Angola pode tornar-se um dos eixos de distribuição de internet no mundo

2015-06-06
Fonte: Africa 21
Foto por: Cortesia de cooldesign em FreeDigitalPhotos.net

Depois do impacto da queda dos preços de petróleo, Angola vira agulhas no sentido de procurar alternativas viáveis que não comprometam o Orçamento de Estado para 2015. Uma das alternativas que está em cima da mesa é o investimento no setor das telecomunicações, que o permitam tornar numa referência já no próximo ano.

Nesse sentido, o país investiu 300 milhões de dólares para se tornar um dos eixos de distribuição de internet no mundo. «Estamos a ampliar as nossas fronteiras para atrair novo capital noutras áreas, uma delas é a das telecomunicações», explica o Cônsul-Geral de Angola, no Rio de Janeiro, Rosário de Ceita.
Segundo o responsável, a partir de 2016, Angola deverá «tornar-se um dos principais eixos africanos nas telecomunicações intercontinentais». Esta realidade será possível graças ao projeto denominado «Sistema de Cabo do (...)

Secretário de Estado Para as Telecomunicações participa na Cimeira Mundial sobre Sociedade da Informação

2015-06-06
Fonte: ANGOP
Foto por: Wikipedia/ Yann

O secretário de Estado Para as Telecomunicações, Aristides Safeca, chegou no passado dia 25 de maio a Genebra (Suíça), para participar na Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI).

O evento, uma organização conjunta da União Internacional das Telecomunicações (UIT) e outras instituições das Nações Unidas, comportará duas partes. Uma de Alto Nível, reservada às declarações políticas, em geral, e outra para painéis temáticos.
No diálogo de Alto Nível serão debatidos temas como “As linhas de Ação da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação e os objetivos de Desenvolvimento Durável pos-2015”, “Acessibilidade para todos: Transformar em realidade”, “Trabalhando juntos para Construção sobre (...)

Altice conclui compra da PT Portugal

2015-06-06
Fonte: APDC
Foto por: Altice

Está concluída a venda da PT Portugal. Depois das negociações intensas dos últimos dias, Altice e Oi chegaram a acordo. O Grupo francês pagou 4,9 mil milhões de euros aos brasileiros. Inicia-se hoje um novo ciclo de vida na ‘dona’ do MEO. E aguarda-se a estratégia dos novos donos, assim como a nova Administração que irá definir o futuro da operação. Corte de custos, venda de ativos e renegociação com fornecedores são dados como certos.

A operação acabou por ficar concluída no prazo definido pelo Grupo francês, depois de se ter admitido uma derrapagem do “timing”, já que Altice e Oi desenvolveram nos últimos dias intensas negociações para fechar o processo. Ao que parece, o Grupo francês terá colocado algumas exigências adicionais que a Oi não aceitava, nomeadamente contingências fiscais que poderiam diminuir o encaixe em dinheiro.
Mas o acordo foi conseguido e a Altice já passou o ‘cheque’ de 4,9 mil milhões de euros ao Grupo brasileiro, devendo assumir (...)

Cerimónia de Comemoração do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação 2015

2015-06-06
Fonte: DSRT Macau
Foto por: DSRT Macau

Com o objetivo de celebrar o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação estabelecido pela União Internacional das Telecomunicações e de se coadunar ao tema deste ano, “Tecnologias das Telecomunicações e Comunicação da Informação: Força Motriz de Criação”, a Direção dos Serviços de Regulação de Telecomunicações (DSRT) realizou, pelas 10h da manhã do dia 15 de Maio, uma cerimónia de comemoração na Doca das Pescadores de Macau.

O Diretor da DSRT, Hoi Chi Leong, referiu no seu discurso que a União Internacional das Telecomunicações comemora o seu 150.° Aniversário este ano, sendo que 150 anos são provavelmente um curto parágrafo na história da civilização humana, mas durante este período o desenvolvimento da tecnologia de comunicações humanas teve um progresso extraordinário. Tendo em conta o desenvolvimento das tecnologias, a DSRT esforça-se por impulsionar as tecnologias das telecomunicações e de comunicação informática, no sentido de disponibilizar diferentes (...)

Comissão Europeia adota estratégia para o Mercado Único Digital

2015-06-06
Fonte: ANACOM
Foto por: União Europeia

A Comissão Europeia (CE) adotou a 6 de maio de 2015 a estratégia para o Mercado Único Digital, que inclui um conjunto de medidas específicas a concretizar até ao final de 2016.

 

Esta estratégia define 16 ações-chave, assentes em 3 pilares:
• Melhoria do acesso dos consumidores e das empresas a bens e serviços digitais em toda a Europa;
• Criação de condições adequadas e de condições de concorrência equitativas para o desenvolvimento de redes digitais e de serviços inovadores; e
• Otimização do potencial de crescimento da economia digital.
O Mercado Único Digital constará da ordem de trabalhos da reunião do Conselho Europeu de 25-26 de junho de 2015.

