Comissão Europeia publica resultados iniciais sobre inquérito ao setor do e-Commerce

2016-10-10
Fonte: Comissão Europeia
Foto por: Comissão Europeia

A Comissão Europeia (CE) anunciou que o relatório preliminar do seu inquérito ao setor de e-commerce confirmou o rápido crescimento do setor na União Europeia (UE), mas acrescentou que este também identificou práticas de negócios que podem restringir a concorrência e limitar a escolha dos consumidores.

Num comunicado enviado a 15 de setembro, a CE disse: "o relatório identifica práticas de negócio que podem levantar preocupações sobre concorrência".
A Comissão pode abrir investigações pontuais específicas para garantir a conformidade com as regras da UE em matéria de práticas comerciais restritivas e de abuso de posição dominante no mercado.

Setembro 2016
 

Wi-Fi grátis em espaços públicos da Europa em 2020

2016-10-10
Fonte: Pplware
Foto por: Cortesia de Stuart Miles em FreeDigitalPhotos.net

A Internet é hoje um bem fundamental para a maioria das pessoas que precisam de estar ligadas, mas também um bem fundamental para a economia, para a cultura, etc.

Com o objetivo de garantir mais e melhor conectividade, a Comissão Europeia prometeu que, nos próximos 4 anos, a grande maioria dos espaços públicos na Europa deverão ter cobertura Wi-Fi para acesso à Internet.
A Comissão Europeia quer que todos os espaços públicos dos países que pertencem à UE tenham cobertura Wi-Fi para que os utilizadores possam aceder à rede.
Se for aprovado pelo Parlamento Europeu, a Comissão Europeia assume o compromisso de disponibilizar um orçamento total de 120 milhões de euros e garantir que este projeto, (...)

Mais de metade da população global não acede à internet

2016-10-10
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Cortesia de njaj em FreeDigitalPhotos.net

Apesar da extensão das redes de cobertura, ainda há quase 4 mil milhões de pessoas que não acedem à internet. Os números foram avançados no último estudo da União Internacional das Telecomunicações (UIT).

Apesar de parecer um bem garantido e acessível, a internet ainda é um serviço indisponível para milhões de pessoas e um espaço pouco frequentado por outras tantas. De acordo com o mais recente estudo publicado pela União Internacional das Telecomunicações, hoje, entre utilizadores privados e desinteressados, ainda existem cerca de 3,9 mil milhões de pessoas que não utilizam internet.
Embora os números possam surpreender, a tendência global para o número de utilizadores em rede é de crescimento.
Atualmente, 95% da população global (...)

A Internet já não é controlada pelos Estados Unidos

2016-10-10
Fonte: Pplware
Foto por: ICANN

Desde que foi criada que a Internet e o seu principal serviço, o DNS, são controlados pelos Estados Unidos. Este era um controlo que não interferia diretamente com a maior rede do planeta, mas que existia de forma direta.

Mas desde o passado dia 01 de outubro, o controlo da Internet deixou as mãos dos Estados Unidos e está agora a ser feito por uma entidade sem fins lucrativos, o ICANN.
Foi à meia-noite do passado dia 1 de outubro, que uma mudança importante e silenciosa aconteceu na Internet. Para a maioria terá passado despercebida, mas foi nesse momento que os Estados Unidos deixaram de controlar a IANA (Internet Assigned Numbers Authority) e o DNS, tendo passado este controlo para o ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers).
Apesar de ter (...)

UE apresenta medidas para proteger criadores de conteúdos online

2016-10-10
Fonte: Expresso
Foto por: Cortesia de watcharakun em FreeDigitalPhotos.net

Proposta de diretiva europeia reconhece juridicamente os editores de imprensa como titulares de direitos, colocando-os em melhor posição para combater a pirataria e negociar remuneração pelos conteúdos publicados pelos agregadores de notícias. Google vê na proposta alguns “elementos preocupantes”.

A Comissão Europeia apresentou uma proposta para que os jornais e as indústrias musical, televisiva e cinematográfica consigam receber dinheiro pelo trabalho que publicam online. Esta é uma das medidas para a modernização dos direitos de autor na União Europeia (UE), que pretende aumentar a capacidade de acesso aos conteúdos online além-fronteiras, melhorar os direitos de autor nas áreas da educação, investigação, património cultural e inclusão de pessoas portadoras de deficiência e alcançar um mercado mais justo e (...)

