Líderes das Comunicações Lusófonas debateram, em Lisboa, a “Indústria 4.0” e participaram na Web Summit

2016-11-15
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se, em Lisboa, Portugal, nos dias 7 a 10 de novembro de 2016, o Encontro de Altos Dirigentes 2016 da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP) o qual, este ano, também se associou à Web Summit, que se realizou na capital portuguesa.

Este Encontro reuniu Presidentes, CEO’s, Administradores, Diretores e outros Altos Dirigentes das empresas operadoras de comunicações (correios, telecomunicações e conteúdos de televisão) e dos órgãos reguladores do setor, membros da AICEP, dos 9 Países e Territórios de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) que constituem o Universo desta Associação Internacional e que ao longo de 4 dias de intenso e proveitoso trabalho, para além de mais um (...)

Direito das Comunicações levou mais uma vez a Lisboa Membros da AICEP

2016-11-15
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se em Lisboa, na sede dos CTT - Correios de Portugal, entre os dias 17 e 21 de outubro de 2016, mais uma edição do PROJEP - Programa para Quadros de Elevado Potencial dos Membros da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP), subordinado ao Direito das Comunicações.

Este programa pretendeu, uma vez mais, formar os mencionados Quadros em matérias jurídicas relacionadas com o Setor das Comunicações, por forma a prepará-los para a gestão das empresas a que pertencem e, dessa forma, contribuir para uma formação básica e sólida dos dirigentes de amanhã, num setor que está em permanente evolução e que constitui um importante fator de crescimento económicos dos países.
Os cerca de 40 participantes deste programa foram oriundos das empresas e organizações Membros da AICEP, dos 9 Países e Território de (...)

Operadores Postais Lusófonos e da América Latina reuniram-se em Lisboa para a 8.ª edição do PDRH dos CTT – Correios de Portugal

2016-11-15
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Nos passados dias 17 a 27 de outubro, os CTT – Correios de Portugal realizaram mais uma edição, a oitava, do seu PDRH – Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos.

Criado em 2007, o PDRH é um programa de formação único a nível mundial, destinado a quadros superiores dos CTT e dos operadores postais de Língua Oficial Portuguesa e da América Latina. Tem por objetivo dotar os participantes de um conhecimento transversal sobre a atividade postal, preparando-os para criar, desenvolver, gerir e avaliar projetos nas diversas áreas do setor, bem como para mobilizar equipas e grupos de trabalho.
A 8ª edição do PDRH permitiu aos 22 participantes, oriundos de 11 países – Angola, Argentina, Chile, Costa Rica, (...)

Correios de Cabo Verde lançam prémio de Empreendedorismo em e-Commerce

2016-11-15
Fonte: CCV
Foto por: CCV

O e-Commerce é um negócio global avaliado em 2 triliões de euros. Cresce globalmente, acima dos 20% ao ano, fortemente impactado pelo crescimento da Ásia-Pacifico que observa taxas de crescimentos anuais superiores a 40%. China, EUA e Reino Unido são os países mais populares do comércio eletrónico B2C (Business to Consumer) a nível mundial, representando mais de 60%.

Desenvolvendo-se os grandes fluxos de e-Commerce entre os 3 maiores blocos económicos compreendidos pela Ásia-Pacifico, América do Norte e Europa, o potencial de crescimento futuro é ainda muito elevado, porque a taxa de transformação do retalho físico para o eletrónico é ainda relativamente baixo: 6% a nível mundial.
Em Cabo Verde, embora os dados sejam ainda escassos, informações referentes a 2015 dão conta de um total de pagamentos online superior a 1 milhão de euros e em termos de trafego postal, o e-Commerce de importação (...)

Funcionários da CTM alcançam prémio de mérito no 9.º concurso de competências juvenis Guangzhou/ Hong Kong / Macau / Chengdu

2016-11-15
Fonte: CTM
Foto por: CTM

Ao estar na vanguarda da indústria de telecomunicações locais, a Companhia de Telecomunicações de Macau (CTM) está sempre empenhada em apoiar a estratégia governamental de telecomunicações e esforça-se para criar talentos para o desenvolvimento da indústria. No 9.º concurso de competências juvenis Guangzhou/ Hong Kong / Macau / Chengdu, que se realizou em recentemente em Guangzhou, três concorrentes Chong Chi Seng, Wong Ka Chon e Lao Tou Chio da CTM alcançaram o prémio de mérito com as suas excecionais prestações na categoria de Instalações de Redes de Cabo.

A CTM afirma que a empresa irá continuar a encorajar talentos em telecomunicações através da sua extensa rede e da tecnologia IT, também para promover um saudável desenvolvimento da indústria de telecomunicações local.
Com a sua forte e profunda experiência em instalação de rede de cabo, foi confiado à CTM pelos Serviços para os Assuntos Laborais de Macau a unidade de Instalação de Rede de Cabo no 9.º Concurso, para fornecer uma série de programa de treinos aos candidatos. O Concurso tem por objetivo desencadear o potencial e fornecer uma plataforma para jovens (...)

