Portugal e São Tomé e Príncipe assinam novo Programa Estratégico de Cooperação

2016-07-08
Fonte: Macauhub/PT/ST

Portugal e São Tomé e Príncipe assinam no passado mês o novo Programa Estratégico de Cooperação (PEC) para quatro anos, no montante de 43,5 milhões de euros, afirmou recentemente o primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada.

O primeiro-ministro, que falava durante o lançamento das obras de construção de um novo mercado de peixe que vai ser erguido em Bobo Forro, a cerca de três quilómetros da capital, referiu-se a “alguma preocupação” das autoridades relativas ao atraso na assinatura deste novo PEC, “uma vez que já devia ter sido assinado há seis meses.”
O anterior Programa Indicativo de Cooperação (PIC), atualmente designado por Programa Estratégico de Cooperação (PEC), abrangia um período de quatro anos (2012-2015), tendo sido assinado em Lisboa, a (...)

A História Mundial dos Jesuítas em Novo Livro dos CTT

2016-06-06
Fonte: CTT
Foto por: CTT

 

Os CTT – Correios de Portugal apresentam um novo livro sobre a história mundial dos “Jesuítas, Construtores da Globalização”, com foco especial na relação dos Jesuítas com a história da globalização portuguesa, pouco mais de duzentos anos após a Restauração da Companhia de Jesus, decretada pelo papa Pio VII em 1814. Esta edição mostra-nos os grandes marcos desta história e acompanha a projeção mundial desta ordem, enfatizando as inovações e os sucessos sem esquecer as fraquezas e os insucessos.
Esta edição, da autoria de (...)

“Raquel” o fado contemporâneo pela voz de Raquel Tavares

2016-06-06
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

Uma das mais importantes vozes do Fado contemporâneo, Raquel Tavares, apresenta o seu novo disco “Raquel”, um registo onde a artista mostra todo o seu mundo.
Raquel canta pela primeira vez com 5 anos de idade, e aos 12 anos já participa em concursos de fado, conquistando 14 primeiros lugares, entre eles o da mítica Grande Noite do Fado, no Coliseu de Lisboa em 1997.
Em 2006 edita o seu disco de estreia “Raquel Tavares”, que lhe vale de imediato os prémios Amália Rodrigues e Casa da Imprensa na categoria revelação.
Desde (...)

Bebinca de Timor-Leste

2016-06-06
Fonte: TeleCulinária
Foto por: TeleCulinária

 

Ingredientes
• 250 g de farinha
• 250 g de açúcar
• 12 gemas
• 6 dl de leite de coco
• 3 colheres (sopa) de manteiga derretida
• Manteiga para untar
• Açúcar para polvilhar

Modo de Preparação
1. Bata muito bem o açúcar com as gemas até duplicar o volume. Junte depois o leite de coco, bata mais um pouco, adicione a farinha e bata muito bem. Junte então a manteiga derretida e bata até ficar homogéneo.

Macau Post Daily aventura-se na Internet com conteúdos de acesso pago

2016-06-05
Fonte: Ponto Final
Foto por: Macau Post Daily

O mais antigo jornal em língua inglesa de Macau, o Macau Post Daily, decidiu aderir ao digital para chegar a mais leitores fora do território mas, ao contrário das demais publicações, os conteúdos não serão totalmente abertos.

“A nossa presença digital ainda é experimental, mas vamos ter um sistema ‘paywall’, porque não apoio a ideia – uma das mais idiotas da imprensa internacional – de ser tudo gratuito”, disse o diretor da publicação, Harald Brüning, à agência Lusa.
O Macau Post Daily, fundado em agosto de 2004, é o mais antigo jornal em língua inglesa do território e um dos três que se publicam em Macau, juntamente com o Macau Daily Times e com o Macau Business Daily.
O arranque da experiência na Internet remonta a (...)

Huawei Technologies forma quadros técnicos de Moçambique

2016-06-05
Fonte: Macauhub/CN/MZ
Foto por: Huawei Technologies

O grupo Huawei Technologies, com sede em Shenzhen, vai reforçar a sua presença em Moçambique, através de ações de formação cada vez mais avançadas em tecnologias de informação e comunicação, disse recentemente o vice-presidente do grupo, Guo Tian Min.

