Convergência abre porta 'mergers' nas Telecomunicações

2014-08-14
Fonte: Reuters/ Daniel Alvarenga
Foto por: Reuters

Os movimentos de fusão e aquisição (M&A) no setor das telecomunicações dos países de expressão portuguesa vão acelerar com a convergência tecnológica e quebrar barreiras entre operadores de telecoms, conteúdos e correios, segundo o Presidente da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP).

João Caboz Santana, que também é Diretor dos Assuntos Internacionais e Cooperação dos CTT – Correios de Portugal, referiu que a fusão entre a Portugal Telecom e a brasileira OI, assim como o 'merger' que deu origem à NOS, deram o tiro de partida a uma tendência que se vai acentuar.
"O processo de convergência tecnológica potencia não apenas a realização de operações de concentração, mas também de parcerias entre empresas para a exploração de novos negócios", afirmou João Caboz Santana em entrevista à Reuters.
"Já temos (...)

As 3 principais transformações que a Microsoft (e todas as Grandes Empresas) devem iniciar para prosperar num futuro centrado no utilizador

2014-08-14
Fonte: Cibertransistor
Foto por: Microsoft

O novo líder da Microsoft falou, e fê-lo através de um e-mail de 3.100 palavras que partilhou publicamente no site da Microsoft – este é o sinal de alarme para todos os funcionários da empresa, que avisa: Está nas nossas mãos – e é altura de demonstrar o que podemos fazer!

1. Transformar os produtos e serviços para experiências centradas no utilizador
Um dos maiores desafios para a mudança é o legado processual e tecnológico. É tão grande que geralmente distorce a tomada de decisões e leva a que os conselhos de administração estejam mais preocupados com o legado do que com o que a empresa e com os cliente que realmente precisam. Este legado é geralmente uma de duas coisas: processos ou pessoas (e às vezes ambos). Com a evolução da tecnologia poderíamos substituir um fluxo de trabalho de 5 (...)

União Europeia e Coreia do Sul vão trabalhar no 5G

2014-08-14
Fonte: Vida Económica
Foto por: Cortesia de kanate / FreeDigitalPhotos.net

O acordo assinado em Seul, em junho, visa o desenvolvimento das redes de comunicações 5G, na medida em que "a infraestrutura das comunicações será a espinha dorsal da economia digital do futuro". Espera-se que esta tecnologia esteja em funcionamento na década de 2020, permitindo uma velocidade superior à atual 4G.

As metas do projeto serão definidas até ao final do ano, bem como o calendário para o programa de desenvolvimento, sendo que em 2016 e 2017 deverão ser lançados programas de parceria de investigação, depois de ter visto a tecnologia 4G ser primeiro implementada nos EUA e ter injetado 50 milhões de euros para financiar a investigação no ano passado. Relembre-se que a Coreia do Sul é um país de vanguarda tecnológica e origem de marcas como a Samsung ou a LG.

Julho 2014

 

Xiaomi ultrapassa Samsung na China em venda de 'smartphones'

2014-08-14
Fonte: Olhar Digital/ Tech Crunch
Foto por: Xiaomi

A Samsung é a maior fabricante de smartphones do mundo, mas segundo pesquisa realizada pela consultoria Canalys, pelo menos na China, que é o principal mercado do globo, a sul-coreana foi batida pela novata Xiaomi em número de vendas.

No último trimestre, a empresa chinesa obteve crescimento de 240% em relação ao mesmo período de 2013, totalizando 15 milhões de aparelhos comercializados no país. Já a Samsung foi de 15,5 milhões de vendas, no ano passado, para 13,2 milhões em 2014, queda de 15%.
Com isso, a Xiaomi agora detém 14% do mercado local. Sozinha, a China foi responsável por 108,5 milhões de smartphones vendidos no segundo trimestre do ano, 37% do total mundial. Até dezembro, a empresa planeja vender 60 milhões de aparelhos.

No último trimestre, a empresa chinesa obteve crescimento de 240% em relação ao mesmo período de 2013, totalizando 15 milhões de aparelhos comercializados no país. Já a Samsung foi de 15,5 milhões de vendas, no ano passado, para 13,2 milhões em 2014, queda de 15%.
Com isso, a Xiaomi agora detém 14% do mercado local. Sozinha, a China foi responsável por 108,5 milhões de smartphones vendidos no segundo trimestre do ano, 37% do total mundial. Até dezembro, a empresa planeja vender 60 milhões de aparelhos.

Julho 2014

-->

Google pressiona sites a reforçar segurança sob risco de descerem nos resultados de pesquisa

2014-08-14
Fonte: Publico
Foto por: Google

O Google alerta que pode vir a despromover sites nos seus resultados de pesquisa que não usem ligações seguras por defeito. O motor de busca exige aos criadores de páginas online que utilizem o https no seu endereço ou arriscam perder as suas posições no Google para outros sites que usem aquele que é o protocolo de segurança mais comum na Internet.

O https, ou protocolo de transferência de hipertexto seguro adicionado ao protocolo tls (segurança da camada de transporte), é uma forma de encriptação de sites que protege os dados enviados para a Internet. Com esta posição, o Google pretende garantir que os dados dos utilizadores fiquem protegidos dos hackers.
“Nos últimos meses temos realizado testes tendo em conta se os sites usam conexões encriptadas e seguras como um sinal nos nossos algoritmos de ranking de busca. Temos visto resultados (...)

