

A telemedicina em Cabo Verde já permitiu realizar quase 900 consultas à distância e diminuir as transferências de doentes inter-ilhas em 30 por cento desde que o serviço foi criado, há três anos, divulgou o Governo, no passado dia 23 de julho.

Segundo a Ministra da Saúde Caboverdiana, Cristina Fontes Lima, as transferências de doentes diminuíram cerca de 30 por cento.
A governante falava durante a inauguração do Centro Nacional de Telemedicina, no Hospital Agostinho Neto, na Cidade da Praia, que irá coordenar os núcleos e postos nas outras ilhas.
Além de coordenar os outros postos espalhados pelas nove ilhas habitadas do arquipélago, o Centro Nacional de Telemedicina, uma estrutura física, irá dirigir as consultas, formações, teleconferências, entre outras atividades.

Nova entidade reguladora da Comunicação Social em Cabo Verde quer garantir liberdade de informação

2015-08-07
Fonte: Notícias ao Minuto

A equipa que irá liderar a primeira entidade reguladora da comunicação social em Cabo Verde, presidida pela jornalista Arminda Barros, tomou posse, no passado dia 23 de julho, com promessas de trabalhar para garantir a liberdade de expressão e informação no país.

"Vamos trabalhar para que, pela primeira vez, Cabo Verde tenha uma regulação no sector da comunicação social e [...] temos de garantir o direito à liberdade de expressão e de informação para todos os Caboverdianos. Vamos zelar para que todos tenham vez e voz. O direito à comunicação para todos será sempre a nossa maior prioridade", disse Arminda Barros.
A até agora jornalista da agência noticiosa Caboverdiana Inforpress falava aos jornalistas no final da cerimónia de tomada de posse, que decorreu hoje na Assembleia Nacional, na Cidade da (...)

Concorrência Europeia não quer restrições geográficas nos conteúdos

2015-08-07
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Cortesia de Stuart Miles em FreeDigitalPhotos.net

A quebra das receitas publicitárias afetou particularmente o mercado português e nem o crescimento contínuo das audiências está a conseguir a rentabilização dos grupos, que veem parte significativa das receitas fugir para players internacionais, como o Google e Facebook.

A ideia esteve bem patente no Digital Media Forum, ontem organizado pela ACEPI com a INMA e o Governo português e onde participaram representantes dos principais grupos de media.
O processo de transformação para o “mundo digital” está a seguir o seu curso, com os grupos mais ou menos alinhados na adoção das plataformas e na transformação das redações, mas falta ainda garantir a rentabilidade que sustente o modelo de negócio.
José Manuel Gomes, Diretor-Geral Comercial Adjunto da Cofina admitiu que este não é um (...)

Gigante Netflix continua a crescer

2015-08-07
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Netflix

A Netflix continua a ameaçar tornar-se uma gigante cada vez maior no mercado dos serviços de vídeo.

Segundo o Wall Street Journal, a empresa norte-americana registou um aumento dos lucros no segundo trimestre para os 1,37 mil milhões de euros, ultrapassando o registo financeiro conseguido no mesmo período do ano passado.
O aumento dos subscritores está a criar condições para uma expansão constante, com um efeito visível nas ações. Os títulos estão neste momento a subir 11%, para os 109 dólares, com previsões dos analistas de uma subida futura até cerca de 120 dólares por cada ação da empresa.

Julho (...)

China limita exportações de drones e supercomputadores

2015-08-07
Fonte: Público
Foto por: Cortesia de Victor Habbick em FreeDigitalPhotos.net

O ministro chinês do Comércio anunciou que o país vai restringir as exportações de drones avançados e supercomputadores a partir de 15 de agosto. O jornal estatal China Daily indica que a medida pretende evitar que estes equipamentos ponham em causa o “compromisso de segurança nacional”.

A partir de dia 15 de agosto, as empresas que fabriquem drones avançados e supercomputadores terão que fazer um registo das exportações que pretendem fazer junto das autoridades do comércio.
Para fazer o registo há alguns passos a dar. Os fabricantes devem submeter as especificações técnicas dos equipamentos que pretendem exportar, bem como indicar o tipo de contrato que querem estabelecer com os clientes, a sua identificação e qual será a utilização da tecnologia. O processo deverá demorar cerca de 45 dias, até que haja uma resposta ao (...)

Migração digital: Moçambique e RAS asseguram protecção contra interferências

2015-07-15
Fonte: INCM/ Notícias
Foto por: INCM

Moçambique contínua aberto para novas parcerias na área de comunicações, tudo na perspetiva de proporcionar um serviço de qualidade aos cidadãos no contexto da migração tecnológica, da área analógica para digital, segundo o jornal Notícias.

Para o efeito, no passado dia 10 de junho, foi rubricado em Maputo um memorando de entendimento pelo Ministro dos Transportes e Comunicações Carlos Mesquita e a sua homóloga sul-africana, Faith Muthambi.
Na ocasião, reporta o jornal, o Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Carlos Mesquita, disse que o processo de reestruturação das respectivas comunicações é crucial, pois só vai trazer benefícios para os cidadãos que ganharão vantagens com o avanço tecnológico.
Mesquita referiu que a sua equipa tudo fará para (...)