Cidade de Chongqing, China, pretende ser facilitador de negócios com os países de língua portuguesa

2016-06-05
Fonte: Macauhub/CN/MO
Foto por: Instituto de Promoção do Comércio e Investimento de Macau

O presidente do Instituto de Promoção do Comércio e Investimento de Macau (IPIM) inaugurou na cidade de Chongqing, na China, um centro de exposições e comércio de produtos alimentares dos países de língua portuguesa, anunciou o instituto.

Chongqing é um dos maiores municípios da China com uma área de 82 mil quilómetros quadrados, uma população de 30 milhões de pessoas (18 milhões na cidade capital) e registou em 2014 um Produto Interno Bruto de 232 mil milhões de dólares.
A abertura do centro, apoiado pelo IPIM, coincidiu com a presença de uma delegação de Macau na “China Chongqing International Investment and Global Sourcing Fair” (CCISF) que se realizou no município chinês entre 19 e 22 de maio e que teve a participação de 16 países e regiões e 27 províncias e municípios chineses.
A delegação de Macau incluiu responsáveis dos bancos emissores de Macau, Banco Nacional Ultramarino e Banco da China, da Associação de Jovens Empresários Portugal-China (AJEPC) e empresários de Macau.
O IPIM instalou uma pavilhão na feira com o objectivo de promover o ambiente de investimento em Macau e dar a conhecer o papel de Macau como plataforma facilitadora de negócios entre a China e os países d língua portuguesa, refere um comunicado do instituto.
O mesmo comunicado refere que com a abertura do centro em Chongqing, o IPIM espera que mais empresas da região oeste da China se interessem pela aquisição e agenciamento de produtos dos países de língua portuguesa, promovendo o aprofundamento das trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa e o posicionamento de Macau como “Centro de Distribuição dos Produtos Alimentares dos Países de Língua Portuguesa.”

Maio 2016

Bookmark and Share