"A Gloriosa Família" de Pepetela

2016-05-16
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

A gloriosa família é constituída por Baltazar Van Dum (um flamengo que trafica escravos), a sua esposa africana e os seus vários filhos (oito do casamento e um número incerto de «filhos do quintal», resultado da união com escravas da casa). Mas a gloriosa família do título não é apenas a de Baltazar. É a sociedade angolana como um todo, da qual a família Van Dum é apenas um paradigma.
Misturando ficção e factos históricos, "A Gloriosa Família" é a recriação de um episódio da história de Angola, mais precisamente os sete anos (de (...)

Cabo Verde Music Awards 2016

2016-05-16
Fonte: Conexão Lusófona
Foto por: Muzika Sapo CV/ Conexão Lusófona

 

Os Cabo Verde Music Awards (CVMA), são marca registada da GMS Entertainment e lançaram um conceito absolutamente novo no panorama dos eventos culturais do país.
O grande objectivo é premiar, anualmente, a música cabo-verdiana em todas as suas manifestações e distinguir músicos, compositores, instrumentistas, performers e intérpretes que, a cada ano, se destacam com os seus trabalhos. De uma forma geral, os CVMA pretendem homenagear todos os agentes culturais de origem crioula que se destaquem pelo seu papel dinamizador da música de Cabo (...)

Calulu de peixe de São Tomé e Príncipe

2016-05-16
Fonte: Teleculinária
Foto por: Teleculinária

 

Ingredientes
1 kg de garoupa
500 g de camarões 30/40
350 g de abóbora
200 g e batatas-doces
5 quiabos
2 beringelas
1/2 couve lombardo
2 tomates maduros
2 cebolas
20 g de farinha
1 dl de óleo de palma
1 raminho de manjerona
1 folha de louro
Sal e piripiri q.b

Modo de Preparação
Descasque os camarões e deixe alguns com casca. Arranje a garoupa e corte-a em pedaços. Deite as espinhas (...)

Livro reúne gastronomia dos países lusófonos, “tão boa ou melhor” que outras cozinhas

2016-04-07
Fonte: Observador
Foto por: Sabores da Lusofonia

 

O chefe de cozinha Luís Simões estudou e reuniu exemplos da gastronomia dos países lusófonos, que diz ser "tão boa ou melhor" do que outras no mundo. Guiné Equatorial foi o "mais problemático". Depois de passar por São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste, o chefe de cozinha Luís Simões decidiu reunir em livro exemplos da gastronomia dos países lusófonos, que, acredita, é “tão boa ou melhor” que outras cozinhas conhecidas mundialmente.
O livro “Sabores da Lusofonia”, agora lançado em Portugal, está (...)

Mostra Internacional Agustina Bessa-Luís, Vida e Obra no Brasil

2016-04-07
Fonte: Observatório de Língua Portuguesa
Foto por: wikipedia - Twice25

 

A mostra é uma iniciativa e realização do Instituto Camões (Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. – instituição ligada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal) e sua exibição é fruto de uma parceria com o Consulado-Geral de Portugal em São Paulo.
De 4 de abril a 6 de maio, o “Shopping Light”, em parceria com o Museu da Língua Portuguesa, promove, gratuitamente, a Mostra Internacional Agustina Bessa-Luís, Vida e Obra. Este acervo já esteve exposto no Museu da Língua Portuguesa, de 16 de dezembro de 2014 (...)

"Restart": a voz de Aurea

2016-04-07
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

O que é que leva uma artista com uma carreira consolidada a começar de novo? É que é de começar de novo que falamos, quando falamos de “Restart”, o novo disco de Aurea.
Para trás ficou a segurança de uma fórmula que lhe valeu várias Platinas: a Soul inspirada nos clássicos anos 60, nos heróis Otis Redding, Aretha Franklin ou Al Green. A procura de um lugar só seu falou mais alto.
Um lugar sem tempo, sem género vincado que, sem nunca se desviar das origens que a inspiram, sejam Soul ou Jazz, sejam Pop ou Rock, seja o seu mais fiel (...)

Catedrais de Portugal em novo livro dos CTT

2016-03-09
Fonte: CTT - Correios de Portugal
Foto por: CTT - Correios de Portugal

 

Os CTT destacam a riqueza arquitetónica nacional de função religiosa com um novo livro intitulado “Catedrais de Portugal”. Esta edição limitada dos CTT toma por base a emissão filatélica Rota das Catedrais, emitida em 2012, 2013 e 2014.
A cerimónia de lançamento do livro realizar-se-á na próxima segunda-feira, dia 29 de fevereiro, na Sé Catedral da Guarda.
Esta edição, da autoria do arquiteto António Saraiva e design do atelier “Folk Desing”, valoriza e dá a conhecer o património único de Portugal no que toca à (...)

"Outras Histórias" dos Deolinda

2016-03-09
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

Chama-se “Outras Histórias” o 4.º álbum de estúdio da banda, sucessor de “Mundo Pequenino” (2013). "Outras Histórias", registado em coprodução com João Bessa, traça alguns caminhos que ainda não haviam sido explorados no repertório e estilo da banda.
Para provar que “Outras Histórias” está mesmo repleto de outras histórias, a banda desafiou um leque surpreendente de convidados a enriquecer o repertório, com evidente destaque para a participação de Manel Cruz (Ornatos Violeta), que aparece em dueto com Ana Bacalhau, no tema (...)

Muzongué: o sabor de Angola

2016-03-09
Fonte: Sabores Sapo
Foto por: Rotas Turísticas

 

Ingredientes
Para o Muzongué
• Peixe fresco (goraz ou pargo) 1000 g
• óleo de palma 100 ml
• Batata doce 500 g
• Peixe seco (corvina) 250 g
• cebolas 2
• litros de água 2
• tomates 3
• molho de espinafres cozidos 1
• Sal q.b.
• Gindungo q.b.
Para o funge
• Fuba de mandioca 300 g
• água 500 ml

Preparação
Põe-se a água ao lume com o óleo de (...)

Literatura infanto-juvenil da Lusofonia volta a reunir-se em Lisboa

2016-02-07
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: Lusofonia - O Século

 

Portugal, Angola, Brasil e Cabo Verde. Diferentes países, a mesma língua
Depois da adesão do ano passado, o Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia volta para a sua 2.ª edição.
O certame, organizado pela fundação O Século, vai decorrer entre os dias 22 e 27 de fevereiro, e irá contar com a presença de escritores, ilustradores e contadores de histórias de toda a Lusofonia.
Com o objetivo de promover o debate sobre a literatura lusófona, este encontro vai contar com sessões em algumas das escolas que preenchem a zona (...)