São Tomé e Príncipe foi reconhecido um país exemplo

2018-02-11
Fonte: CST - Companhia Santomense de Telecomunicações
Foto por: CST - Companhia Santomense de Telecomunicações

São Tomé e Príncipe foi reconhecido um país exemplo e considerado caso de sucesso no estudo realizado pela UIT (União Internacional de Telecomunicações) e pelas Nações Unidas.

Segundo o estudo, dos 47 países considerados, São Tomé e Príncipe apresenta melhor cobertura 3G, melhor custo global de internet, maior utilização de internet pela população em geral, maior utilização de internet pelo segmento jovem, melhor conhecimento da população sobre a utilização de tecnologias de informação e melhor cobertura e disponibilização de internet nas escolas.
Este é o resultado do esforço realizado ao longo dos últimos anos.
Pode consultar o estudo em https://goo.gl/7uP6qF

O futuro da tecnologia no local de trabalho

2018-02-11
Fonte: Jornal Económico/ José J. Pereira da Silva, Sales Director Lisboa Ricoh Portugal
Foto por: Cortesia de patrisyu em FreeDigitalPhotos.net

A tecnologia de impressão e digitalização, as videochamadas e os quadros interativos são parte de uma revolução na forma de trabalhar. Mas isto é só o início.

Se dermos uma vista de olhos pelo Gartner’s 2017 Hype Cycle de 2017, a revisão anual desta consultora sobre as tecnologias emergentes, detetamos o surgimento de várias tecnologias-chave, sendo que se estima uma adoção generalizada da realidade virtual, machine learning, deep learning e a augmented data discovery num período de dois a cinco anos. Estas tecnologias estão diretamente relacionadas com a produtividade no local de trabalho, e são desenhadas para ajudar os colaboradores a trabalhar de forma mais inteligente (...)

A Feira em Macau que promove as Energias Renováveis e a Tecnologia

2018-02-11
Fonte: Jornal Económico
Foto por: MIECF

A Macao International Environmental Co-operation Forum 2018 (MIECF 2018) é um evento que pretende congregar num só espaço soluções para os desafios ambientais atualmente enfrentados pela sociedade.

A eliminação de resíduos de forma ambientalmente sustentável é crucial para a sociedade global e também para Macau. Este será igualmente um espaço que pretende promover networking especializado e oportunidades de negócios. A responsabilidade social e a preservação ambiental são imperativos das sociedades modernas. E é com esse sentido de responsabilidade inadiável que a MIECF pretende assumir-se como um espaço de partilha de soluções para os desafios ambientais que as sociedades enfrentam.
O evento realizar-se-á entre os dias (...)

Google cria nova empresa de cibersegurança

2018-02-11
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Chronicle

Chama-se Chronicle e é a última empresa a juntar-se ao rol de marcas que operam sob o nome da Alphabet. De acordo com Astro Teller, o grande destaque deste novo projeto está no desenvolvimento de um "sistema imunitário digital", que deteta ameaças através do armazenamento e análise de dados relacionados com os sistemas de segurança informática de grandes empresas.

A Chronicle nasce no seio da Google X, que é o nome do departamento encarregue de desenvolver projetos futuristas e tecnologicamente avançados para a gigante norte-americana.
Teller, que é um dos chefes desta secção, explica que a comparação de dados obtidos e tratados através das infraestruturas da Google permitem que a deteção e a neutralização das ameaças seja mais eficiente e muito mais rápida (minutos em vez de horas ou dias). "Acho que vamos conseguir ajudar as organizações a terem mais confiança nos seus sistemas de (...)

Millennials preferem biometria a passwords

2018-02-11
Fonte: Marketeer
Foto por: Cortesia de nenetus em FreeDigitalPhotos.net

As palavras-chave não são algo a que a Geração Millennial dedica muita atenção. Preferem optar por autenticação biométrica e multifatorial, de acordo com o estudo “O Futuro da Identidade” elaborado pela IBM Security.

A tecnológica acredita que os Millennials estão a alterar a forma como fazemos login, mostrando-se mais preocupados com a segurança online: colocam a segurança acima da facilidade em aceder a aplicações e dispositivos. Além da biometria e da autenticação multifatorial (mais do que um passo), também estão abertos a gestores automáticos de passwords.
«Começa-se a reconhecer que, de facto, as passwords já não cumprem todos os requisitos de segurança e são inadequadas, pelo que é tempo de adotar métodos mais avançados que comprovem a (...)

Top 100 Global Technology Leaders: Microsoft no topo da lista da Thomson Reuters

2018-02-11
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Thomson Reuters

No âmbito de um estudo que pretende identificar as empresas mais bem sucedidas a nível financeiro e organizacional, a Thomson Reuters elegeu as 100 que melhor se destacam na indústria tecnológica. A Microsoft ocupa a primeira posição desta lista.

