Cultura empresarial é o principal obstáculo à transformação digital

2017-09-08
Fonte: i9 magazine
Foto por: Capgemini

Novo estudo do Instituto de Transformação Digital da Capgemini, em colaboração com Brian Solis, deteta agravamento do fosso cultural entre gestores e trabalhadores – um aumento de + 7 pontos percentuais nos últimos 6 anos.

A Capgemini, especializada em serviços de consultoria, tecnologia e outsourcing, em colaboração com Brian Solis, analista internacional especialista do setor digital, anunciam os resultados do estudo The Digital Culture Challenge: Closing the Employee-Leadership Gap. De acordo com este estudo aprofundado, 62% dos inquiridos considera que a cultura empresarial é o principal obstáculo no processo de transformação digital das empresas e o principal risco de perda de (...)

Empreendedorismo Digital: Em vez da cana, pescar com a rede

2017-09-08
Fonte: Expresso das Ilhas
Foto por: Cortesia de samuiblue em FreeDigitalPhotos.net

Novos dados divulgados recentemente pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) mostram que no mundo 830 milhões de jovens estão online.

Em Cabo Verde não há ainda dados específicos quanto às características dos usuários, mas facilmente se percebe que ela segue as características da população cuja idade média é de 26,8 anos e 50% dela tem menos de 22 anos. Aproveitando a efeméride do Dia Internacional da Juventude – que se assinalou a 12 de agosto – tentamos, a partir de dois exemplos e da opinião de um conhecedor, compreender que uso poderiam dar os jovens à internet com impacto positivo nas suas vidas e na sociedade. E lembrando aqui uma das mais citadas parábolas das (...)

Gartner aponta as megatendências que irão conduzir os negócios digitais

2017-09-08
Fonte: Computerworld
Foto por: Cortesia de pakorn em FreeDigitalPhotos.net

Inteligência artificial (IA), experiências imersivas transparentes e plataformas digitais são as três tendências que irão fornecer inteligência, criar novas experiências e oferecer plataformas para ajudar as empresas a se conectarem com novos ecossistemas de negócios. A previsão é de um estudo do Gartner, que analisa as megatendências que irão alavancar os negócios das empresas e ajudá-las a sobreviver na economia digital nos próximos cinco a dez anos.

"Arquitetos empresariais que estão focados em inovação tecnológica devem avaliar essas tendências de alto nível e as tecnologias apresentadas, assim como o potencial impacto em seus negócios", diz Mike J. Walker, diretor de pesquisas do Gartner. "Além do possível impacto nos negócios, essas tendências oferecem perspetivas significativas para que líderes de arquitetura ajudem os executivos seniores de TI e negócios a responderem às oportunidades e ameaças dos negócios digitais. Isso cria soluções acionáveis signature-ready que (...)

Como o Big Data das telecomunicações pode ajudar as cidades

2017-09-08
Fonte: inova.jor
Foto por: Cortesia de FrameAngel em FreeDigitalPhotos.net

A análise das informações recolhidas pelas operadoras de telefonia móvel, como as mudanças na localização dos clientes durante o dia, abre uma grande possibilidade de melhora da vida nas cidades.

Problemas de áreas como mobilidade urbana, educação, trabalho, turismo e segurança podem ser mais bem entendidos a partir do tratamento desses dados.
A TIM já começou a atuar em big data para a administração pública, a partir de um acordo que fechou com a prefeitura do Rio de Janeiro durante a Olimpíada.
Essa também é uma aposta da Oi, que roda provas de conceito com algumas prefeituras. “Temos uma grande frente de big data e analytics”, afirma Cátia Tokoro, diretora de B2B da Oi.
O momento pelo qual a operadora (...)

Internet das coisas: o que falta para uma revolução na era da informação?

2017-09-08
Fonte: Portal dos Administradores
Foto por: Cortesia de andongob em FreeDigitalPhotos.net

 A internet das coisas, nome dado a futura geração de eletroeletrónicos, veículos automotores e qualquer outro tipo de dispositivo capaz de se comunicar via TCP/IP, partilhando informações e interagindo com outros dispositivos, é literalmente a "bola da vez" no planeamento estratégico de grandes e pequenas empresas em todo o mundo.

O Google, por exemplo, que já tem investido há anos no projeto do automóvel sem condutor guiado por GPS, comprou recentemente a Nest empresa de termostato por US$ 3,2 mil milhões. De entre outras inovações e interações a próxima versão do sistema operacional do smartphone da Apple, o iOS 8, permitirá que consiga controlar dispositivos smart-casa a partir de seu iPhone.
Com a possibilidade de integrar o protocolo TCP/IP a dispositivos dos mais comuns, aos mais sofisticados, desde uma cafeteira a um automóvel, a internet das coisas (...)

