Simpósio de Dirigentes de Administrações Postais da Região Ásia-Pacífico sobre EMS e Comércio Electrónico Transfronteiriço e Estratégia de Desenvolvimento de Mercado EMS

2016-12-13
Fonte: Correios de Macau
Foto por: Correios de Macau

A União Postal Universal (UPU) organizou, entre 29 de junho e 2 de julho, em Kunming, China, um “Simpósio de Dirigentes de Administrações Postais da Região Ásia-Pacífico sobre EMS e Comércio Eletrónico Transfronteiriço e Estratégia de Desenvolvimento de Mercado EMS”. Os Correios de Macau fizeram-se representar pelo Gerente Geral dos Serviços Eletrónicos Postais Seguros, Sun Kuan Ieong, e pelo Coordenador da Área de Correio Rápido e Encomendas, Lei Wai Man.

O objetivo da reunião foi o reforço da cooperação, a partilha de informação sobre o mercado e a promoção do comércio eletrónico transfronteiriço, para fomentar o entendimento entre as administrações postais presentes e para desenvolver o EMS no contexto do comércio eletrónico transfronteiriço, bem como procurar a forma de as administrações postais poderem aproveitar as oportunidades geradas pelo rápido desenvolvimento do comércio eletrónico na Região Ásia-Pacífico para, em conjunto, alcançarem o progresso desejado.

Entrega dos prémios ANACOM-URSI Portugal e Best Student Paper Award (edição de 2016)

2016-12-13
Fonte: ANACOM
Foto por: ANACOM

No âmbito do 10.º Congresso do Comité Português da URSI, José Perdigoto, Vice-Presidente do Conselho de Administração da ANACOM, entregou os prémios ANACOM-URSI Portugal e Best Student Paper Award (edição de 2016) que têm como objetivo, respetivamente, estimular a criatividade e o rigor no trabalho de investigação científica em Portugal e incentivar os jovens autores.

O vencedor do Prémio ANACOM-URSI Portugal foi Ricardo Correia, do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, pelo seu trabalho “Quadrature Amplitude Modulation Backscatter for Passive Wireless Sensors”.
É proposta a apresentação de um sensor passivo sem fios que não requer o uso de pilhas ou baterias. Para tal, recorre-se à implementação de um sensor que usa uma frequência para a transferência de dados (obtidos pelo sensor) e outra frequência para a receção de energia por parte dos (...)

Bruxelas insiste que Anacom deve obrigar a PT a abrir a rede de fibra

2016-12-13
Fonte: Público
Foto por: Anacom

A Comissão Europeia voltou a insistir com a Anacom para que altere o seu projeto de decisão em que optou por dispensar a Meo (PT Portugal) de abrir a sua rede de fibra óptica à concorrência através de ofertas reguladas. Numa recomendação publicada na última semana de novembro, Bruxelas recomendou à Anacom que imponha à Meo a abertura aos outros operadores do acesso à sua rede de fibra em áreas remotas e rurais. Em agosto, a Comissão Europeia já tinha aberto uma investigação aprofundada a este sentido provável de decisão do regulador das comunicações.

A Anacom contestou o processo desencadeado por Bruxelas, considerando que não era proporcional. Ao contrário da maior parte dos outros países, "em Portugal verifica-se que a rede de nova geração com maior cobertura não é a do antigo operador histórico (a Meo), mas sim a do operador de cabo", ou seja, a NOS, defendeu a Anacom, no Verão. Por outro lado, acrescentou o regulador, "em Portugal verifica-se uma situação única já que a dimensão da rede de fibra da Vodafone é muito semelhante à da Meo".
Tendo em conta que (...)

SIC Notícias e SIC Internacional distribuídas na StarTimes

2016-12-13
Fonte: Imagens de Marca
Foto por: SIC

A SIC fechou um acordo com a operadora StarTimes para distribuição da SIC Notícias e da SIC Internacional em Moçambique. Os dois canais estão disponíveis nos pacotes “Clássico” e “Único” da operadora chinesa, que está em forte expansão em África.

Em comunicado, a estação de Carnaxide explica que com este acordo reforça a ligação aos Países de Língua Oficial Portuguesa, em particular a Moçambique, país para onde emite há 17 anos.
A parceria com a StarTimes representa mais um passo na estratégia de internacionalização dos canais SIC, prosseguindo o objetivo de emitir para todos os cantos do mundo onde se fale português”, afirma Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo IMPRESA, detentor da SIC.

Novembro 2016

RTP em destaque nos Prémios Gazeta

2016-12-13
Fonte: RTP
Foto por: RTP

As jornalistas Sofia Leite, da RTP, e Rita Colaço, da Antena 1, foram distinguidas com os Prémios Gazeta, que dão visibilidade aos melhores trabalhos jornalísticos de 2015.

A jornalista da RTP, Sofia Leite, a autora do trabalho sobre as levadas da Madeira com o título "Água Vai, Pedra Leva", afirmou: "Achei que valia a pena fazer um documentário. Quando cheguei lá, fiquei esmagada pela dimensão da obra. E por encontrar várias pessoas vivas que queriam contar".
Na reportagem ficou registada a história de homens que agarrados a cordas abriam caminho à água, desde o sítio onde nasce até às aldeias que dela precisam - uma "epopeia" retratada em televisão.
E o trabalho valeu, a Sofia Leite, (...)

