A AICEP no 25.º Congresso da UPU

De 2012-09-24 a 2012-10-14
Localização: Doha, Qatar

Terminou a 14 de Outubro de 2012 em Doha, no Qatar o 25.º Congresso da União Postal Universal com a presença de cerca de 2000 delegados. A AICEP esteve representada pelo seu Presidente Dr. Carlos Silva. Delegações dos operadores e reguladores de Portugal, Brasil, Angola , Moçambique e Cabo Verde participaram também ativamente no Congresso.

 Dentre as principais decisões tomadas durante o Congresso encontra-se a aprovação da Estratégia Postal de Doha, o guião do desenvolvimento postal a nível internacional e regional para os próximos quatro anos. Os seus objectivos serão atingidos através de programas que reforçam as três dimensões do sector, a saber a física, financeira e electrónica, através de redes melhor interligadas, melhor qualidade de serviço, mais inovação e respondendo de forma mais eficaz às necessidades dos clientes.

A Conferência Ministerial que se realizou a 8 de Outubro de 2012 sob o tema “uma visão postal para 2020”, reuniu mais de sessenta ministros das Comunicações dos países membros e diversos CEOs vindos de todas as partes do mundo tendo todos expressado a sua esperança num sector postal renovado que possa continuar a pugnar pela inclusão social das populações através, por exemplo, da oferta de serviços financeiros. Simultaneamente o Congresso ratificou propostas visando a continuação do trabalho no domínio dos serviços e comércio electrónicos e foi lançada a plataforma .post, o domínio de topo global do sector postal gerido pela UPU. A UPU é a primeira organização das Nações Unidas a possuir um domínio de topo. Foi também aprovada uma Resolução que reforça o papel das Uniões Restritas no âmbito da política de cooperação para o desenvolvimento, política que continuará a apostar na regionalização.

O Congresso elegeu também novos dirigentes para o período 2013-2016, escolhendo Bishar A. Hussein do Quénia e Pascal Clivaz da Suiça para Director Geral e Vice Director Geral respetivamente.

Foram eleitos também os 40 membros que farão parte do Conselho de Administração e do Conselho de Operações Postais - órgãos da UPU que controlarão o trabalho da União entre Congressos - tendo o Brasil sido eleito para o Conselho de Administração e para o Conselho de Operações Postais, com expressivas votações. Portugal foi também eleito para o CA.
O Qatar presidirá ao Conselho de Administração e o Japão ao de Operações Postais.

O próximo congresso a realizar em 2016, terá lugar em Istambul, Turquia.