Comissão Europeia publica estratégia sobre cibersegurança

2017-06-09
Fonte: ANACOM
Foto por: Cortesia de lekkyjustdoit em FreeDigitalPhotos.net

A Comissão Europeia (CE), através do Centro Europeu de Estratégia Política (centro de reflexão da CE), publicou uma nota estratégica sobre a segurança cibernética e a construção de um escudo europeu cibernético eficaz.

Os ciberataques já ocorrem diariamente. As violações de informação de dados sensíveis, as campanhas de desinformação em massa, a ciberespionagem e os ataques a infraestruturas críticas não são mais ameaças futuristas, mas eventos reais que afetam diariamente pessoas, empresas e Governos. A agressão cibernética surge como um novo fator importante, que pode ser ativado para alcançar a superioridade estratégica, desestabilizar os Estados e causar danos económicos em larga escala.
Neste contexto em rápida evolução, a União Europeia (UE) e os seus Estados-Membros (EM) têm de antecipar e planear cenários extremos. O reforço das capacidades cibernéticas da Europa e o reforço da cooperação a nível da UE constituem uma prioridade importante. O documento defende que as políticas de segurança cibernética na UE e o desenvolvimento das capacidades europeias, apoiadas por importantes financiamentos da UE, deverão constituir a base de um escudo europeu para defender os EM, as instituições europeias, as empresas e os cidadãos.

Maio 2017

 

Bookmark and Share