RTP investe 390 mil euros em central fotovoltaica

2017-06-09
Fonte: Correio da Manhã/ Observador

Ideia nasceu em 2015 e obras arrancaram em dezembro. Neste momento, já se encontra em produção.

O Grupo RTP investiu perto de 390 mil euros (320 mil de contrato, a que acresce a taxa de IVA) na construção de uma central fotovoltaica nas instalações da sua sede, em Lisboa. O objetivo é reduzir a fatura energética da empresa, que no ano passado foi de 2,9 milhões de euros. O empreendimento, que já se encontra em produção, será inaugurado oficialmente hoje, data para a qual a RTP remeteu esclarecimentos às questões enviadas pelo CM. Construída no parque de estacionamento da empresa pública, onde também irá "fazer o sombreamento das viaturas estacionadas", o projeto, executado pela empresa Enforce, foi iniciado em 2015, apesar de as obras só terem arrancado em dezembro do ano passado. O contrato, a que o CM teve acesso, explica que o acordo inclui a "aquisição, instalação e manutenção de um sistema de produção de energia fotovoltaica e acessórios de interligação à rede elétrica". O documento revela que a instalação e montagem desta central custou 274 mil euros, mais IVA, enquanto que a manutenção e monitorização do sistema durante 15 anos tem um preço de 46 267 euros, mais IVA. No total, foram instalados 900 módulos fotovoltaicos, cuja energia será convertida através de oito inversores trifásicos, que vão totalizar "uma potência nominal instalada de 200 kW".

RTP renova contrato com Euronews por mais dois anos “em condições mais vantajosas”, diz Governo
A RTP renovou o contrato com a Euronews por mais dois anos e “em condições mais vantajosas”, anunciou, no passado dia 24 de maio, o gabinete do Ministro da Cultura, que se congratula com a manutenção da participação portuguesa no projeto.
Numa nota enviada à Lusa, o gabinete do Ministro Luís Castro Mendes refere que “foi renovado o contrato da RTP com a Euronews por mais dois anos e foi renovado em condições mais vantajosas do que as anteriores”.
A partir de agora, “o novo modelo da Euronews apresenta-nos legendas, notícias, títulos e oráculos, tudo em português. Desta forma, a Euronews disponibiliza diariamente, durante 24 horas, um serviço integralmente em português, um trabalho personalizado e desenvolvido pela redação do serviço de língua portuguesa”, refere.
Congratulamo-nos com a manutenção da participação portuguesa num projeto que é de alcance europeu e que contribui de forma relevante para a divulgação da língua portuguesa”, salienta o gabinete do Ministro da Cultura.
A renovação deste contrato integra também a adesão ao projeto Africanews, um projeto que já existe há um ano, mas que a partir de agora contará também com a colaboração da RTP África na produção de conteúdos, um canal com uma audiência semanal de dois milhões de espetadores e que está disponível em 37 países”, conclui o gabinete de Luís Castro Mendes.

Maio 2017

 

Bookmark and Share