Maior investimento na economia digital pode levar a grande impacto no PIB

2017-10-09
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Accenture

Para Portugal beneficiar desse crescimento económico, segundo um estudo conjunto entre a Accenture Strategy e a Oxford Economics, a intervenção deverá ser feita em três áreas prioritárias: a duplicação do peso dos especialistas de tecnologia na força de trabalho, de 2,5% para 5%, na proporção do investimento anual das empresas em analytics e em soluções de cloud devem aumentar em 35% e 250%, respetivamente, e no incremento de aceleradores.

No primeiro caso, é determinante que o país aposte em ações de capacitação digital, visto que a percentagem de licenciados na área de Ciências, Matemática e Informática em Portugal é de 7% (na Alemanha é o dobro), não sendo suficientes para responder às necessidades de competências digitais mais procuradas pelos empresários portugueses, como cloud, data mining, mobile development e cybersecurity.
Também é preciso adotar modelos de recrutamento mais flexíveis, assim como fomentar a reconversão de (...)

Estudo nacional de IoT contempla mais de 70 iniciativas para direcionar políticas públicas

2017-10-09
Fonte: Computerworld
Foto por: Cortesia de andongob em FreeDigitalPhotos.net

O Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançaram no passado dia 3 de outubro, no Futurecom 2017, o relatório do estudo que subsidiará a elaboração do Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT).

O estudo reúne mais de 70 iniciativas para direcionar as políticas públicas e ações para Internet das Coisas entre 2018 e 2022, incluindo propostas focadas nos ambientes mapeados como prioritários: saúde, cidades inteligentes (smart cities), indústria e rural. “O Brasil precisa estar à frente no cenário de IoT. O BNDES é a instituição ativa para pôr o plano em marcha”, disse o diretor de Planeamento, Pesquisa e Tecnologia da Informação do banco, Carlos Da Costa, que representou a instituição no lançamento.
Segundo (...)

Guiné-Bissau vai ter Televisão Digital Terrestre

2017-10-09
Fonte: TSF
Foto por: Wikipedia/ Colleen Taugher

O Governo da Guiné-Bissau fez uma parceria com uma empresa chinesa para instalar no país Televisão Digital Terrestre (TDT), anunciou no passado dia 22 de setembro, o ministro da Comunicação Social, Vítor Pereira.

"Estamos muito avançado nesse processo, como uma empresa com quem assinamos um contrato, a mudar o paradigma daquilo que existe em termos técnicos hoje em dia", afirmou, em conferência de imprensa, o ministro da Comunicação Social.
Segundo Vítor Pereira, a mudança do analógico para o digital é uma "exigência da União Internacional das Telecomunicações" e a Guiné-Bissau está a trabalhar com a empresa chinesa Startimes.
"Os trabalhos estão muito avançados e que vão ser concretizados a breve trecho", (...)

Comunicação: Conteúdos vão ser pagos mas é preciso dar qualidade

2017-10-09
Fonte: Reconquista
Foto por: José Furtado/ Reconquista

Os conteúdos partilhados pelos órgãos de comunicação social na internet podem deixar de ser tendencialmente gratuitos para serem pagos.

A opção já está a ser tomada por empresas de comunicação um pouco por todo o mundo mas na opinião de José Manuel Fernandes é preciso que esses conteúdos tenham valor.
O publisher (editor) do jornal online Observador foi um dos convidados das Jornadas Nacionais de Comunicação Social, organizadas pela Igreja Católica e dedicadas à criatividade e partilha na comunicação.
O antigo diretor do Público considera que o caminho para os conteúdos pagos terá de ser feito com o aumento de qualidade na informação disponibiliza, (...)

Google anuncia alteração das regras de acesso gratuito a notícias

2017-10-09
Fonte: APDC
Foto por: Google

A gigante tecnológica vai alterar esta semana o atual sistema que permite, no mínimo, aceder a três notícias gratuitas por dia através do seu portal. Os grupos de media passam a decidir o que querem disponibilizar através da Google.

Esta medida foi anunciada hoje pela tecnológica para "reforçar a estratégia de apoio à indústria de notícias". “A partir desta semana, vamos terminar com o sistema ‘First Click Free’, que exigia aos publishers a disponibilização de no mínimo três artigos gratuitos por dia - via pesquisa Google ou Google Notícias - antes de exibir às pessoas uma ‘paywall’", ou seja, um sistema de pagamento pelo acesso a conteúdos, refere em comunicado.
Assim, os grupos de media passam a poder escolher quantos artigos (...)

