Mostra Internacional Agustina Bessa-Luís, Vida e Obra no Brasil

2016-04-07
Fonte: Observatório de Língua Portuguesa
Foto por: wikipedia - Twice25

 

A mostra é uma iniciativa e realização do Instituto Camões (Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. – instituição ligada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal) e sua exibição é fruto de uma parceria com o Consulado-Geral de Portugal em São Paulo.
De 4 de abril a 6 de maio, o “Shopping Light”, em parceria com o Museu da Língua Portuguesa, promove, gratuitamente, a Mostra Internacional Agustina Bessa-Luís, Vida e Obra. Este acervo já esteve exposto no Museu da Língua Portuguesa, de 16 de dezembro de 2014 a 01 de março de 2015.
Por meio dos 20 painéis ilustrados com textos e fotografias, a exposição apresenta ao público a trajetória da grande escritora, desde sua chegada ao Porto para estudos, em 1935, sua breve passagem por Coimbra nos anos quarenta até o lançamento do livro de estreia, como neorromântica, a novela “Mundo Fechado”, em 1948. Em 1950, Agustina volta ao Porto onde reside até os dias de hoje. O sucesso e o reconhecimento vieram em 1954, com o lançamento do romance “A Sibilia” que já apresenta toda a maturidade do seu original processo criativo.
Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa nasceu no dia 15 de outubro de 1922, em Vila Meã (Amarante – Portugal), e tornou-se uma escritora mundialmente conhecida sob o pseudônimo literário de Agustina Bessa-Luís. Autora de várias dezenas de obras, entre romances, contos, peças teatrais, livros infantis e crônicas, a escritora ainda dedicou seu tempo a outras atividades, tendo sido entre 1990 e 1993 Diretora do renomado Teatro Nacional de Maria II, em Lisboa.
Para o “Shopping Light” a Mostra é uma grande oportunidade de aproximar o público à arte de uma grande autora. “Somos o primeiro Shopping a realizar esta ação e acreditamos que, com isso, cumprimos um grande papel com a arte e cultura”, explica Edelcio Cazelato, Superintendente do “Shopping Light”.
O “Shopping Light” está localizado na Rua Coronel Xavier de Toledo, nº 23 – centro da capital paulista. Informações pelo www.shoppinglight.com.br.

Abril 2016

Bookmark and Share