A AICEP debateu em Lisboa, Luanda, Maputo e Praia “A Nova Mobilidade: Futuro dos Automóveis”

2016-12-15
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

A tecnologia está a mudar a forma como nos movemos nas cidades. O transporte urbano experimentou a sua própria revolução com aplicações que, como a Uber e/ou a Cabify, permitem a passageiros ter acesso direto a condutores com uma aplicação, bastando para isso carregar num botão. Em poucos minutos, uma pessoa consegue obter uma viagem onde quer que esteja.

Na era em que as tecnologias de condução e de conectividade avançam a grande velocidade, os fabricantes de automóveis procuram tecer fortes alianças com as companhias de tecnologia, procurando munir-se dos instrumentos mais adequados para a revolução da indústria automóvel. Exemplos disso são as alianças entre a Fiat Chrysler Automobiles e a Google, com vista ao desenvolvimento de novos sistemas de condução autónoma para utilização mútua, ou entre a Volvo e a Microsoft, com o mesmo fim.
Há cerca de um ano e meio, por exemplo, a Uber criou um Centro de Tecnologias Avançadas (ATC) em Pittsburgh (EUA). A sua missão: tornar os carros de condução autónoma uma realidade na Uber. No passado dia 14 de setembro os primeiros Uber autónomos começaram a circular nas estradas daquela cidade norte-americana, dando um passo importante nesta mesma direção.
Passos como este representam apenas parte da mudança que o setor da mobilidade está a atravessar e daquilo que será o futuro das cidades. Quais os impactos que estas realidades terão nos prestadores de serviços de transporte? De que forma a inovação na oferta será resposta para melhorar o dia-a-dia das pessoas?
Foi sobre tudo isto, sobre a ascensão das máquinas no contexto da Industria 4.0 e desta 4.ª Revolução Tecnológica a que assistimos e em que já vivemos; sobre o futuro que já não é tão futuro assim; sobre a chegada dos autónomos; sobre a conectividade e tecnologia em nuvem; a conectividade das aplicações e a mudança na convivência com o automóvel e as cidades e sobre como vamos endereçar os factos que descrevem e dinamizam a grande mudança que a mobilidade está a viver em cidades de todo o mundo, que Pedro Junceiro, jornalista, editor de conteúdos (Motor 24), Global Media Group, conversou com a AICEP e os seus membros e partilhou o seu saber e experiência sobre este importante e muito oportuno tema.
Moderada por João Caboz Santana, Presidente da Direção da AICEP, esta “Conversa AICEP” entusiasmou o público presente no Auditório dos CTT - Correios de Portugal, em Lisboa, no Auditório da ZAP, em Luanda, no Auditório da TDM, em Maputo, e no Auditório da CV Multimédia, em Cabo Verde, e foi transmitida online para todo o mundo, tendo permitido a todos os participantes oriundos das empresas operadoras de conteúdos, de telecomunicações e de correio e encomendas e dos órgãos reguladores, portugueses, angolanos, cabo-verdianos e moçambicanos, membros da AICEP, fazerem uma importante reflexão e intenso debate sobre um tema que não poderia ser mais oportuno para o setor das comunicações.
Pode consultar, abaixo, a apresentação exibida na Conferência.

Dezembro 2016

A Nova Mobildade_Futuro dos Automóveis_.pdf
Bookmark and Share