Em segundo e terceiro lugar surgem a Intel e a Cisco, respetivamente.
No top 10 há ainda espaço para a Apple, a Alphabet, a IBM, a SAP, a Texas Instruments, a Accenture e a Taiwan Semiconductor Manufacturing.
As restantes 90 empresas não estão hierarquizadas qualitativamente, mas integram outras gigantes, como é o caso da Amazon e do Facebook.
A lista foi elaborada com base num algoritmo que relaciona os resultados obtidos em análises a 28 variáveis distintas, como a gestão financeira, a confiança dos investidores, a inovação, (...)

Fake news: jovens vão ser ensinados a distinguir “o Norte e o Sul”

2018-02-11
Fonte: Público
Foto por: Cortesia de nenetus em FreeDigitalPhotos.net

Estar atento à origem de uma notícia partilhada online, confirmar se a mesma é abordada por um meio de referência ou fazer pesquisas complementares sobre o tema. Estratégias como estas ajudam qualquer utilizador a navegar pelo mundo das notícias falsas, mas estas são dirigidas em especial a jovens. Fazem parte de uma lista criada pelo Centro Internet Segura (CIS) que é parte de uma campanha nacional de alerta sobre as “fake news” lançada no passado dia 6 de fevereiro.

A preocupação do CIS com a profusão das notícias falsas é sintetizada pela sua coordenadora, Sofia Rasgado: “se começarmos todos a alimentar este espaço com notícias falsas às tantas não sabemos bem qual é que é o Norte e qual é que é o Sul”. Ensinar a distinguir entre esses dois polos é a primeira missão desta campanha dirigida a jovens e adolescentes, que se vai prolonga-se durante todo o mês, em colaboração com bibliotecas escolares e associações de pais.
Aos jovens, são passados não só cuidados a ter com a (...)

Comércio online explode e pressiona empresas de logística

2018-01-07
Fonte: Público
Foto por: Cortesia de renjith krishnan em FreeDigitalPhotos.net

Os portugueses estão a usar cada vez mais as plataformas online para fazer compras e neste Natal isso traduz-se em crescimentos de 15% a 17%, aumentando a pressão sobre as empresas do sector.

A tendência está identificada há já alguns anos, e as expectáveis taxas de crescimento também já estão definidas pela ACEPI - Associação da Economia Digital: a percentagem da população de portugueses que faz compras online já vai nos 36%, e em 2025 essa percentagem deve crescer até aos 59%. O estudo Anual da Economia e da Sociedade Digital em Portugal, feito pela ACEPI com a colaboração da IDC, consultora em análise de mercado, aponta para um fecho de ano, em 2017, com um volume de compras online efetuadas pelos portugueses em (...)

Primeiro satélite angolano já foi lançado em órbita

2018-01-07
Fonte: Sapo/Lusa
Foto por: Cortesia de bluebay em FreeDigitalPhotos.net

O primeiro satélite angolano, o Angosat, um investimento do Estado angolano de 320 milhões de dólares (269,6 milhões de euros), foi lançado no passado dia 26 de dezembro no Cazaquistão, e comemorado em Luanda com fogos de artifícios.

Angola torna-se assim no sétimo país africano, ao lado da Argélia, África do Sul, Egito, Marrocos, Nigéria e Tunísia, com um satélite de comunicações em órbita, que a partir desta entrou em período de teste até março, aproximadamente.
Na semana anterior, o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de informação, Carvalho da rocha, informou que comercialmente 40% da capacidade do satélite já está reservada.
O Angosat foi construído por um consórcio estatal russo e foi lançado, às 20:00 de Angola, com recurso ao foguete (...)

Liberalização das telecoms em Angola é positiva mas exige investimento avultado, diz Consultora BMI

2018-01-07
Fonte: Observador
Foto por: Cortesia de jannoon028 em FreeDigitalPhotos.net

A consultora BMI Research considera que a abertura do mercado das telecomunicações angolano a um novo operador é positiva porque traz mais concorrência, mas alerta que a entrada obrigará a um avultado investimento inicial, limitando o interesse.

Entrar no mercado angolano vai obrigar a um investimento extenso; consequentemente, acreditamos que só os operadores já estabelecidos e com financiamento robusto e uma marca já existe, como a Viettel, Orange ou Vodafone, podem ter sucesso, mas a insistência do Governo em manter parte da Angola Telecom vai limitar o interesse dos operadores mais comerciais”, escrevem os analistas.
Num comentário ao anúncio governamental, a que a Lusa teve acesso, a consultora do grupo Fitch escreve que “esta iniciativa é positiva para o mercado (...)