Esta estratégia define 16 ações-chave, assentes em 3 pilares:
• Melhoria do acesso dos consumidores e das empresas a bens e serviços digitais em toda a Europa;
• Criação de condições adequadas e de condições de concorrência equitativas para o desenvolvimento de redes digitais e de serviços inovadores; e
• Otimização do potencial de crescimento da economia digital.
O Mercado Único Digital constará da ordem de trabalhos da reunião do Conselho Europeu de 25-26 de junho de 2015.

Maio 2015

 

-->

Google também está a trabalhar num sistema operativo para a Internet das Coisas

2015-06-06
Fonte: Exame Informática
Foto por: Google

Tem o nome de código “Brillo” e é o sistema operativo que a Google está a desenvolver para os pequenos dispositivos que estão a ganhar cada vez mais espaço nas casas inteligentes.

Depois de ter surgido a notícia que a Huawei criou um sistema operativo especificamente pensado para a Internet das Coisas, veio a público que a Google está a trabalhar num projeto semelhante.
Este sistema operativo da Google tem o nome de código “Brillo” e é vocacionado para dispositivos ligados à Internet das Coisas que apresentem um consumo reduzido e cerca de 32 ou 64 MB de RAM. De acordo com o The Information, quando chegar ao público, este OS deve aparecer sob a marca Android e abandonar o nome “Brillo”.
A ideia da Google é (...)

A Smart TV será a plataforma de e-commerce do futuro

2015-06-06
Fonte: Dirigentes digital
Foto por: Cortesia de Naypong em FreeDigitalPhotos.net

A Smart TV está a emergir como uma plataforma para o futuro, os consumidores valorizam o facto de que a televisão está sempre conectada à rede e fornece acesso a mais conteúdos ou novos formatos do mesmo.

O segundo estudo anual da Connected TV e vídeo online, publicado pelo IAB, em novembro passado, mostrou que cerca de 4,5 milhões de espanhóis já têm uma TV inteligente, o que converteu as televisões inteligentes numa nova fornada de dispositivos conectados nos lares espanhóis. As plataformas de VoD estão a deixar os dispositivos móveis e a tornarem-se numa APP presente também na TV. Esta é uma oportunidade para as marcas que desejam atingir os utilizadores com muitas possibilidades diferentes de desenvolvimento.
A Webloyalty avançou (...)

Chromecast transforma todos televisores numa TV inteligente

2015-06-06
Fonte: Económico
Foto por: Google

A pequena 'pendrive' da Google é um acessório que passa os conteúdos dos dispositivos móveis para a TV, mas sem a necessidade de um cabo.

Se gosta de ver filmes, séries e música e tem um televisor que não é ‘smart' e um bom sistema de som que gostava de potenciar, então deve considerar em comprar o Chromecast.
O Google Chromecast foi anunciado em julho de 2013 e ficou à venda na loja online Google Play Portugal no final do ano passado, mas parece ter passado despercebido. O dispositivo da Google é um equipamento de ‘streaming', mas é de todos aquele que apresenta o melhor preço - apenas 35 euros - e um bom suporte de aplicações.
O Chromecast é um dispositivo pouco (...)

Netflix começa a testar publicidade com teasers de conteúdos originais

2015-06-06
Fonte: IDGNow
Foto por: Netflix

A partir de agora, empresa exibe trailers curtos de séries próprias antes do começo de um conteúdo. Companhia nega que vá exibir propagandas de terceiros.

O que muita gente temia pode estar mais perto de acontecer. Isso, porque o Netflix está fazendo testes com um modelo de publicidade para seus conteúdos originais.
A notícia surgiu no passado dia 1 de junho, pelo site Motherboard, da Vice, que informou que o serviço de streaming estava reproduzindo alguns teasers sobre seus conteúdos originais antes e depois do usuários assistir algo na plataforma.
No entanto, como afirma o próprio Netflix, a iniciativa não se deve traduzir nos temidos anúncios de terceiros (...)

Facebook lidera na pesquisa de notícias na internet

2015-06-06
Fonte: RTP/ The Economist

Um estudo da Entidade Reguladora para a Comunicação Social apresenta as novas tendências sobre a procura de informação por parte dos portugueses.

Um terço da população residente em Portugal não utiliza a internet. A televisão continua a ser o meio mais escolhido pelos portugueses para saber das notícias, mas esta realidade está a mudar.
Quem procura notícias na internet escolhe sobretudo a rede social Facebook. O coordenador do estudo, Telmo Gonçalves, explicou à Antena 1 que os portugueses são dos públicos que mais utilizam o Facebook para consumo de informação.

O Facebook e diversas empresas noticiosas entraram numa parceria (...)