Streaming é o futuro. Estas são as propostas da Microsoft, Google e Apple

2017-03-13
Fonte: Fevereiro 2017
Foto por: Cortesia de SOMMAI em FreeDigitalPhotos.net

As três tecnológicas já têm dispositivos no mercado que lhe permitem usufruir de televisão de uma forma completamente diferente que vinha a ser possível até agora.

Se a existência de serviços de streaming como a Netflix ou o Amazon Prime não fosse indicação suficiente, o streaming veio para ficar e já não está circunscrito ao computador. Tendo em conta que a televisão continua a ser o ecrã que mais facilmente reúne um agregado familiar ou um grupo de amigos, poderá valer a pena investir num dispositivo que lhe permita fazer streaming de conteúdos.
Felizmente, algumas das maiores tecnológicas do mundo já pensaram nisso, nomeadamente a Microsoft, a Google e a Apple. No mercado já pode encontrar o Microsoft Wireless Display Adapter v2, o Google Chromecast e a Apple TV, dispositivos que se tornarão os seus melhores amigos caso decida apostar neles.
O Microsoft Wireless Display Adapter v2 e o Google Chromecast, por exemplo, são bastante semelhantes. Ambos se ligam facilmente à televisão e permitem transmitir conteúdos do smartphone, tablet ou computador a partir da rede Wi-Fi (em princípio o router) de forma intuitiva.
Nos dois casos pode escolher transmitir para a televisão todo o ecrã ou simplesmente um vídeo do YouTube especialmente divertido para mostrar à família. Ambos os dispositivos funcionam com recurso a uma aplicação e, tendo em conta que a transmissão de conteúdos é feita sem fios, não poderá ter o router demasiado afastado da televisão. Igualmente problemática é a utilização destes dispositivos para videojogos, apresentando um atraso entre o que acontece no smartphone e o que é mostrado no ecrã.
No que diz respeito ao preço, a proposta da Microsoft está disponível por 74,99 euros e a da Google por 39 euros. O Microsoft Wireless Display Adapter v2 poderá ser a melhor opção caso queira garantir que pode ter o dispositivo mais afastado do router para reproduzir conteúdos a partir de uma maior distância, enquanto o Chromecast será mais indicado caso tenha um Mac ou iPhone. E falando na Apple…
A Apple TV também pode ser uma opção se pretende dar nova vida à sua televisão. Ao contrário da proposta da Microsoft e da Google, a Apple TV porta-se como uma box, permitindo instalar aplicações de serviços de streaming e jogos, disponíveis numa loja virtual própria. Além disso, a Apple TV inclui também um comando próprio com a assistente virtual Siri integrada. Com mais funcionalidades vem também um preço mais alto, neste caso de 179 euros.
Pontos fortes, aspetos menos bem conseguidos e preços à parte, o mercado já está bem povoado de opções, atestando mais uma vez que o streaming é mesmo o futuro da televisão.

Notícias ao Minuto

Bookmark and Share