Citado pelo matutino Notícias, de Maputo, Guo disse ainda que a iniciativa que está a ser levada em colaboração com o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social, denominada “Sementes de Moçambique para o Futuro”, vai continuar a ser executada e com a incorporação de módulos cada vez mais avançados.
Trata-se de um programa de formação intensiva de jovens ligados ao Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional e de instituições do ensino superior que lidam com tecnologias de informação e comunicação, com destaque (...)

Fundo de Desenvolvimento China-África em Cabo Verde para apreciar projecto de Macau

2016-06-05
Fonte: Macauhub/CN/CV/MO
Foto por: Wikipedia

Uma missão do Fundo de Desenvolvimento China-África chegou, no passado dia 29 de maio, a Cabo Verde para apreciar “in loco” o projeto do complexo turístico do ilhéu de Santa Maria, na Praia, do empresário de Macau David Chow, noticiou o jornal A Semana.

A visita teve a duração de quatro dias e para explicar os propósitos desta deslocação a Cabo Verde Investimento – Agência do Turismo e Investimentos promoveu, no dia 31 de maio, uma sessão de apresentação do Fundo.
Após a apresentação decorreram encontros bilaterais, no decurso dos quais os empresários cabo-verdianos tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos e discutir a viabilidade da participação do Fundo nesses investimentos.
Para o ilhéu de Santa Maria está prevista a construção de um hotel-casino ao abrigo de (...)

Ministros dos países de língua portuguesa debatem assuntos do mar em Timor-Leste

2016-06-05
Fonte: Macauhub/TL
Foto por: CPLP

Os ministros dos assuntos do mar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa estiveram reunidos em Dili, Timor-Leste, no passado dia 18 de maio, na sua terceira reunião para debater a expansão da chamada “economia azul” e a conservação e utilização sustentável dos mares e oceanos.

O objetivo deste encontro foi, de acordo com uma nota divulgada pela CPLP, “apelar à consciência” dos dirigentes para uma cooperação económica e empresarial voltada para a “economia azul”, essencialmente nas áreas das pescas, do turismo e na exploração dos hidrocarbonetos e outros recursos.
O comunicado adiantava que o tema em debate evidência a preocupação da cooperação na CPLP aos níveis bilateral e multilateral, no que respeita à proteção e preservação do meio ambiente, com vista à promoção do desenvolvimento sustentável (...)

Macau deve aproveitar a oportunidade da iniciativa “Uma Faixa Uma Rota”, defendem académicos

2016-06-05
Fonte: Macauhub/CN/MO
Foto por: Diário de Todos

Macau e os países de língua portuguesa podem beneficiar da iniciativa chinesa “Uma faixa, uma rota” (OBOR, na sigla em inglês), de acordo com especialistas e académicos reunidos, no passado dia 20 de maio, numa conferência realizada em Macau.

Organizada pela Universidade Cidade de Macau, Instituto de Estudos Europeus de Macau (IEEM) e Associação da Rota Marítima da Seda (Macau), a conferência teve por objetivo discutir as implicações da OBOR, nomeadamente ao nível de oportunidades de investimento nos países de língua portuguesa e o papel de Macau na iniciativa.
O diretor-geral do Centro de Cooperação Internacional da Comissão de Reforma do Desenvolvimento Nacional, Cao Wenlian, disse que Macau deve assegurar a formação de tradutores que ajudem as empresas chinesas nas suas (...)

Cidade de Chongqing, China, pretende ser facilitador de negócios com os países de língua portuguesa

2016-06-05
Fonte: Macauhub/CN/MO
Foto por: Instituto de Promoção do Comércio e Investimento de Macau

O presidente do Instituto de Promoção do Comércio e Investimento de Macau (IPIM) inaugurou na cidade de Chongqing, na China, um centro de exposições e comércio de produtos alimentares dos países de língua portuguesa, anunciou o instituto.

Chongqing é um dos maiores municípios da China com uma área de 82 mil quilómetros quadrados, uma população de 30 milhões de pessoas (18 milhões na cidade capital) e registou em 2014 um Produto Interno Bruto de 232 mil milhões de dólares.
A abertura do centro, apoiado pelo IPIM, coincidiu com a presença de uma delegação de Macau na “China Chongqing International Investment and Global Sourcing Fair” (CCISF) que se realizou no município chinês entre 19 e 22 de maio e que teve a participação de 16 países e regiões e 27 províncias e (...)