XIX Fórum AICEP: Painel «Inovação e Diversificação – as Comunicações»

De 2011-05-19 a 2011-05-19
Localização: Auditório PT, Porto

Na manhã do 2.º dia do XIX Fórum AICEP apresentou-se, pelas 9h00, o Painel «Inovação e Diversificação – as Comunicações».

O objetivo deste painel, organizado sob a forma de mesa redonda, foi o de refletir sobre as comunicações numa perspetiva do que tem sido a evolução e o desenvolvimento do setor, do que tem sido a inovação e a diversificação do e no setor.
Foram convidadas empresas representantes dos operadores, da indústria e do desenvolvimento de aplicações de forma a permitir uma representatividade dos vários atores em presença no setor. Os clientes foram representados pela moderadora – jornalista da área económica especializada e com intervencão na área das comunicações – que introduziu a perspetiva dos consumidores interpelando os restantes oradores nessa ótica.
 

Antes da mesa redonda foi efetuada uma intervenção de fundo sobre o setor a cargo do Dr. Alberto Souto Miranda na sua qualidade de Vice-Presidente do Regulador português das Comunicações, na sua qualidade de livre pensador sobre o desenvolvimento das sociedades humanas, mas também na sua qualidade de co-conceptor e co-responsável de um projeto inovador e pioneiro – Aveiro Digital – que permitiu info-estruturar e info-incluir a cidade e os seus habitantes e levar o desenvolvimento que as TIC possibilitam, e que hoje já se vai banalizando, aos aveirenses. 

Dr. Alberto Souto Mirandakey note speaker

Mesa redonda

Eng. António Neto – Alcatel-Lucent

  • O Eng. António Neto apresentou a visão da Alcatel-Lucent da evolução das comunicações e seus impactos na sociedade e no negócio das Comunicações.

Apresentou a tecnologia light radio que a Alcatel-Lucent desenvolveu e que permitirá suportar tecnologicamente a evolução esperada de crescimento das comunicações móveis permitindo oferecer banda larga móvel ao crescente número de utilizadores, nao só aos humanos mas tambem as máquinas.
Apresentou um filme sobre um gadget – uma smart camera – que permite através de soluções de cloud computing o envio de fotos e vídeos online para um sistema central como a redação de um órgão de comunicação social, que é um exemplo da tecnologia hoje disponível.

Eng. Luis Dias – Ericsson

O Eng. Luis Dias apresentou a perspetiva da Ericsson sobre a evolução das comunicações, nomeadamente, o previsível grande incremento das comunicações móveis e as respostas tecnológicas dos fabricantes, no aso da Ericsson.
Referiu vários exemplos de tecnologia Ericsson aplicados aos serviços de saúde e às comunicações em locais remotos sublinhando a forma de como podem incrementar o nível de vida das populações.

Eng. Alcino Lavrador – PT Inovação

O Eng. Alcino Lavrador apresentou a evolução das comunicações, a visão da PT Inovação sobre o desenvolvimento das comunicações e a forma como a PT Inovacao em Portugal e no Mundo se posiciona para dar resposta aos novos desafios enquanto empresa fornecedora de soluções com base em investigação e Inovacao próprias.
Apresentou os desafios que se colocam aos operadores com base no desenvolvimento verificado.
Apresentou os principais projetos que a empresa tem em curso, nomeadamente, para os serviços de televisão e para os serviços financeiros móveis de forma a dar resposta à crescente utilização das comunicações móveis.

Dr.ª Graça Oliveira – CTT

A Dr.ª Graça Oliveira apresentou os serviços e produtos que os CTT têm para os seus clientes, tanto os mais tradicionais como os mais recentes com grande incorporação de inovação e de tecnologia.

Eng. Helena Leite – CardMobili

A Eng. Helena Leite apresentou a empresa e o produto cardmobili, a sua génese, as suas características, o seu potencial de desenvolvimento e de crescimento, o seu modelo de negócio e as formas de comercialização que têm sido utilizadas em Portugal e no Mundo, nomeadamente nos EUA.

Dr.ª Sandra Ribeiro - Moderadora

CTT_GraçaOliveira.pdf
AlcatelLucent_Antonio Neto.pdf
Ericsson_Luis Dias.pdf
PTIN_AlcinoLavrador.pdf
Cardmobili_Helena Leite.pdf