20.º Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas - «Confiança, Tecnologia, Transformação – nas Comunicações»

De 2012-04-12 a 2012-04-13
Localização: Belo Horizonte, Brasil

Este foi o tema do 20.º Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas. Três eixos fundamentais e estruturantes de qualquer organização e por maioria de razão das organizações com algum grau de complexidade como são as existentes no nosso setor de atividade.

Os tempos que vivemos são de intensa volatilidade, volatilidade das realidades económicas e políticas.
É um mundo complicado, este, em que vivemos hoje, cheio de contradições e fragmentação das actuais geografias políticas. Tudo isto são sinais claros de que se está a criar uma Nova Ordem Económica e Social baseada já não em razões de proximidade geográfica.
Nesta nova ordem económica e social começa-se a dar mais importância a outros elementos identificadores e agregadores – os costumes, a cultura, a História comum, as afinidades e as afectividades – que são fundações muito mais robustas e seguras para enfrentar as novas realidades políticas e económicas.
Este Novo Mundo nascente tem como factor básico de sustentação e de próprio desenvolvimento os inovadores sistemas de comunicação - não só a electrónica mas também a física – e a crescente e exponencial democratização do acesso aos mesmos. Senão olhemos estes números:
• em 20 anos, 5 mil milhões de linhas celulares para 7 mil milhões de habitantes;
• 100 países em 192 com mais de 100% de penetração móvel;
• 7 triliões de SMS em 2011;
• em 2015 33% das vendas das PME serão on-line;
• 50% da população fará compras on-line, 20% das quais serão inter-países;
• em 2010, o valor das vendas b2c em modo on-line foi de 591 mil milhões de dólares americanos;
• as vendas on-line estão a crescer 25% ao ano.
São de facto prova da força das comunicações e do impacto decisivo para a definição do enquadramento global deste segundo admirável mundo novo.
Para esta reflexão, organizamos a discussão em 3 painéis: confiança; tecnologia; transformação, em que foram apresentadas diversas perspetivas sobre cada um destes 3 eixos.
A anteceder esta discussão foi efetuada uma intervenção enquadradora do tema geral do fórum pelo Deputado Federal – Dr. Virgílio Guimarães – e pelo Secretário de Estado – Dr. Nestor de Oliveira.
No 1.º painel o tema “Confiança” foi debatido através das 4 intervenções:
• Mkesh / transferência de fundos – Arlindo Mondlane / mcel (MZ)
• Banco Postal – Flávia Almeida / ECT (BR)
• A “nuvem” na gestão empresarial – Nelson Tomáz / CORRE (MZ)
• Marketing / CRM multicanais – William Silveira / Lalubema (BR)
Nas quais a “Confiança” que os clientes depositam na organização é um elemento vital para a operação, para o serviço e para o negócio.
Constatou-se que a relação com os clientes, nomeadamente na perspetiva multicanal, tem ainda um longo caminho a percorrer no setor das comunicações relativamente ao que se passa em outros sectores.
O painel foi moderado pelo Vice-Presidente da ECT: Ara Apkar Minassian.
No 2.º painel foi abordada a “Tecnologia” através da perspetiva da Indústria sobre as tecnologias que hoje e no futuro próximo estão disponíveis e dos seus impactos e da perspetiva da Regulação portuguesa e brasileira do setor sobre os impactos, e consequentes mudanças, que têm de ser introduzidas na regulação das comunicações.
As intervenções estiveram a cargo dos seguintes oradores:
• Indústria – António Neto / Alcatel-Lucent
• Regulação – Alberto Souto Miranda / ANACOM (PT)
• Regulação – Carlos Manuel Baigorri / ANATEL (BR)
O painel foi moderado pelo Vice-Presidente da ECT: António Luis Fuschino
No 3.º painel “Transformação” discutiu-se o tema: “Transformação Organizacional: como as empresas evoluíram e se organizaram para responder à Nova Ordem Económica e Social”
Foi organizado sob a forma de mesa redonda com Presidentes e Vice-Presidentes de vários dos Membros da AICEP constituindo um painel representativo do Universo das Comunicações Lusófonas. O painel foi moderado pelo Vice-Presidente do Regulador português das Comunicações – Alberto Souto Miranda.
• Maria Luísa Andrade – Correios de Angola
• Feliciano António – Angola Telecom
• Jefferson Guedes – Correios do Brasil
• Humberto Bettencourt – Cabo Verde Telecom
• Paulo Varela – TV Cabo Angola e TV Cabo Moçambique
• Luis Rego – Correios de Moçambique
• Zainadin Dalsuco – Telecomunicações de Moçambique
• Pedro Coelho – Correios de Portugal
• Francisco Padinha – Grupo Portugal Telecom
Foi patente o esforço de reorganização de cada uma das empresas na resposta às mudanças mas também do longo caminho ainda a percorrer na inovação, na incorporação de tecnologias, na transformação organizacional e no reforço de confiança dos clientes. São desafios claros e assumidos para que as empresas estejam em condições de responder à sua função e à responsabilidade social do setor.
Na sessão de abertura do fórum estiveram presentes o Dr. Carlos Silva – Presidente da Direção da AICEP – o Dr. Wagner Pinheiro – Presidente dos Correios do Brasil – a Dr.ª Luciana Pontes – Secretária de Estado das Comunicações – e o Dr. Márcio Lacerda – Prefeito de Belo Horizonte.
Na sessão de Encerramento estiveram presentes e usaram da palavra o Dr. Carlos Silva – Presidente da Direção da AICEP – e o Dr. Jefferson Guedes – Vice-Presidente dos Correios do Brasil - em representação do Dr. Wagner Pinheiro – Presidente dos Correios do Brasil.
Foi mais um fórum de grande debate e de reflexão sobre os temas candentes do nosso setor.
No próximo ano, em Moçambique, no 21.º Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas, o debate estará de novo na ordem do dia.
 

1. mcel - AICEP.pdf
2. Correios do Brasil_AICEP Maio 2012.pdf
3. Corre AICEP.pdf
5. António Neto AICEP2012final.pptx
6. Carlos Baigorri ANATEL.pdf
Discurso de Abertura BH - AICEP 2012.pdf