Agências da ONU avaliam parceria com Guiné-Bissau até 2020

2017-02-12
Fonte: Radio ONU
Foto por: ONU

As Agências das Nações Unidas reuniram parceiros, representantes da sociedade civil e autoridades para rever e validar o plano trienal de trabalho para implementar o Eixo 3 do Quadro de Parceria entre a Guiné-Bissau e as Nações Unidas, Unpaf.

As áreas em destaque incluem o acesso aos serviços de saúde, nutrição e água. Nesses setores estão previstas ações no saneamento, na higiene, na educação e na proteção de qualidade.

Desenvolvimento
Falando no ato inaugural da reunião, a representante da Unicef no país apontou o Unpaf como principal documento entre a ONU e o governo até 2020. Para Christine Jaulmes, o documento reflete a expressão da vontade das duas partes em reforçar ainda mais a parceria existente.

Nova plataforma de ensino da língua portuguesa para ajudar crianças na diáspora

2017-02-12
Fonte: Observador
Foto por: Português Mais Perto

O Ministério dos Negócios Estrangeiros apresentou, no passado dia 7 de fevereiro, uma plataforma de ensino da língua portuguesa para crianças que iniciaram o processo escolar em Portugal e agora vivem no estrangeiro.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros apresentou uma plataforma de ensino da língua portuguesa para crianças que iniciaram o processo escolar em Portugal e agora vivem no estrangeiro, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
É uma plataforma complementar, disponibilizada a partir da Internet, que permite às crianças e aos jovens com processo escolar iniciado em Portugal manterem este contacto com o processo de aquisição de competências e de conhecimentos em língua portuguesa de forma autónoma”, afirmou (...)

Livro sobre o Delta do Rio das Pérolas pretende apoiar países de língua portuguesa

2017-02-12
Fonte: Macauhub
Foto por: Macauhub

 

O Instituto Internacional de Macau (IIM) acaba de lançar o livro “Pearl River Delta – From World Factory to Global Innovator”, que pretende analisar o futuro económico da região do Delta do Rio das Pérolas, sul da China, que de uma zona rural se transformou numa metrópole industrial moderna com 60 milhões de habitantes.
O Delta do Rio das Pérolas é hoje a maior zona urbana do mundo tanto em área como em população.
O livro escrito pelos investigadores Thomas Chan e Louise do Rosário explora o futuro económico da região fazendo (...)

FESTin regressa a Lisboa em março

2017-02-12
Fonte: C7nema
Foto por: Festin

 

O 8.º FESTIn: Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa regressa a Lisboa já no próximo mês de março, entre os dias 1 a 8, convocando uma mostra inteiramente falada em português, com convidados especiais e a Mulher com tema central. Serão mais de 70 filmes, uma seleção lusófona que arranca com O Outro Lado do Paraíso, a obra de Andre Ristum, e encerra com Elis, a cinebiografia da cantora brasileira Elis Regina, dirigido por Hugo Prata, e cuja protagonista, Andréia Horta, marcará presença no festival. Outra presença destacada (...)

Gastronomia Macaense: Chilicote

2017-02-12
Fonte: Crónicas Macaenses
Foto por: Crónicas Macaenses/ Livro de gastronomia macaense de Cecília Jorge

 

Massa
- farinha de trigo (com fermento) – 900 gr
- ovos – 8 gemas, 2 claras
- água – q.b. / a gosto
- sal – q.b. / a gosto
- banha de porco – q.b./a gosto
- óleo ou azeite para fritar

Recheio
Minchi (carne moída) de porco com açafrão – q.b. / a gosto
Peneirar a farinha com um pouco de sal fino e amassar, sobre a mesa, com os ovos. Juntar a banha aos poucos e continuar a amassar até conseguir desligar a massa.

Festival de Macau recompensa lusofonia e cineasta local

2017-01-16
Fonte: As vozes do Mundo
Foto por: Wikipedia/ Diego Delso

 

O palmarés do primeiro Festival internacional de cinema de Macau distinguiu o cinema da lusofonia. Porém o troféu do melhor filme foi atribuído ao argentino "O inverno" de Emiliano Torres. Um certame que recompensou uma jovem cineasta local, Tracy Choi, com dois galardões.
O palmarés deste primeiro festival consagrou, antes de mais, um jovem valor local: a cineasta Tracy Choi e a sua primeira longa-metragem "Sisterhood", a história de amor de duas macaenses em plena transição da soberania de Portugal para a China.
O filme obteve (...)

Cabo Verde Music Awards junta as estrelas lusófonas

2017-01-16
Fonte: Jornal de Angola
Foto por: CVMA

 

A VII edição dos Cabo Verde Music Awards by Unitel T+ já está agendada e o evento volta a ser, pelo segundo ano consecutivo, no mês de maio, no dia 06, informou a organização.
O evento passa assim, pelo segundo ano consecutivo, a realizar-se em maio, depois de a organização ter concluído que, do ponto de vista logístico e operacional, “o mês de maio era mais adequado à realização do evento”, explica a organização num comunicado.
Com a marcação da cerimónia que atribui os prémios da música cabo-verdiana para Maio, a (...)

Mousse de goiaba

2017-01-16
Fonte: Teleculinária
Foto por: Teleculinária

 

Ingredientes
• 4 dl de polpa de goiaba congelada
• 200 g de leite condensado
• 20 g de açúcar
• 3 claras
• 4 folhas de gelatina

Modo de Preparação
1. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Leve um tacho ao lume brando com 3,5 dl da polpa de goiaba até descongelar, retire do lume, adicione a gelatina e mexa bem até dissolver totalmente. Adicione depois o leite condensado e mexa bem.
2. Bata as claras em castelo, adicionando o açúcar (...)

FMI prevê crescimento económico de 3,2% para Cabo Verde

2016-12-13
Fonte: Portugal Digital/ Panapress
Foto por: Wikipedia/ Cayambe

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento económico de 3,2 porcento para Cabo Verde em 2016, sustentado pelo investimento direto estrangeiro (IDE), pela procura interna, agricultura e turismo e devendo também beneficiar da ligeira retoma na Europa.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento económico de 3,2 porcento para Cabo Verde em 2016.
O relatório final da missão técnica do FMI que esteve em Cabo Verde em outubro último, e aprovado a 18 de novembro pelo conselho de administração, indica que o crescimento previsto é sustentado pelo investimento direto estrangeiro (IDE), pela procura interna, agricultura e turismo, devendo também beneficiar da ligeira retoma na Europa.
Nesta que é última avaliação deste ano da situação económica e financeira de Cabo (...)

São Tomé e Príncipe encaixa 5,7 milhões de dólares com venda de cacau de Janeiro a Setembro

2016-12-13
Fonte: Macauhub
Foto por: Wikipedia/ jmaximo

São Tomé e Príncipe encaixou cerca de 133,2 mil milhões de dobras (5,7 milhões de dólares) de Janeiro a Setembro de 2016 com a venda de cacau, produto que representou 95,4% das exportações de produtos agrícolas, informou segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, INE, do arquipélago.

O INE adianta que em termos de valores nominais em dobras (a moeda são-tomense) registou-se uma variação homóloga positiva de 58,7% devido à “melhoria do preço de cacau” no mercado internacional.
Em termos de quantidade observou-se uma variação positiva de 51,6% com a exportação de cacau a subir de 1320 toneladas (de Janeiro a Setembro 2015) para 2000 toneladas no período homólogo de 2016.
Os restantes 4,6% na lista de produtos agrícolas exportados foram preenchidos com coco, óleo de copra, flores, café e pimenta.