Portugueses passaram 31 milhões de horas em sites de comércio eletrónico em 2014

2015-04-06
Fonte: Meios e Publicidade
Foto por: Meios e Publicidade

Os dados do Netpanel meter da Marktest indicam que durante o ano de 2014 os sites de eCommerce receberam 5,5 milhões de utilizadores únicos que lhes dedicaram 31 milhões de horas de navegação.

Ao todo foram 5 537 mil os residentes no Continente com 4 e mais anos que acederam a sites de eCommerce a partir de computadores pessoais, um número representa 91.7% dos internautas nacionais e uma média diária de 575 mil utilizadores únicos. Ao longo do ano, assistiu-se a uma tendência de subida no número de visitantes destes sites, que passaram de 4,6 milhões no primeiro trimestre do ano para os 4,8 milhões no último. No total, foram visitadas 3,5 mil milhões de páginas de sites comerciais, uma média de 624 por utilizador, e os (...)

Guiné-Bissau: Governo realiza 1.ª Conferencia Nacional sobre telecomunicações

2015-04-06
Fonte: Jornal Digital/ (c) PNN Portuguese News Network
Foto por: Wikipedia/ AlbertHerring

Com o objetivo de identificar os principais pontos de estrangulamento das duas empresas de telecomunicações Estatais da Guiné-Bissau, a Guiné-Telecom e a Guinétel, o Governo Guineense, através da Secretaria de Estado dos Transportes, organizou a 1.ª Conferencia Nacional sobre Telecomunicações.

Em exclusivo à PNN, Eunice Queta Esteves, Presidente da Comissão de Gestão e Reestruturação das duas empresas, a Guiné-Telecom e a Guinétel, disse haver a necessidade de participação de toda a sociedade assim como dos representantes de diferentes instituições ligadas às telecomunicações, de forma a dar a estas empresas os seus valores no domínio das telecomunicações na Guiné-Bissau.
Por outro lado, a responsável informou que estas empresas já se encontram nas suas fases de finalização de reestruturação, que teve início em 2010, (...)

Comissão Europeia revela prioridades europeias para o 5G

2015-04-06
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Cortesia de jannoon028 em FreeDigitalPhotos.net

A Comissão Europeia (CE) apresentou a sua visão para o 5G. Que prioridades devem guiar o desenvolvimento da tecnologia é o que CE e indústria revelam.

As previsões da indústria indicam que o 5G será uma realidade entre 2020 e 2025. Nessa altura multiplicará por 30 os débitos que as ligações móveis de dados oferecem hoje. No caminho que há a percorrer até lá chegar, a Europa quer posicionar-se entre as regiões que lideram o processo, como já conseguiu fazer em gerações anteriores da tecnologia móvel.
No final de 2013, algumas das maiores referências da indústria móvel na região juntaram-se à CE para refletir sobre o tema e definir prioridades que orientassem o caminho para lá (...)

Fim do roaming na UE? Só depois de 2018, talvez.

2015-04-06
Fonte: Sapo Tek
Foto por: UE

Os Estados-Membros da União Europeia adotaram uma posição comum em relação ao roaming na União Europeia: não querem que estas tarifas despareçam, pelo menos até 2018.

A posição dos Estados-Membros, adotada esta semana numa reunião dos Ministros com a pasta das telecomunicações, em Bruxelas, vai contra a proposta da Comissão Europeia, que visa uma redução progressiva das taxas aplicadas às comunicações móveis no estrangeiro (na UE, neste caso) até à sua eliminação.
A lógica de mercado único europeu está na base da proposta da CE, aprovada pelo Parlamento Europeu, e que tem ditado as reduções de preços impostas nos últimos anos.
Os Ministros não concordam com a medida, pelo menos para (...)

PE quer mais medidas contra conteúdos na Internet sobre abuso sexual de crianças

2015-04-06
Fonte: Público
Foto por: Wikipedia/ jeffowenphotos

O Parlamento Europeu aprovou, no passado dia 11 de março, uma resolução a apelar por mais medidas para combater os conteúdos existentes na Internet relacionados com a exploração sexual de crianças e imagens de abusos.

Na resolução aprovada na sessão plenário do Parlamento Europeu em Estrasburgo (França), por 606 votos a favor, 4 contra e 67 abstenções, os parlamentares pedem a alteração das regras sobre conteúdo ilícitos relacionados com crimes sexuais de crianças e uma maior cooperação entre as autoridades a nível internacional para combater essas práticas.
Para isso, querem que conteúdos relacionados com a exploração sexual de crianças e imagens de abusos sejam de imediatos retirados na Internet e comunicados às autoridades policiais, que se (...)

