Escolas, mercados e hospitais de Moçambique com acesso à Internet graças a projeto português

2018-10-10
Fonte: Jornal económico
Foto por: Wikipedia

O objetivo é estender a iniciativa ao resto do país e criar uma rede global de aldeias digitais através da Internet de banda larga.

No início deste mês os investigadores do centro de investigação Fraunhofer AICOS viajaram até Mocuba e Alto Molócuè, no norte de Moçambique, onde instalaram a primeira rede SV4D (Sustainable Villages for Development / Aldeias Sustentáveis para o Desenvolvimento), criando praças digitais em locais como escolas secundárias, universidades, autarquias locais e até mercados.
O objetivo é estender a iniciativa ao resto do país e criar uma rede global de aldeias digitais através da Internet de banda larga.
Durante a viagem, a equipa do (...)

A inteligência artificial promete revolucionar o “e-commerce”

2018-09-07
Fonte: Jornal de Negócios
Foto por: Pexels/ Negative Space

De que forma se poderá formatar e condicionar as vendas com recurso a tecnologias de Inteligência Artificial (IA) é a grande pergunta que se coloca. A verdade é que esta é uma das tecnologias mais promissoras no curto/médio prazo.

Nos próximos anos, a inteligência artificial promete transformar o comércio eletrónico, afinando, a um nível sem precedentes, as necessidades do cliente e a oferta do fornecedor. Veja o que já está a mudar.
O retalho é um setor que tipicamente investe forte em tecnologia. As margens reduzidas e as rápidas transformações do negócio obrigam as empresas a serem ágeis e a munir-se de todas as ferramentas, que as possam ajudar a conhecer melhor o cliente e a serem mais precisas nas ofertas que lhe dirigem.
No comércio eletrónico, o (...)

Gigantes tecnológicas em protesto contra as ameaças à neutralidade da internet

2018-09-07
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Pexels/ rawpixel.com

A agência responsável pela regulação das telecomunicações nos EUA quer dar poder de decisão às reguladoras para que estas possam decidir bloquear sites e abrandar velocidades de ligação em determinadas páginas, entre outras coisas.

Amazon, Spotify, Reddit, Facebook, Twitch, Twitter, Google e muitas outras empresas do sector tecnológico estiveram em protesto contra as alterações propostas ao princípio da neutralidade da internet nos Estados Unidos da América.
Em causa está uma iniciativa do novo líder da Comissão Federal de Comunicações dos EUA, a entidade reguladora para as telecomunicações do país, que pretende substituir as proteções à internet aberta aprovadas em 2015, pela concessão de mais poder de decisão às operadoras.
Na prática, a viabilização (...)

Gestão dos recursos vai ditar que tipo de país Moçambique vai ser - BAD

2018-09-07
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: Rohan Reddy on Unsplash

O representante residente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) em Moçambique, Pietro Toigo, considerou, no passado dia 09 de agosto, que a gestão dos recursos naturais será o ponto mais importante para determinar que tipo de país Moçambique vai ser.

"A gestão sustentável dos recursos naturais vai determinar o tipo de país que Moçambique vai ser", explicou Pietro Toigo em entrevista à Lusa, no dia seguinte à divulgação do 'Country Strategy Paper', o documento estratégico mais importante do Banco sobre Moçambique, e que abarca as perspetivas até 2022.
"O desenvolvimento do setor do gás deve transformar a economia do país na próxima década, e algumas das principais decisões políticas vão determinar o ritmo e a natureza da transformação que vai ser feita no futuro muito (...)

Big Data e Analytics, essenciais para alimentar 9 mil milhões de pessoas em 2050, diz Empraba

2018-09-07
Fonte: Telesíntese
Foto por: Pexels/ panumas nikhomkhai

Em 2050, serão 9 mil milhões de pessoas que precisarão ser alimentadas no mundo. Para atender a esse gigantesco compromisso, serão necessários todos os recursos das tecnologias digitais, como o big data e o analytics, avalia Carlos Meira, Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa, que participou do AGROtic Grãos e fibra, promovido pela Momento Editorial em Luís Eduardo Magalhães (BA).

Na avaliação de Meira, a agricultura de precisão, com a sua tecnologia atual, ainda não decolou da maneira necessária para dar o salto de produtividade com vista a atender a demanda por alimentos que existem e que virão.
O departamento de informática da Embrapa está a fazer a sua parte, explicou, disponibilizando para os produtores diferentes aplicativos e sistemas de auxílio à melhoria da produtividade nacional. Entre eles, citou o SATVEG, um sistema gratuito, que, a partir da análise de imagens de satélite permite ao produtor verificar como (...)

