Uma visita ao Museu das Comunicações através da Realidade Aumentada

2017-04-10
Fonte: Jornal Económico
Foto por: FPC

 

A IT People Innovation estabeleceu uma parceria com a Fundação Portuguesa das Comunicações, com o objetivo de levar a Realidade Aumentada para o espaço do Museu das Comunicações.
As duas entidades pretendem assim promover e valorizar o acervo das exposições permanentes e temporárias, dando aos visitantes uma experiência museológica totalmente diferente. Com esta parceria, a IT People Innovation será responsável pelo desenvolvimento de uma APP de Realidade Aumentada, com modelação e animação 3D, que os visitantes do Museu das Comunicações poderão utilizar para dar uma “nova vida” aos objetos presentes nas exposições. Com esta aplicação será possível visualizar hologramas e interagir diretamente com estes ou conhecer o contexto em que cada objeto foi criado através de recriações interativas da época no local de exposição.
A IT People Innovation será ainda responsável pela criação de uma “Sala Aumentada” no Museu das Comunicações, que ficará adjacente à Casa do Futuro. Nesta Sala, com inauguração prevista para 27 de abril, os visitantes poderão conhecer as mais recentes tecnologias associadas à Realidade Aumentada, descobrir a história e o potencial desta tecnologia, assim como viver diferentes experiências de fusão entre o real e o digital em dispositivos como tablets, projetores ou smartglasses.
Eduardo Vieitas, Fundador e CEO da IT People Innovation, revela que “na IT People Innovation trabalhamos para inovar constantemente e aumentar a realidade. Esta parceria com a FPC, que representa um enorme orgulho para nós, vem reforçar a nossa vontade de levar a inovação para o setor cultural”.
Luís Andrade, Presidente do Conselho Executivo da Fundação Portuguesa das Comunicações, adianta também que “enquanto espaço onde convivem e se cruzam o passado, o presente e o futuro das Comunicações, a Fundação Portuguesa das Comunicações ambiciona ser uma plataforma de inovação, demonstração e experimentação, propondo aos visitantes uma reflexão sobre o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação na organização e vivência dos nossos quotidiano”. O responsável admite mesmo que “esta parceria com a IT People Innovation é, com certeza, a melhor forma de valorizar e enriquecer a história, o património e a memória do setor das comunicações em Portugal, e de oferecer aos visitantes um programa expositivo inovador de primeira qualidade e uma experiência superlativa, única e inesquecível”.

Março 2017

 

Bookmark and Share