Diretora dos CTT de Macau levou delegação a Beijing

2018-06-15
Fonte: Correios de Macau
Foto por: Correios de Macau

A Diretora dos CTT, Lau Wai Meng, liderou uma delegação oficial destes Serviços, que se deslocou a Beijing (China), entre os dias 7 e 12 de maio de 2018, para visitar a Federação Filatélica Nacional da China, os Correios Nacionais, o Grupo dos Correios da China, o Museu Nacional de Correio e Filatelia da China, o Ministério da Indústria e Tecnologia de Informações e o Gabinete da Comissão Central dos Assuntos de Ciberespaço/Administração do Ciberespaço da China.

No primeiro encontro, com o Presidente da Federação Filatélica Nacional da China, Yang Limin, e membros da Administração, os CTT fizeram uma breve apresentação sobre a situação presente da organização da “35.ª Exposição Internacional Asiática de Filatelia, Macau (2018)”. A Federação partilhou a sua experiência na preparação e promoção de grandes eventos e ambas as partes se pronunciaram sobre uma emissão filatélica conjunta e apoio à referida exposição filatélica a ter lugar em Macau.
No mesmo dia, a delegação (...)

Angola Cables expande cobertura da sua rede global IP

2018-06-15
Fonte: Bit Mag/ Angola Cables
Foto por: Angola Cables

Com a adição de pontos de peering em locais internacionais, incluindo o Brasil, no IX.BR São Paulo e Fortaleza, a Angola Cables expandiu sua cobertura da sua rede global IP. Em nota, o gerente de produtos IP, Darwin Costa, afirmou que os novos pontos de peering irão melhorar o desempenho geral e reduzir significativamente a latência para os consumidores globalmente.

A Angola Cables possui atualmente atividades de peering dentro dos seguintes pontos de troca de tráfego: Angonix (Luanda, Angola), GigaPIX (Lisboa, Portugal), LINX (Londres, UK), DE-CIX (Frankfurt, Alemanha), AMS-IX (Amsterdam, Holanda), France-IX (Marseille, França), Espanix (Madrid, Espanha) e Nap of Africa (Cape Town e Johannesburg, África do Sul).
O elevado volume de conectividade de alta velocidade e serviços provenientes da operacionalização do sistema de cabo Monet, do qual a Angola Cables é um membro do consórcio, faz antever uma melhora (...)

Exposição distingue empresas participantes

2018-06-15
Fonte: Jornal de Angola
Foto por: Feira Internacional de Benguela

A empresa de conteúdos digitais ZAP venceu na categoria Grande Prémio da FIB, o BPC o de melhor participação da banca e serviços financeiros, ENSA o de melhor participação de seguradoras, BAI o de melhores produtos inovadores da banca e serviços financeiros.

No sector agrícola, pescas, maquinas e equipamentos, a vencedora foi a Ferpinta, enquanto a Unitel levou pela segunda vez consecutiva o troféu referente à melhor participação das empresas de telecomunicações e tecnologias de informação e comunicação (TIC’s).
No sector de comércio, vencedora foi a empresa Tombosy, que marcou presença na FIB pela primeira vez. A melhor participação industrial foi para a Fabrimetal, a NCR venceu a categoria de melhor ativação de marcas, ao Porto do Lobito coube o galardão destinado a melhor (...)

RTP Play quer transformar-se num Netflix português

2018-06-15
Fonte: Público
Foto por: RTP Play

O novo projeto estratégico da RTP para os próximos três anos aposta na inovação dos conteúdos do grupo de rádio e televisão públicas e tenciona colocar o digital como base da estratégica do serviço público. Uma das 35 iniciativas desenhadas pela nova administração liderada por Gonçalo Reis é a transformação da RTP Play, a plataforma de conteúdos do grupo, numa espécie de Netflix ou Foxplay, com o objetivo de “fazer chegar os conteúdos RTP a públicos que preferem outras formas de consumo que não o linear”.

Esta aposta no digital estende-se às rádios, com a intenção de reequipar e transformar as Antenas 1, 2 e 3 para as adequar à nova tendência da visual radio (em que a emissão é também feita em vídeo) e para potenciar as suas emissões através das plataformas online. Para diversificar públicos e chegar aos mais novos, a RTP quer produzir animação e séries e apostar na área dos jogos, como é o caso recente do RTP Arena (com e-sports).
No documento que a administração intitulou “Com os olhos postos no futuro”, a equipa promete (...)

Correios do Brasil vão ampliar e modernizar canais de atendimento, afirma presidente

2018-06-10
Fonte: Correios do Brasil
Foto por: Correios do Brasil

O presidente dos Correios, Carlos Fortner, apresentou o projeto do novo modelo de atendimento da empresa durante audiência pública no Senado realizada no passado dia 17 de maio. Segundo o dirigente, o principal objetivo da proposta é ampliar e melhorar a qualidade da rede de atendimento dos Correios, a partir da criação de novos canais físicos e digitais. Preveem-se modelos diferenciados, mais enxutos, eficientes e adequados à demanda de cada mercado, sem descuidar das obrigações constitucionais da presença dos Correios em cada um dos 5.570 municípios brasileiros.

