Dia da Internet Mais Segura 2017

2017-02-12
Fonte: ANACOM

Celebrou-se a 7 de fevereiro de 2017 o Dia da Internet Mais Segura, promovido pela European Internet Safety Network (InSafe) e pela International Association of Internet Hotlines (INHOPE), com o apoio da Comissão Europeia.

O tema escolhido para 2017 - “Marca a Diferença: Unidos por uma Internet Melhor” - teve como objetivo promover a sensibilização e a consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos, em particular crianças e jovens.
Em Portugal, o Consórcio Centro Internet Segura, do qual fazem parte a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Direção-Geral da Educação, a Fundação PT e a Microsoft Portugal, com o apoio do DNS.pt, organizou o “Seminário Dia da Internet (...)

Powerpack: Um projeto da Tesla do Futuro

2017-02-12
Fonte: pplware
Foto por: Tesla

Mais um passo em direção ao futuro e mais uma vez a Tesla! A empresa de Elon Musk inaugurou, no passado dia 30 de janeiro, um enorme abastecimento de energia elétrica na Califórnia a menos de 100 km de Los Angeles.

O projeto Powerpack, em conjunto com o fornecedor de eletricidade local Southern California Edison, vai apoiar a operação da rede durante horas de pico e melhorar a integração de recurso de energia renovável, já uma bandeira que a marca de automóveis elétricos já nos habituou.
Jeffrey Brian Straubel, o diretor de tecnologia da marca disse que este se tratava de um projeto exatamente em consonância com a missão da marca em acelerar a tecnologia sustentável em todo o mundo.
O Powerpack é uma solução que permite uma disposição (...)

Apple vai começar a fabricar iPhones na Índia já no final de abril

2017-02-12
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Apple

Numa altura em que os resultados financeiros relativos a 2016 mostram um declínio de 11,6% das suas vendas na China, a Apple não está disposta a deixar os mercados asiáticos à mercê das ambições dos rivais e está a focar as suas atenções na Índia.

Em dezembro, ficou a saber-se que a Apple estaria até em negociações com o governo indiano para receber benefícios fiscais, como condição para instalar uma central de produção de iPhones no país.
Agora, citado pela Bloomberg, o ministro com a tutela das Tecnologias de Informação avança abril deste ano como a data de arranque das operações de fabrico de smartphones com a marca da maçã na Índia.
Priyank Kharge revela que a nova central de produção vai ser erguida na cidade de Bangalore e que todos os dispositivos aqui (...)

Apritel: fim do roaming é prejudicial para as operadoras e atrasa a inovação em Portugal

2017-02-12
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Cortesia de adamr em FreeDigitalPhotos.net

A secretária-geral da associação falou com o TeK e explicou porque é que as novas regras impostas pela União Europeia são mais danosas do que benéficas para o setor português.

Os legisladores e eurodeputados chegaram finalmente a um consenso, no passado dia 1 de fevereiro, quanto às taxas que serão cobradas entre as operadoras europeias quando os seus clientes viajam pelo bloco dos 28.
Estas medidas entram em vigor no próximo dia 15 de junho e ditam o fim definitivo do roaming na União Europeia.
Contudo, apesar de trazerem vantagens evidentes para os consumidores, as operadoras de telecomunicações portuguesas não estão satisfeitas.
Em declarações ao TeK, Daniela Antão, secretária-geral da (...)

Com Portugal "na moda", registos em .pt voltam a aumentar em 2016

2017-02-12
Fonte: PÚBLICO
Foto por: DNS

Em 2016, foram criados 94 mil novos endereços de Internet a terminar em .pt. No total, existem quase 900 mil endereços registados.

Ter um site que termine em .pt está a ficar mais popular: 2016 foi o quarto ano consecutivo em que o número de registos de domínios .pt voltou a aumentar. Ao longo do ano, foram criados 94 mil novos endereços de Internet a terminar em .pt, o que significa um aumento de 3,5% em relação a 2015.
“Portugal está na moda, o .pt também," disse Luísa Gueifão, a presidente da associação Dns.pt que gere os endereços de Internet terminados em .pt, em declarações ao PÚBLICO.
Os dados da associação revelam que o número (...)

