Em 2021 teremos mais telemóveis que ligações de água canalizada

2017-03-13
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Cortesia de nenetus em FreeDigitalPhotos.net

As previsões da Cisco para daqui a quatro anos mostram que as comunicações móveis vão assumir um papel cada vez mais preponderante em todo o mundo. O tráfego móvel não vai parar de crescer.

Em 2021 existirão em todo o mundo 5,5 mil milhões de telemóveis, um número superior ao que se prevê para as ligações de água canalizada (5,3 mil milhões), de linhas telefónicas (2,9 mil milhões) ou de contas bancárias (5,4 mil milhões).
Nos próximos quatro anos, a evolução no número de dispositivos móveis será tão expressiva que no final desse período deverão existir 1,5 equipamentos per capita (no final de 2016 o rácio era de 1,1), se aos telemóveis se juntarem as comunicações máquina-a-máquina, que farão disparar o número (...)

Por que DevOps e analytics têm papel chave nas operações de telecom

2017-03-13
Fonte: Computerworld
Foto por: DevOps

Pode até parecer clichê, mas o mundo está mesmo a torna-se mais digital. Tecnologias móveis, algoritmos de aprendizagem de máquina, armazenamento na nuvem, medias sociais e blockchain estão a reformatar a sociedade e a economia mundial. Empresas como Uber e Airbnb estão a reinventar as indústrias tradicionais e bem-estabelecidas.

A desintermediação é o novo hype, e isso muda as bases do mundo corporativo. Nenhum segmento está a salvo desta tempestade digital — do financeiro aos media, da saúde às telecomunicações, os modelos estão sendo desafiados por novas tecnologias e por um novo pensamento da geração denominada millennials.
O mundo das telecomunicações vem sendo ameaçado pelas OTT já há algum tempo. A receita tem migrado dos serviços de voz para os de dados, e alguns acreditam que o conceito de receita baseado em assinaturas está sob (...)

Streaming é o futuro. Estas são as propostas da Microsoft, Google e Apple

2017-03-13
Fonte: Fevereiro 2017
Foto por: Cortesia de SOMMAI em FreeDigitalPhotos.net

As três tecnológicas já têm dispositivos no mercado que lhe permitem usufruir de televisão de uma forma completamente diferente que vinha a ser possível até agora.

Se a existência de serviços de streaming como a Netflix ou o Amazon Prime não fosse indicação suficiente, o streaming veio para ficar e já não está circunscrito ao computador. Tendo em conta que a televisão continua a ser o ecrã que mais facilmente reúne um agregado familiar ou um grupo de amigos, poderá valer a pena investir num dispositivo que lhe permita fazer streaming de conteúdos.
Felizmente, algumas das maiores tecnológicas do mundo já pensaram nisso, nomeadamente a Microsoft, a Google e a Apple. No mercado já (...)

Apple comprou e fechou a rede social iCloud

2017-03-13
Fonte: pplware/ Sapo Tek
Foto por: Apple

A Apple é das empresas que mais procura defender a sua propriedade intelectual e as suas patentes. A mesma ideia aplica aos seus serviços e a todo o seu ecossistema.

Por isso, e para evitar confusões com o seu serviço iCloud, comprou agora o domínio icloud.net e a rede social que estava disponível neste endereço.
São vários os domínios que a Apple detém relacionados com os seus serviços. A ideia é garantir que estes não são usados por terceiros para se promoverem e causarem confusão aos utilizadores, evitando também que estes sejam usados em esquemas de engenharia social.
A mais recente compra da empresa nesta área deu-lhe acesso ao domínio icloud.net, que pertencia a uma pequena rede social (...)

Youtube TV: vai começar a corrida à Live TV

2017-03-13
Fonte: Super Toast
Foto por: YouTube

A Google vai lançar um novo serviço de streaming de TV. Através da YouTube TV, a empresa está a preparar-se para rentabilizar a base sólida de utilizadores do YouTube e captar mais receitas em publicidade.

À medida que os fornecedores de cabo apostam em ofertas on-demand e os distribuidores over-the-top investem mais em conteúdos de TV, os silos da TV tradicional e dos serviços on-demand estão a dissipar-se.
Já aqui dissemos que na Era digital o conteúdo continuará a ser Rei e que os players de TV overt-the-top estão a posicionar-se para captar estes ativos e enriquecer os seus serviços de streaming… a corrida à live TV vai começar!
A Google vai lançar a YouTube TV com o seu serviço de (...)

