Estados-membros dão apoio "informal" ao plano de disseminação de Wi-Fi por toda a Europa

2016-12-14
Fonte: Sapo tek
Foto por: Cortesia de atibodyphoto em FreeDigitalPhotos.net

Os 28 países da UE já expressaram o seu apoio, ainda que oficiosamente, à iniciativa europeia que pretende levar Wi-Fi gratuita a todas as zonas públicas do continente. A Comissão Europeia (CE) pretende dar arranque à primeira fase de candidaturas antes do próximo verão.

A WiFi4EU é uma proposta que foi avançada pela CE durante o discurso do Estado da União proferido por Jean-Claude Juncker em setembro e que tem como propósito disponibilizar internet de alta-velocidade sem fios e gratuita em todos os parques, praças, edifícios públicos e bibliotecas no bloco europeu.
No dia 2 de dezembro, os ministros europeus com a tutela das telecomunicações expressaram a sua aprovação relativamente a uma primeira versão daquele que será o plano da União Europeia para disseminar a internet por todas as cidades dos vários países do continente.
A CE prevê que a primeira fase de candidaturas à WiFi4EU tenha início antes do verão de 2017, altura em que os governos municipais poderão concorrer ao programa para implementação de infraestruturas de internet sem fios nas respetivas cidades.
A instalação dos equipamentos será financiada pela União Europeia, ao abrigo deste programa, mas os custos operacionais terão de ser suportados pela autoridade local.
A WiFi4EU tem um orçamento de 120 milhões de euros, a ser aplicado entre 2017 e 2019, e aguarda agora a aprovação formal por parte dos Estados-membros e por parte do Parlamento Europeu.
A CE estima que entre 6.000 e 8.000 comunidades locais vão poder tirar partido deste programa de modernização europeia.

Dezembro 2016

 

Bookmark and Share