Uni-CV promove 5.ª Semana da Tecnologia de Informática e Multimédia

2017-06-09
Fonte: Celso Lobo/ A Semana
Foto por: Uni-CV

Com o patrocínio da CV Móvel e da Unitel T+, a Semana de Tecnologia de Informática e Multimédia (TIM) em Cabo Verde regressou, de 22 a 26 de maio, já na sua 5.ª edição, com o tema "Tecnologias móveis no processo de ensino e aprendizagem". A sessão de abertura foi presidida pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, no auditório do Campus do Palmarejo, na Cidade da Praia.

Este ano o evento juntou as duas operadores nacionais das telecomunicações como patrocinadores - a CV Móvel e a Unitel T+. Além destas empresas, soma-se também os apoios das empresas tecnológicas ISONE, BONACO, Comissão Nacional de Proteção de Dados, Green Studio, Transmarini Intelligence e SAPO.
O certame foi organizado pela coordenação do curso de Engenharia Informática e de Computadores e Tecnologias Multimédia e Comunicação. Tem por objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos entre os vários protagonistas do sector tecnológico em Cabo Verde e os académicos da universidade pública.
É um espaço de discussão entre as instituições de ensino superior do país, os ministérios de educação e ensino superior, as empresas de telecomunicações, os investigadores e profissionais ligados à área da educação com especial enfoque à utilização das tecnologias móveis no processo de ensino-aprendizagem, desde o nível básico até ao ensino superior”, ressalta a nossa fonte.
Conforme apurou este diário digital, ao longo da semana foram abordados alguns eixos temáticos como o ensino superior e competências do século XXI; o ensino da programação nas instituições de ensino superior em Cabo Verde; aprendizagem da programação na Uni-CV com utilização de tecnologias móveis; projetos educativos com tecnologias móveis no secundário e o ensino da programação no 1.º ciclo (ensino básico); aplicações mobile para a aprendizagem na Uni-CV; Jogos para dispositivos móveis; programação mobile, entre outros aspetos.
É também uma oportunidade para promoção dos melhores trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, através de apresentação e exposições no Campus, com enfâse nos aplicativos móveis, demonstração em palestras e workshops em escolas básicas e secundárias do país e interação das empresas com a academia."
De referir que este ano a Semana TIM quer chegar às salas de aula, centros comunitários, escolas básicas e secundárias da cidade da Praia, através de projetos educativos ligados à programação e utilização de tecnologias móveis. “Desde logo, conta a parceria da Escola Secundária Abílio Duarte, Escola do EBI 13 de Janeiro, Instituto Universitário da Educação, Universidade de Lisboa e Instituto Universitário de Educação (IUE)”, realça a Uni-CV.

Maio 2017

 

Bookmark and Share