RTP celebra o 60.º aniversário em festa

2017-04-10
Fonte: Joana Martins e Mariana Espírito Santo / Espalha-Factos
Foto por: Andre Pega/ Espalha-Factos

Na semana em que a RTP celebra 60 anos de existência, o Espalha-Factos (EF) foi convidado a assistir à festa de aniversário da mais antiga estação televisiva nacional. Catarina Furtado e Jani Gabriel foram as anfitriãs do evento, que contou com a presença do General Ramalho Eanes e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A sessão teve início com um momento de promoção do novo portal de arquivo da RTP. Em comemoração das seis décadas de história, a estação pública relançou o RTP Arquivo, um portal online, de acesso gratuito, que disponibiliza mais de seis mil conteúdos do arquivo histórico da RTP. Qualquer cibernauta pode assim recordar os momentos mais memoráveis da programação informativa e de entretenimento da estação de Rádio e Televisão de Portugal.
Gonçalo Reis foi o primeiro convidado a subir ao palco. O Presidente do Conselho de Administração da RTP aplaudiu o trabalho de toda a equipa constituinte da estação pública e deixou a promessa de que, até dezembro de 2017, o RTP Arquivos disponibilizará um total de vinte e cinco mil conteúdos.
Mantendo o registo saudoso, foi tempo de recordar os mais célebres anúncios portugueses, narrados na voz de profissionais de rádio. Ficou provado que o que é nacional é mesmo bom!
Em véspera do dia da mulher, Catarina Furtado fez questão de destacar Manuela Ramalho Eanes, também presente na cerimónia. Primeira-dama entre 1976 e 1986, Manuela Eanes teve um papel muito importante na defesa e discussão dos direitos humanos, tendo contribuído para a criação do Instituto de Apoio à Criança. Em 1971 participou no programa Um Dia Com… , na RTP.
Durante a cerimónia houve ainda espaço para algumas surpresas. 2077 é a nova aposta da RTP. Com testemunhos de profissionais portugueses e estrangeiros, a série debruça-se sobre o futuro, procurando prever a génese e evolução de novos dispositivos. Desconstruindo o passado, no presente, promete imaginar o futuro.
Durante a cerimónia, também António Feijó, Presidente do Conselho Geral Independente da RTP, e Marcelo Rebelo de Sousa deixaram o seu testemunho.
Destacando a importância da RTP no acompanhamento da história de Portugal, e a variedade de conteúdos culturais e informativos, o Presidente da República relembrou que “60 anos de vida da RTP são 60 anos na vida de Portugal”.
Luís Castro Mendes, Ministro da Cultura, deixou um apelo: “Neste mundo que se avizinha, do digital, não se trata só de difundir acriticamente conteúdos e informação. É preciso não perder de vista, particularmente no serviço público de rádio e televisão, valores fundamentais”. Celebrando os 60 anos da RTP, o Ministro acrescentou: “Com a disponibilização do seu arquivo online e gratuitamente a todos os cidadãos, a RTP reafirma que cabe ao serviço publico de rádio e televisão, para além de investir na cultura, democratizar o seu acesso.”

Festa não é festa sem bolo
Como não poderia deixar de ser, cedo chegou a hora de provar o famoso bolo de aniversário. Marcelo Rebelo de Sousa fez as honras e cortou a primeira fatia.
Sandra Machado Soares foi outra das personalidades que marcou presença na celebração de aniversário da RTP. A jornalista política do primeiro canal recordou a emissão especial a propósito do funeral de Mário Soares. Tendo feito parte da equipa que cobriu a cerimónia, Sandra Machado Soares confidenciou ao EF que de todos os eventos que teve a oportunidade de presenciar, ao serviço da RTP, este em particular fê-la sentir “um enorme privilégio por estar a assistir à história a acontecer.”
Também em entrevista ao EF, Gonçalo Reis revelou que “são imensas” as expectativas para o futuro da RTP. O Presidente do Conselho de Administração da estação pública confessou, ainda, que devem “apostar cada vez mais no digital, abrir-se ao internacional e, cada vez mais, personalizar os conteúdos, para ir de acordo às necessidades e às ambições de cada espectador”. “Temos um caminho enorme a percorrer”, declarou.

Março 2017

Bookmark and Share