Portugueses querem ajudar a levar internet a todo o mundo. Com drones.

2015-04-06
Fonte: RR
Foto por: Wikipedia/ Dkroetsch

Empresa portuguesa Tekever integra consórcio europeu que quer levar a internet a locais sem rede com a ajuda de aviões não tripulados.

Um consórcio europeu, que inclui universidades e empresas, pretende levar a internet a locais sem rede, usando aviões não tripulados (“drones”) equipados com tecnologia de comunicação sem fios, um projeto no valor de três milhões de euros a desenvolver até 2018.
"Há sítios no mundo que, por uma razão ou por outra, temporária ou permanentemente, não têm infraestrutura. E a infraestrutura não tem, necessariamente, de ser fixa. Pode ser este tipo de tecnologia a fornecer comunicações a uma determinada zona", assinalou à Lusa Ricardo (...)

Portugal vai ter a primeira rede das coisas a funcionar no final de 2015

2015-04-06
Fonte: Exame Informática
Foto por: NarrowNet

A NarrowNet quer instalar em Portugal a primeira rede desenhada exclusivamente para a Internet das Coisas até ao final de 2015. Atualmente, a empresa conta apenas com cinco antenas que funcionam nos 868 MHz.

Será a NarrowNet um operador? João Pimenta, gestor da empresa que acaba de chegar a Portugal, prefere não usar a palavra “operador”. «Não somos um operador de telecomunicações que é usado por pessoas para comunicarem entre elas, mas sim uma empresa que tem uma rede que recebe comunicações de objetos». Até ao final de 2015, a NarrowNet deverá assegurar a cobertura do território que alberga 95% da população de Portugal continental. Nessa altura, será a primeira rede pensada para a comunicação exclusiva entre objetos a funcionar em (...)

Visabeira negoceia empréstimo com o BEI para investir em Angola

2015-04-05
Fonte: Jornal de Negócios
Foto por: Visabeira

O grupo Visabeira está a negociar um empréstimo de 25 milhões de euros com o Banco Europeu de Investimento (BEI) para reforçar a operação de televisão por cabo em Angola, avançou, no passado dia 24 de março, o Diário Económico.

Em declarações ao Diário Económico, o presidente da Visabeira Global e vice-presidente do grupo sedeado em Viseu, adiantou que está a ser "negociada a segunda fase de um empréstimo junto do BEI para uma operação de televisão por cabo em Angola. O financiamento, que deverá estar concluído no primeiro semestre deste ano, é "um reforço de um financiamento já existente para um projeto para a TV cabo Angola, de cerca de 25 milhões", detalhou Pedro Reis.
O gestor revelou ao mesmo título que no seguimento das restrições de circulação de (...)

4.ª Reunião Geral Anual da CRASA em Moçambique

2015-04-05
Fonte: INCM

Moçambique é anfitrião da 4.ª Reunião Geral Anual da Associação dos Reguladores das Comunicações da África Austral (CRASA). O evento, que decorrereu sob o tema «Rumo à Excelência nas Comunicações», realizou-se nos dias 27 e 28 de março, na Província de Inhambane, Município de Vilankulo.

A reunião foi organizada pela CRASA em colaboração com o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM).
Os participantes discutiram assuntos relacionados com a regulação e harmonização das políticas de desenvolvimento dos sectores postal e de telecomunicações da África Austral, o Plano de Atividades da CRASA, o orçamento e outras matérias de natureza técnico-financeiras.
Entretanto, a 4.ª Reunião Geral Anual da CRASA foi precedida por três workshops com os temas: Telefonia Móvel e Saúde; Qualidade de Serviços Postais; Custo de (...)

Grafeno pode ser a resposta para as telecomunicações quase perfeitas

2015-04-05
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Wikipedia/ AlexanderAlUS

Por trás do conceito de fazer uma chamada telefónica existem muitos outros conceitos relacionados com as leis da física. E o grafeno é o super-material que promete revolucionar vários segmentos, incluindo o das telecomunicações.

 eveza, resistência e condutor de eletricidade. Estas são três das grandes características do grafeno que o colocam como um dos principais elementos sujeitos a investigações científicas das mais diversas áreas. E o instituto alemão Fraunhofer IAF acredita que a resposta para as telecomunicações quase perfeitas podem estar neste material.
Os investigadores acreditam que graças à conjunção de propriedades únicas do grafeno será possível melhorar as tecnologias de telecomunicações 2G, 3G, 4G, Wi-Fi e Bluetooth - os (...)