Netflix vai disponibilizar conteúdos HDR e Dolby Vision

2017-03-13
Fonte: Android Geek
Foto por: Netflix

Já sabíamos que o novo LG G6 iria ser o primeiro equipamento móvel no mercado, a ter suporte para conteúdos HDR10 e Dolby Vision. Agora o CEO da Netflix, Reed Hastings, veio confirmar que a empresa vai ter conteúdos disponíveis em ambos os formatos, para dispositivos móveis, começando já com o LG G6.

Anteriormente a Netflix apenas oferecia conteúdo HDR em alguns dispositivos, como Smart TV, Chromecast Ultra, Nvidia Shield, Xbox One S e alguns modelos Roku. O sistema Dolby Vision apenas era suportado em algumas TV da LG e Vizio. Com isto os smartphones com um display HDR, vão a partir de agora ter conteúdo disponível na biblioteca do Netflix, e se suportarem Dolby Vision como no novo LG G6, também vão ter disponíveis conteúdos para o mesmo formato. Mantém-se os planos de subscrição, e apenas o plano para 4 acessos 4K podem aceder a estes (...)

Os 100 sites que lideram a Internet

2017-03-13
Fonte: Visual Capitalist
Foto por: Visual Capitalist

Existem mais de 1.1 mil milhões de sites na internet mas atualmente, a grande maioria do tráfego recai sobre uma pequena lista selecionada. O Google.com, por exemplo, tem uns surpreendentes 28 mil milhões de visitas por mês. O site que mais se aproxima é igualmente propriedade da Google, o Youtube.com, com 20.5 mil milhões de visitas.

O infográfico apresentado hoje é da Vodien e lista o ranking dos 100 sites com mais tráfego nos EUA, de acordo com a análise de analytics da empresa Alexa.
A informação está agrupada por empresas —por exemplo, pode ver-se que a Google controla quatro sites do Top 100 (Google, Youtube, Blogger e Google User Content), enquanto a Verizon é dona do Huffington Post e do AOL.com. A informação está igualmente dividida por indústrias, logo sites com categorias idênticas estão agrupados pela mesma (...)

Facebook vai publicar ofertas de emprego ao estilo do LinkedIn

2017-03-11
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Facebook

A rede social “ataca” o LinkedIn e vai permitir às empresas publicar ofertas de trabalho. Para já, a funcionalidade só estará disponível nos Estados Unidos.

Desde o passado dia 15 de fevereiro, as empresas norte-americanas podem publicar ofertas de trabalho de forma nativa no Facebook, que irão aparecer no feed de notícias dos eventuais candidatos ao lugar.
Ao Business Insider, Andrew Bosworth, vice-presidente de anúncios no Facebook, explicou que a funcionalidade chega depois de um inquérito feito pela rede social. Nesse inquérito, os donos de pequenos negócios nos EUA afirmaram que o maior problema que tinham era encontrar alguém certo para o lugar que oferecem.
A partir de agora, (...)

É possível 'viajar no tempo'? Sim, com Webb em 2018

2017-03-11
Fonte: Sapo 24
Foto por: NASA Goddard/Chris Gunn

 Os astrofísicos estão prestes a utilizar um gigantesco telescópio para 'viajar no tempo' e ver a origem das estrelas no tempo da 'sopa' que era o universo após o Big Bang.

Viajar no tempo é algo que sempre fez parte imaginário humano. O fascínio que sentimos em tornar esta fantasia de ficção científica real faz-nos andar às voltas em torno deste tema. Quem nunca sentiu fascínio por outra época que não a sua? E quem nunca sentiu vontade de voltar atrás no tempo para emendar um erro? Ou para descobrir e estudar eventos científicos ainda por explicar?
Pois bem, em breve vai ser possível fazer algo neste campo. Em parte, pelo menos. Por enquanto, vamos voltar atrás no tempo para estudar a origem das (...)

Nokia lança MIKA - o primeiro assistente digital customizado para operadoras de telecomunicações

2017-03-11
Fonte: Segs
Foto por: Nokia

MIKA – 'Multi-purpose Intuitive Knowledge Assistant' – contribui para a eficiência junto a engenheiros, ao oferecer acesso à informação via comando de voz.

A Nokia acaba de criar um ‘assistente digital’ customizado para melhorar a eficiência das operadoras de telecomunicações, oferecendo aos engenheiros um acesso mais rápido a informações críticas. ‘MIKA’ – desenvolvido pela plataforma de serviços cognitivos Nokia AVA e sustentado pela expertise da Nokia em serviços – vai oferecer uma assistência automatizada por comando de voz para reduzir o tempo gasto na busca de recursos de informação, tornando possível aos operadores focar em tarefas-chave para o negócio, sem a distração (...)