Governo de Macau renova contrato com CTM

2017-01-16
Fonte: Macau Business Daily
Foto por: Ponto Final

O Gabinete de Regulação de Telecomunicações de Macau revelou que o contrato de concessão com o operador de telecomunicações CTM (Companhia de Telecomunicações de Macau, S.A.R.L.) será renovado automaticamente por cinco anos, se a CTM não violar os termos legais ou perturbar o interesse público, anunciaram as notícias da televisão TDM.

O Gabinete declarou que irá continuar a monitorizar as operações da CTM com o objetivo de proteção dos bens. De acordo com os termos do contrato, é exigido à CTM que forneça um inventário de propriedades e bens ao governo, bem como informar de todos os melhoramentos ou substituições de bens. Uma vez o contrato renovado, a próxima data de renovação será no último dia do ano de 2021.

Janeiro 2017

TDT: Audiências da RTP3 e RTP Memória aumentam

2017-01-16
Fonte: Espalha Factos
Foto por: RTP

Desde 1 de dezembro, com a sua entrada na plataforma da Televisão Digital Terrestre (TDT), que a RTP3 e a RTP Memória passaram a ter distribuição universal. A alteração significou que todos os lares portugueses, principalmente aqueles sem subscrição de televisão por cabo, desfrutam agora de uma oferta de sete canais. Antes de dezembro, a TDT transmitia apenas os canais RTP1, RTP2, SIC, TVI e o Canal Parlamento.

Mais canais, mais audiência
Depois da inclusão na TDT, a RTP Memória quadruplicou o número de espectadores. A média de telespectadores que assistiu ao canal temático foi de cinco mil pessoas, entre janeiro e novembro de 2016. Com a sua introdução na plataforma digital, e segundo os dados apurados até 11 de dezembro, a média atual é de 20 mil telespectadores.
Os números também são animadores para o canal de informação da RTP. Em dezembro, a RTP3 registou o dobro da audiência: subindo de uma plateia média de 16 mil (...)

Correios de Macau e Regulador de Telecomunicações de Macau são agora um único organismo

2017-01-16
Fonte: Ponto Final
Foto por: Governo da Região Administrativa Especial de Macau

A Direção dos Serviços de Correios e a Direção dos Serviços de Regulação de Telecomunicações são oficialmente desde o início do ano um único organismo. A nova Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações (CTT) começou formalmente a operar, dando-se a conhecer à população do território com a organização de uma conferência de imprensa em que foram reveladas as emissões filatélicas alusivas ao Ano Novo Chinês do Galo.

Derby Lau Vai Meng, a Diretora do novo organismo, adiantou à imprensa que o organismo está bem munido em termos de recursos humanos e descartou a hipótese da Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações poder vir a recrutar novos funcionários. A responsável reconhece, no entanto, que deverão ser feitos alguns reajustamentos internos, sobretudo no que toca ao alocamento de posições de topo.
Derby Lau abordou ainda a renovação do contrato de concessão com a Companhia de Telecomunicações de Macau, sublinhando o facto de o Governo (...)

ANACOM diz que sinal de TDT registou disponibilidade próxima de 100% em 2016

2017-01-16
Fonte: Público
Foto por: TDT

Estudo de qualidade relativo ao ano passado concluiu que julho foi o período com menos estabilidade do serviço de TDT.

O sinal de televisão digital terrestre (TDT) apresentou valores de disponibilidade de serviço próximos dos 100% e nível de estabilidade de serviço elevado em 2016, de acordo com um estudo da ANACOM.
"Globalmente, é possível afirmar que nas zonas do país onde o sinal digital de televisão chega por via terrestre a receção de televisão fez-se de forma quase permanente e sem interrupções", lê-se no comunicado da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) divulgado no passado dia 9 de janeiro, com base no estudo realizado na informação da (...)

A AICEP debateu em Lisboa, Luanda, Maputo e Praia “A Nova Mobilidade: Futuro dos Automóveis”

2016-12-15
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

A tecnologia está a mudar a forma como nos movemos nas cidades. O transporte urbano experimentou a sua própria revolução com aplicações que, como a Uber e/ou a Cabify, permitem a passageiros ter acesso direto a condutores com uma aplicação, bastando para isso carregar num botão. Em poucos minutos, uma pessoa consegue obter uma viagem onde quer que esteja.

Na era em que as tecnologias de condução e de conectividade avançam a grande velocidade, os fabricantes de automóveis procuram tecer fortes alianças com as companhias de tecnologia, procurando munir-se dos instrumentos mais adequados para a revolução da indústria automóvel. Exemplos disso são as alianças entre a Fiat Chrysler Automobiles e a Google, com vista ao desenvolvimento de novos sistemas de condução autónoma para utilização mútua, ou entre a Volvo e a Microsoft, com o mesmo fim.
Há cerca de um ano e meio, por exemplo, a Uber (...)