Twitter confirma venda até ao final do mês

2016-10-10
Fonte: Jornal Económico
Foto por: Twitter

O Twitter informou as empresas interessadas na sua aquisição que vai concluir as negociações até ao final do mês de outubro, mais propriamente até ao dia 27, data em que são divulgados os resultados do terceiro trimestre.

A notícia foi avançada pela agência Reuters, que descreve o prazo como “ambicioso”, uma vez que a intenção de venda foi conhecida apenas há um mês.
Apesar da urgência, as fontes consultadas pela Reuters referem que a estipulação do prazo não obriga à concretização do negócio. Entre os interessados destacam-se a Salesforce, a Alphabet (‘holding’ que detém a Google e outras subsidiárias da Google) e a Walt Disney.
O site “Recode” revelou ontem, contudo, que a Google não estará interessada na aquisição, informação (...)

IX Reunião de Ministros das Comunicações da CPLP

2016-09-09
Fonte: ANACOM
Foto por: CPLP

Teve lugar a 19 de agosto de 2016, em Maputo, Moçambique, a IX reunião de Ministros das Comunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), submetida ao tema “Agenda Digital para a CPLP”.

Com exceção de Cabo Verde, todos os outros países se fizeram representar. A ANACOM participou na reunião enquanto coadjuvante do Governo nestas matérias, acompanhando o representante do Secretário de Estado das Infraestruturas. A reunião contou ainda com a presença da Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da CPLP (ARCTEL-CPLP) e da União Internacional das Telecomunicações (UIT).
Salientam-se os seguintes resultados:
• Compromisso de elaboração de uma Agenda Digital para a CPLP e a designação da (...)

Serviço de correios da Suíça empregará robots nas entregas

2016-09-08
Fonte: CanalTech/ Exame, The Local

A Swiss Post, empresa de correio suíça, está a testar novas abordagens nos processos de entregas.

A novidade é o uso de robots para ajudarem os carteiros na entrega de correspondências. Os testes com os robots devem começar durante o mês de setembro, como informou a empresa no passado dia 23 de agosto. Segundo o comunicado, as máquinas devem ser a solução para as questões de logística e de ampliação de rotas cobertas. A implementação completa dos robots na Swiss Post dependerá dos resultados do teste. Caso tudo ocorra de forma positiva, a expectativa é que a entrada definitiva dos robots no dia-a-dia da Swiss Post esteja completa em três (...)

Comissão Europeia quer regular OTT

2016-09-08
Fonte: APDC
Foto por: Comissão Europeia

A Comissão Europeia (CE) prepara-se para impor regras mais apertadas aos serviços dos OTT, já que vai incluir a prestação de serviços de Internet como o WhatsApp e o Skipe na nova regulação sobre a privacidade na Internet.

De acordo com um relatório do Financial Times, documentos internos de Bruxelas mostram que a Comissão Europeia está a preparar-se para apresentar, já no próximo mês, uma proposta de regulação sobre os serviços de Internet, incluindo o WhatsApp do Facebook e o Skipe da Microsoft. As medidas visam responder à necessidade de um update das regras sobre a privacidade eletrónica e de remoção das diferenças de regulação entre os grupos de telecomunicações e os seus rivais online.
Assim, no âmbito das regras de privacidade comunitárias, os (...)

Adesão à banda larga continua a crescer

2016-09-08
Fonte: APDC
Foto por: Cortesia de hywards em FreeDigitalPhotos.net

No final de junho, 36,5% dos utilizadores dispunha de acessos à internet com velocidades iguais ou superiores a 100 Mbps. Um ano antes era de 25,5% em 2015. Cerca de 63,2% tinham velocidades acima dos 30 Mbps. Considerando os 20 Mbps, 94% dos subscritores tinham velocidades acima. Há 3,2 milhões de clientes de banda larga fixa e 5,6 milhões móveis, sendo que 5,1 milhões usam o telemóvel.

A adesão à internet continua a crescer no mercado nacional. Em junho, o número de acessos fixos à Internet em Portugal atingiu os 3,26 milhões, mais 1,8% face ao trimestre anterior e mais 8,6% que no período homólogo. No serviço de acesso à Internet em banda larga, o número era de 5,68 milhões (sendo 564 mil através de tablet/PC), com reforços de, respetivamente 2,5% e 8%. Os números são da ANACOM.
No fixo, o maior contributo para o crescimento do número de acessos foi dado pela fibra ótica (FTTH/FTTB), que cresceu 6,8% no trimestre (60 (...)