Macau e Shenzhen reforçam cooperação com países de língua portuguesa

2016-12-13
Fonte: Macauhub
Foto por: Wikipedia/ Brücke-Osteuropa

Shenzhen expandiu ao longo de 2016 a cooperação com os países de língua portuguesa, afirmou no passado dia 30 de novembro, em Macau, o presidente daquele município, Xu Qin, que atribuiu essa expansão aos esforços desenvolvidos pelo governo de Macau.

Xu acrescentou que a participação na iniciativa nacional “Uma Faixa, Uma Rota”, no intercâmbio económico, comercial e cultural, gera um grande espaço de cooperação e potencialidades para as duas cidades do Delta do Rio das Pérolas e adiantou que Shenzhen, que é um dos três grandes centros financeiros da China, poderá ajudar a promover o sistema financeiro de Macau.
O presidente do município de Shenzhen foi recebido pelo Chefe do Executivo, Chui Sai On, num encontro que serviu para analisar os resultados obtidos na cooperação bilateral ao longo do ano em curso e trocar impressões sobre formas de aumentar essa cooperação em 2017.
Chui Sai On salientou o sucesso alcançado na cooperação bilateral e acrescentou que o governo de Macau está a seguir as instruções do governo central referentes à criação e execução das funções de “Um Centro, Uma Plataforma”, bem como à participação na iniciativa nacional “Uma Faixa, Uma Rota.”
O Chefe do Executivo de Macau disse que o território necessita de um desenvolvimento sustentável e de promover a diversificação económica e sublinhou a posição de extrema importância de Shenzhen na cooperação Guangdong-Macau.
“Por essa razão espero, no futuro, que tanto Shenzhen como Macau possam alargar e dinamizar a cooperação com os países da língua portuguesa, resultando em benefício mútuo”, salientou Chui Sai On, ao dirigir-se a Xu Qin e respectiva comitiva.
Shenzhen, a primeira região económica especial da China, é uma das principais cidades da província de Guangdong e um dos grandes centros de produção da China, com uma população de quase 11 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto de 266 mil milhões de dólares em 2015.

Dezembro 2016

Bookmark and Share