Carro autónomo da Apple já circula nas estradas da Califórnia

2017-05-18
Fonte: Pplware
Foto por: Pplware

Falar do carro autónomo da Apple era, até hoje, falar de uma ideia que muitos conheciam e que poucos tinham a certeza de ser real. Sempre envolto em mistério e em dúvidas, este era um projeto que era apenas uma ideia.

Agora tudo mudou e a Apple tem finalmente o seu primeiro carro de testes a circular nas estradas da Califórnia, mas a desilusão pode ser grande. O carro usado é um Lexus RX450h, igual a tantos outros que por lá já circulam.

O carro autónomo da Apple já circula
Este primeiro carro autónomo de testes da Apple é o início do programa de testes que a empresa vai iniciar, depois de ter recebido, em meados do mês de abril, a autorização da DMV para circular nas estradas da Califórnia.

Microsoft busca inserir inteligência artificial no dia-a-dia

2017-05-18
Fonte: Globo
Foto por: Microsoft

Microsoft anunciou, no passado dia 10 de maio, novas ferramentas tecnológicas para fazer a inteligência artificial (AI) chegar ao dia a dia das pessoas, usando os recursos de computação em nuvem e dispositivos conectados.

"Estamos a introduzir a AI em cada produto e serviço que oferecemos", disse o vice-presidente da Microsoft responsável por este setor, Harry Shum, durante a conferência de desenvolvedores do grupo em Seattle. "Estamos a criar os blocos de construção para a atual onda de descobertas em AI há mais de duas décadas", acrescentou.
A pesquisa da Microsoft tem-se aprofundado em áreas como a aprendizagem de máquinas, reconhecimento de voz e habilitação de robots para reconhecer o que eles "veem". Os rivais da Microsoft, incluindo a (...)

A união de conteúdo com tecnologia proporciona aprendizado para professores via WhatsApp

2017-05-18
Fonte: Negócios em foco
Foto por: Whatsapp

Duas empresas focadas na educação do país se unem e lançam um novo projeto que oferece conteúdos sobre educação transformadora para profissionais da área.

O Brasil ocupa a 60.ª posição no ranking mundial de educação, em uma avaliação que engloba 76 países. A avaliação realizada pela OCDE analisou o desempenho de alunos de 15 anos em testes de Ciências e Matemática, o mesmo relatório aponta que na última década, o Brasil registou melhorias no desempenho dos adultos, porém, ressaltam o grande número de estudantes que abandonam a escola, alertando para a qualidade do ensino.
A insatisfação com esses resultados e a certeza de que o Brasil tem dezenas de projetos de referência em (...)

Spotify 'abre guerra' contra Apple e Google

2017-05-18
Fonte: Notícias ao Minuto

O Spotify e outras apps como a Deezer estão a acusar a Apple e a Google de comportamento anticompetitivo, tendo enviado uma carta à União Europeia a denunciar a situação.

Apesar de não visarem especificamente as duas gigantes tecnológicas e responsáveis pelos sistemas operativos iOS e Android, os queixosos apontam o dedo às responsáveis por lojas virtuais, indicando que essas empresas abusam da sua posição no mercado para limitar rivais.
Na perspetiva do Spotify, a Apple e a Google acabam por beneficiar os seus próprios serviços de streaming (Apple Music e Google Play Music) em detrimento da sua plataforma. Diz o 9to5mac que em reação a Apple indica que a empresa sueca se baseia em “rumores e (...)

Salimo Abdula, Presidente da Confederação Empresarial fala a Mercados Africanos

2017-04-10
Fonte: Mercados Africanos
Foto por: CE-CPLP

 “Foi um desafio que aceitei por considerar que com a minha experiência profissional e de vida no associativismo, e com o apoio de todos, poderia contribuir para uma CPLP mais forte economicamente

Porque decidiu ser líder da confederação empresarial da CPLP?
A minha entrada para liderar a CE-CPLP foi muito rápida, posso até dizer que apanhou-me de surpresa. Na época (2013), a CE-CPLP estava em regime de liderança rotativa pelos países membros e era a vez de Moçambique liderar a organização por dois (2) anos. Nos dois primeiros anos de Moçambique, foi a Associação Industrial de Moçambique (AIMO) através do Dr. Carlos Simbine a presidir a CE-CPLP. No segundo ano era a vez da Confederação das Associações (...)