Consumo de conteúdo é maior em multiplataforma

2014-08-14
Fonte: Exame
Foto por: Cortesia de hyena reality / FreeDigitalPhotos.net

Segundo Artie Bulgrin, SVP de análise e pesquisa da ESPN/Disney, as pessoas que usam diversas plataformas de media não passam menos tempo a ver televisão.
"Todas os outros media são incrementais à televisão. Um heavy user de media, é, provavelmente, heavy user de todos os media".

O executivo participou de um debate na ABTA 2014 no passado dia 7 de agosto, em São Paulo.
Apresentou alguns dados do Profect Blueprint, um sistema de mensuração de audiência multiplataforma.
A tese de Bulgrin é comprovada por dados obtidos em setembro do ano passado entre usuários multiplataforma da ESPN nos Estados Unidos.
O número de horas que os homens com mais de 18 anos passam a consumir conteúdos da ESPN cresce conforme o número de plataformas usadas.
Naquele mês, os que consumiram conteúdos por apenas uma (...)

Facebook e estúdios de Hollywood vão produzir conteúdos para o Rift, diz site

2014-08-14
Fonte: Canal Tech/ Publico
Foto por: Facebook

Desde que foi comprada pelo Facebook, a Oculus VR, dona do headset de realidade virtual Oculus Rift, ganhou ainda mais visibilidade no mundo da tecnologia. A boa notícia é que, além de aplicações em jogos eletrónicos, o acessório poderá em breve fazer sua estreia em grandes produções de Hollywood.

Fontes familiarizadas com o assunto disseram ao site «The Information» que a rede social de Mark Zuckerberg está em negociações com diversos estúdios e diretores da indústria cinematográfica americana para trazer novas experiências aos usuários do Oculus Rift. Segundo os informadores, embora o Facebook não tenha fechado nenhum acordo, a empresa californiana já teria conversado com a Fox, Disney, Warner, Sony e NBC Universal para tornar realidade esse conceito.
Não se sabe em quais tipos de projetos os óculos seriam encaixados. Ao que (...)

Compras online deverão atingir quatro mil milhões em 2017

2014-07-15
Fonte: Económico
Foto por: Cortesia de Stuart Miles / FreeDigitalPhotos.net

Governo quer criar condições para que as empresas se desenvolvam na economia digital, garantiu ontem o Secretário de Estado Adjunto e da Economia de Portugal.

 O comércio eletrónico deverá ser responsável por quatro mil milhões de euros de compras em 2017, valor que representa cerca de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), avançou, no passado dia 3 de julho, Rui Marques, Vice-Presidente da Associação de Comércio Eletrónico e Publicidade Interativa (ACEPI), na conferência Mobile Forum Portugal, promovida pela ACEPI, APDC e Mobile Marketing Association (MMA).
O valor compara com os 2,4 mil milhões de euros de compras atuais, realizadas por 2,7 milhões de internautas - o valor representa 1,5% do (...)

Brasil terá 68% da sua população com acesso à internet em 2018

2014-07-14
Fonte: Tele Síntese
Foto por: Cortesia de ddpavumba / FreeDigitalPhotos.net

O estudo da Cisco Visual Networking Index, que analisa o tráfego global de Internet para o período de 2013 a 2018, indica um crescimento anual de 9,6% no número de usuários de Internet na América Latina e projeta que os países da região devem chegar em 2018 com 371 milhões de usuários de internet. Globalmente, até 2018, 52% da população (3,6 mil milhões) terão acesso à internet e existirão 2,7 dispositivos por pessoa, sendo 50% das conexões pela rede móvel.

No detalhamento da região, o estudo mostra que, até 2018, 68% da população brasileira terão acesso à Internet (142 milhões de pessoas, contra 81 milhões em 2013), com uma média de 3,1 dispositivos conectados por pessoa e mais: 55% dos equipamentos serão conectados pela rede móvel. O Chile também terá 68% de sua população com acesso à internet, porém, quatro devices per capita e 48% dos equipamentos conectados pela rede móvel. Já no México, o percentual da população com acesso à Internet será de 54%, com 2,4 aparelhos por pessoa e 51% de (...)

Vice-Governador de Luanda destaca contributo das TIC no desenvolvimento social

2014-07-14
Fonte: Angola Telecom
Foto por: Angola Telecom

O Vice-Governador de Luanda para a área técnica e infraestruturas, Agostinho Silva, destacou o contributo das tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento sócioeconómico do país, em particular das populações de Luanda.

 De acordo com o responsável, o contexto político e social satisfatório que o país vive desde o alcance da paz é, sem sombra de dúvidas, o grande motivo de aumento do uso das novas tecnologias de informação. "Acreditamos que esta grande amostra de inovações de novos serviços, produtos e soluções irá trazer vantagens para o mercado angolano, particularmente, aquelas que terão impacto real na vida dos cidadãos e na economia", sublinhou.
A Expo TIC, que decorreu sob o lema «Os serviços na nuvem e a mobilidade do cidadão, desafios (...)