TV por cabo e satélite estão a perder terreno. O streaming é o maior

2018-09-07
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Photo by Panos Sakalakis on Unsplash

No final deste ano, 33 milhões de consumidores terão desistido dos seus contratos de TV por cabo/satélite nos EUA. Em 2022, de acordo com uma consultora de marketing, serão mais de 55 milhões.

O ritmo com que os consumidores norte-americanos estão a cortar as suas subscrições de TV por cabo está a acelerar rapidamente. A tendência obrigou a eMarketer, que recentemente realizou um estudo sobre o fenómeno, a ajustar a sua estimativa em cerca de 25%. De acordo com a empresa, em 2021, cerca de 50 milhões de consumidores de TV por cabo ou satélite terão cancelado as suas subscrições.
Esta previsão representa um acréscimo de 20 milhões ao número registado este mês e ultrapassa a estimativa anterior em 10 milhões.
Os (...)

Novo serviço de streaming da Amazon vai ser gratuito

2018-09-07
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Amazon

A plataforma vai ser monetizada através da exibição de anúncios, mas só estará disponível na Fire TV.

A Amazon está a preparar uma nova plataforma de streaming que funcionará de forma gratuita. A monetização, neste caso, será feita com base na exibição de anúncios.
De acordo com o The Information, esta plataforma, que terá o nome de Free Dive, será disponibilizada através do Fire TV. O portal revela ainda que a mesma está a ser desenvolvida pela IMDB, que é uma subsidiária da gigante tecnológica norte-americana.
Uma vez que será gratuita, a plataforma terá apenas disponíveis programas e séries com (...)

A Inteligência Artificial nos Media: quando um computador escreve notícias ou faz novelas

2018-09-07
Fonte: Selfie/ Nuno Fonseca | Diretor de Tecnologias da Media Capital Digital
Foto por: Pexels/ Negative Space

"I'm sorry Dave, I'm afraid I can't do that" - a resposta negativa do computador inteligente HAL ao humano, no filme “2001 Odisseia no Espaço” (1968) recorda-nos um passado, não muito distante, onde a inteligência artificial (IA) fazia parte da ficção.

A inteligência artificial (IA) é, hoje, uma realidade em vários setores, ainda estamos nos primeiros passos da tecnologia, mas todos os dias são notícia carros que se conduzem autonomamente ou robots que desempenham várias tarefas. Os media não são exceção e a IA, ainda que de forma discreta, já faz parte do seu dia-a-dia. Uma das utilizações mais generalizadas são os algoritmos de recomendação de conteúdos em sites e apps que, com base na análise do histórico de conteúdos consumidos pelo utilizador, entre outras (...)

Produtores de conteúdos apelam ao “sim” dos eurodeputados à diretiva sobre direitos de autor na internet

2018-09-07
Fonte: Expresso
Foto por: Pexels/ Artur Roman

Representantes dos autores e produtores de música, audiovisual e meios de comunicação social reuniram-se para apresentar um apelo conjunto aos deputados portugueses no Parlamento Europeu. Em causa está a votação, a 12 de setembro, do texto da diretiva sobre os direitos de autor, que quer pôr plataformas como o Google e o Facebook a pagar aos autores pela disseminação dos seus conteúdos

Permitir que os criadores e produtores de bens culturais possam ser justamente remunerados pelas suas prestações é, pois, defender a liberdade de expressão artística.” Este é, segundo as associações e os representantes dos autores e produtores de música, audiovisual e meios de comunicação social, um dos objetivos da diretiva sobre direitos de autor, cujo texto será votado no Parlamento Europeu a 12 de setembro.
No passado dia 22, os representantes dos autores e produtores de conteúdos estiveram reunidos na Casa da Imprensa, em (...)

Estudo da DHL identifica quatro elementos chave para o futuro da logística

2018-07-12
Fonte: Revista Cargo
Foto por: DHL

A líder global na indústria de logística, DHL Express, acaba de divulgar os resultados da 4.ª edição do Radar de Tendências da Logística, um estudo pioneiro que começou em 2013. Neste relatório, a DHL revela 28 tendências que podem impactar a indústria da logística nos próximos 5 a 10 anos.

A empresa adianta que o ‘Radar de Tendências da Logística’ é elaborado através da análise de grandes e microtendências, bem como dos contributos diretos de parceiros que incluem instituições de investigação; empresas tecnológicas, startups e clientes.
A maioria dos contributos é recolhida em primeira mão dos 10 mil profissionais de logística e especialistas de tecnologia que todos os anos visitam os Centros de Inovação da DHL. Os dados são depois agregados e refletidos no ‘Radar de Tendências de Logística’, que (...)