Fusão na Índia cria um dos maiores operadores de telecomunicações do mundo

2017-04-10
Fonte: Jornal de Negócios
Foto por: Vodafone/Idea Cellular

A empresa que vai resultar da fusão entre a unidade da Vodafone na Índia e a Idea Cellular vai ter quase 400 milhões de clientes.

A Vodafone chegou a acordo para realizar uma fusão entre a unidade na India e empresa local Idea Cellular. A união vai criar a líder mundial no país, com 395 milhões de clientes, sendo que a empresa será também uma das maiores operadoras de telecomunicações móveis do mundo.
A empresa britânica terá 45,1% da nova empresa, tendo acordado alienar uma posição de 4,9% na empresa ao bilionário indiano Kumar Mangalam Birla. A holding deste empresário ficará com uma posição total de 26% na nova empresa, com o restante capital a ficar disperso (...)

Primeira chamada com um telemóvel foi feita há 44 anos

2017-04-10
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Wikipedia/Anders

No dia 3 de abril de 1973 o engenheiro da Motorola Martin Cooper fazia uma chamada para o seu maior rival no sector das telecomunicações, Joel Engel, dos Bell Labs, a partir de um telemóvel. “Sabes de onde te estou a ligar?” foram as primeiras palavras proferidas.

Martin Copper estava em plena Sexta Avenida em Nova Iorque, Estados Unidos, a caminho de uma conferência de imprensa, em que ia precisamente anunciar que tinha acabado de fazer a primeira chamada telefónica através de um telefone móvel.
Além da rede de comunicações, o outro protagonista do momento histórico foi um Motorola Dyna Tac 8000X, com perto de 800 gramas e uns 33 centímetros muito difíceis de imaginar nos dias que correm, até para quem tem já era nascido na altura.
A juntar às (longínquas) características móveis de outros (...)

Tecnologia portuguesa que quer revolucionar a Internet das Coisas está a caminho do Espaço

2017-04-10
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Cortesia de photoraidz em FreeDigitalPhotos.net

São sensores eletrónicos mais pequenos do que a palma da mão, podem ser programados para monitorizarem tudo e mais alguma coisa e a taxa de transmissão de dados já atingiu o gigabit por segundo. Tudo isto sem utilizarem pilhas ou baterias.

Desenvolvidos no Instituto de Telecomunicações (IT) da Universidade de Aveiro (UA), o segredo dos sensores sem bateria está no aproveitamento das ondas de rádio, "uma fonte de energia inesgotável e presente até os confins do Universo", explicam os seus criadores numa nota enviada à imprensa. Tanto assim é que a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) quer esta tecnologia a bordo das naves, revela-se.
O projeto começou há três anos, pelas mãos do investigador do IT Ricardo Correia, com o objetivo de desenvolver sensores (...)

NASA está a criar uma “internet a laser” a pensar nas comunicações entre planetas

2017-04-10
Fonte: Sapo Tek
Foto por: NASA

Atualmente, maioria das transmissões de dados de longa distância faz-se com fibra ótica, mas aquilo que é considerado “alta velocidade” na Terra, não chega para o Espaço. Já um sistema de comunicações baseado em raios laser é outra coisa.

É esta a aposta da NASA com o LCRD, sigla para Laser Communications Relay Demonstration, a plataforma que vai tornar possível criar um sistema capaz de codificar dados num raio de luz, que depois pode propagar-se facilmente no Espaço, uma vez que, ao contrário do que acontece na Terra com as nuvens ou com a curvatura do planeta, não encontrará qualquer obstáculo pelo caminho.
Por enquanto estão apenas a ser dados os passos iniciais, sendo o principal objetivo desta plataforma identificar a melhor forma de gerir um sistema de comunicações (...)

Como a IA, a robotização e uberização afetarão o emprego?

2017-04-10
Fonte: CIO/ Cezar Taurion
Foto por: Cortesia de vectorolie em FreeDigitalPhotos.net

A cada dia ouvimos mais e mais sobre a Inteligência Artificial e os seus impactos na sociedade, nos empregos e nas funções. Entretanto, até recentemente a IA era similar à fusão nuclear, uma promessa não cumprida.

Muitas expetativas foram frustradas ao longo de décadas de experiências. Mas, agora, a IA está a mostrar um potencial ainda não totalmente conhecido para alcançar capacidades humanas. E, com isso, está rapidamente a tornar-se uma tecnologia fundamental em áreas tão diversas como veículos autónomos e negociações financeiras. Algoritmos de Machine Learning e Self Learning já são rotineiramente incorporados a muitos serviços. E as implicações são profundas!
Alguns afirmam que a IA não vai afetar significativamente os (...)