Francisco de Lacerda distinguido com o Prémio CEO do Ano e Miguel Salema Garção com o Prémio Comunicador do Ano

2016-12-14
Fonte: CTT – Correios de Portugal
Foto por: FEIEA

Francisco de Lacerda, Presidente e CEO dos CTT, recebeu ontem o Prémio de CEO do Ano, atribuído na gala do Grande Prémio APCE e FEIEA Grand Prix 2016. Nesta cerimónia, que reconhece a excelência em comunicação, Miguel Salema Garção, Diretor de Marca e Comunicação dos CTT, foi distinguido como “Comunicador do Ano”.

Na mesma cerimónia decorreu a entrega dos prémios nacionais, atribuídos pela APCE (Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa), e dos internacionais, atribuídos pela FEIEA (European Association of Internal Comunication).
Os CTT conquistaram ainda diversos prémios pelos trabalhos remetidos a concurso nas seguintes categorias:
• Imagem e Ilustração pela APCE (Capa Aposta+ nº 143)
• Publicação Interna pela APCE (Aposta+)
• Evento Externo pela APCE (Employer Brand | CTT Assessment Day)
• Best Photograph (...)

Correios do Brasil e Banco do Brasil assinam acordo para manutenção dos serviços do Banco Postal

2016-12-14
Fonte: ECT – Correios do Brasil
Foto por: ECT – Correios do Brasil

Para manter a prestação de serviços bancários à população, principalmente em localidades desprovidas de instituições bancárias, os Correios e o Banco do Brasil assinaram, no passado dia 5 de dezembro, um acordo para a continuidade da parceria na operação do Banco Postal.

O novo modelo de negócios incentiva os Correios a serem mais competitivos, ajustando-se à realidade do mercado, uma vez que prevê uma remuneração fixa e outra variável, baseada em resultados de negócios, por meio de comissão de acordo com o volume de serviços prestados, ou seja, dependerá da sua performance. O novo acordo tem prazo de vigência de até 36 meses e prevê ainda a possibilidade de encerramento antecipado por ambas as instituições. Esta flexibilidade permite aos Correios reavaliar, a qualquer momento, a estratégia de (...)

Angola Telecom prepara-se para voltar a competir no mercado

2016-12-14
Fonte: ANGOP
Foto por: Angola Telecom

A Angola Telecom está a preparar uma série de produtos e serviços para voltar a competir no mercado das telecomunicações, informou, no passado dia 18 de novembro, em Luanda, o membro do Conselho Administrativo da empresa, Manuel António.

Em declarações à imprensa à margem do VI Conselho Consultivo do Ministério das Telecomunicações e das Tecnologias de Comunicação, o responsável referiu que vêm sendo implementados projetos de melhorias de infraestruturas e que num futuro muito breve no segmento corporativo apresentar-se-ão novas soluções de ofertas de serviço e com preços concorrenciais.
"Acredito que Angola Telecom vai cada vez mais melhorar as suas infraestruturas, aumentar o leque de serviços e produtos para que possa chegar a toda a extensão do (...)

Angola Cables inaugura o seu primeiro POP em África do Sul

2016-12-14
Fonte: Tele síntese/ ANGOP
Foto por: Angola Cables

Como parte da consolidação da Angola Cables como um dos principais polos de conectividade no continente africano, a empresa anunciou a inauguração de seu primeiro ponto de presença (POP) na África do Sul, localizado em Teraco, Johanesburgo. Na África, a empresa está concentrada nos 15 Estados membros da Comunidade de Desenvolvimento do Sul Africano (SADC), com o objetivo de ser o principal fornecedor de serviços de telecomunicações para o mercado angolano.

O novo POP, segundo a empresa, começa a operar em dezembro. Paralelamente, ela desenvolve os projetos de construção de dois cabos submarinos. O Monet, que vai interligar Miami, Fortaleza e São Paulo, em 2017, e o South Atlantic Cable System (SACS) entre Luanda (Angola) e Fortaleza, em 2018.

Angola Cables e Amlight assinam acordo para infraestrutura de pesquisa e educação
Um acordo que visa a colaboração conjunta no desenvolvimento de uma rede de internet de próxima geração para pesquisa e (...)

Apresentada nova Direção da operadora Movicel

2016-12-14
Fonte: ANGOP
Foto por: Movicel

A operadora angolana de telefonia móvel Movicel apresentou, no passado dia 5 de dezembro, em cerimónia restrita realizada numa das unidades hoteleiras da cidade de Luanda, três novos membros do seu corpo diretivo.

Trata-se do italiano Gianvittorio Maselli, que substitui no cargo de Diretor-Geral o português José Henriques, até então igualmente Diretor Comercial, pasta doravante ocupada pelo também italiano Maurízio Cirillo, numa equipa em que a angolana Tânia Alcobia assume a Direção de Marketing.
Entretanto, na direção cessante não havia Departamento de Marketing. Os membros ora apresentados foram nomeados no primeiro semestre de 2016 e empossados neste segundo semestre.
Na ocasião, o novo Diretor-Geral disse estar no mundo das (...)