Macau Post Daily aventura-se na Internet com conteúdos de acesso pago

2016-06-05
Fonte: Ponto Final
Foto por: Macau Post Daily

O mais antigo jornal em língua inglesa de Macau, o Macau Post Daily, decidiu aderir ao digital para chegar a mais leitores fora do território mas, ao contrário das demais publicações, os conteúdos não serão totalmente abertos.

“A nossa presença digital ainda é experimental, mas vamos ter um sistema ‘paywall’, porque não apoio a ideia – uma das mais idiotas da imprensa internacional – de ser tudo gratuito”, disse o diretor da publicação, Harald Brüning, à agência Lusa.
O Macau Post Daily, fundado em agosto de 2004, é o mais antigo jornal em língua inglesa do território e um dos três que se publicam em Macau, juntamente com o Macau Daily Times e com o Macau Business Daily.
O arranque da experiência na Internet remonta a (...)

Huawei Technologies forma quadros técnicos de Moçambique

2016-06-05
Fonte: Macauhub/CN/MZ
Foto por: Huawei Technologies

O grupo Huawei Technologies, com sede em Shenzhen, vai reforçar a sua presença em Moçambique, através de ações de formação cada vez mais avançadas em tecnologias de informação e comunicação, disse recentemente o vice-presidente do grupo, Guo Tian Min.

Citado pelo matutino Notícias, de Maputo, Guo disse ainda que a iniciativa que está a ser levada em colaboração com o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social, denominada “Sementes de Moçambique para o Futuro”, vai continuar a ser executada e com a incorporação de módulos cada vez mais avançados.
Trata-se de um programa de formação intensiva de jovens ligados ao Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional e de instituições do ensino superior que lidam com tecnologias de informação e comunicação, com destaque (...)

Fundo de Desenvolvimento China-África em Cabo Verde para apreciar projecto de Macau

2016-06-05
Fonte: Macauhub/CN/CV/MO
Foto por: Wikipedia

Uma missão do Fundo de Desenvolvimento China-África chegou, no passado dia 29 de maio, a Cabo Verde para apreciar “in loco” o projeto do complexo turístico do ilhéu de Santa Maria, na Praia, do empresário de Macau David Chow, noticiou o jornal A Semana.

A visita teve a duração de quatro dias e para explicar os propósitos desta deslocação a Cabo Verde Investimento – Agência do Turismo e Investimentos promoveu, no dia 31 de maio, uma sessão de apresentação do Fundo.
Após a apresentação decorreram encontros bilaterais, no decurso dos quais os empresários cabo-verdianos tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos e discutir a viabilidade da participação do Fundo nesses investimentos.
Para o ilhéu de Santa Maria está prevista a construção de um hotel-casino ao abrigo de (...)

Ministros dos países de língua portuguesa debatem assuntos do mar em Timor-Leste

2016-06-05
Fonte: Macauhub/TL
Foto por: CPLP

Os ministros dos assuntos do mar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa estiveram reunidos em Dili, Timor-Leste, no passado dia 18 de maio, na sua terceira reunião para debater a expansão da chamada “economia azul” e a conservação e utilização sustentável dos mares e oceanos.

O objetivo deste encontro foi, de acordo com uma nota divulgada pela CPLP, “apelar à consciência” dos dirigentes para uma cooperação económica e empresarial voltada para a “economia azul”, essencialmente nas áreas das pescas, do turismo e na exploração dos hidrocarbonetos e outros recursos.
O comunicado adiantava que o tema em debate evidência a preocupação da cooperação na CPLP aos níveis bilateral e multilateral, no que respeita à proteção e preservação do meio ambiente, com vista à promoção do desenvolvimento sustentável (...)

Macau deve aproveitar a oportunidade da iniciativa “Uma Faixa Uma Rota”, defendem académicos

2016-06-05
Fonte: Macauhub/CN/MO
Foto por: Diário de Todos

Macau e os países de língua portuguesa podem beneficiar da iniciativa chinesa “Uma faixa, uma rota” (OBOR, na sigla em inglês), de acordo com especialistas e académicos reunidos, no passado dia 20 de maio, numa conferência realizada em Macau.

