Entrega dos prémios ANACOM-URSI Portugal e Best Student Paper Award (edição de 2016)

2016-12-13
Fonte: ANACOM
Foto por: ANACOM

No âmbito do 10.º Congresso do Comité Português da URSI, José Perdigoto, Vice-Presidente do Conselho de Administração da ANACOM, entregou os prémios ANACOM-URSI Portugal e Best Student Paper Award (edição de 2016) que têm como objetivo, respetivamente, estimular a criatividade e o rigor no trabalho de investigação científica em Portugal e incentivar os jovens autores.

O vencedor do Prémio ANACOM-URSI Portugal foi Ricardo Correia, do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, pelo seu trabalho “Quadrature Amplitude Modulation Backscatter for Passive Wireless Sensors”.
É proposta a apresentação de um sensor passivo sem fios que não requer o uso de pilhas ou baterias. Para tal, recorre-se à implementação de um sensor que usa uma frequência para a transferência de dados (obtidos pelo sensor) e outra frequência para a receção de energia por parte dos transmissores.
No que respeita ao Best Student Paper Award, o 1.º lugar foi para Miguel Monteiro, aluno de mestrado do Instituto Superior Técnico, com o trabalho “Balanceamento de Carga em Redes de 4.ª geração (LTE) auto-otimizadas”.
O 2.º lugar foi atribuído a Marta Veríssimo, aluna de mestrado do Instituto Superior Técnico, com o trabalho “Avaliação de Capacidade em Redes Multi-serviço UMTS/HSPA Baseada em Estatísticas Reais de Desempenho”, e o 3.º lugar a Andreia Costa, aluna de mestrado da Universidade de Aveiro, com o trabalho “Antenna Array to Increase the Communication Range of UAV”.

Novembro 2016 

Bookmark and Share