FMI deverá voltar a apoiar Moçambique em 2017

2016-11-14
Fonte: Macauhub
Foto por: FMI

O Fundo Monetário Internacional deverá retomar o apoio a Moçambique até ao final do segundo trimestre de 2017, depois do país ter começado a dar os primeiros passos para fazer com que a dívida pública assuma valores sustentáveis, afirmou em Maputo o representante permanente do FMI em Moçambique.

A data exacta não é possível definir, mas penso que se venha a situar entre o final do primeiro trimestre e o início do segundo trimestre”, declarou Ari Aisen, durante uma conferência promovida pelo Financial Times na capital moçambicana.
Ari Aisen disse ainda estar a decorrer um diálogo diário entre a instituição e o governo no sentido de retomar o apoio a Moçambique e acrescentou que não deverá passar pelo programa que foi suspenso este ano devido à revelação do escândalo das dívidas escondidas, “devendo vir a ser (...)

Universidades apoiam ensino da língua portuguesa em Yangzhou, província de Jiangsu

2016-11-14
Fonte: Macauhub
Foto por: UCCLA

Universidades portuguesas vão apoiar o ensino da língua portuguesa na Universidade de Yangzhou, cidade da província chinesa de Jiangsu, de acordo com a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

Uma delegação da UCCLA visitou entre 20 e 28 de outubro Macau e três cidades de Jiangsu a convite do governo da província, tendo as autoridades provinciais e as do município de Changzhou apoiado a intenção daquela união em abrir um escritório no parque de cooperação de Yangzhou, Macau e os países de língua oficial portuguesa, que ficará localizado naquele município.
O escritório destina-se, de acordo com o comunicado divulgado, a facilitar as parcerias empresariais e a dinamizar atividades culturais no quadro da plataforma de Macau para (...)

Mia Couto lança “A Espada e a Azagaia”

2016-10-10
Fonte: Conexão Lusófona
Foto por: Fnac

 

“A Espada e a Azagaia” é a mais recente obra do escritor moçambicano Mia Couto lançada recentemente na capital moçambicana, que constitui o segundo volume da trilogia “As Areias do Imperador” depois de no ano passado ter lançado “Mulheres de Cinza”.
O novo romance de Mia Couto sugere-nos uma história de amor entre uma jovem negra nativa e um sargento português que recebeu uma missão para trabalhar em Moçambique no tempo de guerra nas proximidades do império de Gaza, um dos mais vastos reinos da história de Moçambique.
O (...)

“Gentleman da morna” homenageado no Morna Jazz Festival

2016-10-10
Fonte: VD/A Semana
Foto por: Notícias do Norte

 

O músico Joaquim “Djack” Monteiro, consagrado gentleman da morna, vai ser homenageado no próximo dia 23, durante a 4.ª edição do Morna Jazz World Music Festival, que acontece em Ribeira Bote, São Vicente. A iniciativa partiu de um grupo de residentes da «Zona Libertada», em reconhecimento a este cantor, compositor e intérprete de renome. “O eterno romântico” da música nacional, autor da célebre morna Judite, não fez da música a sua profissão por razões familiares, mas compôs e interpretou músicas que marcaram várias gerações de (...)

Cocada Brasileira

2016-10-10
Fonte: www.tudogostoso.com.br
Foto por: www.tudogostoso.com.br

 

Ingredientes:
• 400 gr de coco fresco ralado, grosso
• 2 e 1/2 chávenas de chá de açúcar
• 1 e 1/2 chávenas de chá de água
• 1/4 chávenas de chá de leite condensado
• óleo, o quanto baste para untar

Confeção:
Unte uma assadeira grande com óleo;
Reserve;
Coloque a água e o açúcar numa panela e leve ao fogo alto;
Deixe a calda cozinhar até o ponto de fio médio;
Despeje o coco na panela com a calda (...)

26.º Congresso das Comunicações irá realizar-se em setembro

2016-09-11
Fonte: APDC

 

Tem lugar a 28 e 29 de setembro de 2016, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o 26.º Congresso das Comunicações, subordinado ao tema “Economia e Cidadania Digitais”, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).
Consulte aqui todas as informações e programa.

Setembro 2016

 

«O Samba em Mim | Ao Vivo Na Lapa» de Maria Rita

2016-09-11
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

Gravado ao vivo na Lapa, bairro boémio e cultural do Rio de Janeiro, no concerto de encerramento da digressão “Coração a Batucar”, na Fundação Progresso, “O Samba Em Mim – Ao Vivo na Lapa” é o registo do concerto desta digressão de Maria Rita, sendo editado em DVD e CD, com 13 e 20 temas, respetivamente.
“O Samba Em Mim” reúne uma série de sucessos interpretados ao longo da carreira de Maria Rita, como “Cria” e “O Homem Falou”, além de vários sambas do projeto “Coração a Batucar”.

«Manu salar», o sabor de Timor Leste

2016-09-11
Fonte: Teleculinária
Foto por: Teleculinária

 

Ingredientes
• 1 frango com aprox. 1 kg
• 3 dentes de alho
• 2,5 dl de leite de coco
• Sumo de 1 limão
• Sal e pimenta q.b.

Modo de Preparação
1. Arranje o frango, abra-o ao meio e tempere-o com os dentes de alho descascados e esmagados, sal, sumo do limão e pimenta. Coloque depois numa tigela, regue com o leite de coco e deixe marinar durante cerca de 3 horas, virando de vez em quando.
2. Leve depois o frango a grelhar no (...)

Banco Europeu de Investimento abre linha de crédito para PME de Moçambique

2016-09-05
Fonte: Macauhub
Foto por: Banco Europeu de Investimento

O Banco Europeu de Investimento (BEI) abriu uma linha de crédito de 30 milhões de euros para as empresas moçambicanas, anunciou o banco Millennium bim em comunicado divulgado no passado dia 29 de agosto em Maputo.

O comunicado adianta que a linha de crédito destina-se a financiar 50% do custo total de cada projeto de negócios a ser apresentado por micro, pequenas e médias empresas dos sectores público e privado.
“O objetivo deste programa de apoio é financiar 50% do custo total de cada projeto elegível, de qualquer sector de atividade”, refere o comunicado.
O entendimento, prossegue a nota, insere-se no âmbito do Acordo de Cotonou sobre a assistência à cooperação e desenvolvimento, negociado entre Estados da África, Caraíbas e Pacífica (...)

Guiné-Bissau olha para Macau como portal para investimento chinês

2016-09-05
Fonte: Macauhub/CN/GW/MO
Foto por: AICEP

A Guiné-Bissau debate-se com o impacto orçamental de uma suspensão da ajuda de parceiros de cooperação e, à semelhança de Moçambique, olha para a China como fonte alternativa de capital estrangeiro, através de investimentos, focando esforços de captação em Macau.

Apesar de ser dos países de língua portuguesa politicamente mais instáveis, a Guiné-Bissau é dos que apresenta atualmente previsões de crescimento económico mais elevadas – 4,8% em 2016 e 5% em 2017 – e é também um dos que tem maiores oportunidades, uma vez que, além de necessidade de infra-estruturas e recursos inexplorados (caso da bauxite), está inserido no mercado regional da África Ocidental.
A agricultura é a principal fonte de rendimento, em particular a produção de castanha de caju, sendo também uma das oportunidades de (...)