Organizada pela Universidade Cidade de Macau, Instituto de Estudos Europeus de Macau (IEEM) e Associação da Rota Marítima da Seda (Macau), a conferência teve por objetivo discutir as implicações da OBOR, nomeadamente ao nível de oportunidades de investimento nos países de língua portuguesa e o papel de Macau na iniciativa.
O diretor-geral do Centro de Cooperação Internacional da Comissão de Reforma do Desenvolvimento Nacional, Cao Wenlian, disse que Macau deve assegurar a formação de tradutores que ajudem as empresas chinesas nas suas (...)

Cidade de Chongqing, China, pretende ser facilitador de negócios com os países de língua portuguesa

2016-06-05
Fonte: Macauhub/CN/MO
Foto por: Instituto de Promoção do Comércio e Investimento de Macau

O presidente do Instituto de Promoção do Comércio e Investimento de Macau (IPIM) inaugurou na cidade de Chongqing, na China, um centro de exposições e comércio de produtos alimentares dos países de língua portuguesa, anunciou o instituto.

Chongqing é um dos maiores municípios da China com uma área de 82 mil quilómetros quadrados, uma população de 30 milhões de pessoas (18 milhões na cidade capital) e registou em 2014 um Produto Interno Bruto de 232 mil milhões de dólares.
A abertura do centro, apoiado pelo IPIM, coincidiu com a presença de uma delegação de Macau na “China Chongqing International Investment and Global Sourcing Fair” (CCISF) que se realizou no município chinês entre 19 e 22 de maio e que teve a participação de 16 países e regiões e 27 províncias e (...)

"A Gloriosa Família" de Pepetela

2016-05-16
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

A gloriosa família é constituída por Baltazar Van Dum (um flamengo que trafica escravos), a sua esposa africana e os seus vários filhos (oito do casamento e um número incerto de «filhos do quintal», resultado da união com escravas da casa). Mas a gloriosa família do título não é apenas a de Baltazar. É a sociedade angolana como um todo, da qual a família Van Dum é apenas um paradigma.
Misturando ficção e factos históricos, "A Gloriosa Família" é a recriação de um episódio da história de Angola, mais precisamente os sete anos (de (...)

Cabo Verde Music Awards 2016

2016-05-16
Fonte: Conexão Lusófona
Foto por: Muzika Sapo CV/ Conexão Lusófona

 

Os Cabo Verde Music Awards (CVMA), são marca registada da GMS Entertainment e lançaram um conceito absolutamente novo no panorama dos eventos culturais do país.
O grande objectivo é premiar, anualmente, a música cabo-verdiana em todas as suas manifestações e distinguir músicos, compositores, instrumentistas, performers e intérpretes que, a cada ano, se destacam com os seus trabalhos. De uma forma geral, os CVMA pretendem homenagear todos os agentes culturais de origem crioula que se destaquem pelo seu papel dinamizador da música de Cabo (...)

Calulu de peixe de São Tomé e Príncipe

2016-05-16
Fonte: Teleculinária
Foto por: Teleculinária

 

Ingredientes
1 kg de garoupa
500 g de camarões 30/40
350 g de abóbora
200 g e batatas-doces
5 quiabos
2 beringelas
1/2 couve lombardo
2 tomates maduros
2 cebolas
20 g de farinha
1 dl de óleo de palma
1 raminho de manjerona
1 folha de louro
Sal e piripiri q.b

Modo de Preparação
Descasque os camarões e deixe alguns com casca. Arranje a garoupa e corte-a em pedaços. Deite as espinhas (...)

Livro reúne gastronomia dos países lusófonos, “tão boa ou melhor” que outras cozinhas

2016-04-07
Fonte: Observador
Foto por: Sabores da Lusofonia

 

O chefe de cozinha Luís Simões estudou e reuniu exemplos da gastronomia dos países lusófonos, que diz ser "tão boa ou melhor" do que outras no mundo. Guiné Equatorial foi o "mais problemático". Depois de passar por São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste, o chefe de cozinha Luís Simões decidiu reunir em livro exemplos da gastronomia dos países lusófonos, que, acredita, é “tão boa ou melhor” que outras cozinhas conhecidas mundialmente.
O livro “Sabores da Lusofonia”, agora lançado em Portugal, está (...)