XXVII Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2019

2019-06-13
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se no passado dia 4 de junho, no Radisson Blu Hotel & Residence, Rani Towers, em Maputo (Moçambique), o XXVII Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2019, sob o tema “Visão, Inovação e Acção: É Tempo de Futuro”.

Com a presença de Presidentes, CEO’s, Administradores, Altos Diretores e outros Dirigentes das empresas operadoras de comunicações (correios e encomendas, comunicações eletrónicas e telecomunicações e conteúdos de televisão) e dos órgãos reguladores do setor, membros da AICEP, dos 9 países e território de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) que constituem o universo desta Associação Internacional, bem como de inúmeros outros ilustres participantes e convidados, e de entre estes, representantes diplomáticos dos vários países representados nesta Associação, este XXVII Fórum debateu o sector das Comunicações que se está a desenvolver a um ritmo sem precedentes e nunca visto e em que o peso da economia digital na economia global é cada vez mais significativo, com taxas de crescimento muito relevantes e com uma importância na sociedade cada vez mais central. Se as comunicações pararem, o mundo certamente também para.
A economia digital é um ecossistema complexo e diversificado, constituído por vários vasos intercomunicantes, devidamente enquadrados por legislação de proteção dos consumidores, nas vertentes da segurança, da proteção de dados e da privacidade:
• O transporte: o mundo das infraestruturas onde correm os dados, as comunicações, os conteúdos e o armazenamento físico e virtual;
• Os dados: tudo o que comunicamos, pesquisamos, transacionamos, constituindo o Big Data;
• Os conteúdos: os que produzimos e os que vemos, seja em distribuição tradicional, seja em streaming;
• Os mercados: dos consumidores, das empresas, das pessoas e dos objetos (Internet das Coisas) e também os mundos verticais;
• Os operadores: os tradicionais, os alternativos, os Over The Top (OTT) e um conjunto de prestadores de serviços de diferentes tipos;
• A fusão do mundo físico e digital: composto pela Inteligência Artificial, Analytics, Relidade Virtual, Robots, Machine Learning, etc.
Proporcionando interessantes oportunidades a todos os quantos nela intervêm, a economia digital traz enormes desafios:
• Como podem (devem) os operadores de correios e encomendas adaptar-se ao digital? Como devem encarar o desafio do forte declínio do correio endereçado e aproveitar a oportunidade do crescimento das encomendas provenientes do comércio eletrónico? Quais deverão ser as novas alavancas de crescimento dos operadores de correios e encomendas? Quais os desafios da regulação?
• Como podem os operadores de telecomunicações e comunicações eletrónicas manter ou aumentar as receitas provenientes dos seus pacotes de serviços (3P, 4P, 5P)? Quais as suas novas estratégias para fidelizar os clientes e como diferenciar as suas ofertas? Como gerir a necessidade de aumento do investimento, muitas vezes sem as devidas contrapartidas nas receitas? Qual o balanço ótimo entre as redes fixas, redes móveis e WiFi e, no futuro próximo (já hoje), entre as redes de 5G e as redes de Fibra Ótica?
• Relativamente aos operadores de conteúdos e de media, qual o futuro da TV tradicional? Quais deverão ser as suas novas apostas no vídeo e no streaming?
• E as autoridades reguladoras, devem mudar o seu perímetro de atuação? O que deve continuar a ser regulado, o que deve ser abandonado e quais as novas áreas de regulação? Como podem desempenhar um verdadeiro papel de facilitadores de inovação e desenvolvimento dos setores que regulam?
Todo este mundo de acontecimentos desfila à nossa frente com intensidades, impactos e velocidades diferentes, mas tudo convergindo para uma economia digital, com ofertas diversificadas e sofisticadas para os diversos segmentos de mercado.
Para isso, este XXVII Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2019, para além das sessões de abertura e de conclusões e encerramento, esteve organizado em quatro painéis temáticos:
• “Tendências de Evolução: o que temos à nossa frente”;
• “Regulação e Concorrência: apoiar o desenvolvimento e o progresso”;
• “Inovação, Proximidade e Confiança: como os melhores operadores criam valor num mercado em profunda transformação”;
• “Estado e Tendências das Comunicações Lusófonas”.
Para fazer parte deste mundo novo com sucesso é preciso visão, inovação e ação, pelo que neste XXVII Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2019 ouviram-se vários especialistas e procedeu-se a um intenso trabalho de reflexão e debate sobre temas que não poderiam ser mais oportunos para o setor das Comunicações, constituindo o debate que se fez um contributo essencial para analisar o rumo que deve ser seguido para acompanhar a revolução digital que estamos a assistir e a viver.

Junho 2019

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