FESTin 2018 arranca no final de fevereiro em Lisboa

2018-02-12
Fonte: Canela e Hortelã
Foto por: FESTin

 

Decorre entre 27 de fevereiro e 6 de março a 9.ª edição do Festival Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin), que terá como base o cinema São Jorge, em Lisboa, onde irão decorrer todas as atividades do festival.
O certame arranca com o filme Como Nossos Pais, da realizadora Laís Bodansky; e encerra com As Duas Irenes de Fabio Meira. Entre as novidades da edição deste ano, destaque para a exibição de várias obras vindas da Berlinale, e uma parceria com o Guiões -Festival de Roteiros de Língua Portuguesa.
A participação (...)

David Hopffer Almada lança "Dito & Escrito" na Biblioteca Nacional

2018-02-12
Fonte: A Semana
Foto por: A Semana

 

O escritor David Hopffer Almada lançou o seu novo livro intitulado “Dito & Escrito”, na Biblioteca Nacional, na Varzea, cidade da Praia. A apresentação esteve a cargo dos escritores Jorge Tolentino e Mário Lúcio Sousa.
A obra vem tornar públicas intervenções do autor feitas no passado e que ficaram confinadas a um pequeno círculo de audiência. David Hopffer Almada resolve agora partilhar essas intervenções com toda a gente, expondo a sua posição na presente obra sobre diversos temas abordados.
Além de "Dito (...)

Canjica: o sabor de São Tomé e Príncipe

2018-02-12
Fonte: Rotas Turísticas
Foto por: Rotas Turísticas

 

Ingredientes:
6 ovos
500 gr de açúcar
1 pau de canela
1 litro de água quente
1 kg de milho verde
canela em pó q.b.

Confeção:
Pisa-se muito bem o milho.
Depois de pisado adiciona-se a água quente, mexa.
Passa-se por um passador de rede fina, espremendo bem.
Leva-se um tacho ao lume com o caldo obtido, o açúcar e a canela a ferver até estar em ponto de pérola, o que leva +- 3 minutos de fervura.
Retire (...)

Jovens empreendedores de Macau e da China visitam Lisboa e Porto

2018-02-11
Fonte: Diário de Notícias

Jovens empreendedores de Macau, Cantão, Shenzhen e Zhuhai iniciaram, no passado dia 06 de fevereiro, uma visita a Lisboa e no Porto.

Deslocações a ”espaços de trabalho partilhado e incubadoras de empresas locais” foram o ponto alto da visita de uma comitiva de jovens empreendedores de Macau, Cantão, Shenzhen e Zhuhai que iniciaram no dia 6 de fevereiro e que os levou ao Porto e Lisboa. O objetivo foi desenvolver oportunidades de negócios e cooperação. Em Lisboa este jovens empreendedores de Macau e do interior da China visitaram a Second Home, um espaço de trabalho partilhado (coworking), a Fábrica de Startups, uma aceleradora e incubadora, a Beta-i, (...)

Consórcio britânico-americano vai explorar petróleo em São Tomé e Príncipe

2018-02-11
Fonte: Macauhub
Foto por: Wikipedia/Moises

 O consórcio petrolífero formado pela britânica BP Exploration Operating Co. Ltd. e pela norte-americana Kosmos Energy ganhou o direito de prospecção de dois blocos de petróleo da Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe, anunciou em São Tomé o director da Agência Nacional de Petróleo.

Em comunicado enviado à Macauhub em São Tomé, Orlando Pontes sublinha que a decisão resulta de um concurso “restrito” lançado há pouco mais de um mês pelo governo são-tomense através da Agência Nacional de Petróleo referente aos blocos números 10 e 13.
O documento informa também que “a Agência Nacional de Petróleo dará início nos próximos dias às negociações com o referido consórcio com vista à assinatura do Contrato de Partilha de Produção de petróleo e gás” dos blocos em causa.
Além do consórcio vencedor, (...)