Moçambique vai ter Museu das Comunicações

2017-02-12
Fonte: INCM
Foto por: INCM

O Memorando de Entendimento sobre a implantação do Museu das Comunicações de Moçambique foi assinado no passado dia 8 de Fevereiro, em Maputo.

O INCM - Autoridade Reguladora das Comunicações; o Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane; as empresas Correios de Moçambique; Telecomunicações de Moçambique; Rádio Moçambique; Televisão de Moçambique e Sociedade do Notícias são os principais intervenientes.
O evento contou com a presença do Ministro dos Transportes e Comunicações, Eng.º Carlos Alberto Fortes Mesquita, dos representantes das empresas e instituições signatárias, bem como de outras individualidades.
A principal missão do Museu das Comunicações (...)

União Internacional de Telecomunicações lança nova política de acesso a documentos

2017-02-12
Fonte: Nações Unidas
Foto por: UIT

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) lançou no início do mês de janeiro uma nova política de acesso a informação, comprometendo-se a manter mais documentos criados e geridos pela agência abertos e disponíveis em ambiente online.

A decisão foi tomada pelo Conselho de Governança da UIT no ano passado. Pretende dar acesso público a informação das principais conferências e reuniões da agência, em linha com outras organizações internacionais como Banco Mundial, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
A expectativa é de que a medida amplie a transparência sobre os processos decisórios na organização.
A decisão do Conselho da UIT dá mais (...)

Vem aí a maior fusão do setor de telecomunicações?

2017-02-12
Fonte: Jornal de Negócios
Foto por: Verizon / Charter

A Verizon e a Charter já contrataram assessores financeiros para avaliarem uma fusão, avança o Financial Times. A concretizar-se, vai criar um gigante com uma capitalização bolsista de 282 mil milhões de dólares.

A Verizon e a Charter estarão a explorar uma fusão. A intenção de as operadoras avançarem com uma combinação de negócios foi noticiada no passado dia 26 de janeiro. Mas, no dia seguinte o Financial Times deu conta de mais um passo para a concretização desta hipótese, avançando que as empresas já terão contratado assessores financeiros para avaliar o eventual negócio.
O jornal, que cita fontes anónimas próximas do processo, relembra, no entanto, que este movimento acontece numa altura em que os grupos norte-americanos se estão a (...)

Convergência crescente nas telecomunicações em Portugal

2017-02-12
Fonte: Jornal Económico/ Gonçalo Ponte
Foto por: Cortesia de jannoon028 em FreeDigitalPhotos.net

À semelhança do que se verifica na generalidade dos países da UE e EUA, o mercado português de telecomunicações apresenta um elevado grau de saturação. Dominado por três grandes operadoras, a diferenciação entre serviços no setor é pouco significativa, o que obviamente estimula um ambiente concorrencial focalizado no preço.

A par dos seus congéneres europeus, a indústria enfrenta em Portugal obstáculos significativos à geração de receita, nomeadamente (i) os despoletados pela atual conjuntura económica (baixo nível de rendimento disponível das famílias); e (ii) a taxa de penetração de serviços de telecomunicações é tão elevada que o número de clientes no sistema encontra-se muito próximo do limite, i.e. o sistema não é alimentado com novos consumidores, sendo que os consumidores existentes transitam entre as operadoras.
Uma das principais tendências (...)

Operadora dos EUA estreará a rede 5G nos próximos meses

2017-02-12
Fonte: Olhar Digital
Foto por: Cortesia de adamr em FreeDigitalPhotos.net

A operadora de telecomunicações estadunidense AT&T anunciou, no passado dia 6 de fevereiro, que pretende disponibilizar redes 5G em duas cidades do país "ao longo dos próximos meses". As primeiras cidades a receber a nova conectividade serão Austin (no Texas) e Indianápolis (em Indiana).

Com as redes 5G, a operadora promete inicialmente velocidades de conexão de até 400 Mbps. No entanto, com a expansão do serviço, a AT&T espera poder gerar picos de velocidade de até 1 Gbps (1.000 Mbps) até o final de 2017. Além disso, a empresa também abrirá dois novos pontos de teste para redes 5G em Austin.
Essas novidades são parte de um plano de expansão do serviço da AT&T que a operadora chamou de "Indigo". Esse plano também inclui a atualização da infraestrutura da empresa de telefonia para operar com redes definidas por (...)