Facebook testa funcionalidade de reconhecimento facial para verificar identidade de utilizadores

2017-10-09
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Facebook

De acordo com a imprensa internacional, o Facebook está a testar uma funcionalidade de reconhecimento facial para verificar a identidade de utilizadores que não conseguirem entrar nas suas contas. A rede social assegura que este passo será opcional e estará apenas disponível em equipamentos que já tenham sido utilizados para aceder à conta do perfil em questão.

Ao TechCrunch, a empresa disse que este é "outro passo que se junta à autenticação de dois fatores, a par dos SMS, para que os utilizadores consigam confirmar a sua identidade".
Na prática, isto significa que os utilizadores que se esquecerem das suas credenciais de acesso podem passar a utilizar esta funcionalidade de reconhecimento facial para recuperar as suas contas.
O The Verge lembra ainda que em abril do ano passado o Facebook admitiu estar a trabalhar numa funcionalidade que permitia identificar automaticamente todas as caras (...)

Cultura empresarial é o principal obstáculo à transformação digital

2017-09-08
Fonte: i9 magazine
Foto por: Capgemini

Novo estudo do Instituto de Transformação Digital da Capgemini, em colaboração com Brian Solis, deteta agravamento do fosso cultural entre gestores e trabalhadores – um aumento de + 7 pontos percentuais nos últimos 6 anos.

A Capgemini, especializada em serviços de consultoria, tecnologia e outsourcing, em colaboração com Brian Solis, analista internacional especialista do setor digital, anunciam os resultados do estudo The Digital Culture Challenge: Closing the Employee-Leadership Gap. De acordo com este estudo aprofundado, 62% dos inquiridos considera que a cultura empresarial é o principal obstáculo no processo de transformação digital das empresas e o principal risco de perda de (...)

Empreendedorismo Digital: Em vez da cana, pescar com a rede

2017-09-08
Fonte: Expresso das Ilhas
Foto por: Cortesia de samuiblue em FreeDigitalPhotos.net

Novos dados divulgados recentemente pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) mostram que no mundo 830 milhões de jovens estão online.

Em Cabo Verde não há ainda dados específicos quanto às características dos usuários, mas facilmente se percebe que ela segue as características da população cuja idade média é de 26,8 anos e 50% dela tem menos de 22 anos. Aproveitando a efeméride do Dia Internacional da Juventude – que se assinalou a 12 de agosto – tentamos, a partir de dois exemplos e da opinião de um conhecedor, compreender que uso poderiam dar os jovens à internet com impacto positivo nas suas vidas e na sociedade. E lembrando aqui uma das mais citadas parábolas das (...)

Gartner aponta as megatendências que irão conduzir os negócios digitais

2017-09-08
Fonte: Computerworld
Foto por: Cortesia de pakorn em FreeDigitalPhotos.net

Inteligência artificial (IA), experiências imersivas transparentes e plataformas digitais são as três tendências que irão fornecer inteligência, criar novas experiências e oferecer plataformas para ajudar as empresas a se conectarem com novos ecossistemas de negócios. A previsão é de um estudo do Gartner, que analisa as megatendências que irão alavancar os negócios das empresas e ajudá-las a sobreviver na economia digital nos próximos cinco a dez anos.

"Arquitetos empresariais que estão focados em inovação tecnológica devem avaliar essas tendências de alto nível e as tecnologias apresentadas, assim como o potencial impacto em seus negócios", diz Mike J. Walker, diretor de pesquisas do Gartner. "Além do possível impacto nos negócios, essas tendências oferecem perspetivas significativas para que líderes de arquitetura ajudem os executivos seniores de TI e negócios a responderem às oportunidades e ameaças dos negócios digitais. Isso cria soluções acionáveis signature-ready que (...)

Como o Big Data das telecomunicações pode ajudar as cidades

2017-09-08
Fonte: inova.jor
Foto por: Cortesia de FrameAngel em FreeDigitalPhotos.net

A análise das informações recolhidas pelas operadoras de telefonia móvel, como as mudanças na localização dos clientes durante o dia, abre uma grande possibilidade de melhora da vida nas cidades.

Problemas de áreas como mobilidade urbana, educação, trabalho, turismo e segurança podem ser mais bem entendidos a partir do tratamento desses dados.
A TIM já começou a atuar em big data para a administração pública, a partir de um acordo que fechou com a prefeitura do Rio de Janeiro durante a Olimpíada.
Essa também é uma aposta da Oi, que roda provas de conceito com algumas prefeituras. “Temos uma grande frente de big data e analytics”, afirma Cátia Tokoro, diretora de B2B da Oi.
O momento pelo qual a operadora (...)