FMI recomenda que despesa em infraestruturas na Guiné-Bissau seja bem gerida

2018-02-11
Fonte: Macauhub
Foto por: Wikipedia/ Colleen Taugher

O investimento em infraestruturas proposto pelo governo da Guiné-Bissau em sede de Orçamento de Estado para 2018 é bem-vindo, uma vez que ajuda a preencher lacunas graves, mas o processo tem de ser muito bem gerido, afirma a equipa do Fundo Monetário Internacional que conclui uma missão àquele país de 17 a 23 de janeiro.

A deslocação da missão liderada por Tobias Rasmussen visou avaliar a proposta de Orçamento de Estado para 2018, aprovada em reunião de Conselho de Ministros, as implicações a nível fiscal e de dívida de um proposto aumento da despesa pública para a construção de infraestruturas e passar em revista os recentes acontecimentos ocorridos no sector bancário do país.
A atividade económica continua a demonstrar dinamismo, apoiada numa gestão orçamental eficaz. A inflação continua baixa e a receita fiscal demonstra um aumento robusto, (...)

Cabo Verde, lusófono com melhor democracia no índice do "The Economist"

2018-02-11
Fonte: Voa Português
Foto por: Pitt Reitmaier/ Wikipedia

Cabo Verde é o país lusófono melhor classificado no Índice de Democracia de 2017 publicado pela revista britânica "The Economist" no passado dia 31 de janeiro.

Ao ocupar a 23ª. posição, o arquipélago ficou à frente de Portugal, Timor Leste e Brasil, todos no grupo das chamadas “democracias com falhas”.
O relatório “Free Speech Under Atack” (“Liberdade de Expressão Sob Ataque”), coloca Moçambique no grupo de “países híbridos” e remete Angola e Guiné-Bissau para a classe de “regimes híbridos”, enquanto São Tomé e Príncipe não foi incluído no estudo.
Dos 167 países analisados pela revista britânica, 89 viram a democracia (...)

Governo de Cabo Verde alarga isenção de vistos para atrair investimentos

2018-02-11
Fonte: Macauhub
Foto por: Wikipedia/Ximonic, Simo Räsänen

O governo de Cabo Verde vai alargar a isenção de vistos aos cidadãos dos Estados Unidos da América, do Canadá e dos países europeus fora do espaço Schenghen, anunciou no passado dia 25 de janeiro, na Praia o ministro dos Negócios Estrangeiras e das Comunidades, Luís Filipe Tavares.

São oportunidades importantes para o país, pois queremos mais investimentos e mais empregos”, acrescentou o ministro, no final da XX Reunião do Grupo Local de Seguimento da Parceria Especial Cabo Verde – União Europeia (UE).
Sobre a isenção de vistos para cidadãos da União Europeia e do Reino Unido, prevista para entrar em vigor em Janeiro mas adiada para Maio, Luís Filipe Tavares adiantou que o novo calendário foi motivado por “um conjunto de preocupações de natureza técnica.”
Relativamente ao encontro, (...)

Selos dos CTT vão destacar a cultura portuguesa em 2018

2018-01-08
Fonte: CTT – Correios de Portugal
Foto por: CTT – Correios de Portugal

 

Os CTT voltarão, em 2018, a destacar personalidades, obras e datas históricas que marcaram a definição do que é ser português nos últimos 250 anos. Os Maias, de Eça de Queirós, o pintor Domingos Sequeira, o compositor Vianna da Mota, a construção do Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa, ou os patrimónios imateriais da humanidade materializados nos processos de fabrico de chocalhos e da louça de barro preto de Bisalhães são alguns desses destaques.
Indo ainda mais longe no tempo, os CTT irão prosseguir com mais uma emissão filatélica de (...)

«As Areias do Imperador - Livro 3: O Bebedor de Horizonte» de Mia Couto

2018-01-08
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

Neste último volume da trilogia, os prisioneiros embar¬cam no cais de Zimakaze e a lancha parte em direção ao posto de Languene. Ali farão uma breve paragem para depois rumarem para o estuário do Limpopo e ali darem início à viagem marítima que conduzirá os africanos para um distante e eterno exílio.