NOS assina protocolo com Câmara Municipal no âmbito das Smart Cities

2017-02-12
Fonte: NOS
Foto por: NOS

A NOS e a Câmara Municipal de Lagoa assinaram, no passado dia 17 de janeiro, um protocolo de cooperação que visa tornar esta cidade e município na primeira Smart City do Algarve.

O protocolo assinado pelo Administrador da NOS, Manuel Ramalho Eanes, e o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco José Malveiro Martins, determina a partilha de informação e de conhecimento em áreas de interesse comum pelas partes envolvidas, a realização de iniciativas conjuntas e a divulgação de soluções específicas nas áreas de Smart Cities. O objetivo do protocolo é claro: contribuir para a inovação tecnológica e promoção de uma política de cidade mais inovadora, próxima dos cidadãos e relevante para desenvolvimento (...)

RTP estreia uma dúzia de séries lusas em 2017

2017-02-12
Fonte: Correio da Manhã
Foto por: RTP

A RTP 1 prevê estrear pelo menos 12 séries de ficção portuguesa este ano.

Além de ‘Ministério do Tempo’ (estreou a 2 de janeiro) - cuja segunda temporada começa a ser rodada nas próximas semanas – ‘Sim, Chef! (dia 4) e ‘Filha da Lei’ (dia 24), a televisão pública tem já em mãos nove outros projetos: dois já gravados, os outros em fase de produção ou pré-produção. Prontos a estrear estão já ‘Vidago’, uma coprodução entre a RTP e a Televisão da Galiza, de Espanha, que conta a história dos hóspedes do hotel Vidago Palace em agosto de 1936 e ‘Fátima - Caminhos da Alma’, do realizador João (...)

TVM celebra 36 anos de criação

2017-02-12
Fonte: TVM
Foto por: TVM

A Televisão de Moçambique assinalou, no passado dia 3 de fevereiro, 36 anos da sua criação.

Mais do que o aniversário de uma instituição, a data simboliza a chegada do fenómeno televisão no país.

Fevereiro 2017

CTT com nova identidade visual dos seus produtos de correio

2017-01-16
Fonte: CTT - Correios de Portugal/ Jornal de Negócios
Foto por: CTT - Correios de Portugal

Os CTT iniciam o novo ano com uma renovação completa da identidade visual dos seus produtos de correio. Esta renovação tem como principal objetivo tornar os atributos destes produtos mais esclarecedores, diretos e percetíveis, oferecendo-lhes maior modernidade e dinamismo.

Desta forma, o Correio Normal passa a ser identificado com a letra N ganhando preponderância e demonstrando clareza face ao produto em si. Para o Correio Azul apostou-se numa evolução gráfica da seta do Correio Azul, através da sua simplificação. Já o Correio Registado dá destaque às barras da marca registada que formam uma unidade sólida e marcante. O Correio de Avião Priority deixa de ter o símbolo do avião para ter representado graficamente a asa do mesmo.
Por fim, o Correio Verde representando pela letra V, traz juntamente com os seus (...)

Correios do Brasil apostam na criação de fulfillment centers para potencializar comércio eletrónico

2017-01-16
Fonte: Correios do Brasil
Foto por: Correios do Brasil

Os maiores operadores logísticos do e-commerce nacional, os Correios apresentaram ao mercado o plano de expansão para o Correios Log – Comércio Eletrónico, a nova solução de logística integrada voltada para o comércio eletrónico, por meio da qual é oferecido o serviço de e-fulfillment para empresas que vendem na Internet. O primeiro centro foi lançado em setembro de 2016, em São Paulo. De acordo com o plano, está prevista a abertura de cinco novos centros de logística integrada (fulfillment centers) no território nacional. Este mês, está prevista a inauguração de uma nova unidade em Brasília; RJ, PE, MG e PR são os próximos estados que devem usufruir da facilidade.

De acordo com José Furian Filho, Vice-Presidente de Logística dos Correios, os principais ganhos trazidos pela solução estão na simplicidade da marcação de preços (por item armazenado e pedido atendido), o que possibilita a redução dos custos fixos logísticos, e na celeridade operacional em retirar um produto do stock e despachar para entrega no mesmo dia. “Com o e-fulfillment oferecido, que inclui frete, armazenagem e manuseio, a nova solução prevê uma redução média de 47% no custo logístico para o comércio eletrónico”, (...)

Angola Cables planeia Rede Gobal TIER 1

2017-01-16
Fonte: TeleSíntese
Foto por: Angola Cables

A Angola Cables expandiu para o Brasil em 2011, como resultado de um acordo bilateral entre Brasil e Angola firmado ainda na década de 1990 para estreitar laços comerciais. Naquela época já se falava em construir um cabo submarino que ligasse os dois países lusófonos, que passaram a procurar quem empreendesse o acordo.