NOS lança Realidade Aumentada em Televisão e antecipa o entretenimento do futuro

2016-11-15
Fonte: NOS
Foto por: NOS

A NOS lançou a sua app de TV online para os HoloLens da Microsoft e tornou-se no primeiro operador em Portugal a disponibilizar conteúdos de televisão em realidade aumentada.
Desde dia 14 de outubro que os clientes NOS podem usufruir de uma experiência de televisão única por via do novo mundo da realidade aumentada.

Os clientes NOS, com os óculos holográficos desenvolvidos pela Microsoft, podem utilizar a NOS TV aproveitando a sua linha de visão para colocar janelas do serviço onde quiserem e assim criar e usufruir de uma experiência de interação com a televisão ainda mais personalizada e imersiva. A NOS TV está disponível na App Store HoloLens para download gratuito.
O conceito de realidade aumentada corresponde à interação e integração, com recurso a uma câmara e software específicos, de conteúdos do mundo virtual com (...)

INACOM ganha novas instalações

2016-11-15
Fonte: Governo de Angola
Foto por: Governo de Angola

O edifício sede do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), inaugurado no passado dia 9 de novembro, em Luanda, pelo Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, dignifica a instituição reguladora do sector e os seus funcionários, disse o Ministro das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha.

O Ministro disse que se deu dignidade a um órgão importante do sistema nacional de comunicação, que regula e gere o espectro rádio eletrónico.
O INACOM precisava de um novo edifício e a sua concretização é um trabalho de várias gerações.
José Carvalho da Rocha disse ainda que está para breve a entrada em funcionamento de uma nova operadora de telefonia.
Segundo o Ministro, que falava à imprensa à margem da inauguração do novo edifício do Instituto Angolano das Telecomunicações, a nova operadora da Angola Telecom trará (...)

Correios do Brasil ganha Top of Mind 2016

2016-11-15
Fonte: Correios do Brasil
Foto por: Correios do Brasil

Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando você pensa em serviço de entrega de encomendas?”. A partir de respostas livres e espontâneas, para 30% das pessoas entrevistadas o primeiro nome lembrado é “Correios”, seguido por “Sedex”, com 20% dos votos. Esses índices renderam aos Correios – pelo terceiro ano consecutivo na categoria “Serviço de Entrega de Encomendas” – o Top of Mind, maior prémio sobre lembrança de marcas do Brasil, promovida, desde 1991, pela Folha de São Paulo e Datafolha.

Na edição 2016 do prémio, 70 marcas foram contempladas em 59 categorias, sendo ouvidas 7.247 mil pessoas em 217 municípios. A cerimónia dos prémios ocorreu no passado dia 25 de outubro, em São Paulo e reuniu cerca de 1.500 pessoas, entre diretores de empresas premiadas e profissionais da área de marketing e propaganda.
O diretor regional dos Correios em São Paulo Metropolitana, Eugénio Valentim da Silva, recebeu o prémio representando a empresa. “Esse prémio é motivo de orgulho e aumenta ainda mais nossa responsabilidade com a (...)

Unitel lança campanha a mostrar bons exemplos

2016-11-14
Fonte: Jornal de Angola
Foto por: Unitel

A operadora nacional de telefonia móvel Unitel lançou, no passado dia 8 de novembro a campanha “Um por todos, todos por Angola”, no âmbito das comemorações do 41.º aniversário da Independência Nacional, que se assinalou no dia 11.

De acordo com o diretor de relações institucionais e responsabilidade social da Unitel, Humberto Mbote, a campanha, que está igualmente enquadrada no plano de responsabilidade social da empresa, vai mostrar o que de bom existe na sociedade angolana. “O projeto visa celebrar, com todos os angolanos, o aniversário da Independência do país, através da história de cinco pessoas que, movidas pela vontade de mudar realidades, dedicam o seu tempo a melhorar a vida de crianças e jovens nas suas comunidades”, explicou.
A Unitel pretende, segundo (...)

A AICEP debateu em Lisboa, Luanda e Maputo a “UMA – O Próximo Passo da Inovação da NOS”

2016-10-10
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

O interface TV é uma componente fundamental do produto entregue por operadores como a NOS aos seus clientes. Depois de em 2011 ter lançado a IRIS, um interface TV completamente inovador no mercado português de televisão por assinatura e, dessa forma, ter aberto a porta a um conjunto de inovações que hoje fazem parte do dia-a-dia dos espectadores de televisão (ver do início, gravações automáticas, gravações na cloud, entre outras), a NOS voltou a lançar este ano um produto inovador, a UMA.

Mais do que apenas um novo interface TV, a UMA é o lançamento de uma nova geração de televisão que materializa a liderança na inovação tecnológica na NOS e que se torna no produto bandeira no mercado residencial.
Foi sobre a UMA e sobre o seu papel na estratégia da NOS que Alexandre Carita Martins, Diretor de Produto e Marketing Residencial Fixo da NOS, conversou com a AICEP e os seus membros e partilhou o seu saber e experiência sobre este importante e muito oportuno tema.
Moderada por Rui Marques, Secretário-Geral da AICEP, esta (...)