Manuel Coelho da Silva reeleito presidente do Conselho de Opinião da RTP

2016-12-13
Fonte: RTP

Manuel Coelho da Silva foi, no passado dia 18 de novembro, reeleito presidente do Conselho de Opinião da RTP para o período 2016-2020, por unanimidade, disse à Lusa um dos membros do órgão.

Este é o quinto mandato de Manuel Coelho da Silva à frente do órgão, que voltou a ser eleito depois de uma renovação de cerca de 40% do Conselho de Opinião, adiantou a mesma fonte.
No dia 17 de novembro, o Conselho de Opinião da RTP tinha cooptado Manuel Coelho da Silva e a antiga deputada socialista e vice-presidente da Inatel, Inês de Medeiros, para integrarem o órgão.
O órgão é composto por 32 elementos, dos quais 10 foram eleitos pela Assembleia da República: Pedro Lomba, António Ribeiro Cristóvão, José Mendonça e Vítor (...)

Correios do Brasil testam serviço de AR eletrónico em tempo real

2016-12-13
Fonte: ECT - Correios do Brasil
Foto por: ECT - Correios do Brasil

Os Correios do Brasil realizam desde outubro, em 21 agências na cidade de São Paulo, o teste-piloto do novo serviço adicional de Aviso de Recebimento Eletrónico (e-AR). O projeto é um redesenho do Aviso de Recebimento tradicional, que hoje possibilita, mediante o preenchimento de formulário próprio, comprovar para o remetente a entrega do objeto e quem o recebeu. O serviço atualmente é realizado nas modalidades Convencional e Digital.

No novo modelo, utiliza-se uma plataforma sustentável, com a proposta de comprovar e informar a entrega eletronicamente ao cliente (remetente), por meio da captação da imagem do formulário com assinatura (o aceite) do objeto pelo destinatário. Ao mesmo tempo, o cliente remetente tem a garantia de receber informações relativas ao recebedor do objeto em tempo real.
Entre as vantagens do novo sistema está a supressão dos formulário físicos e a redução dos processos manuais decorrentes do tratamento e da distribuição de objetos qualificados, (...)

Postal Reverso oferece soluções inteligentes para clientes corporativos do Brasil

2016-12-13
Fonte: ECT - Correios do Brasil
Foto por: ECT - Correios do Brasil

Os Correios do Brasil lançaram um novo serviço no segmento de mensagem, o Postal Reverso. Por meio dele, bancos, corretoras de seguro, empresas de vigilância e conservação, planos de saúde, cartórios e órgãos de governo podem substituir parte da sua estrutura administrativa, utilizando a capilaridade da estatal para atender seus clientes na oferta de serviços rotineiros.

Com a utilização do serviço, as empresas passam a contar com um combo de soluções que podem ser contratadas, tais como: impressão, manuseio, postagem, entrega, coleta, conferência e devolução de documentos, agregando ainda a possibilidade de monitorização online. O destinatário final também poderá contar com duas modalidades de devolução de documentos – na agência, por meio de autorização de postagem (e-ticket) e no domicílio, com a coleta do documento na residência.
Apesar de ainda ser um piloto, o Postal Reverso (...)

Campanha de Recolha de Donativos da TVCABO Angola

2016-12-13
Fonte: TVCABO Angola
Foto por: TVCABO Angola

De 7 a 31 de Dezembro, a TVCABO irá disponibilizar um espaço nas lojas TVCABO e sede onde irá recolher donativos, abrangendo desta forma a contribuição de clientes externos e colaboradores. Os alimentos não perecíveis e os brinquedos serão entregues à Aldeia SOS do Lubango, um lar carenciado com aproximadamente 700 crianças internas com idades entre os 0 e os 23 anos.

Ajude-nos a ajudar!

Correios de Cabo Verde colocam em circulação selo e bloco “Cesária Évora e Le Bataclan”

2016-12-11
Fonte: A Semana
Foto por: CCV

Os Correios de Cabo Verde, em parceria com a Embaixada da República Francesa, colocaram em circulação, o selo e o Bloco “ Cesária Évora e le Bataclan”. A cerimónia de lançamento aconteceu na Câmara Municipal da Praia e contou com a presença de membros do Governo e do Corpo Diplomático creditado em Cabo Verde.

A emissão insere-se no projeto de filatélicas comemorativas dos 40 Anos de Cooperação com Cabo Verde, iniciado em 2015. As relações entre os dois países datam da década de 70, logo após a independência, sendo França um dos principais parceiros e também um dos principais destinos da nossa emigração.
O tema escolhido para o selo e bloco “ Cesária Évora e le Bataclan”, segundo uma nota de imprensa emitida pelos Correios de Cabo Verde, faz justiça ao expoente máximo e principal embaixadora cultural do país, “ Cesária Évora”, que (...)