Nokia lança MIKA - o primeiro assistente digital customizado para operadoras de telecomunicações

2017-03-11
Fonte: Segs
Foto por: Nokia

MIKA – 'Multi-purpose Intuitive Knowledge Assistant' – contribui para a eficiência junto a engenheiros, ao oferecer acesso à informação via comando de voz.

A Nokia acaba de criar um ‘assistente digital’ customizado para melhorar a eficiência das operadoras de telecomunicações, oferecendo aos engenheiros um acesso mais rápido a informações críticas. ‘MIKA’ – desenvolvido pela plataforma de serviços cognitivos Nokia AVA e sustentado pela expertise da Nokia em serviços – vai oferecer uma assistência automatizada por comando de voz para reduzir o tempo gasto na busca de recursos de informação, tornando possível aos operadores focar em tarefas-chave para o negócio, sem a distração das complexidades dos ambientes de rede multi-tecnológicos.
MIKA – ou Multi-purpose Intuitive Knowledge Assistant – é o primeiro assistente digital ‘treinado’ especificamente para a indústria de telecomunicações, com design destinado a dar assistência automatizada que poupe tempo e libere trabalhadores altamente especializados para que se concentrem em tarefas críticas. A análise de métodos de trabalho feita pela Nokia em um Centro de Operações em Rede revelou que o uso do MIKA pode economizar mais de uma hora de tempo produtivo por dia a engenheiros que acessem as informações e recomendações pela interface interativa do usuário.
O assistente digital MIKA combina inteligência aumentada com aprendizagem automatizada para oferecer acesso a uma extensa gama de ferramentas, documentos e fontes de informações. Tal gama inclui a biblioteca Nokia AVA, um repositório das melhores práticas, reunido a partir de projetos realizados pela Nokia em todo o mundo. O uso da biblioteca MIKA traz recomendações baseadas em questões similares encontradas em outras redes. O MIKA está disponível como interface de rede e como agente móvel, de modo que engenheiros podem consultar a base de conhecimentos onde quer que estejam.
Igor Leprince, diretor de Serviços Globais da Nokia, afirmou: “Encontrar a informação certa é um desafio diário para engenheiros de telecom que trabalham para incrementar a qualidade da rede. MIKA explora o poder da plataforma Nokia AVA de fornecer respostas precisas, evitando o desperdício de tempo de buscas infrutíferas. O assistente digital está customizado para atender às necessidades específicas das empresas de telecom e pode produzir recomendações baseadas na experiência com redes por todo o mundo.”

Nokia apresenta Predictive Repair
Além de lançar MIKA, a Nokia apresenta Predictive Repair, um serviço que permitirá a operadoras reduzir custos e melhorar a qualidade da rede, pelo abandono de suportes técnicos de tipo break-fix, empregados na manutenção de hardware. A assistência pode prever falhas de hardware e recomendar substituições com até 14 dias de antecedência e 95% de precisão. As recomendações permitirão às operadoras crescer em eficiência, por evitarem visitas presenciais desnecessárias, esforços desperdiçados em operações, inventários em excesso, e falsos retornos de tipo ‘Nenhuma falha encontrada’.
Nokia Predictive Repair é o primeiro serviço do tipo na indústria das telecomunicações. Ele se baseia na profunda expertise da Nokia em serviços de hardware – relacionando rede, assistência técnica e dados de fábrica. Com a aplicação dos algoritmos de machine learning do Nokia Bell Labs para prever falhas, o foco fica em módulos mais acessados que geram uma cota significativa de transações de assistência técnica. O serviço está disponível para operadoras que usam equipamentos de 3G e 4G da Nokia.

Março 2017

Bookmark and Share