TDM reforça apoio ao ensino técnico e profissional

2017-06-08
Fonte: A Verdade
Foto por: TDM

Contribuindo para a melhoria da qualidade de educação, através do apoio às instituições de ensino e aprendizagem no País, a empresa Telecomunicações de Moçambique (TDM) procedeu à entrega, no passado dia 31 de maio, em Maputo, de equipamento diverso à Autoridade Nacional do Ensino Profissional (ANEP).

O referido equipamento, composto por bancadas laboratoriais, aparelhos de medição elétrica e eletrónica, kits para montagem de circuitos eléctricos, fontes de alimentação e ferramenta diversa, é destinado ao Instituto Industrial e Comercial 7 de setembro de Xai-Xai e à Escola Técnica de Albazine.
Para além do referido equipamento, a TDM predispôs-se a facilitar, igualmente, a formação de professores e técnicos de laboratório das duas instituições de ensino beneficiárias do apoio.
Intervindo no ato, o presidente do Conselho de Administração (PCA) da TDM, Virgílio Ferrão, referiu que a oferta do equipamento laboratorial às duas instituições de ensino, através da ANEP, órgão regulador e de tutela das escolas técnico-profissionais no País, enquadra-se no âmbito da política de responsabilidade social corporativa da empresa, pioneira no sector das telecomunicações no País.
Esta oferta tem em vista prover de conhecimentos aos alunos e, deste modo, contribuirmos para a melhoria da qualidade da educação a nível nacional, no âmbito dos planos de desenvolvimento institucionais, bem como assegurar, na íntegra, o melhor aproveitamento destes equipamentos”, indicou.
Por fim, o PCA deixou a garantia de que a TDM continuará a apoiar o desenvolvimento integral do ensino técnico-profissional no País, ao assumir que “esta não é uma atuação isolada, mas sim uma das muitas que vamos continuar a proporcionar, para a educação dos nossos formandos”.
Intervindo igualmente na cerimónia, o PCA da ANEP, Gilberto Botas, começou por enaltecer a cooperação existente entre a instituição que dirige e a TDM, referindo que a mesma remonta desde os anos 80. Em seguida, assegurou que o equipamento laboratorial recebido irá servir para reforçar os programas de formação, que estão a ser implementados nas escolas e institutos técnicos do País.
Nós enaltecemos o papel da TDM ao fazer a doação deste equipamento, que sem dúvidas irá reforçar aquilo que estamos a fazer atualmente, de adequar os curricula de formação à realidade do mercado”, garantiu Gilberto Botas, acrescentando que, só assim, os graduados do ensino técnico e profissional poderão ser aceites num mercado de trabalho cada vez mais exigente.

Junho 2017

Bookmark and Share