90% das telecomunicadoras acreditam que as plataformas em nuvem aceleram o crescimento no mercado

2017-09-08
Fonte: Exame
Foto por: Cortesia de hywards em FreeDigitalPhotos.net

Uma pesquisa realizada pela Frost & Sullivan em parceria com a BroadSoft mostrou que 90% dos provedores de telecomunicações acreditam que as plataformas integradas e baseadas em nuvem aceleram o crescimento de clientes corporativos.

Os resultados da pesquisa indicam ainda que, uma plataforma integrada de Comunicação Unificada e Colaboração (UC&C) em nuvem SaaS pode permitir aos provedores de telecomunicações mais competitividade através de ofertas aprimoradas, ciclos de vendas reduzidos e novas oportunidades de receita.
Com os resultados da pesquisa, ficam claros quais são as prioridades de negócios dos provedores de telecomunicações com o desenvolvimento do mercado de UCaaS: 90% dos entrevistados indicam que uma plataforma integrada baseada na nuvem acelera o avanço (...)

Fibra ultrapassa cabo como principal acesso à Internet

2017-09-08
Fonte: APDC
Foto por: Cortesia de cookie__cutter em FreeDigitalPhotos.net

A fibra ótica ultrapassou no primeiro trimestre do ano o cabo como a principal forma de acesso à banda larga fixa. Já representa 34% do total dos 3,42 milhões de acessos em local fixo, enquanto o cabo tem 33,1% deste mercado. No móvel, há 6,5 milhões de utilizadores. São os números mais recentes da ANACOM.

No final do primeiro trimestre, havia cerca de 3,42 milhões de acessos à Internet em local fixo, mais 44 mil acessos que no trimestre anterior. Com a fibra ótica a ultrapassa o modem por cabo como a principal forma de acesso à Internet em banda larga fixa, sendo responsável por 34% dos acessos, contra 33,1% do cabo.
A fibra tem sido a tecnologia que mais tem contribuído para o crescimento do número de acessos, registando aumentos superiores a 50 mil acessos por trimestre desde o início de 2015. Quando aos restantes acessos à Internet em banda (...)

Empresa chinesa Alibaba Cloud contratada para transformar Macau numa “cidade inteligente”

2017-09-08
Fonte: Macauhub
Foto por: Macauhub

A empresa Alibaba Cloud, subsidiária do grupo chinês Alibaba, foi contratada para criar um centro de inteligência artificial em Macau, ao abrigo de um acordo-quadro que decorrerá em duas fases e que foi no passado dia 1 e agosto assinado pelo presidente da Alibaba Cloud, Hu Xiaoming e pela chefe de gabinete do Chefe do Executivo, O Lam.

A Alibaba Cloud espera construir um centro de inteligência artificial a fim de ajudar a organizar os assuntos que têm a ver com a qualidade de vida da população”, por exemplo, com a criação de uma rede de trânsito inteligente e com o melhoramento do sistema de saúde eletrónico já existente, disse na ocasião Hu Xiaoming.
Este projeto será executado em duas fases, surgindo em primeiro lugar um centro de computação em nuvem e uma plataforma de dados, que abrangerá áreas como a promoção do turismo, formação de recursos (...)

Moçambique reforça cooperação com a Rússia e Turquia

2017-09-08
Fonte: A Verdade
Foto por: Wikipedia/ Hansueli Krapf

Um acordo no sector das comunicações, visando dinamizar a cooperação bilateral nas áreas de desenvolvimento e expansão das TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação, governo eletrónico e segurança cibernética, comunicação via satélite, banda larga, processos de digitalização, plataformas de meios de comunicação de massa e o recrutamento de professores de ciências exatas e engenharias, da Rússia, para lecionar no ensino superior em Moçambique, vai ser elaborado pelos governos de ambos os países.

A produção do referido documento foi projetada pelo ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, e o ministro das Telecomunicações e Meios de Comunicação de Massa da Federação da Rússia, Nikolay Nikiforov, no decurso da recente visita de trabalho àquele país asiático, como enviado especial de Filipe Nyusi, Presidente da República de Moçambique.
No encontro entre os dois governantes, Carlos Mesquita realçou o interesse do Governo moçambicano de ver estabelecidas parcerias empresariais, com mais empresas russas a (...)

Facebook investe no e-commerce com a expansão do Marketplace

2017-09-08
Fonte: Forbes
Foto por: Facebook

Os smartphones representam apenas cerca de um quarto das compras digitais nos EUA. Mas o Facebook não quer perder a oportunidade naquele que está a tornar-se um importante hábito do consumidor.

No passado dia 11 de agosto, a empresa de media social disse que o seu "separador" de compra-e-venda pelo telemóvel, Marketplace, está a ganhar forma e em breve estará disponível na Europa. O Marketplace, que compete com sites de comércio eletrónico como o Craigslist e o Ebay, estreou-se nos EUA em outubro e desde então expandiu-se para mais seis países: Austrália, Canadá, Reino Unido, Nova Zelândia, Chile e México. Agora, este "separador" está a ser lançada em 17 países da Europa, como França, Alemanha, Irlanda, Itália, Espanha, Suécia e (...)