Líderes das Comunicações Lusófonas debateram, em Ílhavo (Aveiro, Portugal), a “Internet das Coisas: Desafios e Oportunidades”

2017-12-10
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se em Ílhavo (Aveiro, Portugal), nos dias 13 e 14 de novembro de 2017, o Encontro de Altos Dirigentes 2017 da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP).

Este Encontro reuniu Presidentes, CEO’s, Administradores, Diretores e outros Altos Dirigentes das empresas operadoras de comunicações (correios, telecomunicações e conteúdos de televisão) e dos órgãos reguladores do setor, membros da AICEP, dos 9 Países e Territórios de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) que constituem o Universo desta Associação Internacional.
A Internet of Things (IoT) tem vindo a implantar-se gradualmente na maioria dos setores económicos, constituindo-se já como um pilar fundamental para a transformação digital. A utilização de uma rede de sistemas ciberfísicos que comunicam sem intervenção humana através da Internet potencia a inovação e a criação de valor, afetando transversalmente a sociedade.
Como referiu o Presidente da Direção da AICEP, na sessão de abertura deste Encontro “A Internet das Coisas é maior do que a Internet (...) e se pensamos que a Internet mudou o mundo, devemos pensar outra vez, pois a Internet das Coisas está a muda-lo novamente” e a indústria das comunicações, na qual assumem particular destaque as atividades de correios e encomendas, as telecomunicações e os conteúdos e media, não podia ficar alheada desta realidade. Nesse sentido, a próxima geração de redes celulares, 5G, está a ser desenhada tendo em conta não só os requisitos para comunicações de banda larga, mas também para comunicações entre dispositivos, devendo tornar-se a infraestrutura comunicacional estruturante da nova economia digital.
A IoT é já um catalisador da adoção das soluções digitais e inteligentes que vão contribuir para a resolução de desafios em diferentes vertentes e dimensões da nossa sociedade, tendo sido os desafios e as oportunidades que coloca a esta Indústria, com especial destaque na temática das cidades do futuro, da mobilidade inteligente e autónoma, das questões da segurança, da privacidade dos cidadãos e das disrupções potenciadas pela inteligência artificial, o foco do “Encontro de Altos Dirigentes” (EAD) deste ano, potenciando a partilha de conhecimento entre todos os intervenientes.
Poderá consultar abaixo o programa deste evento, as apresentações efetuadas, bem como visualizar as fotografias tiradas e um breve filme realizado sobre o mesmo.

Novembro 17

 

0. Programa.pdf
1. Vasco Lagarto.pdf
2. Luis Filipe Antunes.pdf
3. Alexandre Sousa.pdf
4. Manuel Pedrosa de Barros.pdf
5. João Filipe Alves.pdf
6. Carlos Ramos.pdf
7. Ricardo André.pdf
8. Alexandre Ulisses.pdf
9. Alcino Lavrador.pdf
10. Susana Sargento.pdf
11. Conclusões.pdf
Bookmark and Share