“O Amor e Outras Pedras Preciosas” – o Livro Solidário Contra a Leucemia

2015-12-02

 

“O Amor e Outras Pedras Preciosas” é o nome do livro solidário que a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) lançou no passado dia 28 de novembro, no Centro Cultural de Belém (CCB) para ajudar pessoas com cancros do sangue.
A obra da escritora Gilda Nunes Barata, com desenhos da ilustradora Danuta Wojciechowska, foi apresentada pelo Professor Doutor Manuel Abecassis, Presidente da APCL, o qual também leu uma mensagem do Professor António Lamas, Presidente do Conselho de Administração da Fundação CCB.
Este livro, oferecido pela autora à APCL, conta a história da luta de uma “gota preciosa” que vivia numa poça de água que fica doente, numa analogia com os cancros do sangue.
Manuel Abecassis, Presidente da APCL, afirma que “neste livro encantado, a autora ficciona a vida de uma gota de água a quem foi dada a vivência de uma situação maligna e destrutiva a que se segue o encantamento da vitória sobre tão terrível situação e o deslumbramento de uma nova vida. As excelentes ilustrações, que o enriquecem, espelham de forma encantadora esse mistério que é a renovação da vida quando tudo parece estar perdido. É um livro belo oferecido à APCL que, como nós, traz esperança mesmo nos momentos mais difíceis”.
A obra estará à venda em algumas lojas dos CTT – Correios de Portugal e através da APCL (PVP 14,90€), revertendo na íntegra o valor das vendas para o projeto “Casa Porto Seguro”, uma instituição de acolhimento para apoiar famílias dos doentes que passaram por um transplante de medula e que vivem longe das Unidades de Transplantação existentes no país. Este local permitirá a estas pessoas acompanhar de perto o seu familiar, proporcionando a presença física e a troca de afetos essenciais à recuperação.
Sobre a APCL
A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) foi criada com uma missão: contribuir para aumentar a eficácia do tratamento da leucemia e outros cancros do sangue. Depois de apoiar o desenvolvimento do Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea, que coloca Portugal entre os países mais solidários do mundo, a APCL concentra a sua a atividade em duas áreas principais:
• Promover a investigação científica e formação avançada dos profissionais de saúde;
• Proporcionar informação e apoio – financeiro, social e psicológico – a doentes e famílias.
A APCL foi fundada em 2002 por sobreviventes de cancros do sangue e médicos do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, em Lisboa e foi reconhecida como Instituição de Utilidade Pública e como Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS). A sua atividade é financiada sobretudo pela sociedade em geral, através de contribuições feitas pelos seus associados, doações e pela promoção de eventos e iniciativas públicas.
Mais informações em www.apcl.pt.

Sobre a autora:
Gilda Nunes Barata nasceu em Lisboa, Portugal. Técnica Superior na Câmara Municipal de Lisboa. Licenciada em Direito pela Universidade Católica de Lisboa; Mestre em Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Doutorada em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa. Participante em múltiplos encontros científicos em Portugal e congressos no estrangeiro, é autora de mais de vinte livros (poesia, ensaios e contos ilustrados infanto-juvenis), tendo igualmente publicado vários artigos em revistas científicas e participado em obras coletivas. Associada do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, é ainda Membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e colabora com o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT), da Universidade Nova de Lisboa. www.gildanunesbarata.com

Sobre a ilustradora:
Danuta Wojciechowska é formada em Design de Comunicação, na Escola Superior de Design de Zurique, com Pós-graduação em Educação pela Arte na Emerson College, Inglaterra. Dirige o atelier Lupa Design desde 1993, especializando-se na criação e edição de conteúdos dirigidos aos mais novos. É autora e ilustradora de livros, jogos e manuais escolares, tendo sido diversas vezes premiada, entre outros, com o Prémio Nacional de Ilustração (2003). Em 2014, foi-lhe atribuída a distinção “Mulheres Criadoras de Cultura”, pelo Governo de Portugal. www.lupadesign.pt

Bookmark and Share