São Tomé e Príncipe encaixa 5,7 milhões de dólares com venda de cacau de Janeiro a Setembro

2016-12-13
Fonte: Macauhub
Foto por: Wikipedia/ jmaximo

São Tomé e Príncipe encaixou cerca de 133,2 mil milhões de dobras (5,7 milhões de dólares) de Janeiro a Setembro de 2016 com a venda de cacau, produto que representou 95,4% das exportações de produtos agrícolas, informou segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, INE, do arquipélago.

O INE adianta que em termos de valores nominais em dobras (a moeda são-tomense) registou-se uma variação homóloga positiva de 58,7% devido à “melhoria do preço de cacau” no mercado internacional.
Em termos de quantidade observou-se uma variação positiva de 51,6% com a exportação de cacau a subir de 1320 toneladas (de Janeiro a Setembro 2015) para 2000 toneladas no período homólogo de 2016.
Os restantes 4,6% na lista de produtos agrícolas exportados foram preenchidos com coco, óleo de copra, flores, café e pimenta.
Na lista das empresas exportadoras destacam-se a Cooperativa Exportação de Cacau Biológico (Cecab), a Sociedade Agro-Comercial (Agricon) e a Comércio, Gestão e Investimento (CGI).
Os principais importadores dos produtos agrícolas de São Tomé e Príncipe são, nomeadamente, Portugal, Países Baixos e Bélgica.

Novembro 2016

Bookmark and Share