Mais de uma década passou até que, em 2011, a empresa firmasse uma parceria com a Telebras para lançar o dito cabo, conectando Luanda a Fortaleza. Por pouco a empreitada não se concretiza. A estatal brasileira deixou o negócio para construir a infraestrutura da Copa do Mundo de 2014, um cabo com a Europa e um satélite nacional. A Angola Cables, porém, não desistiu. Procurou financiamento junto ao bancos do Japão e de Angola e decidiu arriscar, sozinha, no lançamento do cabo SACS (South Atlantic Cable System). O projeto, de US$ 300 milhões, (...)

Governo de Macau renova contrato com CTM

2017-01-16
Fonte: Macau Business Daily
Foto por: Ponto Final

O Gabinete de Regulação de Telecomunicações de Macau revelou que o contrato de concessão com o operador de telecomunicações CTM (Companhia de Telecomunicações de Macau, S.A.R.L.) será renovado automaticamente por cinco anos, se a CTM não violar os termos legais ou perturbar o interesse público, anunciaram as notícias da televisão TDM.

O Gabinete declarou que irá continuar a monitorizar as operações da CTM com o objetivo de proteção dos bens. De acordo com os termos do contrato, é exigido à CTM que forneça um inventário de propriedades e bens ao governo, bem como informar de todos os melhoramentos ou substituições de bens. Uma vez o contrato renovado, a próxima data de renovação será no último dia do ano de 2021.

Janeiro 2017

TDT: Audiências da RTP3 e RTP Memória aumentam

2017-01-16
Fonte: Espalha Factos
Foto por: RTP

Desde 1 de dezembro, com a sua entrada na plataforma da Televisão Digital Terrestre (TDT), que a RTP3 e a RTP Memória passaram a ter distribuição universal. A alteração significou que todos os lares portugueses, principalmente aqueles sem subscrição de televisão por cabo, desfrutam agora de uma oferta de sete canais. Antes de dezembro, a TDT transmitia apenas os canais RTP1, RTP2, SIC, TVI e o Canal Parlamento.

Mais canais, mais audiência
Depois da inclusão na TDT, a RTP Memória quadruplicou o número de espectadores. A média de telespectadores que assistiu ao canal temático foi de cinco mil pessoas, entre janeiro e novembro de 2016. Com a sua introdução na plataforma digital, e segundo os dados apurados até 11 de dezembro, a média atual é de 20 mil telespectadores.
Os números também são animadores para o canal de informação da RTP. Em dezembro, a RTP3 registou o dobro da audiência: subindo de uma plateia média de 16 mil (...)

Correios de Macau e Regulador de Telecomunicações de Macau são agora um único organismo

2017-01-16
Fonte: Ponto Final
Foto por: Governo da Região Administrativa Especial de Macau

A Direção dos Serviços de Correios e a Direção dos Serviços de Regulação de Telecomunicações são oficialmente desde o início do ano um único organismo. A nova Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações (CTT) começou formalmente a operar, dando-se a conhecer à população do território com a organização de uma conferência de imprensa em que foram reveladas as emissões filatélicas alusivas ao Ano Novo Chinês do Galo.

Derby Lau Vai Meng, a Diretora do novo organismo, adiantou à imprensa que o organismo está bem munido em termos de recursos humanos e descartou a hipótese da Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações poder vir a recrutar novos funcionários. A responsável reconhece, no entanto, que deverão ser feitos alguns reajustamentos internos, sobretudo no que toca ao alocamento de posições de topo.
Derby Lau abordou ainda a renovação do contrato de concessão com a Companhia de Telecomunicações de Macau, sublinhando o facto de o Governo (...)

ANACOM diz que sinal de TDT registou disponibilidade próxima de 100% em 2016

2017-01-16
Fonte: Público
Foto por: TDT

Estudo de qualidade relativo ao ano passado concluiu que julho foi o período com menos estabilidade do serviço de TDT.

O sinal de televisão digital terrestre (TDT) apresentou valores de disponibilidade de serviço próximos dos 100% e nível de estabilidade de serviço elevado em 2016, de acordo com um estudo da ANACOM.
"Globalmente, é possível afirmar que nas zonas do país onde o sinal digital de televisão chega por via terrestre a receção de televisão fez-se de forma quase permanente e sem interrupções", lê-se no comunicado da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) divulgado no passado dia 9 de janeiro, com base no estudo realizado na informação da (...)