Economia de Macau iniciou processo de transição importante, FMI

2016-12-13
Fonte: Macauhub
Foto por: Wikipedia/ Diego Delso

A economia de Macau iniciou um processo “importante de transição”, tendo o governo aproveitado a oportunidade para adotar um modelo económico menos volátil e com fontes de financiamento mais sustentáveis, afirmou o Fundo Monetário Internacional, em comunicado divulgado em Washington.

A missão do FMI que esteve no território de 03 a 14 de novembro e que irá produzir um relatório num prazo de três meses adianta no comunicado que a perspectiva de médio prazo permanece forte e acrescenta que Macau encontra-se bem posicionado para beneficiar de um crescimento estável e sustentável na escala inferior de um a nove por cento.
Embora a economia de Macau vá registar uma contracção pelo terceiro ano consecutivo em 2016, a procura externa iniciou um processo de recuperação com as receitas dos casinos a serem positivas há (...)

"Crescimento de Cabo Verde passa pelo mercado africano", diz Ulisses Correia e Silva

2016-12-13
Fonte: Voa Português
Foto por: Wikipedia/ ElsondeMadrid

Primeiro-ministro garante que arquipélago tem de apostar no mercado da África Ocidental e lusófono, sem estigmatizar o continente.

Cabo Verde só poderá fazer crescer a sua economia se exportar para os mercados da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e lusófono, afirma o primeiro-ministro de Cabo Verde, garantindo que o seu Governo vai apostar numa maior presença no continente.
Em entrevista à VOA na cidade da Praia, Ulisses Correia e Silva lembra que Cabo Verde não pode fazer depender a sua economia do turismo.
O Chefe do Governo afirma ser necessário apostar no continente “não com olhos de quem estigmatiza o continente africano, mas (...)

Portugal vai apoiar Cabo Verde na montagem de centro de coordenação marítima no Golfo da Guiné

2016-12-13
Fonte: Sapo 24/ Lusa
Foto por: Cortesia de Witthaya Phonsawat de FreeDigitalPhotos.net

Portugal vai apoiar Cabo Verde na montagem do centro de coordenação e vigilância marítima para a zona norte do Golfo da Guiné que o país assumiu o compromisso de acolher, foi anunciado no passado dia 3 de dezembro.

Cabo Verde manifestou na sexta-feira, durante uma reunião do grupo G7++ Amigos do Golfo da Guiné, disponibilidade para acolher um centro multinacional de coordenação e vigilância marítima na denominada zona G (Cabo Verde, Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau) do Golfo da Guiné.
"Tomamos a decisão de termos um centro de proteção e segurança marítima e Portugal está disponível para ajudar Cabo Verde na montagem deste centro, que terá também o apoio da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) e de outros países membros do (...)

Vhils fez mural de Camilo Pessanha em Macau

2016-12-13
Fonte: Notícias ao Minuto
Foto por: Lusa

 

O artista Alexandre Farto, conhecido como Vhils, inaugurou no passado dia 09 de dezembro, um mural com uma imagem do poeta Camilo Pessanha, no jardim do Consulado de Portugal em Macau, cidade onde o poeta viveu e morreu.
"Conheço parte da obra dele e foi uma pessoa relevante para a história de Macau, mas a ideia aqui não é fazer julgamentos de história, nem de nada. O nome da peça é 'Invisível, Visível' e a ideia destas obras, que fazem sempre uma ligação com a história local, é tornar essa história que muitas vezes está invisível, (...)

Carminho Canta Tom Jobim

2016-12-13
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

No fado, como em muitas outras músicas, fala-se muitas vezes do “tom maior” e do “tom menor”. Carminho, já o sabíamos, era uma cantora em tom maior – e a ficar maior de disco em disco, de um “Fado” que se tornou “Alma” e depois passou a “Canto”, ao longo de três álbuns que dela fizeram uma voz aclamada, dentro e fora de Portugal.
Mas daí a ouvi-la cantar um tom à parte como é o de Tom Jobim – e acompanhada pela Banda Nova que foi a última banda de Jobim, e com nomes que privaram com ele como Bethânia e (...)

Sabor de Timor Leste: Kue Manco

2016-12-13
Fonte: Sapo Lifestyle
Foto por: Sapo Lifestyle

 

Ingredientes:
• 400 g de farinha de arroz
• ½ kg de Açúcar
• ½ litro de água
• 11 g de fermento em pó
• Algumas gotas (a gosto) de corante alimentar

Preparação
Em primeiro lugar, cozer o açúcar com meio litro de água até o açúcar ficar derretido. Deixar arrefecer. Pôr a farinha de arroz numa bacia e começar a amassar com a água açucarada já preparada, mais o fermento em pó e o corante.
Colocar, depois, a massa em (...)

Zambujo canta Chico Buarque

2016-11-15
Fonte: Jornal de Notícias

 

António Zambujo lançou "Até Pensei que Fosse Minha", um álbum que inclui 16 temas do vasto reportório de Chico Buarque.
António Zambujo decidiu fazer um parêntesis no estilo musical dos seus últimos discos. Entre os concertos do seu anterior trabalho "Rua da Emenda" e os 28 espetáculos esgotados dos "Ujos" - António Zambujo e Miguel Araújo - nos coliseus, o músico de Beja pensou em algo diferente. Recuou um pouco até às suas origens musicais, aos músicos que aprendeu a ouvir e que ajudaram à sua formação enquanto intérprete. Um desses (...)

Feijão com óleo de palma – a Tradição de Angola

2016-11-15
Fonte: Sapo Lifestyle
Foto por: Sapo Lifestyle

 

Ingredientes
• 2 dentes de alho picados
• 1 cebola
• Óleo de palma q.b.
• Feijão cozido q.b.

Preparação
Numa panela refogue um pouco a cebolas e os alhos com o óleo de palma. Junte o feijão cozido (pode ser de lata) e acrescente mais um pouco de óleo de palma. Deixe apurar até ficar com o molho grosso Sirva acompanhado de peixe grelhado (carapau, galo) e de banana madura e de farinha de mandioca torrada.

 

“Homens Imprudentemente Poéticos”, de Valter Hugo Mãe

2016-11-14
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

Num Japão antigo o artesão Itaro e o oleiro Saburo vivem uma vizinhança inimiga que, em avanços e recuos, lhes muda as prioridades e, sobretudo, a capacidade de se manterem boa gente. A inimizade, contudo, é coisa pequena diante da miséria comum e do destino. Conscientes da exuberância da natureza e da falha da sorte, o homem que faz leques e o homem que faz taças medem a sensatez e, sobretudo, os modos incondicionais de amarem suas distintas mulheres. Valter Hugo Mãe prossegue a sua poética ímpar. Uma humaníssima visão do mundo.

CPLP deve dar liberdade a estudantes, empresários e artistas

2016-11-14
Fonte: Jornal de Notícias
Foto por: CPLP

O secretário-executivo da CPLP, prestes a terminar o mandato, exortou a organização a "libertar" os estudantes, empresários, investigadores, desportistas, artistas e jornalistas para que possam circular livremente no espaço lusófono.

"Empenhámo-nos na busca de maior aproximação aos cidadãos e procurámos estimular a reflexão sobre questões relativas à mobilidade no espaço da CPLP", afirmou Murade Murargy, intervindo na sessão de encerramento da XI conferência de chefes de Estado e de Governo da comunidade lusófona, em Brasília.
"Temos de libertar os nossos estudantes, pesquisadores e investigadores, a desenvolver as suas capacidades no nosso espaço comunitário. São eles o motor do desenvolvimento. Temos de libertar os nossos empresários a explorar em conjunto (...)