O foco é melhorar o atendimento ao cliente, a partir de canais mais dinâmicos, ágeis, e modernos, inspirados nas melhores práticas de correios do mundo. Além disso, o estudo prevê a ampliação da rede física, de 12,7 mil para cerca de 15 mil pontos de atendimento em todo o país, além de novos serviços de logística customizada, com maior valor agregado”, ressaltou Fortner.
Baseado em exemplos bem-sucedidos mundialmente, o estudo realizado pela consultoria Accenture propõe oito novos formatos de canais físicos de atendimento, (...)

Assembleia-Geral Anual 2018 da AICEP

2018-05-06
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se no passado dia 23 de abril, no Sheraton Grand Macao Hotel, em Macau (RAEM), a reunião anual da Assembleia-Geral da AICEP, na qual estiveram presentes os representantes dos membros associados dos 9 países e território de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

Na referida reunião, para além de se ter aprovado o Relatório de Gestão e as Contas relativas ao Exercício de 2017, foram também aprovadas: a adesão, como novo membro associado, do operador de conteúdos e de televisão RTC – Radiotelevisão Caboverdiana; o Plano de Atividades e o Orçamento para 2018; os Órgãos Sociais para o triénio 2018-2020 e, ainda, a realização, em Moçambique, em 2019, da próxima reunião da Assembleia-Geral e o XXVII Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas.

XXVI Fórum AICEP das Comunicações 2018

2018-05-06
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se nos passados dias 23 e 24 de abril, no Sheraton Grand Macao Hotel (RAE Macau), o XXVI Fórum AICEP das Comunicações 2018, sob o tema “Big Data e Monetização de Dados: a Nova Oportunidade de Negócio resultante da Transformação Digital”.

Com a presença de Presidentes, CEO’s, Administradores, Altos Diretores e outros Dirigentes das empresas operadoras de comunicações (correios e encomendas, comunicações eletrónicas e telecomunicações e conteúdos de televisão) e dos órgãos reguladores do setor, membros da AICEP, dos 9 países e território de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) que constituem o universo desta Associação Internacional, bem como de inúmeros outros ilustres (...)

Novos Órgãos Sociais da AICEP para o triénio 2018-2020

2018-05-06
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Na reunião da Assembleia-Geral da AICEP, realizada no passado dia 23 de abril, em Macau (RAEM), foram eleitos os novos Órgãos Sociais da Associação para os próximos 3 anos, os quais são os seguintes:

Assembleia-Geral

Presidente: TVCABO Angola, representada pelo Dr. Manuel Frexes
Vice-Presidente: CST - Companhia Santomense de Telecomunicações, representada pelo Dr. Jorge Frazão
Secretário: Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau, representada pela Dra. Wai Meng Lau, Derby

Direção

Presidente: CTT - Correios (...)

Sessão de Abertura do XXVI Fórum AICEP das Comunicações 2018

2018-05-06
Fonte: AICEP
Foto por: AICEEP

A sessão de abertura do XXVI Fórum AICEP das Comunicações 2018, subordinado ao tema “Big Data e Monetização de Dados: a Nova Oportunidade de Negócio resultante da Transformação Digital”, contou com a presença do Secretário-Geral Adjunto (indicado pela República Popular da China) do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, Ding Tian; da Diretora dos Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau (CTT), Lau Wai Meng, Derby; do Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Telecomunicações de Macau (CTM), Xi Yue Jiang; do Administrador-Delegado e CEO da Companhia de Telecomunicações de Macau (CTM), Vandy Poon, e do Presidente da Direção da AICEP, João Caboz Santana.

Nesta cerimónia, saudou-se os participantes e convidados presentes que se deslocaram dos 9 países e território de língua oficial portuguesa, dando-lhes as boas vindas, tendo sido ainda enaltecido e sublinhado a importância deste evento e da discussão do respetivo tema. Conforme referiu o Presidente da Direção da AICEP, João Caboz Santana, o “enorme manancial de dados, conhecido como Big Data, resultante da pegada digital das pessoas e das coisas é muitas vezes chamado de novo petróleo já que à semelhança do outro, não serve de nada em (...)

Intervenção Enquadradora do tema “Big Data e Monetização de Dados: a Nova Oportunidade de Negócio resultante da Transformação Digital”

2018-05-06
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Para enquadrar o tema em discussão no XXVI Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2018 foi convidado como Key Note Speaker Alcino Lavrador, Presidente Executivo da Altice Labs, o qual fez uma análise profunda do tema. Foi Moderadora deste painel Ana Patrícia Monteiro, Responsável pela Gestão da Inovação da Altice Labs.

No âmbito desta sessão, Alcino Lavrador teve a oportunidade de partilhar com todos os participantes muito do trabalho que a Altice Labs tem vindo a desenvolver sobre o tema a nível global, tendo da sua intervenção resultado para todos os participantes que suportada pela conectividade crescente, poder computacional e nanotecnologia, a transformação digital está a provocar um enorme impacto na vida das pessoas e na economia, dando lugar a novos modelos de negócio orientados ao serviço e à melhor experiência de utilização dos clientes e (...)